layout

Compartilhe com os amigos

Quando falamos sobre layout, é natural comentarmos sobre como o marketing vem sendo a melhor opção para impulsionar um negócio. Dentre as estratégias, a produção de conteúdos estratégicos consegue se destacar com os melhores resultados. 

Então, pensando nisso, para que você consiga desenvolver materiais para chamar a atenção do seu público-alvo na internet, é preciso ter um canal de comunicação forte e bem montado. 

Uma assistência técnica para refrigerador, por exemplo, deve preferencialmente atuar em vários canais de comunicação para que consiga aumentar o seu alcance, mas ao mesmo tempo, tenha uma equipe para lidar com os formatos trabalhados no meio.

Entenda mais sobre a importância de um bom layout

A primeira pergunta que deve ser feita quando você tiver domínio sobre o seu site, é: Qual layout devo escolher para o meu blog? Na maioria das vezes, essa tarefa pode ser bem desafiadora, ainda mais para pessoas que estão trabalhando no seu primeiro site. 

Felizmente, a internet consegue dar um suporte para os iniciantes, disponibilizando vários templates que podem chamar a sua atenção. Dessa forma, fica ainda mais fácil encontrar um design para uma loja que trabalha com desinfetante para banheiro, por exemplo. 

Na hora que você for escolher o template para o seu site, é necessário dizer que a questão visual não deve ser a única a ser vista. Na prática, a boa aparência é importante para que os seus usuários tenham uma experiência satisfatória com seu site. 

Entretanto, é importante dizer que a parte visual também está relacionada com a primeira impressão de um possível cliente, afinal, as chances dele estar acessando o seu blog pela primeira vez são grandes. 

Nesse contexto, percebemos como a primeira impressão pode garantir que um cliente faça a compra de produtos de limpeza profissional em uma loja dedicada a esse segmento, por exemplo. Ou que ele contrate um serviço financeiro de uma contabilidade, se for o caso. 

Desse modo, é necessário que você pense que o layout do seu site é como um cartão de visitas, ou seja, que precisa passar profissionalismo para os usuários, principalmente para que a confiança seja conquistada. 

A importância desse fator é ainda maior quando exemplificamos com uma assessoria contábil – a mesma do exemplo anterior -, que precisa ter uma base de clientes sólida para conseguir uma margem de lucro. 

A aparência também é responsável pelo tempo que o usuário leva navegando nas páginas do seu site, portanto, quanto mais atrativo for, mais vontade ele terá de buscar mais informações. 

Invista na aparência do seu site

Inicialmente, devemos ir por partes, isso porque um site pode ser para fins profissionais ou pessoais. De acordo com a escolha, o segmento irá orientar para os melhores layouts, bem como as melhores montagens.

Entre as características de um site pessoal, estão as cores predominantemente brilhantes, excesso de informações e outros aspectos que não precisam ter cuidados com exageros. 

Já um site profissional, por sua vez, deve ser desenvolvido com alguns cuidados para que consiga agradar diferentes grupos. O ideal é que você invista em temas neutros, com cores menos chamativas. 

Imagine um site de uma empresa de paletização, por exemplo, geralmente as pessoas interessadas nessa área buscam por paletes e outros tipos de serviço, portanto, o ideal é que o site seja objetivo com as informações. 

Além disso, seja organizado para promover uma experiência melhor aos usuários. Uma outra opção para você que possui um site para fins profissionais, é investir em tons que remetem às cores da sua marca. 

Exemplificando, uma fabrica de farinha de trigo pode utilizar cores tradicionais da sua principal matéria-prima, que obviamente, é a farinha de trigo. 

O último ponto que deve ser levantado e que merece uma atenção maior do proprietário do site, é não exagerar com a quantidade de informações disponibilizadas no layout, pelo simples motivo de que o excesso de dados podem prejudicar a experiência do usuário. 

Escolha um tema adequado para o segmento

A leitura legível do seu site é um dos pontos que precisam ser trabalhado com cuidado, afinal, um layout que dificulta a relação das informações acaba dando uma experiência negativa para os usuários 

Na internet, não é difícil encontrar sites que possuem um layout bagunçado que, consequentemente, dificulta a leitura do usuário. Isso é consequência da má escolha dos criadores, portanto, escolher um tema adequado é, de fato, importante para o seu site. 

Um dos resultados de uma má escolha de tema, é a dificuldade que o leitor tem de acessar certos conteúdos. Na primeira vez que o usuário sentir que acessar certos conteúdos no seu site pode se tornar uma missão difícil, naturalmente ele deixará de ter interesse.

Geralmente, a frequência de pessoas acessando o seu site pela primeira vez é enorme, como já citado no texto. Inclusive, isso acontece tanto com uma empresa que produz avental cozinha personalizado quanto com qualquer outra marca.

Novamente vemos a importância de ter um layout visualmente organizado, isso porque a primeira impressão é que fica, e torná-la ruim pode significar que o usuário perca, definitivamente, a vontade de acessar o seu blog. 

Para evitar que isso aconteça, o ideal é que o site tenha, no máximo, duas fontes diferentes, mas que ao mesmo tempo, tornem a leitura mais fácil. Você pode optar por trabalhar com Arial ou Helvética. 

Para melhorar a organização do layout, procure fazer configurações que tenham bom espaçamento entre linhas, para evitar que aconteçam confusões. 

Isso é fundamental para sites que trabalham com acessórios, que por sua vez, tem uma facilidade maior para que os usuários fiquem confusos. 

Imagine uma loja de acessorios de limpeza profissional, por exemplo, deve ter o máximo de cuidados com as categorias de produtos para que os usuários consigam realizar suas compras e, além disso, encontrar de forma eficaz o acessório que busca. 

Os layouts em branco também são interessantes para que a organização fique ainda melhor, porém, a principal função dessa parte é dar descanso para os olhos. 

Escolha um design responsivo

Nessa parte, devemos considerar que os sites podem ser acessados por vários tipos de aparelhos. Entre eles estão:

  • Tablet;
  • Smartphone;
  • Computador pessoal;
  • Videogame.

Esses exemplos mostram a necessidade de escolher um design responsivo. Em outras palavras, trata-se de ter um site otimizado para os principais meios comunicativos capazes de acessar a internet. 

Alguns dos layouts disponíveis na internet podem não estar otimizados para determinados aparelhos, no que se refere aos diferentes tamanhos de tela. Considerando que estamos em uma era mais digital, é praticamente obrigatório ter um site adaptado para diferentes telas. 

Na prática, muitas pessoas podem ter uma ótima experiência no seu site na tela de um computador, porém, dependendo da escolha do seu design, os usuários podem ter dificuldades de leitura na tela de um tablet ou smartphone, por exemplo. 

Em alguns casos, não ter um design responsivo pode fazer com que você perca alguns clientes, e no mundo dos negócios, isso deve ser evitado a todo instante. 

Com esse contexto, é possível compreender a importância de escolher um design responsivo para garantir que o seu site não seja responsável por perder eventuais clientes. 

Ter um site responsivo significa que ele está apto para os principais dispositivos, ou seja, pode ser acessado tranquilamente por um computador, videogame ou tablet. 

O design também faz parte do processo de oferecer uma boa experiência para os usuários, obtendo mais chances para conquistar novos clientes. 

Não esqueça dos navegadores

Os navegadores também são outro ponto que merece uma atenção por parte do proprietário do site, afinal, existem diversos deles na internet. Os mais famosos são:

  • Google Chrome;
  • Safari;
  • Opera;
  • Mozilla Firefox;
  • Microsoft Edge.

Por mais inacreditável que seja, há pessoas na internet que conseguem usá-los frequentemente, sem se prender a um único navegador. 

Pode acontecer que o tema que você escolhe apareça visualmente bonito no navegador em que usa, porém, pode acontecer o contrário em outros navegadores. 

Desse modo, você deve se atentar na compatibilidade do layout escolhido, e verificar com o auxílio de ferramentas, para saber quais são os navegadores incompatíveis com certos navegadores. 

Personalize seu site com cuidado

Os layouts pré-prontos são as melhores opções para as pessoas que não possuem nenhuma noção sobre programação. 

A maioria dos layouts não dá tanta liberdade para que mudanças sejam feitas, portanto, o ideal é que você procure por opções que sejam mais básicas. Por sua vez, elas permitem que as cores sejam alteradas, bem como as fontes e as caixas usadas. 

Com os layouts básicos, você tem a liberdade de fazer com que o seu site fique com o visual que sempre procurou. 

O melhor disso tudo, é que você não fica limitado apenas com o visual proposto pelo layout pré-definido, tornando o seu site um espaço cada vez mais agradável para o seu público-alvo, adicionando elementos que remetem a cultura que o blog atua.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Postagens que podem ser do seu interesse

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp