Conheça as principais estratégias de e-mail marketing
Pode ser considerado e-mail marketing toda estratégia de comunicação executada entre uma empresa e seus clientes ou contatos.
Uma campanha desenvolvida nesse formato pode ser feita em texto, HTML, contendo produtos, promoções, conteúdos informativos e muitas outras possibilidades.
Geralmente, o uso de e-mail marketing é feito com auxílio de ferramentas para disparo de e-mails.
Essas ferramentas podem ser gratuitas ou pagas, e mesmo sendo pagas não configuram um grande gasto para a marca.
Por um bom tempo, o uso do e-mail marketing foi ignorado pelas empresas, pois era considerado um tipo de comunicação insistente e intrusiva.
No entanto, o marketing digital evoluiu muito, e tem como base um estudo maior do perfil do consumidor e suas reais necessidades, o que beneficiou, também, o uso do e-mail marketing.
Dessa maneira, esses e-mails se tornaram parte fundamental das estratégias de marketing de uma organização, para que esta consiga se estabelecer no mercado e conquistar seus clientes, além de fidelizá-los.
Só que, antes de usar essa estratégia, é importante saber bem o que ela é, a sua importância e de que maneira ela deve ser empregada. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira.
O que é e-mail marketing?
No mundo todo, praticamente todos os usuários da internet possuem, ao menos, uma conta de e-mail. Sendo assim, o público-alvo de uma empresa sempre estará entre essas pessoas.
Desde os anos 1990 o uso do e-mail marketing vem se intensificando e já passou por muitas transformações. Além disso, trouxe para as marcas uma nova possibilidade de comunicação com seus clientes.
Já nos anos 2000 ocorreu a primeira mudança no patamar de uso do e-mail marketing, pois as empresas começaram a entender que o envio deve ser feito de maneira consciente.
Desde então, é importante saber usar essa estratégia para não desagradar o consumidor e ser classificado como spam.
Atualmente, com o uso contínuo dos smartphones, a maneira de usar o e-mail marketing mudou consideravelmente.
Isso ressaltou a importância de entender a necessidade de cada usuário, antes de enviar o e-mail. Isso mudou o que antes era considerado apenas como uma forma de comunicação em massa.
As ferramentas de automação em marketing transformaram esse e-mail por meio de segmentações avançadas.
Tais segmentações permitem às empresas, como aquelas dedicadas à ergonomia de correção, a análise das mensagens enviadas.
Isso mudou a abordagem do e-mail marketing, tornando-o uma das principais estratégias de comunicação entre empresas, clientes e contatos.
Sendo uma das principais estratégias de comunicação, é necessário entender sua importância.
Importância do e-mail marketing
Depois que surgiram as redes sociais, muito se acreditou que o e-mail marketing deixaria de existir, mas não foi o que aconteceu.
Tal fato é justificável, porque as pessoas dependem de um endereço de e-mail para realizar diversas ações na internet, inclusive para ter um perfil em alguma rede social.
Com certeza, o uso das redes sociais é muito importante para as empresas, como uma fabricante de chuveiro elétrico 110V.
No entanto, elas não garantem a mesma transmissão de mensagens, e são menos formais do que o e-mail.
Além disso, os usuários não se sentem na obrigação de ver todas as publicações nas redes sociais, ao contrário do e-mail que parece ser algo mais pessoal.
Os e-mails são olhados de maneira mais cuidadosa e todos os dias. Além disso, aquele usuário que assinou a newsletter de uma marca sabe que o conteúdo enviado é do interesse dele, e não está lá sem ter sido solicitado.
Além disso, se uma empresa enviou 100 e-mails, ela sabe que aquelas 100 e-mails serão recebidos, diferentemente de uma publicação nas redes sociais.
Mesmo que a página de uma empresa tenha 50 mil seguidores, dificilmente todos verão a publicação. Sendo assim, o e-mail marketing se configura como a maneira mais eficaz de comunicação com o público-alvo qualificado.
Tendo essa importância bem clara, é necessário conhecer os principais tipos de e-mail marketing.
Principais tipos de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais estratégias em comunicação dentro do marketing digital.
Por meio dele, uma fabricante de grampeador tapeceiro consegue enviar promoções, cartões, newsletter e muitos outros conteúdos aos seus clientes e contatos.
No entanto, cada formato de e-mail marketing deve ser usado para uma ocasião específica, não devendo ser enviado de qualquer forma. E dentre os principais tipos estão:
Newsletter
A newsletter é uma excelente maneira de nutrir leads e estabelecer um relacionamento com os clientes de maneira mais leve e com um alto grau de proximidade.
Ela abrange um número maior de interessados, abordando diversos assuntos. Além disso, pode ser enviada de acordo com o posicionamento do lead no funil de vendas, promovendo produtos e trazendo dicas.
Para empresas, como fabricantes de gesso lento, que possuem blogs sempre atualizados, a newsletter é uma excelente maneira de divulgar esses conteúdos.
E-mail promocional
Um e-mail promocional não tem como intuito apenas divulgar promoções e produtos. Eles também promovem uma oferta, como um conteúdo gratuito, por exemplo.
Ele pode trabalhar a promoção de produtos físicos, materiais e serviços digitais, e também produtos digitais gratuitos, como e-books, ferramentas, etc.
Esse tipo de e-mail possui como foco principal a conversão, além de ter uma enorme capacidade em levar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento mais oportuno.
Para ter sucesso com o envio de e-mails promocionais, uma empresa de revestimento de poliuretano deve pensar na segmentação.
Isso quer dizer, enviar e-mail para um público-alvo específico – que realmente tenha interesse no que é ofertado.
E-mail para clientes inativos
Este é um dos usos mais comuns de e-mails marketing, mas a regra número um para fazer uso dessa estratégia é realizar uma oferta interessante ao destinatário.
Também é importante destacar a relevância do assunto, além de:
- Perguntar o que ele gostaria de receber;
- Fazer anúncios segmentados;
- Evitar e-mails de grupos;
- Confirmar a adesão do lead;
- Higienizar a lista de e-mails.
Conhecendo os principais tipos de e-mail marketing que uma empresa, como fabricantes de tela de proteção para gatos podem enviar, fica mais fácil saber como colocar essa estratégia em prática.
Como usar o e-mail marketing?
Ao planejar o uso do e-mail marketing, é importante ter em mente alguns pontos importantes. Por isso listamos os mais necessários:
1 – Planejamento de público
Isso envolve o quanto a marca conhece seu público, para, então, possuir as ferramentas necessárias e a estrutura correta para executar a estratégia.
Para conhecê-lo, é importante responder a algumas perguntas, como:
- Quem é meu público?
- Que ações pretendo realizar?
- Qual a linguagem da minha empresa?
- Qual a meta de sucesso dos e-mails?
2 – Crie um template
Para isso, é importante ter uma comunicação escrita uníssona, ou seja, a mesma comunicação em diferentes e-mails.
Além disso, é extremamente importante estabelecer uma comunicação visual, para que, ao abrirem o e-mail, os contatos já reconheçam a empresa.
3 – Planejamento de frequência
É importante que qualquer empresa, como uma fabricante de adesivo para decorar parede, saiba estabelecer um calendário de envio de e-mails.
Essa frequência organizada otimiza o relacionamento com o público. Além disso, permite um ponto de equilíbrio para o disparo dos e-mails.
Quando a empresa envia e-mails demais, ela satura as caixas de entrada de seus contatos e faz com que eles se cansem mais facilmente.
Também, do contrário, ao enviar poucos e-mails, os contatos se esquecem dos conteúdos enviados. Por isso é importante sempre otimizar a frequência de envio.
4 – Segmentação
Por fim, é importante que a empresa, como uma gráfica para impressão de tags, analise o seu público e o divida em nichos.
Essa segmentação permite o disparo de e-mail corretos, para as pessoas corretas e no melhor momento.
Alguns exemplos de segmentações mais utilizados são:
- Personas;
- Cargos gerenciais;
- Profissionais de vendas;
- Pessoas que já demonstraram interesse;
- Clientes;
- Não clientes.
Além disso, é importante saber que o e-mail marketing é composto de remetente, e que a empresa pode dar a opção de o cliente responder ou não.
O marketing digital traz consigo diversas possibilidades de comunicação entre as empresas e seus clientes e potenciais clientes. Todas essas possibilidades são importantes e devem ser bem utilizadas.
No caso do e-mail marketing, é possível estabelecer uma comunicação mais exclusiva com o lead, sem a interferência externa, como acontece nas redes sociais, por exemplo.
Além disso, é possível conhecer melhor a preferência do público-alvo, com base nos conteúdos que eles gostam de receber.
Isso faz do e-mail marketing mais do que um canal de comunicação, mas também uma maneira inteligente de conhecer a fundo o público ideal de uma marca, ao mesmo tempo em que estabelece uma relação de confiança e muita comunicação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.