marketing de defesa

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O marketing de defesa é muito mais do que apenas uma estratégia que visa o aumento dos resultados de uma marca, mas um grande aliado daqueles que entendem a importância de construir uma marca impactante no mercado. 

 

Hoje, vivemos em uma geração movida pela internet, o que por um lado é algo maravilhoso para o universo dos negócios, mas por outro, pode gerar grandes problemas que colocam em risco todo o seu sucesso. 

 

Você já deve ter visto algum caso de marca que foi difamada no mercado e que entrou em diversas polêmicas negativas que colocaram todo o seu negócio em risco, entretanto, sempre havia aqueles clientes que defendiam a imagem da marca até o fim.

 

Claro que existem casos e casos, marcas que se envolveram com crimes, por exemplo, nem sempre recebiam tanto apoio, mas quando se tratava de um erro pequeno cometido pela marca ou apenas opiniões ruins, sempre havia alguém para defendê-la por perto. 

 

O que é normal, afinal de contas, a pessoa que consome e conhece o melhor aluguel de caçambas em São Paulo, por exemplo, irá defender a marca até o fim porque sabe da qualidade que ela oferece. 

 

Dentro de tudo isso, somos apresentados a um conceito de mercado que cresce cada dia mais, o marketing de defesa, que por mais simples que possa parecer, precisa ser desenvolvido com muita calma, cuidado e paciência.

 

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, os benefícios que esse tipo de marketing pode trazer para a sua marca e quais as melhores ações que você pode se inspirar para adotar em seu negócio. 

Entenda o que é o marketing de defesa

Para começo de conversa, o marketing de defesa pode ser entendido como um conjunto de ações que visam transformar seus clientes em defensores da sua marca, ou seja, pessoas que estarão ao seu lado para o que der e vier.

 

Um cliente que é defensor, estará ao lado de uma empresa de vedação industrial independentemente do que aconteça, e se alguém falar mal ou tentar difamar a marca perto dele, o cliente irá defendê-la com unhas e dentes. 

 

Por isso o marketing recebe esse nome, pois foca no desenvolvimento de uma defesa para a sua marca, e isso é feito com base na fidelização e no encantamento de seus clientes, fazendo com que eles vejam que vale a pena defender o seu negócio. 

 

Como mencionamos, isso não é feito do dia para a noite e não se trata de um processo fácil, mas será algo pelo qual valerá a pena lutar para que a sua marca conte com um time de consumidores prontos para estar contigo no que der e vier. 

Benefícios do marketing de defesa 

E é claro que um conceito como esse, que cresce cada dia mais no mercado, não teria essa grande fama se não entregasse bons resultados às marcas. Sendo assim, confira abaixo algumas das vantagens do marketing de defesa: 

Aumenta a visibilidade orgânica da marca 

A primeira delas é justamente o aumento da visibilidade orgânica da sua marca de deck de madeira plástica ou seja qual for o seu produto ou serviço, isso significa que mais pessoas poderão conhecer o seu negócio sem que você precise pagar por isso. 

 

Os defensores da sua marca podem indicar o seu negócio para outras pessoas e, com isso, levar novos clientes para consumidores de você. Sendo assim, você obtém mais visibilidade gratuita, sem precisar pagar para atrair novos clientes.

Auxilia na manutenção da boa imagem 

Além disso, a estratégia também auxilia diretamente na manutenção de uma boa imagem da sua marca no mercado, o que sabemos bem que nos dias de hoje é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. 

 

Isso porque, se uma marca perde a sua boa imagem, ela perde tudo, por isso, o trabalho da construção e manutenção dessa boa imagem é muito importante, e contar com clientes que defendem o seu negócio é uma das melhores formas de conquistar isso. 

Melhora o relacionamento no mercado 

E é claro que não podemos esquecer de como o marketing de defesa também melhora o relacionamento da marca com o mercado, fazendo com que uma empresa de comunicação visual se destaque e seja vista como referência no que faz. 

 

Um melhor relacionamento no mercado ajuda na captação não só de novos clientes, mas de parceiros e possíveis fornecedores que podem se unir à sua marca para que você chegue ainda mais longe. 

 

Esses são alguns dos diversos benefícios que o marketing de defesa traz para as empresas que nele decidem apostar, podem até parecer simples, mas são vantagens que mudam por completo os resultados da sua empresa. 

Saiba como aplicar o marketing de defesa nos negócios

Muitos empreendedores, após conhecerem mais sobre o marketing de defesa, ficam em dúvida sobre como aplicar tal estratégia dentro de seus negócios, e existem diversas formas com as quais você consegue fazer isso. 

Entretanto, fazer isso é mais simples do que imagina, pois toda empresa possui clientes, seja uma que vende codificadora industrial ou até mesmo uma prestadora de serviços de limpeza, e quando se tem cliente, se tem a chance de aplicar o marketing de defesa. 

A partir disso, entendemos que uma marca pode aplicar a estratégia através do reforço do valor da sua marca em seu produto ou serviço, mostrando ao cliente o quão bom é aquilo que você produz e comercializa, pois tal atitude aumenta ainda mais a boa imagem. 

Além disso, saber como incentivar a interação entre marca e consumidor também é uma ótima forma de aplicar o marketing de defesa e fazer com que os clientes se sintam dentro do seu negócio e sintam que fazem parte de todo o seu trabalho. 

O marketing de defesa é aplicado com base na confiança, na sinceridade e no bom relacionamento, quando a sua marca constrói isso com os seus clientes, nada a detém e a equipe de defensores da sua marca estará pronta. 

Conheça as melhores ações do marketing de defesa  

Agora que você já conhece bem o marketing de defesa, chegou a hora de conferir algumas de suas melhores estratégias, que podem ser aplicadas tanto em uma empresa que trabalha com torre de iluminação quanto em uma de qualquer outro segmento. Confira: 

Relacionamento com o cliente 

A primeira delas é justamente a construção de um bom relacionamento com o seu cliente, que não deve existir apenas antes da compra como uma estratégia de incentivo a essa decisão, mas deve existir depois do consumo.

 

Isso porque, é depois de comprar de você que esse cliente realmente poderá vivenciar a experiência do seu produto ou serviço e falar sobre ele com propriedade, e para que ele se torne um defensor, o mínimo que precisa é de um relacionamento próximo com a marca. 

Identificação de semelhanças 

Outra ação muito poderosa é a identificação de semelhanças que possam haver entre a sua marca, seus produtos, serviços e clientes, pois é com base nisso que vocês poderão construir uma relação ainda mais forte. 

 

Por exemplo, uma pessoa que ama pesquisar sobre cabos na internet e encontra a sua marca de cabo de silicone, compartilha a mesma paixão pelo mesmo produto, é uma semelhança que pode ser explorada a fim da construção de uma relação mais íntima. 

Valores e princípios bem definidos 

E é claro que toda marca precisa ter os seus valores e princípios muito bem definidos, afinal de contas, são eles que guiam as ações, estratégias, criações e trabalho da marca, fazendo com que ela seja forte e bem estruturada. 

 

Quando uma marca desenvolve bem os seus valores e princípios, ela trabalha ativamente para a construção de uma empresa que sabe se posicionar no mercado e atrai para si pessoas que compartilham e defendem esses mesmos valores.  

Campanhas interativas e gestão de crises 

Por fim, mas longe de ser menos importante, não podemos nos esquecer das campanhas interativas com seus clientes, o que os estimula a fazerem parte do processo da empresa e que gera mais intimidade entre ambos. 

 

Além disso, saber como gerir bem as crises que podem vir a acontecer na marca também é uma ação essencial, pois os clientes saberão como lidar com a situação e a sua marca, seja uma de unidade de água gelada ou qualquer outra, sairá mais forte dessa situação. 

 

Essas são algumas das melhores ações do marketing de defesa que podem ser adaptadas ao segmento, tipo e tamanho da sua marca, fazendo com que você entenda mais sobre o assunto e busque sempre melhorar. 

Cases de sucesso com essa estratégia

Para finalizar o conteúdo, nada melhor do que conhecer cases de sucesso, que são marcas que apostaram no marketing de defesa e, hoje, possuem uma grande comunidade de clientes que defendem seus produtos e serviços com unhas e dentes. Alguns deles são: 

  • Starbucks;
  • Chubbies;
  • KBC;
  • Uber;
  • Tesla;
  • Lancôme;
  • Made.com;
  • Apple;
  • Urban Outfitters;
  • Entre outros. 

Sua marca pode ser a próxima a ingressar nessa lista que cresce cada dia mais e ser mais uma prova de como o marketing de defesa faz toda a diferença dentro de um negócio e pode ser crucial para seus resultados. 

Considerações finais 

Dessa forma, você contará não apenas com mais uma estratégia ou conceito do marketing digital, mas com um grande aliado que irá ajudar não só na geração de resultados, mas também na melhora da imagem da sua marca.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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