Como realizar treinamentos de marketing para os seus profissionais

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Como realizar treinamentos de marketing para os seus profissionais

 

Investir em treinamento constante para os colaboradores é algo essencial para a empresa se manter um passo à frente dos concorrentes e sustentar um compromisso com a excelência de seus produtos e serviços.

 

A capacitação profissional agrega benefícios não só para o negócio, como também para o profissional que pode aprimorar suas habilidades, evoluir na carreira e até se preparar para oportunidades de crescimento.

 

Quando os treinamentos envolvem a área do marketing, é importante destacar o quanto departamentos de comunicação e equipe comercial são importantes para fazer o empreendimento gerar e influenciam nos resultados das vendas.

 

Somente esses motivos já seriam suficiente para investir em cursos para o seu time.

 

É válido ir além, afinal, o marketing não se limita às vendas, é uma área que ajuda a construir laços com o público, e tudo isso gera contato e reforça o posicionamento da sua marca.

 

Independentemente do porte e do segmento de atuação da empresa, capacitar os funcionários com boas práticas de comunicação e marketing faz a diferença, tanto nos resultados externos quanto na própria comunicação interna.

 

Tem dúvidas em como implementar essa prática? Nos próximos tópicos, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Por que investir em treinamento de marketing digital?

A comunicação da sua empresa com os clientes é eficiente? Seu time sabe como resolver problemas internos com facilidade?

A resposta pode até ser positiva, mas saiba que lapidar as habilidades e incentivar a busca pela excelência nunca é demais. 

 

Imagine que você é proprietário de uma empresa especializada em conserto de gerador de energia e instalação de geradores em eventos. 

 

O dia a dia desse negócio pode envolver várias situações nas quais os técnicos precisam tirar dúvidas dos clientes, bem como resolver problemas e fornecer orientações.

 

Outro desafio é a comunicação interna entre a própria equipe que precisa de harmonia e resoluções rápidas.

 

Melhorar a comunicação é resultado de muita prática. No entanto, quando a sua empresa decide investir em capacitações profissionais, essa é uma forma bastante eficaz de acelerar o desenvolvimento da equipe e potencializar o potencial do empreendimento.

 

Quer um exemplo prático? Imagine um depósito de uma loja de departamento que está com uma demanda alta em relação à organização do estoque. 

 

Digamos que as empilhadeiras estão precisando de ajuste e, para resolver a situação, é necessário entrar em contato com um parceiro especializado em manutenção de empilhadeira.

 

Quando o responsável por essa negociação sabe se comunicar de maneira eficiente, consegue transmitir a importância de uma solução ágil e transmite tudo isso de maneira clara, objetiva e simpática, a chance de resolução do problema de modo rápido é muito maior.

 

Por esses e outros motivos, treinamentos de comunicação, seja no marketing ou em outros departamentos da organização, trazem vantagens como:

 

  • Mais produtividade para empresa;
  • Otimização de soluções internas e externas;
  • Redução de erros na rotina de trabalho;
  • Mais sinergia entre a equipe;
  • Melhora no atendimento aos clientes e parceiros.

Benefícios das capacitações em marketing

Aumento da receita em vendas, melhorias no engajamento da equipe, comunicação mais assertiva diante do público. Esses são alguns benefícios que as capacitações em marketing podem trazer para a realidade de companhia na prática.

 

Quando o setor de marketing vai bem, as chances das taxas de conversão serem maiores melhoram de forma significativa. E se isso acontece, significa que o faturamento da empresa pode crescer junto.

 

A consequência de ter mais capital girando? Ter mais dinheiro para investir em soluções inovadoras, prezar pela evolução constante do negócio, valorizar e reter bons talentos.

 

Um exemplo de curso de marketing que todo time de vendas poderia fazer é algo relacionado às técnicas de venda, com direito a conteúdo sobre persuasão, empatia, abordagem estratégica e conhecimentos específicos da área.

 

Não importa se o time trabalha com um produto como um lava louça profissional ou um imóvel, saber como se comunicar, qual é o melhor momento para oferecer um produto e desenvolver um feeling de negociação com o cliente é um desafio e as capacitações estão disponíveis para ajudar o profissional a se posicionar nessas situações.

 

Ao realizar um curso de marketing, o colaborador entende melhor sobre a proposta da sua empresa e pode ter mais insights para prestar um bom atendimento ao cliente. 

 

No caso de um ambiente extremamente técnico, como um centro de usinagem de engrenagens, ter uma boa comunicação é algo que pode descomplicar a rotina da equipe, facilitar o entendimento de demandas e troca de informações.

 

Os benefícios que surgem a partir dos treinamentos são positivos tanto para a empresa quanto para o colaborador, pelos seguintes motivos:

 

  • A rotina fica mais produtiva;
  • Os clientes ganham um atendimento de maior qualidade;
  • A tendência é que os colaboradores fiquem mais engajados.

Quando implementar treinamentos na empresa?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os motivos e as vantagens de investir em treinamentos, deve ter dúvidas em como aplicar isso na prática, certo?

 

O primeiro passo para essa estratégia dar certo é identificar quais são os setores mais estratégicos para aprimorar determinadas habilidades e o contexto de desafios que os profissionais estão envolvidos.

 

Especialmente no caso dos treinamentos que envolvem áreas como comunicação e marketing, basicamente toda a equipe operacional pode participar.

 

Isso, porque a comunicação é a chave dentro de qualquer setor. Já pensou que muitos problemas que surgem em uma rotina de trabalho podem aparecer por ruídos na mensagem ou falta de comunicação?

 

Não importa se a necessidade do momento é tornar o processo de retifica de motor a diesel mais eficiente ou melhorar comunicação com um cliente, os treinamentos, de curta ou média duração, servem para alavancar as soluções na rotina empresarial.

 

A comunicação destrava obstáculos, gera mais engajamento, aproxima o público da marca e pode tornar a equipe muito mais integrada com foco em quem mais importa: seu cliente.

 

Um profissional que trabalha com a venda de acessórios como o calibrador de rosca tampão — que serve para testar a dimensão de uma peça, por exemplo — pode ter uma base muito mais sólida para tirar dúvidas, oferecer o produto e prestar assistência aos clientes quando passa por formações de comunicação e marketing.

 

Claro que dominar as informações técnicas de um produto é importante, mas saber como trabalhar com essas informações para gerar resultados é algo que justifica o investimento em treinamentos de marketing.

 

Afinal, qual é o público da sua empresa? Quais são as formas de abordagem que dão mais resultados? Pense nessas situações na hora de implementar as capacitações da sua equipe.

Dicas práticas para elaborar treinamentos

Se você já identificou a necessidade de investir em treinamentos para seus colaboradores, é hora de pensar na logística dessas formações.

 

No caso de uma demanda como as tendências de manutenção em ponte rolante e outros equipamentos industriais, por exemplo, é interessante que a capacitação seja feita no formato presencial, mas, para otimizar os custos, você pode também recorrer à uma plataforma online e disponibilizar o conteúdo completo para os colaboradores.

 

É importante definir os objetivos que o curso almeja alcançar, de maneira bastante clara. Digamos que a situação se trata de uma indústria que deseja alavancar as vendas de peças, como compressor de parafuso e outros acessórios, por meio das redes sociais.

 

Para cumprir a proposta, buscar informações que tragam planejamento de conteúdo, social mídia, linguagem na internet e outras referências do segmento, é uma forma de avançar nessa meta.

 

Quer elaborar um treinamento adequado para seu público? Confira as dicas que separamos abaixo:

 

  • Avalie a viabilidade de treinamento nos formatos presencial e online;
  • Faça uma pesquisa sobre o perfil do colaborador;
  • Pense nos formatos mais adequados ao seu público;
  • Monte uma grade curricular completa, com base em tendências do mercado.

 

Ao aplicar todas essas dicas na prática, saiba que sua empresa está contribuindo com o desenvolvimento profissional dos colaboradores e isso pode trazer uma série de retornos positivos para a organização.

 

Quanto mais capacitada é uma equipe, maior será sua produtividade nos processos de trabalho e melhor será o retorno desse trabalho. Invista em capacitação profissional e tenha um time de alta performance e engajamento trabalhando para sua empresa.

 

Sem dúvidas, o profissional ganha pela evolução de suas habilidades e a organização se torna diferenciada e mais capacitada dentro de seu nicho de atuação. 

 

Gostou do artigo? Esperamos que essas dicas sejam úteis para acelerar o desenvolvimento da sua empresa. 

 

Veja qual delas se adequa mais à realidade da sua companhia e tente moldá-las para obter os melhores resultados possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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