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Com uma sólida estratégia de inbound commerce, ou seja, o marketing de entrada no comércio eletrônico, todo empreendedor pode superar desafios mais críticos nos negócios digitais.

O desenvolvimento de um planejamento adequado permite atrair e converter os leads certos, engajar o público no momento que melhor convier, ser descoberto online e estabelecer reconhecimento da marca.

O que é o inbound commerce?

De maneira natural, o inbound commerce vem se posicionando quando é preciso implementar o inbound marketing nos negócios online, como uma loja virtual ou um SaaS (Software as a Service), sendo este último aplicado ao mercado B2B e B2C.

Dessa forma, vale lembrar que o inbound marketing é um conjunto de estratégias e técnicas focadas no uso de conteúdo relevante para compradores atuais e potenciais, atraindo esses clientes para uma empresa.

Isso significa que o inbound marketing se apresenta como uma tática dentro de uma campanha de publicidade digital, somando um conjunto de atividades contínuas que criam um gerador de receita altamente escalável, sendo apresentado em pontos específicos de:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção, ou encantamento. 

A atração serve para gerar reconhecimento e reconhecimento da marca entre os principais públicos-alvo.

A conversão pode ter significados diferentes em determinados setores ou categorias de negócios, mas pode-se definir a obtenção de algum tipo de relacionamento inicial com um cliente em potencial. 

A venda é o estágio em que a negociação ocorre, resultando na retenção, ou encantamento do cliente.

A fase final é onde uma empresa cumpre uma ordem, assim como supera as expectativas do cliente. 

O objetivo é fortalecer a fidelidade do cliente e incentivá-lo a compartilhar a experiência com amigos e redes sociais, ampliando assim a exposição, o alcance e a reputação de uma empresa.

Como explorar o inbound marketing em campanha?

Para alcançar os clientes em cada um desses estágios e movê-los pelo funil de vendas, a equipe responsável pelo marketing digital desenvolve uma série de pequenas atividades contínuas que culminam em um esforço de marketing maior. 

Ao longo dos anos, o comportamento e os hábitos dos consumidores vêm passando por mudanças significativas, e as empresas seguem se ajustando para acompanhar todas as alterações, tanto no campo das vendas quanto do marketing.

Dessa forma, os consumidores procuram maneiras de realizar as próprias pesquisas e tomar as próprias decisões, isto é, quando for mais conveniente para eles, na hora de fazer compras.

Inbound commerce propõe decisão a clientes

O inbound marketing é eficaz e único, pois não força uma mensagem ao público final. Muitos consumidores estão desanimados com as estratégias agressivas de outbound marketing das empresas. 

Cabe ressaltar neste ponto que o outbound marketing é a publicidade mais tradicional, voltada para alcançar o maior número de pessoas possível versus as pessoas certas, por meio de outdoors, anúncios impressos, chamadas frias, entre outros.

Em outras palavras, eles “empurram” a mensagem para as pessoas. 

Os consumidores querem chegar à decisão de compra por conta própria, e saber qual é a decisão certa para eles. 

Em última análise, os clientes querem ter gerência e controle sobre o processo de compra . Eles querem sentir que compraram um produto porque o procuraram e é o que eles precisam, não porque se apaixonaram por um discurso de vendas ou anúncio. 

O consumidor moderno quer realizar a própria pesquisa, dentro do próprio tempo e de um método preferido que seja mais fácil para ele, identificando soluções em que acreditam e que indica ser a melhor decisão para sanar sua dor.

Com o inbound marketing, os consumidores podem usar recursos prontamente disponíveis sobre produtos e serviços das empresas que estão pesquisando para fazer exatamente isso.

Ao utilizar técnicas adequadas de SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização de mecanismos de pesquisa, uma empresa pode ajudar a colocar o conteúdo e a loja no topo dos resultados de pesquisa e nas mãos dos potenciais leads, os clientes em potencial, promovendo novas vendas e contatos mais qualificados.

Conclusão

As táticas estão constantemente mudando e evoluindo, e toda empresa precisa acompanhar ou arriscar perder participação de mercado. Mas esse risco também é uma oportunidade, especialmente para varejistas eletrônicos de médio porte. 

Isso porque a grande vantagem do inbound marketing é que ele funciona extremamente bem, mesmo que uma empresa não tenha um orçamento superdimensionado como grandes corporações.

Toda empresa pode executar planos em partes, experimentar sem sacrificar o orçamento de marketing, e não precisa se preocupar em fazer grandes campanhas de mídia. 

Seguindo tendências modernas, uma empresa pode automatizar tantas partes do inbound marketing que chegam a reduzir a carga de trabalho e ajudam a compensar qualquer vazamento de receita que possa ocorrer. 

A chave para o sucesso é colocar o cliente em primeiro lugar por meio do inbound commerce, criar uma estratégia e um plano de execução e, por fim, agir.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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