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Entenda sobre a importância do e-mail marketing na sua empresa

O e-mail marketing é o uso do e-mail em campanhas de marketing digital, visando criar e manter o relacionamento com clientes, além de impulsionar resultados de vendas e fidelização dos consumidores.

Ao contrário do spam, o e-mail marketing tem o objetivo de chegar nas pessoas que estão de fato interessadas nas informações, serviços ou produtos oferecidos pelas empresas.

Outra característica essencial do e-mail marketing é o oferecimento da possibilidade de cancelar o recebimento dos e-mails. Isso demonstra respeito pelo público, que têm livre arbítrio para cancelar a assinatura quando quiser. Além disso, o procedimento de cancelamento pode ser atrelado à pesquisas de opinião, que possibilitam feedbacks sobre a condução das campanhas de e-mail marketing.

A segmentação de contatos e automação das campanhas por e-mail possibilitam muitas melhorias na aplicação dessas estratégias.

Aos empreendedores de diversos segmentos, interessados nas vantagens do E-mail Marketing, cabe a compreensão de que não se trata de uma tendência, mas sim de um conjunto de estratégias para o uso de uma ferramenta consolidada.

Por que usar o e-mail marketing?

Ele é uma forma de se relacionar com potenciais clientes, cujos investimentos são relativamente baixos, comparados com anúncios patrocinados em sites ou redes sociais.

No e-mail marketing a peça ocupa grande parte da tela do dispositivo quando o usuário a abre, o que garante toda a atenção do lead ou prospect. A mensagem se adapta totalmente ao tablet, smartphone, notebook e desktop.

É importante que entre os pop-ups, formulários e propagandas, os usuários encontrem um conteúdo de qualidade, que geralmente é o que faz com que as pessoas demonstrem interesse pela assinatura para recebimento de algumas peças.

As plataformas atuais permitem experiências visuais interativas e informativas por meio da mistura de cores, imagens, textos e links, de acordo com os objetivos do e-mail. Isso exige uma produção dedicada ao planejamento de conteúdo e design.

Entretanto, o uso de ferramentas de automação de e-mail marketing possibilita a realização de relatórios para guiar nas estratégias, apontando a necessidade de mudanças na abordagem, se necessário. A maioria das ferramentas incluem, até mesmo, relatórios de entrega, visualização e clique.

Portanto, pode-se dizer que o e-mail marketing tem um potencial crescente como mídia, sendo uma importante aposta para criar e cuidar do relacionamento com os clientes.

Qual é o papel do e-mail marketing?

Ele estabelece um canal de comunicação com o público-alvo que tem um tom pessoal, como uma conversa, dependendo das características especiais de cada audiência e objetivos da empresa. 

Em uma estratégia de Marketing Digital, o ele pode contribuir para:

Engajar os leads

Quando uma pessoa opta pelo recebimento de e-mails de uma oficina mecanica completa, por exemplo, ela costuma esperar um contato e o empreendimento deve possibilitar um relacionamento constante. 

As estratégias podem ser utilizadas para fazer com que os leads sempre se lembrem da oficina, aumentando a autoridade e confiabilidade da empresa e, consequentemente, as chances de os contatos virarem clientes.

Promover conteúdos

No caso de empresas que apostaram em blogs, o e-mail marketing pode ajudar na promoção das postagens. Diversos formatos de e-mails podem ser utilizados para divulgar atualizações, posts novos ou séries especiais, contribuindo para aumentar a autoridade e a visualização do canal de comunicação.

Uma clinica veterinaria, para exemplificar, pode divulgar informações importantes para os tutores de cães, gatos, passarinhos e outros animais de estimação, promovendo as postagens de um site ou blog pelo e-mail marketing.

Nutrir e educar os leads

A nutrição de leads é uma estratégia do Inbound Marketing que possibilita a evolução de assinantes em leads, e leads em clientes. Para isso, as estratégias de e-mail marketing devem estar voltadas para a educação dos contatos sobre os aspectos que envolvem o empreendimento e o mercado em que ele se insere. 

Uma empresa voltada para serviços de manutenção predial, por exemplo, pode sugerir a importância da pintura de fachada predial, entre outros serviços, incentivando que os contatos sigam no processo de compra.

Ao compartilhar um conteúdo importante sobre o assunto, a empresa estreita laços com o público-alvo do negócio. Pode ainda utilizar mensagens personalizadas para cada contato, dependendo das ações realizadas no site ou no próprio e-mail, principalmente por meio da automação de e-mail marketing.

Vender

Todo mundo já recebeu anúncios de ofertas por e-mail e essa estratégia é bastante utilizada por empresas que vendem produtos ou serviços diretamente aos consumidores, porque possibilita o aumento das vendas de uma forma simples.

Também possibilita o estímulo à compra ou outras transações com apenas um clique. Como os bancos estão online, por meio de aplicativos, o pagamento também é facilitado, o que ajuda a favorecer as compras por impulso. 

Por isso o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para a promoção de produtos ou serviços, como buffet para festa, por exemplo, especialmente na ocorrência de ofertas especiais.

Relacionamento com os clientes

Mesmo depois de concluir uma compra, é importante que as empresas mantenham o contato com os consumidores. Isso contribui para aumentar as chances de fidelização e proteger o relacionamento.

O canal estabelecido pelo e-mail marketing pode servir para o envio de conteúdos relevantes relacionados aos produtos, além de novas promoções.

Uma funilaria express, por exemplo, pode utilizar o serviço para divulgar postagens no blog sobre como cuidar melhor da lataria do carro após reparos. Desta forma, mantém a autoridade sobre o assunto e o relacionamento ativo, aumentando a probabilidade de fidelização.

Quais os tipos de e-mail que a estratégia precisa ter?

Compreender os tipos de mensagens que vão compor a estratégia de e-mail marketing é fundamental para o sucesso da sua aplicação. 

Para que a ferramenta alcance as funções destacadas no tópico anterior, os principais tipos de e-mail marketing são:

  • Anúncios promovendo a atualização e novos posts no blog;
  • Newsletter mensais ou semanais, com destaques do blog e notícias;
  • Convites para eventos, presenciais ou online, como palestras;
  • E-mail para nutrição de leads pelo funil de vendas.

A importância de uma lista própria de contatos para e-mail marketing

Não é recomendável a compra de contatos contatos de e-mail, que pode manchar a reputação do domínio e tornar a campanha de e-mail marketing inviável.

É preciso se conscientizar de que causa estranhamento para o usuário o recebimento em sua caixa de entrada uma mensagem de uma empresa de reboque de moto, por exemplo, de repente, sem autorização prévia ou contato anterior com o empreendimento. 

Se o usuário visualizar a mensagem, são grandes a chances de ele nem abrir, e ela ainda pode ser encaminhada diretamente para a caixa de spam, o que é ainda mais negativo para a estratégia de e-mail marketing.

Também é fundamental que se tenha em mente que as listas precisam de renovação para não haver queda na taxa de entregabilidade. Geralmente os profissionais consideram que 4 anos é o período máximo para utilizar uma lista, que deve ter os contatos compensados com estratégias específicas para isso.

Uma confecção de abadá feminino, por exemplo, deve estar com sua lista de contatos em constante crescimento, com dados de novos clientes e captação de e-mails online, garantindo a renovação das listas de e-mail.

Ferramentas para a automação de e-mail marketing

Os empreendedores ou gestores podem ter algumas dúvidas no início da aplicação de estratégias de Marketing Digital. As principais estão relacionadas ao envio de e-mails em grandes quantidades ou gerenciamento correto de uma lista extensa de contatos. 

É nesse momento que entram em cena os softwares para e-mail marketing, que possibilitam:

  • Segmentação dos contatos, aumentando o controle do público;
  • Criação de layouts eficientes, auxiliando na criação de templates replicáveis;
  • Automatização do disparo das campanhas, com produtividade e eficiência;
  • Acompanhamento da quantidade de aberturas e cliques obtidos pelas campanhas.

A escolha da ferramenta ideal depende do objetivo da empresa. Por isso, é preciso levar em conta as funcionalidades necessárias para atingir o objetivo da estratégia de e-mail marketing.

Uma escola de dança, por exemplo, pode utilizar as estratégias visando divulgar uma aula de dança de salão, repassar informações relevantes, incentivar aulas experimentais e inscrições, entre outros resultados possíveis no segmento.

O principal conselho no planejamento de qualquer estratégia de Marketing Digital é contar com profissionais qualificados e especializados para as técnicas e medições dos resultados. No fim, é possível obter uma estratégia eficiente, adequada ao negócio e garantindo um ótimo retorno sobre o investimento em Marketing Digital.

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