Conheça as principais estratégias de e-mail marketing

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conheça as principais estratégias de e-mail marketing

Pode ser considerado e-mail marketing toda estratégia de comunicação executada entre uma empresa e seus clientes ou contatos.

Uma campanha desenvolvida nesse formato pode ser feita em texto, HTML, contendo produtos, promoções, conteúdos informativos e muitas outras possibilidades.

Geralmente, o uso de e-mail marketing é feito com auxílio de ferramentas para disparo de e-mails. 

Essas ferramentas podem ser gratuitas ou pagas, e mesmo sendo pagas não configuram um grande gasto para a marca.

Por um bom tempo, o uso do e-mail marketing foi ignorado pelas empresas, pois era considerado um tipo de comunicação insistente e intrusiva.

No entanto, o marketing digital evoluiu muito, e tem como base um estudo maior do perfil do consumidor e suas reais necessidades, o que beneficiou, também, o uso do e-mail marketing.

Dessa maneira, esses e-mails se tornaram parte fundamental das estratégias de marketing de uma organização, para que esta consiga se estabelecer no mercado e conquistar seus clientes, além de fidelizá-los.

Só que, antes de usar essa estratégia, é importante saber bem o que ela é, a sua importância e de que maneira ela deve ser empregada. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira.

O que é e-mail marketing?

No mundo todo, praticamente todos os usuários da internet possuem, ao menos, uma conta de e-mail. Sendo assim, o público-alvo de uma empresa sempre estará entre essas pessoas.

Desde os anos 1990 o uso do e-mail marketing vem se intensificando e já passou por muitas transformações. Além disso, trouxe para as marcas uma nova possibilidade de comunicação com seus clientes.

Já nos anos 2000 ocorreu a primeira mudança no patamar de uso do e-mail marketing, pois as empresas começaram a entender que o envio deve ser feito de maneira consciente.

Desde então, é importante saber usar essa estratégia para não desagradar o consumidor e ser classificado como spam.

Atualmente, com o uso contínuo dos smartphones, a maneira de usar o e-mail marketing mudou consideravelmente.

Isso ressaltou a importância de entender a necessidade de cada usuário, antes de enviar o e-mail. Isso mudou o que antes era considerado apenas como uma forma de comunicação em massa.

As ferramentas de automação em marketing transformaram esse e-mail por meio de segmentações avançadas. 

Tais segmentações permitem às empresas, como aquelas dedicadas à ergonomia de correção, a análise das mensagens enviadas.

Isso mudou a abordagem do e-mail marketing, tornando-o uma das principais estratégias de comunicação entre empresas, clientes e contatos. 

Sendo uma das principais estratégias de comunicação, é necessário entender sua importância.

Importância do e-mail marketing

Depois que surgiram as redes sociais, muito se acreditou que o e-mail marketing deixaria de existir, mas não foi o que aconteceu.

Tal fato é justificável, porque as pessoas dependem de um endereço de e-mail para realizar diversas ações na internet, inclusive para ter um perfil em alguma rede social.

Com certeza, o uso das redes sociais é muito importante para as empresas, como uma fabricante de chuveiro elétrico 110V

No entanto, elas não garantem a mesma transmissão de mensagens, e são menos formais do que o e-mail.

Além disso, os usuários não se sentem na obrigação de ver todas as publicações nas redes sociais, ao contrário do e-mail que parece ser algo mais pessoal.

Os e-mails são olhados de maneira mais cuidadosa e todos os dias. Além disso, aquele usuário que assinou a newsletter de uma marca sabe que o conteúdo enviado é do interesse dele, e não está lá sem ter sido solicitado.

Além disso, se uma empresa enviou 100 e-mails, ela sabe que aquelas 100 e-mails serão recebidos, diferentemente de uma publicação nas redes sociais.

Mesmo que a página de uma empresa tenha 50 mil seguidores, dificilmente todos verão a publicação. Sendo assim, o e-mail marketing se configura como a maneira mais eficaz de comunicação com o público-alvo qualificado.

Tendo essa importância bem clara, é necessário conhecer os principais tipos de e-mail marketing.

Principais tipos de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias em comunicação dentro do marketing digital. 

Por meio dele, uma fabricante de grampeador tapeceiro consegue enviar promoções, cartões, newsletter e muitos outros conteúdos aos seus clientes e contatos.

No entanto, cada formato de e-mail marketing deve ser usado para uma ocasião específica, não devendo ser enviado de qualquer forma. E dentre os principais tipos estão:

Newsletter

A newsletter é uma excelente maneira de nutrir leads e estabelecer um relacionamento com os clientes de maneira mais leve e com um alto grau de proximidade.

Ela abrange um número maior de interessados, abordando diversos assuntos. Além disso, pode ser enviada de acordo com o posicionamento do lead no funil de vendas, promovendo produtos e trazendo dicas.

Para empresas, como fabricantes de gesso lento, que possuem blogs sempre atualizados, a newsletter é uma excelente maneira de divulgar esses conteúdos.

E-mail promocional

Um e-mail promocional não tem como intuito apenas divulgar promoções e produtos. Eles também promovem uma oferta, como um conteúdo gratuito, por exemplo.

Ele pode trabalhar a promoção de produtos físicos, materiais e serviços digitais, e também produtos digitais gratuitos, como e-books, ferramentas, etc.

Esse tipo de e-mail possui como foco principal a conversão, além de ter uma enorme capacidade em levar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento mais oportuno.

Para ter sucesso com o envio de e-mails promocionais, uma empresa de revestimento de poliuretano deve pensar na segmentação. 

Isso quer dizer, enviar e-mail para um público-alvo específico – que realmente tenha interesse no que é ofertado.

E-mail para clientes inativos

Este é um dos usos mais comuns de e-mails marketing, mas a regra número um para fazer uso dessa estratégia é realizar uma oferta interessante ao destinatário.

Também é importante destacar a relevância do assunto, além de:

  • Perguntar o que ele gostaria de receber;
  • Fazer anúncios segmentados;
  • Evitar e-mails de grupos;
  • Confirmar a adesão do lead;
  • Higienizar a lista de e-mails.

Conhecendo os principais tipos de e-mail marketing que uma empresa, como fabricantes de tela de proteção para gatos podem enviar, fica mais fácil saber como colocar essa estratégia em prática.

Como usar o e-mail marketing?

Ao planejar o uso do e-mail marketing, é importante ter em mente alguns pontos importantes. Por isso listamos os mais necessários:

1 – Planejamento de público

Isso envolve o quanto a marca conhece seu público, para, então, possuir as ferramentas necessárias e a estrutura correta para executar a estratégia. 

Para conhecê-lo, é importante responder a algumas perguntas, como:

  • Quem é meu público?
  • Que ações pretendo realizar?
  • Qual a linguagem da minha empresa?
  • Qual a meta de sucesso dos e-mails?

2 – Crie um template

Para isso, é importante ter uma comunicação escrita uníssona, ou seja, a mesma comunicação em diferentes e-mails. 

Além disso, é extremamente importante estabelecer uma comunicação visual, para que, ao abrirem o e-mail, os contatos já reconheçam a empresa.

3 – Planejamento de frequência

É importante que qualquer empresa, como uma fabricante de adesivo para decorar parede, saiba estabelecer um calendário de envio de e-mails.

Essa frequência organizada otimiza o relacionamento com o público. Além disso, permite um ponto de equilíbrio para o disparo dos e-mails.

Quando a empresa envia e-mails demais, ela satura as caixas de entrada de seus contatos e faz com que eles se cansem mais facilmente.

Também, do contrário, ao enviar poucos e-mails, os contatos se esquecem dos conteúdos enviados. Por isso é importante sempre otimizar a frequência de envio.

4 – Segmentação

Por fim, é importante que a empresa, como uma gráfica para impressão de tags, analise o seu público e o divida em nichos. 

Essa segmentação permite o disparo de e-mail corretos, para as pessoas corretas e no melhor momento.

Alguns exemplos de segmentações mais utilizados são:

  • Personas;
  • Cargos gerenciais;
  • Profissionais de vendas;
  • Pessoas que já demonstraram interesse;
  • Clientes;
  • Não clientes.

Além disso, é importante saber que o e-mail marketing é composto de remetente, e que a empresa pode dar a opção de o cliente responder ou não.

O marketing digital traz consigo diversas possibilidades de comunicação entre as empresas e seus clientes e potenciais clientes. Todas essas possibilidades são importantes e devem ser bem utilizadas.

No caso do e-mail marketing, é possível estabelecer uma comunicação mais exclusiva com o lead, sem a interferência externa, como acontece nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, é possível conhecer melhor a preferência do público-alvo, com base nos conteúdos que eles gostam de receber.

Isso faz do e-mail marketing mais do que um canal de comunicação, mas também uma maneira inteligente de conhecer a fundo o público ideal de uma marca, ao mesmo tempo em que estabelece uma relação de confiança e muita comunicação.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo digital.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email