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Um processo de gestão de vendas bem definido é fundamental para o crescimento das vendas e da empresa. Mas, como melhorar esse processo tão crucial para o desenvolvimento do negócio?

 

Se você deseja saber mais sobre o que é o processo de gestão e conhecer dicas de como implementá-lo com sucesso em sua empresa, continue a leitura.

O que é gestão de vendas?

Na prática, a gestão de vendas é um procedimento que consiste em um conjunto de ações desenvolvidas e implementadas na empresa.

 

De modo geral, elas visam a otimização de recursos e de tempo, bem como aumentar as forças das vendas, fortalecendo o cumprimento de metas e o potencial da equipe comercial.

 

Assim, o caminho para ter sucesso é implementar uma gestão de vendas eficiente. 

 

Para isso, ter um planejamento comercial de curto, médio e longo prazo com objetivo/metas bem definidas é fundamental, sendo uma forma de ter ótimos ganhos, indo desde campanhas de divulgação em mídias sociais até o ciclo de pós-venda para fidelização do público.

Estratégias para melhorar a gestão de vendas do seu negócio

Equipes bem treinadas e coordenadas, planejamento e metas bem estabelecidas, tudo isso é muito importante para alcançar bons resultados e ter uma gestão eficiente.

 

Contudo, ainda há outras dicas e estratégias que podem ser colocadas em prática para o sucesso da sua empresa, são elas:

1 Utilize a tecnologia

Com um bom software de gestão de vendas ou um CRM (Customer Relationship Management), os processos tornam-se mais eficientes, claros e ágeis. 

Com eles, a equipe pode ter acesso aos dados dos clientes rapidamente, já que o sistema reúne informações como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Dados dos atendimentos;
  • Situações dos atendimentos (andamento e finalizados).

 

Assim, com o software de gestão de vendas, é possível ter o controle diário dos processos e ter acesso aos dados de metas, prospecção de clientes e relatório semanal de visitantes e vendas, promovendo ciclos mais enxutos, eficientes e identificando os profissionais com melhor desempenho.

 2 Invista em treinamento para a equipe de vendas

Colaboradores preparados trabalham mais motivados e aumentam as chances de bons resultados.

 

Na área de vendas, o treinamento é essencial. Afinal, por meio da capacitação, o vendedor poderá atender os seus clientes e fornecedores de forma personalizada e como eles merecem.

 

Conhecer os produtos e saber os pontos fortes e fracos desses itens são formas dos vendedores terem maior domínio da abordagem no momento da venda e até identificar melhorias nos processos.

 

Por isso, e de modo a manter certa padronização, o treinamento é tão importante para sua marca. Inclusive, ele pode ser feito através de webinars, conferências, cursos, entre outros formatos de aprendizagem, mantendo as equipes sempre alinhadas.

3 Integre os processos

Processos integrados ajudam muito na gestão de vendas, afinal, a visão de fluxos e projetos são mais claros.

 

Além disso, o setor de vendas não pode trabalhar de forma isolada, ou seja, ele precisa estar alinhado às áreas de marketing, estoque e produção para que a jornada de compra ocorra de forma mais qualificada.

 

Assim, os departamentos precisam estar alinhados para que a empresa tenha sucesso.

 

Deste modo, quando um cliente entra em contato pelas mídias sociais, o marketing pode atendê-lo e assim passar para a equipe de vendas dar continuidade ao atendimento e fechar a venda de forma fluida.

 

Para este processo de integração, sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning), em português, sistema integrado de gestão empresarial, é uma ótima opção.

4 Tenha metas reais

O gestor de vendas é o responsável por estabelecer as metas para o setor. Deste modo, definir metas reais e alcançáveis é importante para a motivação dos colaboradores e para garantir o crescimento da empresa.

 

Para isso, é muito importante que esse profissional esteja alinhado com as demandas da equipe e os objetivos da marca como um todo, conciliando ambas as dinâmicas.

5  Motive os funcionários

Funcionários motivados trabalham felizes e isso gera impactos positivos nos resultados. Mas, como motivar a equipe?

 

O aumento salarial é importante, mas a motivação não se resume a isso. Para manter a moral, você pode implementar:

  • Cultura de feedbacks;
  • Divulgação de oportunidades;
  • Escuta ativa de seus colaboradores;
  • Delegação de responsabilidades;
  • Ambiente saudável para debates e crescimento.

 

Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser feito para motivar a sua equipe, e assim todos ficam felizes: empresa e colaboradores.

6 Saiba identificar tendências

Estar atento às tendências de mercado e consumo é muito importante, pois elas podem ajudar a empresa a se diferenciar dos concorrentes e se destacar no seu segmento de atuação.

 

As tendências podem ser identificadas, por exemplo, a partir de dados da empresa ou uma análise de mercado, bem como parcerias com institutos de pesquisa.

7 Aumente os canais de vendas

As lojas físicas são os canais de vendas mais tradicionais que as pessoas conhecem, mas há outras opções para realizar a comunicação e a venda, como:

  • Páginas de destino
  • Redes sociais;
  • Local;
  • Telefone;
  • blog.

 

Desse modo, aumentar os seus canais de vendas significa mais oportunidades para a empresa, pois os clientes e fornecedores terão mais opções para contato e a equipe pode fechar mais negócios.

 

Contudo, esse ponto demanda uma atenção extra. Afinal, é necessário ter a equipe preparada para atuar nesses canais de forma integrada, para garantir uma excelente experiência em todos os pontos de contato.

8 Implemente o pós-venda

Não realizar o pós-venda é um dos grandes erros na gestão de vendas. Isso porque é com esta estratégia que os clientes são fidelizados e terão admiração pela sua empresa, ampliando o ticket e reduzindo custos para captação de novos consumidores.

 

Para identificar melhorias e satisfação do público, a equipe de pós-venda pode oferecer dicas de uso, manter o contato com o cliente e pode perguntar se ele está satisfeito com o produto, oferecer descontos especiais, entre outras ações.

 

É com o pós-venda que a empresa pode ver onde está acertando ou não, e a partir das respostas, pensar e implementar melhorias.

 

A gestão de vendas é um processo importante que exige muito trabalho. Portanto, começar a implementar essas e outras estratégias são maneiras de ter ótimos resultados para o seu negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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