conteúdos evergreen

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Para quem trabalha com o gerenciamento de alguma plataforma de conteúdo, como um site, um blog, ou até mesmo um canal no Youtube, existe uma importância clara que é de apresentar boas produções, com conteúdos evergreen ou para consumo momentâneo.

Sendo a principal diferença entre um jornal diário e um livro político, por exemplo. Pois enquanto um possui informações relevantes somente sobre aquele dia, a produção de um documento mais especializado pode render em um consumo a longo prazo.

Com esse mesmo tipo de diferenciação de conteúdos podendo se expandir para a confecção das mais diferentes produções, a nível de alta visualização, como o blog de uma marca de sucesso, ou então o seu perfil pessoal em uma rede social.

Existindo a importância de apresentar conteúdos que funcionem a longo prazo, como também aqueles de perfil mais momentâneo, com as próprias redes sociais permitindo com que essa diferenciação seja feita, através das diversas aplicações oferecidas.

Como no Instagram, a qual um negócio que trabalhe com a oferta de serviço de adestramento de cães, a usar do seu perfil para divulgar ações, preços, entre outros fatores importantes para o público através de suas postagens comuns dentro do feed.

Ao mesmo tempo, um conteúdo mais descontraído, como vídeos dos funcionários lidando com os animais podem ser compartilhados através da ferramenta stories. Disponibilizando conteúdos específicos que possuem uma duração máxima de 24 horas.

Com ambos os tipos de produções sendo importante para a manutenção da empresa de um negócio junto da internet, ao garantir esse conteúdo constante com o seu público. Tanto com conteúdos de melhor elaboração, como aqueles de vertente mais despojada.

Contando assim com a diversificação de momentos na vida do próprio usuário, que pode buscar conteúdos mais técnicos enquanto se informa sobre uma empresa de medicina do trabalho, com a presença de contatos mais informais quando ele for cliente dela.

E dentro dessa variação de conteúdos, um específico pode ajudar, entre outras coisas, a que o seu negócio conquiste um maior visibilidade na internet, tratando-se do chamado conteúdo evergreen.

Como funciona o estilo evergreen

Esse modelo de conteúdo se trata de uma modalidade que se destaca por causa do seu tempo de validade, a permitir com que uma publicação feita hoje ainda possa ser relevante para os próximos 2 anos, por exemplo, diante da elaboração do conteúdo apresentado.

Sendo uma espécie de conteúdo que se destaca por sua relevância a longo prazo, ao oferecer algo a ser visto sempre como algo verde, ou seja, um conteúdo de significado depende da época a qual o mesmo foi compartilhado.

Por isso o título evergreen, termo em inglês que pode ser literalmente traduzido como algo “sempre verde”. Isso quer dizer, um conteúdo sempre relevante para o público que consumirá o material, dependendo da época ao qual eles cheguem em sua vida.

Como um indivíduo que busca abrir uma padaria, e busque se informar na internet sobre quais sãos e técnicas importantes e o tipo de maquinário que pode ajudar no funcionamento de tal negócio, e após essa pesquisa encontrar uma matéria que fala sobre o assunto.

Mesmo tendo sido postada há anos, até mesmo em um blog que já não é tão bem administrado como antes, o texto encontrado ainda pode ser de grande utilidade para tal usuário, ao explicar o funcionamento de aparelhos como uma divisora de massa de pão.

Tratando-se de um modelo de negócio que não sofreu grandes modificações com o passar dos anos, a fazer do conteúdo relacionado manter sua relevância após um longo período após sua publicação original. Sendo esse um exemplo do citado conteúdo evergreen.

Os benefícios de tal tipo de conteúdo

A situação citada acima já é um bom exemplo sobre a importância de apresentar conteúdos evergreen junto aos seus canais de comunicação e escolhidos, como uma rede social, um site ou até mesmo com a produção de uma revista digital mensal.

Mas existem características específicas que ao serem analisadas de forma profunda, conseguem trazer uma explicação melhor sobre os reais benefícios do modelo evergreen de conteúdos, sendo eles:

A autoridade de uma marca

Ao apresentar um formato conhecido pela relevância ao longo tempo, esse mesmo tipo de conceito acaba por se associar ao negócio por trás desse modelo de conteúdo. Como uma companhia que trabalha com a realização de laudo de máquinas e equipamentos.

Cuja importância desse serviço pode ser destacada através de conteúdos que explicam o seu funcionamento, assim como sua relevância dentro do mercado atual para os órgãos de regulamentação.

Relevância a longo tempo

Muita dessa autoridade a ser conquistada para uma marca parte do interesse que o público pode ter em algum conteúdo compartilhado, independentemente da sua data de postagem.

Isso porque quanto mais tempo uma postagem estiver disponível, maior será o tempo de visualização dela, garantindo assim um número maior de cliques e visitas ao seu endereço virtual. Contando que esse conteúdo tenha uma relevância a longo prazo.

Maiores chances de ser encontrado

Na internet não adianta muito oferecer um bom conteúdo e não trabalhar para que ele seja doctorado, diante da alta concorrência ali presente. O modelo evergreen surge como uma resposta nesse sentido, por influenciar as práticas de SEO.

Sigla essa para Search Engine Optimization, ou seja, uma otimização dos serviços de busca, a permitir que um conteúdo conte com maiores chances de se destacar como uma resposta possível para as perguntas feitas dentro das ferramentas de pesquisa. 

Em um sistema que lida com fatores como:

  • Presença de palavra-chave;
  • Títulos e subtítulos;
  • Tamanho do texto;
  • Qualidade dele.

Pontos estes a fazerem com que uma matéria sobre a importância de lidar com a manutenção de cozinha industrial em um restaurante siga a ter relevância na internet, ainda mais se esse texto for do modelo evergreen, com conceitos se mantendo atuais.

Mas para que tais benefícios sejam alcançados, primeiro é preciso saber como estruturar esse tipo de conteúdo.

Como criar um conteúdo evergreen

Para que uma produção possa ser vista como evergreen ela só precisa contar com assuntos e temas que possam ser consumidos desde o momento de sua publicação até um longo período de tempo, tratando-se então muitas vezes de conteúdos mais amplos.

Contudo, além da idealização principal desse tipo de conteúdo, é preciso também adotar algumas práticas que possam ajudar na visualização dessas produções a longo prazo, sendo algumas delas:

Foco no topo do funil

O funil de vendas se trata de uma ferramenta de marketing que divide o público junto de sua posição dentro de uma jornada de compra, estando mais distantes ou próximos de finalizarem uma aquisição.

Na fase do topo, destinada a quem acaba de conhecer sua marca, é importante trabalhar com oferta de conteúdos evergreen, a servir com a porta de entrada de um usuário que possa estar em busca de se informar sobre um curso de aeromoça online.

Aborde assuntos relevante para sua audiência

Se o principal objetivo por trás desse modelo de conteúdo é de confiar a atenção dos usuários, é importante então que os materiais contenham temas relevantes para a audiência a qual você pretende alcançar.

Tenha um bom sistema de links

Contar com links externos que levam até o seu site é importante, de forma garantir a relevância dele na internet. Contudo, o sistema de links internos também tem sua importância para garantir um maior número de acesso aos seus conteúdos.

Por meio de postagens que façam com que os usuários possam visitar as diferentes páginas presentes no seu blog ou site. Acessando-o por meio de dicas de conserto de balança, e continuado no site ao encontrar outros direcionamentos para o seu negócio.

Trabalhe com CTAs

Os termos conhecidos como Call to Action são elementos de textos que ajudam a conquistar uma maior interação por parte dos leitores, a contar com afirmações imperativas que induzam uma ação do leitor, como “leia mais”, “compre agora”, “não perca tempo”.

Frases que podem ajudar a tornar o seu conteúdo evergreen a se tornar uma porta de acesso para outras postagens disponíveis em seus canais de comunicação.

Não descarte possíveis revisões

Para que um conteúdo evergreen funcione, ele precisa ser idealizado assim desde sua confecção. Contudo, com o passar do tempo algumas questões ali presentes podem se tornar ultrapassadas.

Para se evitar isso, é importante trabalhar com possíveis atualizações, a fazer uma revisão constante das suas publicações, principalmente no setor de tecnologia, que sempre opera com novidades dentro do seu setor.

Sendo esse um conjunto de práticas que permitem com que um advogado de divórcio tenha acesso a um endereço virtual sempre em destaque, com a presença de conteúdos de relevância a longo prazo, ajudando tal profissional a ser encontrado nas redes.

Tudo por meio de um conteúdo evergreen, sempre relevante ao público digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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