Google

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Se você tem experiência com a internet, sabe da relevância do Google na hora de navegar e o quanto essa ferramenta é determinante diante do público e também para as empresas.

Com o auxílio da ferramenta de busca, o usuário pode encontrar informações relevantes sobre diversos temas que não só vão tirar suas dúvidas, como também facilitar os processos de mercadologia digital.

Ou seja, o público tende a realizar ações no Google desde as compras de produtos como um aquecedor de água solar até, por exemplo, um aluguel de serviços.

Sendo assim, se por um lado os consumidores contam com uma plataforma valiosa para tomar decisões de compra mais seguras e precisas, por outro lado as empresas buscam se destacar em um mercado altamente competitivo tentando captar a atenção dos compradores.

Ou seja, há um grande debate sobre o espaço de prateleira mais visível na internet. Esta é a primeira página dos resultados de pesquisa do Google, sendo um dos locais mais desejados e buscados por boa parte dos negócios.

Para se ter ideia, os três primeiros links dos mecanismos de busca recebem em média 30% de cliques e acessos, enquanto apenas 0,78% clicam no link da segunda página e prosseguem com as suas buscas.

Por isso, estar no topo dos mecanismos de busca é uma ação necessária se a sua empresa deseja se diferenciar dos demais e conseguir ter cada vez mais audiência e relevância no meio digital e diante de todo o público.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os mecanismos de busca, evidenciando estratégias para que seu site apareça no topo, seus principais benefícios e a importância de uma loja aparecer no topo de buscas. Vamos lá!

Como colocar seu site no topo dos mecanismos de busca?

É um fato praticamente inegável o quanto o Google é um dos principais aliados dos negócios digitais, pois além de permitir um destaque e relevância única para as empresas, esse meio também permite recursos fundamentais para crescer e evoluir no meio digital.

Sendo assim, para que a sua empresa, por exemplo, de envidraçamento de sacadas possa fazer uso dos benefícios mais marcantes do Google, basta colocar em evidência uma boa estratégia orgânica aliado a técnicas de SEO eficientes.

Logo, diferente do que muitos consideram, não basta somente agradar e se preocupar com o algoritmo, mas sim com a experiência dos usuários, fazendo com que eles tenham o motivo certo para consumir e propagar seu conteúdo.

Com isso, para que você tenha um direcionamento e muito mais precisão através das ações em seu negócio, confira algumas dicas que tendem a facilitar o caminho da sua empresa até o topo dos mecanismos de busca.

1 – Utilize boas palavras-chave

As palavras-chave são os elementos que conectam seu conteúdo ao seu público-alvo. Esse é um dos pontos que o algoritmo do Google analisa para entender do que se trata o conteúdo e assim indicá-lo aos usuários mais adequados.

Como tal, ao realizar um conteúdo sobre tendências da moda ou até mesmo sobre uma locação de ferramentas elétricas, você precisa usar suas palavras-chave com sabedoria e estratégia para vencer a concorrência acirrada.

Nesse processo, é importante definir quem é sua persona, caso ainda não o tenha feito. Este é um personagem quase fictício que serve como modelo de cliente ideal da sua empresa.

Ao combinar dados demográficos com características mais abstratas, como hobbies, dores, necessidades, desejos, etc.

Com base na personalidade você pode escolher os temas que podem gerar mais interesse e, com base nisso, buscar as palavras-chave que mais se adaptem à sua estratégia.

Existem várias ferramentas para esse fim, exemplos usuais são SEMRush, Ahrefs e Ubersuggest, que tendem a te entregar muito mais assertividade e precisão em relação às palavras-chave.

Aqui é importante observar que as palavras-chave mais populares nem sempre são a melhor escolha para você. Na verdade, eles podem ser muito competitivos, sendo minados por muitas empresas em seu conteúdo.

2 – Crie conteúdos relevantes e qualificados

Não é por acaso que o Google é o buscador mais popular do mundo, a empresa sempre esteve atenta às evoluções tecnológicas e como elas modificaram o comportamento e a demanda do consumidor.

O objetivo, como o próprio Google sempre deixa claro, é oferecer aos usuários experiências cada vez mais completas e rápidas.

O que isso significa para o marketing empresarial? Naturalmente, ele deve atender aos padrões de qualidade do Google para aparecer na primeira página.

Acontece que o algoritmo está em constante mudança e nem sempre os elementos analisados ​​são explicitamente anunciados pela empresa.

Para convencer o Google de que seu conteúdo é amigável. Você precisa criar esse conteúdo em uma estrutura que seja fácil para o seu público entender.

No caso de blog posts, por exemplo, em sua empresa de alpinismo industrial, é necessário usar parágrafos curtos a fim de tornar o texto mais detectável para o leitor. O uso de títulos e recursos visuais também ajuda nisso.

Com o tempo, se seu conteúdo for adequado, o público começará a visualizar suas páginas com mais confiança. Em outras palavras, seu site será licenciado digitalmente. Este é o pré-requisito para sua posição nas SERPs.

3 – Utilize link building

O link building tem sido uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas há algum tempo e ainda é extremamente eficaz.

Basicamente é sobre dar outros domínios, incluindo links em seu conteúdo que levem os leitores às suas laudas. Isso pode ser feito de forma orgânica ou por meio de parcerias.

Se os domínios com a autoridade certa vincularem ao seu conteúdo, você ganha pontos com o algoritmo do Google.

Para conseguir esses links para divulgar, por exemplo, uma tela alambrado, é uma boa ideia investir na produção de conteúdo interativo.

Esse tipo de material tem grande originalidade e potencial de engajamento, o que motiva outras áreas a indicá-lo para seus próprios leitores.

4 – Otimize sua imagem de SEO

A pesquisa de imagens é uma das maiores tendências de SEO nos próximos anos. Com ferramentas como Google Lens e Pinterest Lens, os consumidores agora podem pesquisar por imagem, encontrar os produtos que procuram e fazer compras.

Para que tudo isso funcione, as empresas precisam otimizar suas imagens para SEO, os tornando precisos e totalmente assertivos diante da sua utilização e aplicação.

E isso não é tudo, pois as imagens tornam virtualmente qualquer tipo de conteúdo mais agradável para os leitores e tornam mais fácil para o seu público se lembrar de informações e se entender.

Dessa forma, ao imaginar sua empresa de cursos profissionalizantes, é importante enxergar as imagens como um dos elementos indispensáveis ​​para a criação de conteúdos verdadeiramente autênticos e qualificados, mas o que isso tem a ver com SEO?

Para saber do que se trata uma imagem, o algoritmo do Google procura um texto alternativo, que é uma breve descrição da imagem.

Você precisa otimizar esse elemento, de preferência com a palavra-chave do artigo para posicionar bem a imagem no Google e otimizar o ranking da página.

5 – Enfatize a localização

Para construir um relacionamento duradouro com seus potenciais clientes, você precisa ser transparente sobre a realidade da sua empresa. Isso inclui elucidar sua missão, visão, valores e, claro, seu posicionamento.

Acontece que não é apenas um fator de confiança no seu negócio, mas também é importante para o seu SEO local.

O SEO local usa as informações de localização de um usuário para recomendar empresas fisicamente próximas ao usuário. Assim, torna-se a base não só para os rankings do Google, mas também para a relevância da marca na região.

Ou seja, ao enfatizar a localização da sua empresa de limpeza, você também pode ajudar sua empresa a aparecer no Google Maps, atraindo mais visitantes ao seu estabelecimento.

Importância de aparecer no topo dos resultados

Claro, o Google atrai uma grande variedade de usuários, então sua personalidade provavelmente está entre eles. Mas por que é importante que sua empresa esteja especificamente na primeira página?

A resposta é bastante simples e, como sempre, tem a ver com o comportamento do consumidor.

Comentamos o nível crescente de demanda do consumidor por inovações, e um dos fatores mais notáveis ​​nesse sentido é a expectativa de uma navegação rápida e completa.

O internauta, ao buscar, por exemplo, por uma cuba inox, ele não quer navegar por várias laudas antes de escolher o conteúdo para clicar. Como confia no Google, o público costuma ficar nas primeiras opções.

E esta não é uma informação intuitiva, na verdade os dados mostram que 75% das pessoas nem vão para a segunda página dos resultados da pesquisa.

Além disso, os primeiros resultados apresentam números impressionantes: o CTR está em torno de 25%. Veja a CTR média dos 10 primeiros resultados na imagem abaixo.

Sendo assim, as empresas que se mostram no topo dos mecanismos de busca contam com vantagens únicas, sendo elas:

  • Mais visibilidade;
  • Relevância no meio digital;
  • Mais audiência;
  • Destaque constante;
  • Resultados muito mais positivos.

Dessa forma, trabalhar os técnicos de SEO torna-se essencial para qualquer empresa que queira ver seu nome em destaque na internet, pois de nada adianta produzir conteúdo de qualidade se ele não for indexado entre os primeiros resultados de busca dos usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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