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Como utilizar o LinkedIn para melhorar seu networking?

Que o Linkedin se tornou uma das redes sociais mais indicadas para o público profissional, disso ninguém duvida. A estrutura da plataforma foi desenvolvida para essa finalidade, e traz resultados importantes para quem a utiliza. 

 

A tecnologia trouxe uma série de benefícios para a rotina de todos: além de conectar pessoas, independentemente da distância em que elas estejam, ainda permite que empresas se expandam e que notícias possam ser compartilhadas. 

 

Há uma série de finalidades para as redes sociais e, além disso, há redes sociais para diversas finalidades. Essas plataformas podem ser utilizadas para fortalecer uma marca, para torná-la mais visível ou para a realização de anúncios.

 

É também preciso considerar a estrutura de cada uma delas: assim como o Instagram é uma plataforma voltada para a postagem de fotos, o YouTube é especializado em vídeos, o WhatsApp em mensagens instantâneas, etc.

 

Nesse cenário, surge o LinkedIn, uma rede voltada para profissionais e empresas, com o intuito de promover relacionamentos comerciais de modo mais facilitado e dinâmico. 

 

Ali, é possível estabelecer conexões importantes, que podem ser responsáveis por parcerias entre negócios de um mesmo segmento, por exemplo entre uma empresa de locação de plataforma elevatória e outra de manutenção.

 

Os contatos entre usuários também é uma das possibilidades da rede, de modo que pessoas que possuem formação em uma mesma área podem ser beneficiadas com o uso do LinkedIn.

 

Não à toa, o seu crescimento é bastante positivo, podendo ser uma ferramenta indispensável para quem deseja ter maior acesso a informações comerciais importantes e atualizadas, além de ser um canal de comunicação facilmente acessível. 

 

Sendo assim, se você deseja usar o LinkedIn para melhorar o seu networking, siga na leitura deste artigo e saiba como ele pode fazer isso. 

O LinkedIn e suas características

Um empresário que deseja promover o seu negócio de instrumentação industrial na internet, ou mesmo se ele quer contratar profissionais para o seu estabelecimento, o LinkedIn pode ser uma solução importante para essas ações.

 

De fato, a rede social tem conseguido crescer de modo interessante, alcançando bons números em termos de usuários e de desenvolvimento. 

 

Atualmente, o LinkedIn divulgou que já existem mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Desses, 11 milhões são brasileiros, de modo que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais utilizam a rede. 

 

Além disso, há uma série de recursos presentes no LinkedIn:

 

  • Seguir usuários;
  • Escrever artigos;
  • Criar alertas de pesquisa;
  • Abrir e participar de grupos;
  • Controlar publicações da timeline;
  • Acessar cursos oferecidos pela plataforma;
  • Acompanhar métricas de postagens;
  • Enviar mensagens instantâneas para outros usuários;
  • Entre outros pontos.

 

Com todas essas funcionalidades, um profissional que esteja buscando uma vaga em uma empresa de pré fabricados de concreto conseguirá ter maior facilidade em encontrar o cargo que ele procura. 

 

Além disso, é possível desenvolver novas amizades comerciais, encontrar conteúdos que possam contribuir para a formação do colaborador, ou acessar os cursos da plataforma.

 

As postagens realizadas no LinkedIn também oferecem dados que podem ajudar o usuário a entender se o que ele compartilhou foi relevante para a comunidade, de modo que ele possa continuar contribuindo para a rede.

 

Nesse cenário, fica claro como as ferramentas presentes nessa mídia social podem ser de grande ajuda para quem quer melhorar os seus contatos profissionais e conquistar um bom networking.

Como o LinkedIn pode melhorar o seu networking

Se você é autônomo, empresário ou mesmo funcionário de uma empresa especializada em produtos para limpeza de piscina, certamente, já sabe da importância dos contatos profissionais para que um negócio tenha um bom desempenho no mercado.

 

De fato, é essencial para qualquer profissional ter uma grande visibilidade dentro do seu segmento, criando assim novas oportunidades na sua carreira. Com um estabelecimento isso não é diferente. 

 

Ao ter uma página nas redes sociais, a empresa consegue se manter relevante no segmento, podendo ser mais facilmente encontrada e possibilitando que novas oportunidades comerciais possam surgir. 

 

Por isso, é indispensável contar com o LinkedIn para que esse tipo de elemento esteja cada vez mais presente no seu negócio. 

O LinkedIn ajuda na contratação de bons profissionais

Se você busca um determinado perfil de funcionário para o seu estabelecimento, o LinkedIn pode ser o melhor local para encontrá-lo rapidamente. 

 

Isso porque a facilidade de acessar o perfil de diferentes usuários pode ser importante para o setor de RH (Recursos Humanos) do seu negócio, permitindo que se consiga verificar a compatibilidade do profissional com a vaga oferecida pela empresa.

 

No LinkedIn, cada usuário pode preencher e atualizar as suas experiências comerciais, de modo que é possível consultar se o perfil de um candidato se encaixa na vaga oferecida em uma empresa de fachada em ACM rapidamente. 

O LinkedIn permite que você participe de grupos do seu nicho

Outra grande funcionalidade do LinkedIn que permite a melhoria do networking de um estabelecimento são os grupos. 

 

É possível fazer parte daqueles que estão enquadrados no seu segmento, de maneira que o usuário pode construir uma interação com diversos empresários, resultando em oportunidades interessantes para ambas as partes.

 

Nesses grupos, há a possibilidade de compartilhar notícias, trocar ideias, fazer sugestões e indicações. Quando o proprietário de um negócio está buscando um galpão para alugar e pede indicação de outras pessoas, ele poderá receber boas sugestões. 

 

Isso pode ser uma etapa fundamental de qualquer negócio, permitindo que empresários se ajudem e conquistem melhores resultados em seus trabalhos. 

O LinkedIn permite que você conquiste parcerias

Para que um estabelecimento possa crescer no mercado, muitas vezes ele depende de parcerias, que podem ser difíceis de serem alcançadas quando o networking do profissional é limitado. 

 

Ao abrir um perfil ou página no LinkedIn, esse cenário muda totalmente. Afinal, ao encontrar pessoas que trabalhem no mesmo nicho e também estão buscando oportunidades de crescimento, a construção de parcerias pode ser rápida e interessante. 

 

Uma empresa fabricante de abrandador de água que queira encontrar fornecedores para o seu negócio pode achá-los mais facilmente na internet, e em especial no LinkedIn, que conquista novos usuários a todo momento. 

 

Dessa forma, a conexão entre dois profissionais pode ser ainda mais simples e dinâmica. 

O LinkedIn permite que sua empresa ganhe mais visibilidade

As redes sociais são ferramentas cada vez mais necessárias para as empresas. Isso porque elas permitem que um negócio que só poderia atuar na região onde está localizado expanda a sua área de abrangência e chegue a outros estados e cidades. 

 

Dessa maneira, o LinkedIn oferece anúncios, publicações, compartilhamento de materiais e outros recursos que aumentam a visibilidade de um estabelecimento na plataforma, seja de modo orgânico ou patrocinado. 

 

Assim, para que se promova um serviço como a instalação de rede laminada, o empresário pode conseguir alcançar o seu público mais facilmente com estratégias de aumento de alcance no LinkedIn. 

 

Esse elemento é fundamental principalmente para os negócios que atuam diretamente em formato B2B (Business-to-business), prestando atendimento de empresa para empresa. 

 

Afinal, grande parte dos empresários estão se inscrevendo no LinkedIn, como um modo eficaz de conquistar benefícios para as suas empresas, por meio do desenvolvimento do networking. 

A importância do LinkedIn para os negócios

Depois de entender um pouco mais sobre as características do LinkedIn e sobre como ele pode contribuir para a melhoria do networking, fica mais simples entender a sua importância para qualquer negócio. 

 

Justamente porque a rede social é voltada para o meio empresarial, o conteúdo divulgado na plataforma é muito mais direcionado, evitando dispersões.

 

Além disso, o LinkedIn se tornou uma ferramenta de informação, onde novidades sobre o mercado e lançamentos de concorrentes podem ser acompanhados por qualquer empresário, de modo que ele esteja sempre por dentro do seu nicho. 

 

Em termos de crescimento isso é fundamental. Afinal, para que uma empresa se desenvolva, ela deve estar sempre atualizada, conhecendo o que há de mais recente no setor e podendo assim investir na criação de novos produtos ou serviços. 

 

O LinkedIn é responsável por conectar profissionais de modo simples e rápido, o que permite que o empresário conquiste processos cada vez mais eficientes para o seu negócio.

 

Nesse sentido, uma expansão e um crescimento planejado para longo prazo podem ser adiantados ao se contar com recursos tecnológicos que dão mais liberdade e agilidade. 

 

Também vale lembrar que a rede social está em constante aprimoramento, investindo em recursos que buscam melhorar cada vez mais a experiência dos seus usuários. 

 

A disponibilização de cursos no LinkedIn Learning é um dos exemplos mais recentes disso, oferecendo opções interessantes para a capacitação dos usuários da rede, que poderão encontrar melhores oportunidades de trabalho ao adquirir novos conhecimentos. 

 

Sendo assim, se ainda haviam dúvidas sobre o quanto o LinkedIn pode contribuir para a melhoria do networking e para o crescimento de uma empresa, elas já estão sendo sanadas.

 

Por isso, não deixe de criar a sua conta na plataforma e colha diversos benefícios para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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