CAC

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Dentre diversos conceitos e métricas dentro do marketing digital, o CAC se tornou um dos mais importantes dos últimos tempos. Ele é essencial para ajudar as empresas a terem um maior controle sobre seus gastos e custos.

Sabemos bem que manter uma empresa hoje em dia está longe de ser uma tarefa fácil e muito menos barata, o que significa que é preciso muito investimento para se conquistar bons resultados.

Entretanto, a chegada do marketing digital mudou completamente essa realidade e provou que, para uma empresa obter bons resultados, nem sempre é preciso investir rios de dinheiro, já que com pouco já é possível ter um bom desempenho.

Para que uma empresa capte novos clientes para a sua consultoria agronegócio, é preciso investir dinheiro em publicidades, propagandas e até mesmo estratégias que visam aumentar a atração de novos clientes para o negócio.

Isso é completamente normal e, em algum momento, fará parte do escopo de qualquer empresa, que verá a necessidade de investir em algo para se obter maiores e melhores resultados.

Mesmo assim, muitas marcas ainda se viam no negativo, mesmo investindo para a chegada de novos clientes para adquirir os seus produtos ou serviços, e foi dentro deste cenário que surgiu o CAC.

Investir no seu negócio é extremamente importante, mas também é essencial que você tenha um bom controle sobre o quanto investe e sobre quanto vale cada um de seus clientes. Isso mesmo, os seus clientes possuem um custo para a sua empresa.

Muitos não sabem disso, mas para conquistar ou manter um cliente na sua empresa de monitoramento ambiental, por exemplo, é preciso investir para isso, e é aí que entra o CAC e sobre isso que iremos falar hoje.

Conheça o conceito e importância do CAC

CAC é a abreviação do termo Custo por Aquisição de Cliente, ou seja, o seu conceito traz uma fórmula exclusiva que ajuda as empresas a calcularem quanto estão investindo em cada novo cliente da marca.

Isso mesmo, você não leu errado quando encontrou a palavra cálculo. Engana-se quem pensa que no universo dos negócios não é preciso lidar com números e contas, por mais tenebrosas que elas sejam, são inquestionáveis.

Como costumam dizer, os números não mentem, e essa é uma das melhores maneiras de saber o que está acontecendo com o seu negócio e se você está perdendo ou ganhando dinheiro com suas estratégias.

Para que uma empresa prestadora de serviços ambientais, por exemplo, obtenha bons resultados e atraia novos clientes, é preciso que ela invista um determinado valor em dinheiro para isso.

Como mencionamos anteriormente, os custos para manter uma empresa de pé estão longe de serem poucos, por isso é essencial contar com ferramentas, fórmulas e plataformas que auxiliem nesse processo.

Nesse casos, o CAC ganhou grande notoriedade no mercado justamente por ser uma formula prática, simples e acessível de se fazer e que traz ótimas vantagens para os mais diverso tipos de negócios, como:

  • Redução de custos;
  • Mais faturamento;
  • Melhor organização;
  • Otimização de processos;
  • Comunicação assertiva.

O CAC pode e deve ser usado pelos mais diversos tipos de negócios, desde uma empresa de análise ambiental quanto por uma loja de eletrônicos. Sua fórmula é versátil e se adapta a todos os segmentos e tamanhos de empresas que desejam ter esse controle.

Aprenda a calcular o valor do CAC

Como entendido, o CAC traz consigo uma fórmula exclusiva para que as empresas saibam quanto cada cliente custa dentro do seu negócio, e a fórmula é a seguinte:

CAC = Total investido / Clientes captados

Isso significa que a fórmula do CAC nada mais é do que o valor total de investimento em uma campanha, por exemplo, dividido pelo total de novos clientes que foram conquistados a partir desse investimento.

Com isso, já conseguimos ver que mesmo a fórmula sendo idêntica para todos os negócios, ela sempre trará resultados diferentes e que respeitem o cenário, tamanho e investimento da sua empresa neste momento.

Partindo para um exemplo prático, vamos imaginar que uma empresa que fornece um serviço de caldeiraria realizou uma campanha na qual investiu R$ 10 mil e obteve um total de 2.000 novos clientes. Dessa maneira, o cálculo será feito da seguinte forma:

CAC = 10.000 / 2.000

CAC = 5

Nesse caso, cada novo cliente terá um custo de R$ 5,00 para a sua marca, o que só podemos bater o martelo falando se é barato ou caro com base nos preços dos seus produtos ou serviços, que varia de empresa para empresa.

Lembrando que essa é a única fórmula de CAC e serve para todos os tipos de negócio, esteja atento a outras fórmulas que fogem dessa para não fazer a conta errada e acabar trazendo prejuízos para a sua marca, use sempre essa que é a criada por especialistas.

O recomendado é que o valor do CAC seja, em média, 20% de tudo o que você investiu. Em um cenário assim, você conseguiria um bom número de clientes sem sair no prejuízo e sem gastar muito por um cliente que talvez não se fidelize à sua marca.

Esse também é um dos grandes perigos do CAC. Investir muito dinheiro sem obter o retorno esperado ou até mesmo o necessário, por isso muitas empresas acabam procurando maneiras de diminuir essa taxa em suas empresas.

3 formas de diminuir o CAC na sua empresa

É normal que uma fabrica de peças agricolas ou qualquer outro tipo de negócio deseje diminuir os seus gatos, que estão longe de serem poucos para qualquer empresa hoje em dia, e diminuir o CAC já é um ótimo passo para isso.

Sendo assim, selecionamos algumas dicas para te ajudar a diminuir esse valor, fazendo com que sua empresa tenha menos riscos de perdas e prejuízos e saia com mais lucro e faturamento, tudo o que um empreendedor deseja, não é mesmo? Confira:

  1. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que visa a produção de conteúdo de qualidade que fornece aos usuários informações valiosas que possam ajudá-los a resolver algum problemas ou esclarecer uma dúvida.

Este conteúdo pode ser em diversos formatos e encontrados nos mais diferentes canais de comunicação que as empresas podem estar hoje em dia, como os blogs e até mesmo as redes sociais.

É uma ótima maneira de uma empresa de soldagem, por exemplo, captar novos clientes sem precisar investir muito, pois essa produção é gratuita e divulgada de maneira orgânica na internet, sem que seja preciso muito dinheiro para isso.

  1. Aposte no telemarketing

Há quem ame e quem odeie os atendentes de telemarketing, mas o caso é que essa é uma profissão e estratégia incrível nos dias de hoje, afinal de contas, mesmo com a tecnologia, nada substitui um bom contato por telefone para alinhar todas as informações.

Além disso, não é necessário investir rios de dinheiro para tal, pois você precisa apenas de um bom telefone, contatos de clientes e profissionais especialistas em comunicação para bater um papo bacana com seus possíveis clientes.

Sendo assim, investir no telemarketing é uma maneira de garantir ótimos resultados para a sua marca, uma melhor relação com os clientes e ainda a diminuição da taxa do CAC, diversas vantagens de uma vez só.

  1. Mantenha contato com seus leads

Os leads são possíveis clientes, ou seja, pessoas que demonstraram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço e que possuem grande chances de consumi-lo, existem leads em todos os negócios, desde uma fabricante de manômetro até mesmo uma escola particular.

Por isso é necessário manter um contato assíduo com eles para garantir que eles estejam por perto e se fidelizem à sua marca para comprar o que você oferece, e esse contato pode ser feito gratuitamente.

As redes sociais e o famoso e velho e-mail ainda são ferramentas essenciais para manter um contato eficiente com qualquer pessoa, além de serem plataformas gratuitas, o que também ajuda a diminuir a sua taxa de CAC.

Essas são apenas algumas dicas que podem fazer toda a diferença na rotina da sua empresa e ajudá-la a diminuir a taxa de CAC, garantindo mais lucro e menos riscos de perda para a sua marca.

Dessa maneira, você saberá que investir é sim um ótimo caminho para conquistar mais clientes, mas que pensar em maneiras de economizar também faz toda a diferença no seu negócio, trazendo ainda mais benefícios para o dia a dia da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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