Google My Business

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Google My Business, ou Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita do Google que faz com que as empresas sejam encontradas mais facilmente pelos consumidores.

Dessa forma, a otimização do perfil na plataforma é fundamental para garantir bons resultados. Neste artigo falaremos como e porque empresas de delivery devem usar o Google My Business em sua estratégia.

Todos que possuem um negócio próprio precisam estar presentes na internet. É preciso ter um site e investir na publicação de conteúdos educativos em blog. Essa é a estratégia básica na qual se apoiam muitos empreendedores para que sejam encontrados pelo público.

Afinal de contas, a cada 10 pessoas, 8 usam o Google para buscar informações sobre empresas. 95% dos usuários usaram o Google em 2017 para comparar empresas antes de decidir com qual entrar em contato.

Nada mais lógico para uma empresa de leitor biométrico do que potencializar essa estratégia com a ajuda do Google My Business. Essa ferramenta do Google impulsiona as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e no Google Maps.

O que é o Google My Business?

Essa é uma plataforma do Google na qual empreendedores podem divulgar sua empresa de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.

Essa ferramenta propicia um diálogo direto entre clientes e empresas, oferecendo aos empreendedores a possibilidade de passar informações importantes ao usuário, tais como:

  • Endereço;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Notas sobre o serviço/produto;
  • Perguntas e respostas;
  • Eventos que acontecerão;
  • Entre outros.

O serviço começou em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +, ferramenta que foi desativada em 2019.

Ao aparecer nos resultados orgânicos e no Google Maps, uma empresa de cartão de proximidade consegue estar presente e atrair clientes.

Quais são os benefícios desta plataforma?

Como pode ver, o Google My Business pode ajudar muito na divulgação de negócios locais de forma orgânica. Mas neste ponto, temos que ressaltar algumas das vantagens e benefícios desse serviço. Listamos aqui as principais delas.

Maior confiabilidade

Organizações que verificam as informações do Google My Business contam com duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores, de acordo com informações da própria empresa.

Mais cliques

Quem posta fotos em suas contas, recebe 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais clique para entrar no site, se comparados com as empresas que não o fazem.

Facilidade de mensuração de resultados

Toda estratégia de marketing precisa ser mensurada, e nesta não é diferente. A ferramenta permite que os donos do negócio acessem informações como:

  • Como os clientes pesquisaram a empresa;
  • De onde eles são;
  • Quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa;
  • Quantos pedidos de rota foram feitos;
  • Quantos cliques o site teve.

Estamos apenas no meio de nossa lista de benefícios e certamente uma empresa de aluguel de parafusadeira percebe como pode se beneficiar com essa plataforma.

Ser encontrado pelos clientes quando eles estão procurando sua solução

O Google My Business traz a oportunidade de sua empresa se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada da jornada de compra.

Quem procura por “escola de música em São Paulo”, provavelmente tem a intenção de se matricular em uma escola de música localizada em São Paulo.

Se você fosse dono de uma escola de música nessa localidade e se cadastrasse na plataforma, seriam grandes as chances de aparecer para esse potencial cliente, receber um contato, uma visita e talvez fechar um negócio.

Aumentar o alcance de uma empresa

Quando sua empresa aparece na primeira página do Google e no Google Maps, ela está expandindo sua presença digital. Dessa forma, é possível atrair mais clientes tanto a nível local quanto atingir outras regiões e estados, como uma empresa de KIT porta pronta.

Gerar mais interações com o público

Uma vez que uma das funcionalidades do Google My Business é permitir os comentários dos consumidores sobre seu negócio, é normal que exista uma aproximação também pelo lado social.

Assim, seu público pode participar com notas de avaliações de sua empresa, avaliando produto, serviço, atendimento, além de ideias e opiniões críticas e dúvidas.

Da parte da sua empresa, é fundamental participar, respondendo os comentários, postando novidades em sua página e inserindo fotos do seu negócio para atrair mais engajamento e interesse em suas ofertas.

O que são empresas de alimentos “apenas delivery”?

Dark kitchen, que pode ser traduzido como “cozinha secreta” ou “cozinha escura”, é um modelo que teve grande adesão dos empreendedores do ramo alimentício, principalmente depois da pandemia.

Ainda que existam modelos de negócios similares, as dark kitchens se popularizaram quando, no primeiro semestre de 2020, todos os bares e restaurantes tiveram que funcionar somente como delivery.

Certamente sua empresa de porta de enrolar se lembra bem desse período de isolamento da pandemia. Segundo uma pesquisa realizada pelo Mobilis, nesse período, os gastos com pedidos de comida em aplicativos cresceram 103% em relação aos anos anteriores.

Surgia aí uma oportunidade de vender comida sem precisar de um espaço para atender os clientes. No modelo da dark kitchen, a pessoa que quer montar um negócio no ramo alimentício, aluga ou compra um local para ter sua cozinha, embora não atenda o público no local.

Nesse caso são realizadas apenas entregas e ocasionalmente, a retirada de pedidos no local do negócio.

Alimentos virtuais

O crescente consumo de alimentos por meio de delivery abriu margem para a criação de empresas de alimentos virtuais, que de virtuais têm apenas o nome.

A MrBeast Burgers é uma das marcas americanas mais populares neste segmento, marca criada pelo filantropo e youtuber Jimmy Donaldson.

Essa marca não conta com restaurantes próprios, mas o criador da marca tem parceria com diversos restaurantes que fazem a distribuição do hambúrguer.

O pedido só pode ser feito pelo aplicativo da marca ou pelo principais aplicativos de comida delivery.

Como sua empresa de chapa de ACM já deve ter entendido, diversas dark kitchens americanas podem vender o produto, pois a marca não possui um local de atendimento ao público.

Diretrizes para marcas de alimentos virtuais

Visando oferecer uma melhor experiência para o usuário, o Google determinou algumas diretrizes que incluem esse novo modelo de negócio. Ainda não existem condições para as empresas de alimentos virtuais, mas para as dark kitchens existem alguns critérios.

Para marcas que oferecem a retirada no local, elas devem estar localizadas no mesmo local e ter uma sinalização separada permanentemente.

Essas marcas devem exibir seu endereço apenas se propiciarem a retirada do local para todos os clientes.

Marcas somente para entrega de cozinhas compartilhadas devem ocultar seu endereço e adicionar as áreas de serviço a marca específica para evitar confundir seus clientes.

Da mesma forma como MrBeast vende seus hambúrgueres em várias dark kitchens, essas cozinhas podem vender produtos de várias outras marcas de alimentos virtuais, e até marcas próprias.

É importante que marcas como uma empresa de misturador de tinta, que oferece a retirada do produto no local, tenham uma sinalização para que o endereço seja exibido.

Marcas de comida apenas delivery são permitidas se tiverem embalagens de marca distintas e um site próprio. Diversas marcas virtuais operando em um lugar são permitidas, mas devem se sujeitar a etapas de verificação adicionais.

Marcas somente delivery devem adicionar suas áreas de serviço e ocultar o endereço em seu perfil comercial para evitar confundir seus clientes.

No caso de parcerias entre uma marca de alimento virtual e uma dark kitchen responsável pela distribuição, a cozinha pode gerenciar o perfil da marca de alimentos mediante autorização.

As dark kitchens podem ter seu próprio perfil de negócios, de forma que o responsável pela instalação deve reivindicar e verificar esse perfil.

Quais os impactos dessas atualizações?

Dessa forma, as marcas desta categoria poderão aparecer para os resultados de pesquisa local e no Google Maps, mesmo que o endereço da organização não seja habilitado para retirada.

Os gastos com pedidos de comida por meio de aplicativos cresceram 103% em relação aos anos anteriores, conforme a pesquisa da Mobilis. Isso significa uma oportunidade de vender comida sem precisar de um espaço para atender os clientes.

Assim as empresas poderão levar suas marcas ao conhecimento de mais pessoas por meio do tráfego orgânico, aproveitando as estratégias de SEO para rankear melhor no Google.

Sua empresa de abertura de MEI receita federal deve saber que por enquanto, a função para marcas de alimentos virtuais não está disponível no Brasil, sendo permitidos para as dark kitchens terem perfis na categoria de “empresa que atende no local do cliente”.

Até agora, as empresas podem somente habilitar a função “Fazer pedido” em seus perfis do Google My Business.

Considerações finais

O Google My Business é uma ferramenta essencial na jornada das empresas, garantindo que elas se destaquem nas buscas locais alcançando o público. Se você ainda não tem uma conta na ferramenta, crie uma agora mesmo. Se você já usa, deixe seu perfil sempre otimizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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