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Conheça as principais estratégias de e-mail marketing

Conheça as principais estratégias de e-mail marketing

Pode ser considerado e-mail marketing toda estratégia de comunicação executada entre uma empresa e seus clientes ou contatos.

Uma campanha desenvolvida nesse formato pode ser feita em texto, HTML, contendo produtos, promoções, conteúdos informativos e muitas outras possibilidades.

Geralmente, o uso de e-mail marketing é feito com auxílio de ferramentas para disparo de e-mails. 

Essas ferramentas podem ser gratuitas ou pagas, e mesmo sendo pagas não configuram um grande gasto para a marca.

Por um bom tempo, o uso do e-mail marketing foi ignorado pelas empresas, pois era considerado um tipo de comunicação insistente e intrusiva.

No entanto, o marketing digital evoluiu muito, e tem como base um estudo maior do perfil do consumidor e suas reais necessidades, o que beneficiou, também, o uso do e-mail marketing.

Dessa maneira, esses e-mails se tornaram parte fundamental das estratégias de marketing de uma organização, para que esta consiga se estabelecer no mercado e conquistar seus clientes, além de fidelizá-los.

Só que, antes de usar essa estratégia, é importante saber bem o que ela é, a sua importância e de que maneira ela deve ser empregada. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira.

O que é e-mail marketing?

No mundo todo, praticamente todos os usuários da internet possuem, ao menos, uma conta de e-mail. Sendo assim, o público-alvo de uma empresa sempre estará entre essas pessoas.

Desde os anos 1990 o uso do e-mail marketing vem se intensificando e já passou por muitas transformações. Além disso, trouxe para as marcas uma nova possibilidade de comunicação com seus clientes.

Já nos anos 2000 ocorreu a primeira mudança no patamar de uso do e-mail marketing, pois as empresas começaram a entender que o envio deve ser feito de maneira consciente.

Desde então, é importante saber usar essa estratégia para não desagradar o consumidor e ser classificado como spam.

Atualmente, com o uso contínuo dos smartphones, a maneira de usar o e-mail marketing mudou consideravelmente.

Isso ressaltou a importância de entender a necessidade de cada usuário, antes de enviar o e-mail. Isso mudou o que antes era considerado apenas como uma forma de comunicação em massa.

As ferramentas de automação em marketing transformaram esse e-mail por meio de segmentações avançadas. 

Tais segmentações permitem às empresas, como aquelas dedicadas à ergonomia de correção, a análise das mensagens enviadas.

Isso mudou a abordagem do e-mail marketing, tornando-o uma das principais estratégias de comunicação entre empresas, clientes e contatos. 

Sendo uma das principais estratégias de comunicação, é necessário entender sua importância.

Importância do e-mail marketing

Depois que surgiram as redes sociais, muito se acreditou que o e-mail marketing deixaria de existir, mas não foi o que aconteceu.

Tal fato é justificável, porque as pessoas dependem de um endereço de e-mail para realizar diversas ações na internet, inclusive para ter um perfil em alguma rede social.

Com certeza, o uso das redes sociais é muito importante para as empresas, como uma fabricante de chuveiro elétrico 110V

No entanto, elas não garantem a mesma transmissão de mensagens, e são menos formais do que o e-mail.

Além disso, os usuários não se sentem na obrigação de ver todas as publicações nas redes sociais, ao contrário do e-mail que parece ser algo mais pessoal.

Os e-mails são olhados de maneira mais cuidadosa e todos os dias. Além disso, aquele usuário que assinou a newsletter de uma marca sabe que o conteúdo enviado é do interesse dele, e não está lá sem ter sido solicitado.

Além disso, se uma empresa enviou 100 e-mails, ela sabe que aquelas 100 e-mails serão recebidos, diferentemente de uma publicação nas redes sociais.

Mesmo que a página de uma empresa tenha 50 mil seguidores, dificilmente todos verão a publicação. Sendo assim, o e-mail marketing se configura como a maneira mais eficaz de comunicação com o público-alvo qualificado.

Tendo essa importância bem clara, é necessário conhecer os principais tipos de e-mail marketing.

Principais tipos de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias em comunicação dentro do marketing digital. 

Por meio dele, uma fabricante de grampeador tapeceiro consegue enviar promoções, cartões, newsletter e muitos outros conteúdos aos seus clientes e contatos.

No entanto, cada formato de e-mail marketing deve ser usado para uma ocasião específica, não devendo ser enviado de qualquer forma. E dentre os principais tipos estão:

Newsletter

A newsletter é uma excelente maneira de nutrir leads e estabelecer um relacionamento com os clientes de maneira mais leve e com um alto grau de proximidade.

Ela abrange um número maior de interessados, abordando diversos assuntos. Além disso, pode ser enviada de acordo com o posicionamento do lead no funil de vendas, promovendo produtos e trazendo dicas.

Para empresas, como fabricantes de gesso lento, que possuem blogs sempre atualizados, a newsletter é uma excelente maneira de divulgar esses conteúdos.

E-mail promocional

Um e-mail promocional não tem como intuito apenas divulgar promoções e produtos. Eles também promovem uma oferta, como um conteúdo gratuito, por exemplo.

Ele pode trabalhar a promoção de produtos físicos, materiais e serviços digitais, e também produtos digitais gratuitos, como e-books, ferramentas, etc.

Esse tipo de e-mail possui como foco principal a conversão, além de ter uma enorme capacidade em levar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento mais oportuno.

Para ter sucesso com o envio de e-mails promocionais, uma empresa de revestimento de poliuretano deve pensar na segmentação. 

Isso quer dizer, enviar e-mail para um público-alvo específico – que realmente tenha interesse no que é ofertado.

E-mail para clientes inativos

Este é um dos usos mais comuns de e-mails marketing, mas a regra número um para fazer uso dessa estratégia é realizar uma oferta interessante ao destinatário.

Também é importante destacar a relevância do assunto, além de:

  • Perguntar o que ele gostaria de receber;
  • Fazer anúncios segmentados;
  • Evitar e-mails de grupos;
  • Confirmar a adesão do lead;
  • Higienizar a lista de e-mails.

Conhecendo os principais tipos de e-mail marketing que uma empresa, como fabricantes de tela de proteção para gatos podem enviar, fica mais fácil saber como colocar essa estratégia em prática.

Como usar o e-mail marketing?

Ao planejar o uso do e-mail marketing, é importante ter em mente alguns pontos importantes. Por isso listamos os mais necessários:

1 – Planejamento de público

Isso envolve o quanto a marca conhece seu público, para, então, possuir as ferramentas necessárias e a estrutura correta para executar a estratégia. 

Para conhecê-lo, é importante responder a algumas perguntas, como:

  • Quem é meu público?
  • Que ações pretendo realizar?
  • Qual a linguagem da minha empresa?
  • Qual a meta de sucesso dos e-mails?

2 – Crie um template

Para isso, é importante ter uma comunicação escrita uníssona, ou seja, a mesma comunicação em diferentes e-mails. 

Além disso, é extremamente importante estabelecer uma comunicação visual, para que, ao abrirem o e-mail, os contatos já reconheçam a empresa.

3 – Planejamento de frequência

É importante que qualquer empresa, como uma fabricante de adesivo para decorar parede, saiba estabelecer um calendário de envio de e-mails.

Essa frequência organizada otimiza o relacionamento com o público. Além disso, permite um ponto de equilíbrio para o disparo dos e-mails.

Quando a empresa envia e-mails demais, ela satura as caixas de entrada de seus contatos e faz com que eles se cansem mais facilmente.

Também, do contrário, ao enviar poucos e-mails, os contatos se esquecem dos conteúdos enviados. Por isso é importante sempre otimizar a frequência de envio.

4 – Segmentação

Por fim, é importante que a empresa, como uma gráfica para impressão de tags, analise o seu público e o divida em nichos. 

Essa segmentação permite o disparo de e-mail corretos, para as pessoas corretas e no melhor momento.

Alguns exemplos de segmentações mais utilizados são:

  • Personas;
  • Cargos gerenciais;
  • Profissionais de vendas;
  • Pessoas que já demonstraram interesse;
  • Clientes;
  • Não clientes.

Além disso, é importante saber que o e-mail marketing é composto de remetente, e que a empresa pode dar a opção de o cliente responder ou não.

O marketing digital traz consigo diversas possibilidades de comunicação entre as empresas e seus clientes e potenciais clientes. Todas essas possibilidades são importantes e devem ser bem utilizadas.

No caso do e-mail marketing, é possível estabelecer uma comunicação mais exclusiva com o lead, sem a interferência externa, como acontece nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, é possível conhecer melhor a preferência do público-alvo, com base nos conteúdos que eles gostam de receber.

Isso faz do e-mail marketing mais do que um canal de comunicação, mas também uma maneira inteligente de conhecer a fundo o público ideal de uma marca, ao mesmo tempo em que estabelece uma relação de confiança e muita comunicação.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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