automação de marketing

Compartilhe com os amigos

Uma das coisas que as empresas estão buscando constantemente nos dias de hoje é economizar tempo, e felizmente isso é possível, principalmente quando a automação de marketing é aplicada.

Podemos entender a automação de marketing como um recurso capaz de automatizar tarefas repetitivas, reduzir erros humanos e sobretudo auxiliar a empresa para que ela alcance os melhores resultados possíveis.

Portanto, em vez de fazer coisas manualmente, você terá tempo para se concentrar em tarefas mais estratégicas, como:

  • Planejamento e design de campanhas;
  • Definição de metas;
  • Pesquisas;
  • Consistência de marca;
  • Medição de KPIs.

A partir do momento que você consegue ter mais tempo para pensar nessas estratégias, você estará automaticamente cuidando do seu negócio para que a saúde dele continue em dia.

Hoje em dia, se você possui um negócio que trabalha com a venda de deck de madeira para piscina, por exemplo, é muito importante adotar práticas que possam ajudar na saúde financeira do seu negócio.

Ao falar sobre automação de marketing, muitas pessoas pensam na automação de marketing por e-mail.

Contudo, essa prática não se limita apenas ao envio de e-mails. Por exemplo, um software de automação de marketing é capaz de simplificar processos que, quando executados, costumam ser um pouco complexos de lidar.

Isso significa que, se você trabalha com o desenvolvimento de escada em estrutura metálica, por exemplo, possivelmente você terá um tempo a mais para trabalhar outras questões importantes do seu negócio.

Portanto, a automação de marketing é um recurso que pode facilmente simplificar certas atividades, como:

  • Geração de leads;
  • Segmentação e direcionamento do público;
  • Atividades de upsell e venda cruzada;
  • Programas de fidelidade e retenção de clientes.

Ou seja, um programa de automação de marketing também funciona como uma alternativa para que você possa aprimorar os dados dos seus clientes e posteriormente criar perfis melhores.

Vale pontuar que trabalhar com perfis corretos de clientes é uma das maneiras mais eficientes para ofertar um produto. Ou seja, se você vende necessaire personalizada brinde, por exemplo, suas campanhas terão mais precisão ao ser direcionadas para as pessoas certas.

Se preferir, você pode usar esses dados para melhorar a experiência do cliente, logo você estará criando opções personalizadas em todos os canais de comunicação em que a sua empresa utiliza.

Vale pontuar que, hoje, a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para que uma empresa consiga ter sucesso no mercado.

Tipos de software de automação de marketing

De um modo geral, por mais que você leia um artigo, é bem provável que encontre dez definições diferentes em relação aos programas de automação de marketing.

Certas definições agrupam sistemas para gerenciamento de estoque, precificação, distribuição, gerenciamento de receita e inteligência competitiva na categoria de “ferramentas de automação de marketing”.

Diante disso, abaixo iremos abordar os diferentes tipos de software que podem ser classificados como automação de marketing. Entenda:

Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

Resumidamente, o CRM é um sistema capaz de automatizar os processos de vendas e ainda gerenciar dados de clientes, pedidos e produtos. Em outras palavras, é a ferramenta perfeita para você que trabalha, por exemplo, com a venda de display de madeira.

Automação da força de vendas

Em seguida, temos um tipo de automação de marketing que atua diretamente com os processos de vendas, gerenciando os dados e fazendo também o retorno das métricas. 

Marketing por e-mail

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma automação que se passa através dos envios de e-mail. Isso inclui a configuração de formulários de geração de leads, bem como uma variedade de relatórios para acompanhar o sucesso.

Mídias sociais

É provável que você já tenha pensado que as mídias sociais iriam aparecer neste artigo de uma forma ou de outra, afinal, as redes sociais tornaram-se um lugar para vários tipos de venda, desde a divulgação de uma loja que trabalha com troféu acrílico, até uma loja de roupas.

Acontece que através desse tipo de mídia é possível automatizar diversos aspectos, como a publicação de conteúdos, agendamento de publicações, monitoramento e métricas.

Fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho é um tipo de automação que remove o elemento humano dos processos de marketing.

Gerenciamento de leads

Já o gerenciamento de leads possui a função de automatizar a geração, a pontuação e o uso de leads de vendas ou de marketing.

Análises

A prática de realizar análises mostram os dados em um formato visual e identificam padrões no mercado e nos dados de clientes.

Precificação

A precificação contribui na definição de preços que possam competir com a concorrência. Essa prática tende a funcionar, principalmente, em ambientes de comércio eletrônico e empresas que trabalham com etiquetas lacres de segurança.

Publicidade e promoções digitais

Esse tipo de software tem a função de refinar e automatizar boa parte do processo de criação de anúncios e as estratégias de lances nos canais digitais.

Fidelidade do cliente

Por fim, temos a fidelidade do cliente, que é outro tipo de software de automação de marketing. Por sua vez, ele automatiza os componentes-chave para promover e administrar os programas de fidelidade.

Podemos notar que existem diferentes soluções disponíveis no mercado, afinal, irá existir um programa mais apropriado para uma loja que trabalha com totens em mdf, e também haverá software que irá combinar melhor com uma grande rede de artigos esportivos.

Alguns fornecedores costumam oferecer soluções pontuais que precisam funcionar de modo integrado com outras soluções. Por outro lado, outros oferecem soluções completas que são capazes de fornecer várias das ferramentas que foram listadas acima.

Como um software de automação de marketing funciona?

Como você já deve ter imaginado, esse tipo de programa cuida da maioria das tarefas e fluxos de trabalho que estão envolvidos em campanhas de marketing digital.

No mais, um software de automação de marketing costuma funcionar através de seis passos comuns.

Inicialmente haverá a coleta de dados sobre clientes em potencial através de sites, aplicativos, cliques em e-mails e outras interações que fazem parte do marketing digital.

Com base nos dados que foram coletados, em seguida haverá o desenvolvimento de conteúdos relevantes e úteis. Isso vai identificar, direcionar e segmentar clientes em potencial.

Depois vai desenvolver campanhas de marketing utilizando segmentos de clientes em potencial para que experiências personalizadas sejam trabalhadas nos vários canais de marketing digital, como as redes sociais, aplicativos móveis e bate-papo.

Ações do cliente e programações predeterminadas acionam fluxos de trabalho intercanais para executar duas atividades: conduzir os clientes no funil de vendas, ou cultivá-los até que se tornem leads qualificados para receber as campanhas de marketing.

Por fim, ocorre a análise e monitoramento dos resultados, como ocorre em um clp com ihm. Nessa etapa, é onde você verá o que está funcionando, e o que precisa ser melhorado para obter um retorno mais positivo.

Estas são, portanto, as etapas que um software de automação de marketing costuma ter. Perceba que, a cada passo dado, naturalmente você estará intensificando a abordagem a ser tomada com o seu cliente.

Vantagens da automação de marketing

A automação de marketing é um recurso que possui total capacidade para oferecer vantagens às empresas, sejam as grandes, médias ou pequenas.

Através desse recurso são desenvolvidos leads, clientes são conquistados e além disso é possível realizar vendas cruzadas e ampliadas para facilitar outros aspectos do marketing e das vendas digitais.

Dito isso, abaixo elencamos as principais vantagens que a automação de marketing é capaz de oferecer para a sua empresa. Confira:

Altas taxas de conversão

Se as campanhas da sua empresa forem gerenciadas através da automação de marketing, os dados objetivos de clientes permitem identificar e atingir as pessoas certas com uma facilidade maior.

Ou seja, ao direcionar suas ofertas para as pessoas certas, em tempo real, as chances de fazer uma venda são ainda maiores.

Menos tempo gasto com campanhas ineficazes

Dados de oportunidade coletados através de um sistema CRM fornece visibilidade completa do que está funcionando e do que precisa ser corrigido. Portanto, os profissionais de marketing conseguem planejar melhor a sua base de intuição.

Mantém tudo em ordem

Como você já deve ter notado, a automação de marketing é um recurso que deixa tudo mais fácil, simplificando praticamente tudo. Através dela você pode criar cronogramas razoáveis e alinhar a sua equipe.

Contribui para o crescimento da empresa

Através de produtividade, que é melhorada por meio da automação de marketing, com o tempo será possível notar também que o negócio estará em constante crescimento. Ou seja, você estará gerando resultados financeiros expressivos.

Conclusão

Neste artigo, procuramos te apresentar as principais informações em relação a automação de marketing.

Além disso, procuramos reforçar a importância de utilizá-la, afinal, empresas como Netflix, Magazine Luiza e Ponto Frio, por exemplo, trabalham com automação de marketing, que por sua vez é um dos principais aspectos presentes dentro do mundo do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Precisa de Ajuda? Converse Conosco