SEO

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Você já ouviu falar sobre as estratégias de SEO e como elas podem ajudar a sua empresa a vender mais e com isso aumentar a lucratividade?

Sabemos que os desafios em começar a vender online são inúmeros, principalmente para aqueles que sempre tiveram suas empresas físicas e estão acostumados a lidar com os seus clientes pessoalmente.

Afinal a internet é um mundo de oportunidade, por isso é importante que você consiga se destacar entre os seus concorrentes, e o SEO é uma estratégia muito importante para te ajudar com isso.

Ela é uma forma de busca orgânica, onde permite que quando os clientes forem buscar sobre Impressão de livros capa dura, por exemplo, seja direcionado para uma empresa específica, de acordo com a sua relevância.

Essa estratégia é válida tanto para sites de conteúdo quanto para lojas virtuais de diferentes segmentos. Quando uma empresa investe no SEO, consegue resultados a médio e longo prazo, fazendo com que sua empresa seja encontrada pelos clientes certos.

Se você possui uma empresa, seja ela de tubo de papel ou de artigos de papelaria e quer fazer com que sua marca se destaque no meio da concorrência, mas não entende ao certo como fazer, fique tranquilo pois criamos esse artigo para te ajudar.

Veja a seguir o que é SEO, quais são os benefícios dele para a sua empresa e como aplicar essa estratégia na sua empresa.

O que é SEO, afinal?

Se você chegou neste texto e está perdido sobre o que essa sigla significa, fique tranquilo pois iremos esclarecer tudo a respeito desse conceito.

A sigla SEO vem do inglês e quer dizer Search Engine Optimization, que traduzido para o português fica otimização para motores de busca.

Eles são os sites que usamos para pesquisar sobre Filtro para tratamento de água de poço artesiano, por exemplo. Aliás, o Google é um dos motores de busca.

Com isso, ele otimiza um site para que ele apareça nos primeiros resultados da SERP (Search Engine Results Page), que é a sigla usada para nomear a página de resultados. Só para você entender melhor, veja um exemplo prático a seguir.

Quando você está precisando de um Projeto de Academia, qual é a primeira coisa que você faz? É jogar no Google para saber qual é a melhor empresa, se ela está perto de você e se realmente vale contratá-la.

Sendo assim, você não vai verificar as inúmeras páginas existentes no Google com certeza clica apenas nos primeiros resultados de busca, por isso a importância da sua empresa estar nesse lugar.

Sendo assim, o SEO é o conjunto de práticas para melhorar o posicionamento orgânico de um site, seja ele uma empresa de chapa de aço inox ou de produtos de beleza.

Seu objetivo é ajudar os motores de buscas a entender sobre o que se trata cada página e com isso aumentar as chances dela ser encontrada nas pesquisas.

Isso faz com que essas páginas que são facilmente encontradas obtenham maiores níveis de tráfego a partir da busca orgânica.

É importante que você entenda que a busca orgânica é uma forma gratuita de se manter nesses sites de busca, diferente dos anúncios pagos, que se mantém no topo justamente pelo investimento feito.

Benefícios em investir nessa estratégia

Essa estratégia traz inúmeros benefícios para a sua empresa, afinal o SEO ajuda a alavancar a visibilidade da sua marca e com isso reduz a necessidade de investimentos em mídia. Podemos destacar as seguintes vantagens:

  • Visibilidade online;
  • Reconhecimento da marca;
  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Redução de custos com mídia paga;
  • Aumento das vendas.

Como já dito, essa é uma estratégia de longo prazo, ou seja, pode demorar um pouco para que esses benefícios sejam notados, mas após isso saiba que sua empresa irá crescer cada vez e de forma orgânica.

Como aplicar essa estratégia no e-commerce?

Bom, agora que você já sabe tudo sobre a estratégia SEO, chegou a hora de saber como aplicar em sua empresa, lembrando que ela é válida para todos os segmentos, ou seja, se você tiver uma empresa de caçamba de entulho, irá conseguir usar essas práticas.

Antes de tudo, é importante que você entenda que o SEO é feito através de inúmeras práticas, sendo algumas delas:

  • Uso de palavras-chave principalmente no título;
  • Utilização de verbos de ação como: compre, aprenda, conheça, etc;
  • Objetividade nos títulos, tendo no máximo 60 caracteres;
  • Descrição objetiva com no máximo 160 caracteres.

Com isso você precisa adequar seu conteúdo para que consiga se enquadrar no que os motores de busca desejam. Veja a seguir como você pode fazer isso.

Faça um estudo das palavras-chave

É preciso que você escolha as palavras-chave corretas para os seus conteúdos, e esses termos são usados em alguns pontos específicos da página, como no título delas, na descrição dos produtos e também na URL.

Por isso, se você tem uma empresa de deck de madeira, precisa estudar e entender quais são as palavras-chave que os seus clientes costumam buscar. Uma boa dica é focar em termos menos concorridos, isso te ajuda a se destacar das outras empresas.

Portanto, faça uma pesquisa e a partir disso escolha as palavras-chave de acordo com o seu negócio e público. Após feito isso, você pode jogar essas palavras em ferramentas que mostram o volume de pesquisa de cada palavra.

Com isso você consegue saber ao certo quais palavras podem ou não podem ser usadas na sua empresa, otimizando ainda mais essa estratégia.

Capriche na descrição de produtos

A descrição do produto é muito importante, afinal será ela que irá fazer com que os clientes sejam atraídos para consumir os seus produtos e serviço, por isso é importante que você não tenha preguiça e capriche nos textos.

É importante ter em mente que os seus clientes não terão contato com o produto, portanto é através da descrição que eles saberão todas as especificidades, sendo assim não copie apenas a descrição do produto enviada pelos fornecedores, crie o seu próprio texto.

Quando os robôs dos motores de busca identificam que existe um mesmo texto, sendo reproduzido em diferentes sites, ele considera que aquilo não é relevante, o que faz com que ele não elenque o seu site nos primeiros resultados.

Para otimizar ainda mais, utilize as palavras-chave na descrição do seu produto, com isso você consegue direcionar o seu cliente para o seu site de maneira mais efetiva.

Use URLs simples

As palavras-chave podem ser usadas na URL das suas páginas, isso irá fazer com que o Google entenda qual o segmento da sua empresa de acordo com o que o endereço está falando.

Por isso, se você tem uma empresa de automatização de persianas, por exemplo, você pode criar um URL com o que a sua empresa faz como: www.lojavirtual.com.br/forro-gesso, assim fica mais fácil que o cliente e os motores de busca saibam sobre o que se trata seu produto.

Isso permite que você tenha mais cliques, o que faz com que o Google entenda que o seu site é relevante, afinal existe uma grande quantidade de usuários navegando pelo seu e-commerce.

Como os mecanismos de buscas sempre preferem a facilidade de navegação para os usuários, os bots terão a percepção que sua loja se enquadra nessa especificidade.

Tenha um site responsivo para mobile

Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais fazendo as coisas pelo celular, por isso é muito importante que a sua empresa tenha um site que tenha uma fácil navegação para celulares e outros dispositivos móveis.

Isso é importante para os cliente, mas acima de tudo para o Google, pois esse é um dos pré-requisitos para que as empresas fiquem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, afinal um site que funciona da forma correta chama mais atenção dos clientes.

Sendo assim, se você tem um site que não funciona bem nos celulares, pode fazer com que o cliente nem consiga usá-lo e com isso acabe saindo da página sem nem ao menos efetuar a compra.

Afinal existem inúmeras possibilidades de sites na internet, por que o cliente vai perder seu precioso tempo em um que não funciona, sendo que ele pode migrar para a concorrência, não é mesmo?

Por isso é fundamental que você estruture a sua loja de acordo com as estratégias de SEO, isso permite com que os usuários encontrem com maior tranquilidade seu site e sua página irá ficar nos primeiros resultados de busca.

Toda essa visibilidade é fundamental para fazer com que a sua empresa cresça no mercado, ainda mais quando diz respeito à internet, um ambiente tão concorrido e cheio de possibilidades.

Empresas que utilizam SEO

Muitas empresas atualmente utilizam o SEO para aumentar sua venda, principalmente em sites que possuem uma loja online, ou seja, um e-commerce. Algumas delas que conseguiram aumentar seus ganhos com essa prática foram:

  • Amazon;
  • River Pools and Spas;
  • KISSmetrics;
  • WPBeginner;
  • Brian Dean.

E o seu e-commerce pode fazer parte dessa lista, o que vai ajudar a sua empresa a crescer e ser mais conhecida no mercado em que você atua, mas tenha em mente que as estratégias de SEO, ainda que efetivas, podem demorar um pouco para mostrar resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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