Dentre diversos conceitos e métricas dentro do marketing digital, o CAC se tornou um dos mais importantes dos últimos tempos. Ele é essencial para ajudar as empresas a terem um maior controle sobre seus gastos e custos.
Sabemos bem que manter uma empresa hoje em dia está longe de ser uma tarefa fácil e muito menos barata, o que significa que é preciso muito investimento para se conquistar bons resultados.
Entretanto, a chegada do marketing digital mudou completamente essa realidade e provou que, para uma empresa obter bons resultados, nem sempre é preciso investir rios de dinheiro, já que com pouco já é possível ter um bom desempenho.
Para que uma empresa capte novos clientes para a sua consultoria agronegócio, é preciso investir dinheiro em publicidades, propagandas e até mesmo estratégias que visam aumentar a atração de novos clientes para o negócio.
Isso é completamente normal e, em algum momento, fará parte do escopo de qualquer empresa, que verá a necessidade de investir em algo para se obter maiores e melhores resultados.
Mesmo assim, muitas marcas ainda se viam no negativo, mesmo investindo para a chegada de novos clientes para adquirir os seus produtos ou serviços, e foi dentro deste cenário que surgiu o CAC.
Investir no seu negócio é extremamente importante, mas também é essencial que você tenha um bom controle sobre o quanto investe e sobre quanto vale cada um de seus clientes. Isso mesmo, os seus clientes possuem um custo para a sua empresa.
Muitos não sabem disso, mas para conquistar ou manter um cliente na sua empresa de monitoramento ambiental, por exemplo, é preciso investir para isso, e é aí que entra o CAC e sobre isso que iremos falar hoje.
Conheça o conceito e importância do CAC
CAC é a abreviação do termo Custo por Aquisição de Cliente, ou seja, o seu conceito traz uma fórmula exclusiva que ajuda as empresas a calcularem quanto estão investindo em cada novo cliente da marca.
Isso mesmo, você não leu errado quando encontrou a palavra cálculo. Engana-se quem pensa que no universo dos negócios não é preciso lidar com números e contas, por mais tenebrosas que elas sejam, são inquestionáveis.
Como costumam dizer, os números não mentem, e essa é uma das melhores maneiras de saber o que está acontecendo com o seu negócio e se você está perdendo ou ganhando dinheiro com suas estratégias.
Para que uma empresa prestadora de serviços ambientais, por exemplo, obtenha bons resultados e atraia novos clientes, é preciso que ela invista um determinado valor em dinheiro para isso.
Como mencionamos anteriormente, os custos para manter uma empresa de pé estão longe de serem poucos, por isso é essencial contar com ferramentas, fórmulas e plataformas que auxiliem nesse processo.
Nesse casos, o CAC ganhou grande notoriedade no mercado justamente por ser uma formula prática, simples e acessível de se fazer e que traz ótimas vantagens para os mais diverso tipos de negócios, como:
- Redução de custos;
- Mais faturamento;
- Melhor organização;
- Otimização de processos;
- Comunicação assertiva.
O CAC pode e deve ser usado pelos mais diversos tipos de negócios, desde uma empresa de análise ambiental quanto por uma loja de eletrônicos. Sua fórmula é versátil e se adapta a todos os segmentos e tamanhos de empresas que desejam ter esse controle.
Aprenda a calcular o valor do CAC
Como entendido, o CAC traz consigo uma fórmula exclusiva para que as empresas saibam quanto cada cliente custa dentro do seu negócio, e a fórmula é a seguinte:
CAC = Total investido / Clientes captados
Isso significa que a fórmula do CAC nada mais é do que o valor total de investimento em uma campanha, por exemplo, dividido pelo total de novos clientes que foram conquistados a partir desse investimento.
Com isso, já conseguimos ver que mesmo a fórmula sendo idêntica para todos os negócios, ela sempre trará resultados diferentes e que respeitem o cenário, tamanho e investimento da sua empresa neste momento.
Partindo para um exemplo prático, vamos imaginar que uma empresa que fornece um serviço de caldeiraria realizou uma campanha na qual investiu R$ 10 mil e obteve um total de 2.000 novos clientes. Dessa maneira, o cálculo será feito da seguinte forma:
CAC = 10.000 / 2.000
CAC = 5
Nesse caso, cada novo cliente terá um custo de R$ 5,00 para a sua marca, o que só podemos bater o martelo falando se é barato ou caro com base nos preços dos seus produtos ou serviços, que varia de empresa para empresa.
Lembrando que essa é a única fórmula de CAC e serve para todos os tipos de negócio, esteja atento a outras fórmulas que fogem dessa para não fazer a conta errada e acabar trazendo prejuízos para a sua marca, use sempre essa que é a criada por especialistas.
O recomendado é que o valor do CAC seja, em média, 20% de tudo o que você investiu. Em um cenário assim, você conseguiria um bom número de clientes sem sair no prejuízo e sem gastar muito por um cliente que talvez não se fidelize à sua marca.
Esse também é um dos grandes perigos do CAC. Investir muito dinheiro sem obter o retorno esperado ou até mesmo o necessário, por isso muitas empresas acabam procurando maneiras de diminuir essa taxa em suas empresas.
3 formas de diminuir o CAC na sua empresa
É normal que uma fabrica de peças agricolas ou qualquer outro tipo de negócio deseje diminuir os seus gatos, que estão longe de serem poucos para qualquer empresa hoje em dia, e diminuir o CAC já é um ótimo passo para isso.
Sendo assim, selecionamos algumas dicas para te ajudar a diminuir esse valor, fazendo com que sua empresa tenha menos riscos de perdas e prejuízos e saia com mais lucro e faturamento, tudo o que um empreendedor deseja, não é mesmo? Confira:
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Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que visa a produção de conteúdo de qualidade que fornece aos usuários informações valiosas que possam ajudá-los a resolver algum problemas ou esclarecer uma dúvida.
Este conteúdo pode ser em diversos formatos e encontrados nos mais diferentes canais de comunicação que as empresas podem estar hoje em dia, como os blogs e até mesmo as redes sociais.
É uma ótima maneira de uma empresa de soldagem, por exemplo, captar novos clientes sem precisar investir muito, pois essa produção é gratuita e divulgada de maneira orgânica na internet, sem que seja preciso muito dinheiro para isso.
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Aposte no telemarketing
Há quem ame e quem odeie os atendentes de telemarketing, mas o caso é que essa é uma profissão e estratégia incrível nos dias de hoje, afinal de contas, mesmo com a tecnologia, nada substitui um bom contato por telefone para alinhar todas as informações.
Além disso, não é necessário investir rios de dinheiro para tal, pois você precisa apenas de um bom telefone, contatos de clientes e profissionais especialistas em comunicação para bater um papo bacana com seus possíveis clientes.
Sendo assim, investir no telemarketing é uma maneira de garantir ótimos resultados para a sua marca, uma melhor relação com os clientes e ainda a diminuição da taxa do CAC, diversas vantagens de uma vez só.
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Mantenha contato com seus leads
Os leads são possíveis clientes, ou seja, pessoas que demonstraram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço e que possuem grande chances de consumi-lo, existem leads em todos os negócios, desde uma fabricante de manômetro até mesmo uma escola particular.
Por isso é necessário manter um contato assíduo com eles para garantir que eles estejam por perto e se fidelizem à sua marca para comprar o que você oferece, e esse contato pode ser feito gratuitamente.
As redes sociais e o famoso e velho e-mail ainda são ferramentas essenciais para manter um contato eficiente com qualquer pessoa, além de serem plataformas gratuitas, o que também ajuda a diminuir a sua taxa de CAC.
Essas são apenas algumas dicas que podem fazer toda a diferença na rotina da sua empresa e ajudá-la a diminuir a taxa de CAC, garantindo mais lucro e menos riscos de perda para a sua marca.
Dessa maneira, você saberá que investir é sim um ótimo caminho para conquistar mais clientes, mas que pensar em maneiras de economizar também faz toda a diferença no seu negócio, trazendo ainda mais benefícios para o dia a dia da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.