Mad Men

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A série Mad Men é muito famosa e trouxe muitos ensinamentos com ela, mostrando algumas lições que são atemporais em relação ao marketing.

Através dele foi possível perceber as táticas para se vender desde um gesso acartonado até um pão em uma padaria, utilizando estratégias essenciais no mundo da divulgação.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre a série de televisão Mad Men e as suas aplicações na área do marketing.

O que é Mad Men?

Como já mencionado, Mad Men é uma série americana de televisão, que se passa na década de 1960 e apresenta a vida de publicitários que trabalham em uma agência em Nova York.

Embora a série seja uma ficção, ela retrata com precisão o mundo da publicidade na época e oferece uma série de valiosas lições de marketing que são atemporais, sendo relevantes até os dias de hoje.

Mad Men é uma série criada por Matthew Weiner e exibida pela rede de televisão AMC nos Estados Unidos entre os anos de 2007 e 2015. Através do dia a dia do publicitário de Nova York, pode-se perceber a cultura, a política e os costumes da época.

A série Mad Men recebeu aclamação da crítica e do público, ganhando vários prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática e o Emmy, também de Melhor Série Dramática.

A série é considerada uma das melhores da história da televisão americana e é elogiada por sua precisão histórica, direção de arte, roteiro e atuação.

Quais são as lições atemporais de Mad Men?

A série Mad Men ensina uma série de lições que podem ser aplicadas no mundo do marketing, uma vez que o seu protagonista é um publicitário.

Esses ensinamentos são atemporais, podendo ser utilizados não apenas na época em que a série é retratada, como também até os dias atuais.

Dessa forma, dentre as diversas lições atemporais de marketing que o trabalho audiovisual Mad Men passa, podem-se citar:

  • Pensar como os seus clientes;
  • Entender o seu público-alvo;
  • A criatividade é o que faz você se destacar;
  • Produzir conteúdos de qualidade;
  • Pesquisar, estudar e rever marketing;
  • Criar mensagens emocionais.

Essas são as principais lições que a série passa em seus episódios, podendo ser utilizadas facilmente por qualquer agência de marketing.

Além disso, elas também podem ser utilizadas em qualquer setor do mercado, uma vez que desde uma empresa de limpeza até uma loja de roupas precisam compreender estratégias de divulgação para atingirem o sucesso.

Pense como os seus clientes

O protagonista da série Mad Men, Don Draper, ensina uma lição muito importante, onde ele reconhece a necessidade de não apenas entender o cliente, como também de pensar como eles.

Com isso, quer dizer que você deve saber como entrar em suas cabeças e assim influenciar diretamente no seu poder de escolha, para assim efetuar a venda de seus serviços, produtos e soluções.

Por exemplo, se você vende o serviço de envidraçamento de sacadas, então você deve entender quais são os motivos para se adquirir esse produto e quais são os motivos para se negar a sua aquisição.

O seu público-alvo pode possuir interesse em adquirir o item que você está comercializando, entretanto, caso as suas objeções sejam muito fortes, existe ainda uma grande probabilidade de que, mesmo desejando o objeto, ele não compre o produto.

Isso acontece porque um consumidor pode obter várias objeções relacionadas a um produto em específico. Por exemplo, o seu potencial cliente pode não efetuar uma instalação de câmeras em sua residência por acreditar que não precisa.

Nesse caso, quando você disponibiliza descontos e promoções, ele logo se torna consumidor, eliminando assim o motivo para não adquirir o objeto no início.

Existem muitos tipos diferentes de objeções que os seus potenciais consumidores podem ter relacionadas ao seu produto ou serviço, como falta de confiabilidade, com dúvidas sobre a eficiência do produto, entre muitas outras.

Quando você compreende o seu cliente, existe uma maior possibilidade de conseguir identificar as suas possíveis objeções e assim as quebrar antes mesmo que elas aconteçam.

Entenda o seu público-alvo

Na série, os publicitários são retratados como profissionais que entendem profundamente as motivações e desejos dos seus clientes. Dessa forma, é fundamental criar mensagens eficazes e campanhas de marketing que realmente ressoem com os consumidores.

O protagonista de Mad Men sempre deixa bem claro em suas campanhas publicitárias que ouvir e entender quem é a sua persona é essencial.

Com isso, você consegue entregar não apenas o que o seu público-alvo pede, mas também o que ele precisa e realmente deseja.

Por exemplo, quando o seu consumidor compra um equipamento de alpinismo industrial, ele não está em busca do material em si, mas sim de uma maior segurança para conseguir voltar para a sua família são e salvo.

Como você pode perceber, a venda de um produto ou serviço vai muito além do que o objeto ou atividade em si, mas sim dos motivos que levam aquele cliente a desejar aquele item.

Além disso, a comunicação com cada público-alvo varia de acordo com a personalidade, perfil e características de cada segmento.

Assim, é muito importante alinhar a sua produção com a linguagem e tom do seu cliente e público-alvo, a fim de obter abordagens mais significativas e impactantes.

Por exemplo, um consumidor de equipamentos para construção civil possui uma linguagem mais técnica relacionada a esse tema e, com isso, a sua interação com ele deve se atentar a esse ponto.

Os seus textos, anúncios, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo precisam conseguir acompanhar e atingir a sua persona exatamente na dor ou problema que ela enfrenta e quer solucionar.

Essas dores podem ser desde alugar uma caçamba de entulho para ter menos estresse em uma reforma ou um chocolate para a namorada no dia dos namorados.

A criatividade faz você se destacar

Na área do marketing existe uma grande necessidade de inovação para conseguir se sobressair no mercado.

Esse é um assunto também muito recorrente na série Mad Men, onde a preocupação em estudar e pesquisar por algo novo para garantir destaque no setor de marketing é constante.

Dessa forma, pesquisar por referências externas, backgrounds e alguns toques de personalidade são o que faz toda a diferença no fim.

Produza conteúdos de qualidade

Outro ponto muito importante que é retratado na série é a produção de um conteúdo que seja relevante, onde o seu público-alvo precisa ter interesse no conteúdo que você está produzindo para ele, a fim de o impactar positivamente.

Com isso, desde um texto sobre como funciona uma pintura epóxi piso até maneiras diferentes de como escolher realizar uma reforma na sua casa podem ser assuntos interessantes, desde que ele seja um conteúdo bem relacionado com o seu segmento.

Pesquise, estude e reveja marketing

Logo no primeiro episódio da primeira temporada de Mad Men, Don Draper fica encarregado de criar uma campanha, onde ela acaba enfrentando alguns problemas em seu desenvolvimento.

Dessa forma, ele começa a pesquisar e a conversar com alguns consumidores do seu produto, onde ele consegue buscar algumas informações e, com isso, entender o que poderia fazer de diferente para assim proporcionar um destaque maior nesse produto.

Como você pode perceber, é muito importante a pesquisa e o estudo relacionado a um produto ou serviço a fim de compreender da melhor forma possível como divulgar e promover e assim aumentar consideravelmente a sua taxa de conversão.

Crie mensagens emocionais

Os publicitários da série entendiam o poder das emoções na hora de vender produtos, onde eles criavam campanhas publicitárias que apelavam diretamente às emoções dos consumidores, seja por meio de humor, nostalgia ou mesmo tristeza.

Essas são algumas das lições que são passadas durante o decorrer da série, onde elas ainda são muito relevantes hoje em dia e podem ajudar qualquer profissional de marketing a criar campanhas publicitárias eficazes e impactantes.

Exemplos de empresas

Existem várias empresas que tiveram sucesso ao aplicar as lições atemporais de marketing que foram apresentadas em Mad Men, onde dentre elas podem-se citar:

  • Apple;
  • Coca-Cola;
  • Nike;
  • Airbnb;
  • Dove.

Essas são algumas das empresas que obtiveram sucesso ao utilizarem as lições atemporais que foram passadas na série Mad Men, conquistando assim resultados significativos.

Como você pôde perceber, mesmo se passando no ano de 1960, existem algumas estratégias que são passadas que podem ser utilizadas até os dias de hoje, uma vez que o ser humano possui objeções, desejos e sonhos e sempre os terá.

Com isso, ao utilizar as estratégias indicadas, é possível obter um melhor resultado, fazendo com que o seu negócio cresça e ganhe cada vez mais clientes, conquistando a todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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