Entenda a importância da capacitação para funcionários da gestão pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Entenda a importância da capacitação para funcionários da gestão pública

Capacitar colaboradores de uma empresa, independentemente do ramo de atuação ao qual ela pertence, é uma atividade essencial e cada vez mais procurada nos dias de hoje. Isso porque, preparar funcionários e colaboradores para o desenvolvimento eficiente de suas atividades é uma grande maneira de promover um crescimento da organização e da competitividade de uma empresa dentro do mercado. 

E isso não é diferente dentro do setor público. A gestão pública precisa estar sempre buscando por maior eficiência através da qualificação dos servidores, permitindo que estes otimizem ao máximo os seus trabalhos.

Nesse sentido, o artigo a seguir irá explorar o conceito de gestão pública, demonstrando os motivos pelos quais é importante capacitar funcionários dentro dos setores públicos.

 

Qual o objetivo da gestão pública?

A gestão pública é uma área do conhecimento administrativo cuja tarefa principal é utilizar recursos públicos de um país para beneficiar a sociedade em geral, procurando atuar sempre de maneira mais eficiente. Contudo, o setor público é visto nos dias atuais como uma parcela bastante burocrática e extremamente lenta do mercado. 

Por outro lado, a capacitação dos profissionais da área pública vem mostrando que essa imagem está ficando para trás, visto que as companhias públicas estão se mostrando prontamente comprometidas a oferecer serviços de qualidade e que beneficiem, de fato, a população. 

Essa realidade está presente em grande parte dos municípios e estados de hoje, os quais vem criando escritórios para o desenvolvimento de inovações que favorecem o próprio desenvolvimento do serviço público. 

Assim, por exemplo, a prefeitura de uma cidade pode qualificar seus funcionários para que estes desenvolvam novas formas de realizar uma gestão de resíduos na construção civil de maneira mais barata.

 

Por que capacitar funcionários públicos é importante?

A gestão pública, talvez mais do que as empresas privadas, possui o dever essencial de promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram dentro de um país. Por essa razão, capacitar colaboradores para que eles desempenhem um trabalho ainda melhor é uma forma de fazer os tributos pagos pelo contribuinte valerem a pena. 

A capacitação é vista como um processo em que as qualidades de um funcionário são ainda mais desenvolvidas para que ele consiga aprender novas maneiras e técnicas de desempenhar o seu trabalho. 

A importância de capacitar funcionários é tão grande que essa ação está presente tanto no setor público quanto no privado, indo desde empresas pequenas como uma transportadora de mudanças, por exemplo, até firmas de construção. Assim, o artigo irá abordar sobre outros aspectos que dão importância à qualificação de funcionários.

 

1) As empresas se adequam às necessidades do mercado

Nos dias de hoje, as organizações públicas estão se tornando cada vez mais comprometidas em prestar serviços melhores e mais eficientes. Seguindo essa lógica, existe uma série de instituições públicas as quais investem na capacitação de profissionais de TI para que maiores resultados sejam obtidos, como acontece, por exemplo, quando órgãos públicos que supervisionam a gestão ambiental em obras de construção civil criam sistemas de fiscalização para a simplificação e automatização de serviços.

Dessa maneira, a procura por profissionais qualificados e pela qualificação de servidores já existentes está crescendo, tendo em vista que o conhecimento adequado obtido para determinadas atividades do setor é capaz de atravessar as barreiras burocráticas do setor públicos, deslanchando o trabalho. 

Portanto, quanto mais qualificado é um profissional, maior é o diferencial provocado em uma empresa. Essa é uma etapa importante para que colaboradores possam almejar cargos maiores e mais importantes.

 

2) A gestão se torna mais eficiente

Um funcionário público qualificado corretamente pode fornecer resultados bastante relevantes para as empresas. Com isso, alguém que possui uma pós-graduação na área de engenharia, por exemplo, tem grandes chances de efetuar um trabalho de terraplanagem terreno mais hábil. 

Além disso, este profissional torna-se capaz de:

  • Entender o cenário político, econômico e legal de seu trabalho;
  • Usar ferramentas de gestão para atender necessidades da sociedade;
  • Desenvolver pesquisas tecnocientíficas;
  • Aplicar projetos inovadores;
  • Melhorar a gestão empresarial;
  • Formular políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento de certas regiões;
  • Utilizar práticas inovadoras de gestão;
  • Encontrar oportunidades de crescimento usando os recursos da empresa;
  • Difundir princípios da administração pública.

 

Dessa forma, os profissionais que passam por capacitação são capazes de, não só compreender os conceitos básicos da gestão pública, mas também de analisar panoramas e situações de mercado completamente. Também se torna possível a realização de negociações de modo mais eficiente.

A qualificação de funcionários promove uma melhoria geral dentro do setor público, beneficiando diferentes setores empresariais.

 

3) Equipamentos são melhor utilizados

Dependendo do setor de atuação de uma empresa, é essencial que a qualificação dos funcionários seja feita de modo a treiná-los para a utilização de cada ferramenta de trabalho necessário. 

Assim, é possível que os colaboradores da própria empresa sejam capazes de realizar a troca de equipamentos, as manutenções rotineiras e, acima de tudo, a prevenção de acidentes dentro do local de trabalho. 

Além disso, as empresas evitam gastos com a contratação de outras firmas especializadas, como ocorre, por exemplo, quando é necessário contratar uma assistência técnica de ar condicionado para reparar os equipamentos internos de uma empresa pública.

Com isso, uma série de vantagens podem ser atingidas, como: 

  • O oferecimento de maior segurança para os trabalhadores de uma empresa ao realizarem o seu trabalho; 
  • A garantia de redução de custos por conta do reparo de aparelhos ao invés da troca; 
  • A possibilidade de manter o funcionamento de processos devido às manutenções de equipamentos.

 

4) Resultados são otimizados

O aperfeiçoamento da gestão pública através da qualificação de funcionários promove grandes vantagens para a sociedade desde a infraestrutura e a área da saúde até a questão do transporte público. 

Além disso, esse tipo de aprimoramento gera uma visão positiva da população acerca dos órgãos públicos, criando um melhor índice de aprovação deles perante a sociedade. Assim, a burocracia de processos comuns nesse tipo de setor, como na emissão de um laudo para transferência de veiculo, por exemplo, pode ser reduzida. 

Tudo isso decorre do fato de que a qualificação de profissionais, agora mais preparados e treinados, faz com que serviços sejam feitos de modo mais assertivo.

 

5) A satisfação pessoal dos trabalhadores aumenta

A prática de realizar treinamentos é uma das primeiras ferramentas necessárias para motivar uma equipe dentro das empresas. A justificativa desse tipo de ação está no fato de que colabores são mais motivados pelo crescimento profissional, além de que a qualificação deles tende a oferecer a sensação de valorização.

Portanto, os funcionários que trabalham na limpeza de ar condicionado de janela de uma empresa, por exemplo, podem se tornar mais engajados no trabalho que realizam, pois pretendem oferecer uma retribuição ao investimento técnico feito pelos gestores. 

Além disso, os colaboradores passam a compreender melhor como o trabalho de cada um dos seus colegas atua para que um negócio obtenha o sucesso.

 

Investindo na qualificação

Mas como investir na qualificação de profissionais? Isso deve começar, principalmente, de uma coordenação entre as ações dos gestores e dos funcionários. Por essa razão, é importante listar, avaliar e registrar as necessidades que são importantes para os trabalhos dos colaboradores. 

Isso pode ser feito por meio da elaboração de um questionário o qual possibilita que os funcionários descrevam o tipo de qualificação que acreditam ser eficaz para a sua função.

Além disso, deve-se ter em mente o modo como essa capacitação vai ocorrer: dentro da própria empresa, através de treinamentos prestados por outros colaboradores, ou por meio de outros cursos oferecidos pelo mercado. 

Na segunda opção, é necessário verificar a melhor opção de cursos existentes, levando em consideração os custos, a qualidade e outras questões. Já no caso de treinamentos internos, pode-se realizar uma programação, definindo datas e horários de quando irá ocorrer a capacitação dos funcionários.

A vantagem principal dos treinamentos internos se dá pelo fato de que uma empresa que presta serviços de locação de caminhão basculante toco, por exemplo, consegue reduzir custos ao invés de arcar com cursos caros.

Tendo em vista as informações apresentadas acima, verifica-se que a qualificação de funcionário não deve ser enxergada pelas empresas como um gasto, mas sim como um investimento a ser feito. Isso permite que a administração pública seja capaz de prestar um serviço para a sociedade mais adequadamente, atingindo os interesses da coletividade. 

Funcionários capacitados são mais propensos a enfrentar os desafios e as possibilidades existentes dentro da vida profissional. Crescer individual e profissionalmente provoca uma conscientização dos colaboradores, os quais podem gerar retornos ainda maiores ao dinheiro do contribuinte.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo digital.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Agência

Somos uma agência comprometidos com resultados para sua empresa ou negócio no mercado digital.

Oferecemos vários serviços comerciais para ajudar nossos clientes a lidar com diferentes problemas e impulsionar seus negócios. Trabalhamos com Google ADS, design, marketing digital, gerenciamento de redes sociais, SEO, soluções personalizadas.

Todos os direitos reservados CesarWeb Soluções Digitais

1
Olá podemos te ajudar? Basta clicar no BOTÃO VERDE abaixo que falaremos com você ! Até logo.
Powered by