branding

Compartilhe com os amigos

O branding é um conceito que tem crescido cada vez mais no mercado, isso porque ele traz inovação e muda por completo a forma como as marcas se constroem, se desenvolvem e se posicionam em meio a um grande mercado.

Vivemos na era da informação, onde todos os dias somos bombardeados com milhares de notícias e informações que precisam ser digeridas de maneira saudável e clara para absorvermos melhor delas.

Entretanto, quando uma empresa não possui um conceito bem definido, seu valores, princípios, visão e missão estabelecidos, esse processo torna-se mais complicado e ela pode se deixar influenciar pelo que vê em sua frente.

Para que uma empresa de locação de caçambas, por exemplo, tenha sucesso, é preciso contar com o branding para um bom desenvolvimento de negócio, que ajude a marca a se posicionar da maneira correta no mercado.

Independentemente de qual seja o seu segmento, existe uma série de concorrentes à disposição para passar à sua frente e fazer mais resultados do que você, sendo assim, você precisa estar pronto para enfrentá-los.

Vivemos em um mundo onde as pessoas não estão mais atrás de apenas um produto ou serviço, mas de uma marca que se conecte com ela e prove que compartilha dos mesmos valores e princípios pelos quais ela luta e defende.

E construir isso está longe de ser uma tarefa fácil e rápida, mas também não é impossível, e sem isso a sua empresa pode até crescer no mercado, mas não contará com clientes fiéis e nem fará a diferença na vida deles.

Seja a sua empresa uma especialista em assistência técnica de climatizador ou até mesmo uma clínica odontológica, desenvolver o seu branding é essencial para obter mais resultados e construir uma marca de sucesso dentro do seu segmento.

Por isso, hoje você saberá e conhecerá a fundo este conceito, além da sua importância e dicas práticas para desenvolver o branding da sua empresa e ver com seus próprios olhos a diferença que ele traz para a sua marca.

Conheça o conceito de branding

Traduzido literalmente para o português, o termo significa marca, mas não apenas isso, o branding nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam o melhor gerenciamento da empresa como um todo.

Para que uma empresa exista, é preciso muita dedicação, cuidado e esforço, mas além disso tudo, existe uma série de departamentos, estratégias, decisões e dados que um empreendedor junto à sua equipe precisa dar conta para a marca existir.

Por exemplo, um centro de medicina do trabalho precisa cuidar de suas estratégias de divulgação para atrair novos clientes, assim como estratégias para fidelizar os antigos e até mesmo manter engajamento interno da empresa.

Sendo assim, o branding é muito mais do que apenas fazer com que a sua empresa tenha uma boa avaliação no mercado, como é o que muitos pensam sobre o conceito, ele vai além e transforma o seu negócio em um verdadeiro movimento.

O branding defende a ideia de que uma marca não deve ser apenas mais um nome no mercado e que oferece só um produto ou serviço, mas ela deve ser um movimento que defenda valores e princípios semelhantes aos de seu público-alvo.

E além disso, é importante que a marca se preocupe em oferecer uma experiência e valor agregado ao seu produto ou serviço, ou seja, fazer dele algo que transforme a vida de seus clientes e os marque positivamente.

Com isso, uma empresa que oferece um software gestao hamburgueria não irá oferecer apenas um software, mas uma experiência que irá marcar a vida de seu cliente a ponto deles confiarem tanto no seu trabalho que irão recomendar para outras pessoas.

Isso traz muito mais do que o aumento de resultados, mais autoridade e referência para a sua marca, ou seja, ela começará a ser disputada por todos e a maioria das pessoas irão querer consumir justamente de você.

Entenda a importância do branding

Durante muito tempo o branding foi tido como frescura por muitas pessoas, isso porque elas não entendiam a importância da construção de um bom branding e como ele pode mudar completamente a realidade de uma empresa.

O branding é o caminho ideal para ajudar a sua empresa a se consolidar no mercado e ocupar um espaço que será para sempre só dela, pois em seu processo de criação, ela saberá que contará com o seu diferencial para tal.

Uma marca de gerenciamento de TI poderá construir uma referência no mercado a ponto de se tornar a melhor opção quando pessoas procurarem por serviços relacionados a esse segmento.

É o que já acontece no mercado com muita frequência. Ao pensarmos em um determinado nicho, como o de calçados, logo pensamos em uma marca específica que possui uma logo parecida com um símbolo de correto, não é mesmo?

Pois bem, isso é o branding, é você construir uma marca que fale por si sem que seja necessário, literalmente, falar o nome dela. Uma marca que entende isso aplica o branding justamente por saber que ele fará a marca ter um espaço único no mercado.

Quando o branding é bem estruturado e aplicado dentro de uma empresa, a marca usufrui de diversos benefícios, como:

  • Facilita a tomada de decisões;
  • Cria laços fortes com os consumidores;
  • Te diferencia dos concorrentes;
  • Gera valor para a empresa;
  • Proporciona uma melhor experiência para o cliente;
  • Aumenta a coesão do time interno;
  • Orienta as estratégias de marketing;
  • Atrai mais clientes, vendas e faturamento.

Seja uma empresa de assistencia tecnica pabx intelbras ou até mesmo uma escola particular, o branding é essencial para todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância desse conceito em seus negócios e deseja esses e diversos outros resultados.

3 dicas para aplicar o branding em sua empresa

Para finalizar, partimos para a parte prática onde você irá conferir algumas dicas para aplicar o branding em sua empresa, independentemente do tamanho ou segmento dela, e usufruir dos diversos benefícios que ela traz. Confira algumas logo abaixo:

  1. Tenha um propósito

O propósito de uma empresa está ligado ao seu objetivo, mas além disso, ele também abrange os valores que a marca deseja passar para seus clientes através do seu produto ou serviço, ou seja, como ela quer impactar outras vidas.

Por exemplo, uma marca de produtos de beleza pode ter o propósito de ajudar mulheres a terem mais autoestima e uma melhor relação com suas próprias imagens, esse é um exemplo de proposta de marca e que a sua precisa ter dentro do conceito de branding

Seja uma empresa que oferece consultoria tributária ou até mesmo uma clínica odontológica, o propósito está relacionado ao seu objetivo como profissional e a como está disposto a impactar outras vidas através da sua marca.

  1. Se posicione

O posicionamento de uma empresa hoje é extremamente importante para que ela saiba como agir em momentos delicados e não deixar a marca a mercê de suposições e opiniões alheias que podem acabar com a sua reputação.

Quando uma marca se posiciona, ela mostra a sua visão, seus valores, seus princípios e o que defende. Nem sempre todos irão concordar com você, mas é melhor ter poucos clientes, mais fiéis, do que milhares que não acreditam no seu trabalho.

Muitas marcas têm medo de se posicionar e acabar perdendo clientes, mas quando você se posiciona, você ganha muito mais qualidade do que quantidade, e dentro do branding isso é bem mais importante.

  1. Crie uma identidade visual

Por fim, mas não menos importante, sua marca precisa contar com uma boa identidade visual para ser reconhecida dentro do mercado, independentemente se ela trabalha com serviços, como um sistema erp nota fiscal eletrônica, ou com a venda de produtos físicos.

A identidade visual está ligada à criação de logos, imagens e formatos que remetem à sua marca, assim como o exemplo da marca de tênis que demos anteriormente, sem precisar falar o nome dela você provavelmente já sabia sobre qual se tratava.

Isto é identidade visual, e construir uma imagem para a sua marca com base em elementos, formatos, texturas e cores que remetem ao propósito dela e que farão os clientes se lembrarem sempre que verem algo relacionado a isso.

Essas são apenas algumas das diversas dicas que existem para te ajudar a criar um bom branding para a sua marca, por mais simples que pareçam, são essenciais para quem está começando a entender e aplicar esse conceito.

Considerações finais 

Aplicar o branding está longe de ser complicado. Quando se entende a importância dele para a sua marca, o primeiro passo para a mudança já foi dado e não há como voltar para trás.

Sendo assim, continue a estudar sobre o assunto para fazer da sua empresa não apenas mais uma no mercado, mas uma marca com nome e propósito reconhecidos, que entregue valor e experiência positiva aos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Precisa de Ajuda? Converse Conosco