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Entenda sobre a importância de trabalhar com newsletters

O uso das newsletters é uma das estratégias mais utilizadas atualmente pelas empresas para se comunicarem com seu público-alvo, e ao mesmo tempo engajá-lo.

Esse e-mail é disparado de maneira recorrente para uma base de assinantes cadastrados na lista de e-mail de uma empresa.

A principal intenção ao fazer isso é criar um vínculo promissor entre empresa e leitor, aproximando-o cada vez mais da marca.

É importante conhecer essa estratégia, pois é comum que as empresas modernas acreditem que o único canal viável de comunicação atualmente são as redes sociais.

De fato, estamos vivendo na era das redes sociais, mas elas não são a única opção de interação com os clientes e não descartam o uso do e-mail, pois é exatamente por ele que a newsletter é enviada.

O engajamento dos consumidores é muito importante, mas ele não acontece apenas quando a marca se comunica com seu público pelas redes sociais. O e-mail também é um excelente canal de engajamento.

No entanto, é importante conhecer e saber aplicar essa estratégia para que os objetivos e metas sejam alcançados. Se não for bem planejada e executada, qualquer tarefa de marketing digital não traz os frutos esperados.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é newsletter, sua importância e as diferenças entre ela e os e-mails marketing.

O que é newsletter

Newsletter são e-mails disparados com frequência predeterminada, com a finalidade de desenvolver ou fortalecer o relacionamento de uma marca com seus consumidores.

Por meio dela, é possível enviar diferentes tipos de conteúdo, transformando-a numa excelente maneira de iniciar uma boa estratégia de engajamento e divulgação.

Isso acontece porque as empresas que sabem trabalhar com a newsletter estabelecem uma meta específica. Elas têm em mente os resultados que elas esperam alcançar e com isso mensuram melhor a estratégia.

Por exemplo, se uma fabricante de barra antipânico bh deseja aumentar o número de leads, ela consegue determinar qual ação deve tomar com a newsletter e mensurar melhor os seus resultados.   

Por isso, é necessário definir a frequência de envio dos e-mails, pois permite uma maior organização da estratégia. 

O ideal é que a newsletter seja enviada mensalmente, para que a marca não caia no esquecimento do consumidor.

Importância da newsletter

Existem muitas razões que explicam a importância dessa estratégia e por que ela deve ser utilizada. E dentre as principais temos:

  • Melhora as estratégias de Inbound;
  • É uma comunicação mais próxima;
  • Livre acesso aos assinantes;
  • Lucros maiores.

A newsletter é uma maneira inteligente que as organizações têm para se comunicar com seu público-alvo, clientes e potenciais clientes.

Quando a marca oferece esse serviço aos consumidores que querem segui-la, elas dão a si mesmas uma oportunidade de ter acesso a dados de clientes em potencial.

Por isso, uma fabricante de máquina de pegar ursinho se comunica com seus consumidores com um nível de intimidade maior. Isso acaba por construir um relacionamento mais próximo e mais duradouro.

Sendo assim, acaba tendo livre acesso aos assinantes, de maneira muito mais natural e espontânea do que acontece por outros meios, como no caso das mídias sociais. É por esse motivo que as empresas não têm limite orgânico quando optam pela newsletter.

Mesmo trazendo excelentes resultados financeiros, é importante que as empresas tenham muito cuidado, caso a intenção seja ganhar dinheiro por meio das newsletters.

Isso porque, assim como em qualquer outro canal usado nas estratégias de marketing digital, se a organização se focar apenas em ganhar dinheiro, acaba perdendo o respeito e a credibilidade no mercado em que atua.

Portanto, o ideal é que a marca foque em ajudar e informar os usuários que têm o desejo de segui-la. 

E a newsletter é uma excelente maneira de fazer isso, além do mais, realiza um grande trabalho de relacionamento com o cliente, com cada um dos contatos.

No entanto, é importante não confundir newsletter com e-mail marketing, algo que algumas empresas costumam fazer.

Diferenças entre newsletter e e-mail marketing

Existem algumas diferenças visíveis entre essas duas estratégias, e mesmo quem não é especialista na área consegue identificar.

O e-mail marketing pode ser definido como algo específico para venda, lançamento, promoções e divulgações em geral. A estrutura dele inclui algo mais visual, com um conteúdo desenvolvido para chamar a atenção de quem está lendo.

Além disso, possui um apelo de convencimento, para levar o leitor a realmente considerar a compra de determinado produto, como fábrica de postes em sp.  

Para isso são usadas frases de efeito, cores fortes e a construção de um cenário perfeito que encaminhe o usuário até o site da empresa.

A newsletter, por sua vez, possui características de um boletim de notícias. Dessa forma, muitas empresas que desejam levar ao seu público informações pertinentes ao setor acabam por optar por essa estratégia.

O conhecimento se tornou algo muito valorizado pelos consumidores modernos, e as empresas, ao perceberem isso, fazem da newsletter uma das estratégias mais eficientes para levar esse conhecimento aos seus clientes e potenciais clientes.

A estrutura dela é basicamente noticiosa e, em algumas edições, podem até levar artigos escritos por diretores de grandes empresas, com as de cenografia para shows.

Tudo isso porque, atualmente, na era da informação digital, o relacionamento com o cliente é algo extremamente valorizado. Afinal, além de estabelecer confiança, também traz autoridade para a marca e segurança para o consumidor.

Dicas para escrever uma boa newsletter

Por ser uma estratégia eficiente e de baixo custo, é cada vez maior o número de empresas que adotam essa prática. Mas para fazer isso do jeito certo, é necessário seguir alguns passos, como:

1 – Descobrir o tipo ideal

Dentre os problemas mais comuns identificados na hora de criar uma newsletter, está o fato de que o processo pode ser confuso, fazendo com que o foco se perca rapidamente. 

Por isso, é importante um planejamento detalhado e muito preciso.

Uma dica é manter esse boletim bem específico, reduzindo o máximo que puder a distribuição de informações desnecessárias referente à empresa.

2 – 90% educacional, 10% promocional

Quando um barista para cafeteria ou a própria cafeteria enviam um boletim, sua intenção é enviar conteúdo interessante e único. Inclusive, as pessoas que quiserem ter acesso a esse conteúdo não estão necessariamente interessadas em produtos ou serviços.

É muito comum que algumas organizações se enganem na hora de criar um conteúdo, pois continuam acreditando que o comportamento do consumidor nunca muda.

Tentar convencer o usuário o tempo todo a comprar algum produto faz com que a marca seja conhecida como uma “empresa chata”, e sua imagem perde a credibilidade.

3 – Escrever chamadas criativas

Mesmo que 100 pessoas se inscrevam para receber as newsletter de uma empresa, não significa que todas vão ler. Isso porque algumas marcas mantêm sua linha editorial intacta e não trazem assuntos realmente interessantes ou relevantes para o usuário.

Portanto, é fundamental que uma fabricante de cilindro mestre clio incentive seus assinantes a lerem seus boletins. E isso é possível ao priorizar uma abordagem única, criativa e envolvente.

4 – Padronizar o Call To Action (CTA)

O que faz com que uma newsletter se destaque positivamente das outras é a qualidade de seus conteúdos e os diferentes CTAs que possui. Mas isso não significa que essas chamadas tenham que se destacar tanto quanto o conteúdo, ou mais do que ele.

Em vista disso, o ideal é que uma clínica de cirurgia de calvície escolha um CTA padrão que combine com a ação que a marca gostaria que seu público-alvo tomasse.

Com relação aos outros, estes podem ser usados de maneira mais sutil, mas sempre deixando claras as ações que os clientes podem tomar.

5 – Design limpo e simples

Um design muito cheio de informações pode poluir a imagem do boletim e torná-lo confuso. Portanto, uma das principais dicas é a cópia concisa e bastante espaço em branco dentro das newsletter.

A cópia concisa é importante porque uma locadora de gerador a diesel branco não quer que os assinantes abram e-mails da empresa o dia inteiro. Na verdade, uma das intenções é fazer com que o usuário chegue até o site ou blog.

Já os espaços em branco trazem uma sensação de organização para a newsletter, principalmente quando elas são acessadas pelos celulares. Isso ajuda o leitor a clicar em links, caso seja de seu interesse.

O uso das newsletters é fundamental para que as marcas possam estar sempre em contato com seus clientes e potenciais clientes. 

Elas fortalecem e estreitam os relacionamentos entre as empresas e seu público-alvo, de maneira muito útil e promissora.

Para não cair no esquecimento e fazer uso de uma estratégia inteligente, barata e simples, a melhor aposta das organização é no envio desses boletins informativos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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