marketing viral

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O marketing viral se tornou essencial nos dias atuais, pois se baseia na construção de conteúdos que estão no auge do universo digital e que todos conhecem através de alguma rede social. 

 

Em algum momento você já deve ter ouvido ou visto algum tipo de música, foto, vídeo ou formato de conteúdo que se tornou viral nas redes sociais, ou seja, que a maioria das pessoas começou a fazer para gerar ainda mais interação. 

 

Pois bem, tal cenário foi mais comum do que poderíamos imaginar nos últimos anos, pois focava na construção de conteúdos que estavam na boca do povo, ou seja, que todos conheciam de algum lugar. 

 

Falar sobre conteúdos virais ainda é um assunto um tanto quanto delicado, pois existem aqueles conteúdos que viralizam por pouco tempo e aqueles que nunca saem de moda, ou seja, independentemente de quando for usado, sempre fará sucesso. 

 

Sabemos bem que a internet e a chegada das redes sociais transformam a maneira como as pessoas produzem conteúdo, assim como a forma que procuram por um aluguel de Munck, tudo se tornou ainda mais simples e acessível. 

 

O “boom” das redes sociais e das famosas trends que foram criadas durante a pandemia, fez com que diversas pessoas se arriscassem na produção de conteúdos virais e que trouxeram para os seus perfis milhares de seguidores e muita visibilidade. 

 

Não é à toa que grandes nomes de influenciadores digitais passaram a crescer no universo da internet a partir da produção desse tipo de conteúdo, que não demorou a ser adotado também pelas empresas. 

 

Até mesmo as grandes marcas passaram a entender a importância de estar presente nas redes sociais e mais do que isso, de fazer com que as pessoas vissem o seu negócio e entendessem que eles estavam por dentro do que acontecia no mundo. 

 

Foi com base nisso que uma rede de empresas de pintura industrial e muitas outras desenvolveram seus próprios sites e ainda trabalharam na construção de perfis nas redes sociais para que conseguissem atrair ainda mais pessoas. 

 

Em meio a tudo isso, as empresas começaram a se deparar com um novo conceito dentro deste universo, que é o marketing viral, que tem sido um dos grandes responsáveis pelo grande sucesso de muitas marcas, e que será o assunto principal do conteúdo de hoje. 

Saiba o que é o marketing viral

Para começo de conversa, é importante que entendamos o que é o marketing viral, antes de aprender a como colocá-lo em prática dentro do seu negócio, seja qual for o segmento ou tamanho dele. 

 

Pois bem, o marketing viral pode ser entendido como uma estratégia que visa usar estratégias de marketing em conjunto a conteúdos que sejam virais nas redes sociais e atraiam cada vez mais clientes para uma marca. 

 

É através do marketing viral que uma marca de mezanino de ferro consegue não só atrair mais clientes para a sua marca, mas também provar que a empresa está por dentro do que acontece no mercado e que não deixa nada passar despercebido. 

 

Ao usar o marketing viral em seus perfis nas redes sociais, as marcas conseguem atrair pessoas que estão por dentro do que está em alta no universo digital e, com isso, também conseguem fazer com que elas conheçam o trabalho da marca em questão. 

 

A partir disso, é mais do que possível construir uma relação saudável e única com seus clientes, pois eles verão que a sua marca está atenta ao que acontece no mundo digital e, por isso, está sempre à procura de fazer e entregar o melhor. 

 

Independentemente de qual for o seu negócio, o marketing viral está à disposição de todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância e a influência que ele possui no mercado e como pode fazer toda a diferença nos resultados de uma marca. 

Entenda como aplicar o marketing viral nos negócios

Partindo para a prática, agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing viral, chegou o momento de aprender a como aplicá-lo em seu negócio, seja ele uma marca de janela de vidro blindado ou até mesmo um escritório de advocacia. 

 

Para isso, selecionamos algumas dicas e passos que podem ser seguidos por você e pelos profissionais de marketing da sua empresa, que precisam estar alinhados com este conceito para que tudo flua da melhor forma possível. Sendo assim, confira as dicas abaixo: 

Conheça o seu público-alvo 

A primeira coisa a ser feita é conhecer muito bem o público para quem você vende, ou seja, as pessoas que compõem o público-alvo do seu negócio e podem ser usadas como exemplos de clientes ideias da sua marca. 

 

Toda empresa possui o seu perfil de cliente ideal e, quanto mais você o conhecer, mais eficiência terá em sua produção de conteúdo, pois assim, conseguirá produzir conteúdos virais e personalizados, que chamem a atenção do seu público. 

Esteja por dentro das tendências 

E é claro que não podemos deixar de falar sobre a importância de estar por dentro das tendências desse universo, pois é estando por dentro delas que uma empresa de locação de ferramentas elétricas conseguiu se tornar a melhor dentro do seu segmento. 

 

Para isso, você pode acompanhar o que está em alta nas redes sociais e quais formatos, pautas, áudios e músicas estão viralizando nesse meio, pois assim, pode entrar na onda do sucesso e fazer com que a sua empresa aproveite tamanha repercussão. 

Conte com uma boa equipe 

Além disso, é fundamental que você conte com uma equipe e com profissionais de ponta para te ajudar nessa missão, afinal de contas, todo bom resultado que chega é formado pelo trabalho e pelo empenho de toda uma equipe que acredita na causa. 

 

Sendo assim, é essencial que você se mantenha alinhado com o time de marketing e acompanhe toda a construção dos conteúdos e conte com profissionais que possuam o faro do sucesso, ou seja, que estão sempre à procura do que pode viralizar. 

Analise as mídias sociais 

Quando falamos de marketing viral dentro das redes sociais, contamos com diversas que existem no mercado e que são usadas tanto por uma empresa de limpeza quanto por uma marca de eletrônicos, e analisar cada uma delas é fundamental. 

 

Isso porque cada rede social possui seus próprios formatos de conteúdos, sua linguagem e sua forma de viralizar, quanto mais você entender sobre as diversas mídias, mais preparado estará para que consiga viralizar em diversas plataformas. 

Apele para as emoções 

A maioria dos conteúdos que viralizam nas redes sociais, são conteúdos que usam a emoção como fonte principal de criação, e ao serem apresentados ao público, fazem com que determinadas emoções sejam ativadas. 

 

Por isso, é de suma importância que você saiba apelar para as emoções em seus conteúdos virais, mão tente fazer com que eles sejam os melhores do mundo, mas que sejam aqueles que despertam algo bom no público e os leve a determinada ação. 

Seja simples e objetivo 

Mesmo apelando para as emoções, é fundamental que você saiba ser simples e objetivo em relação ao que produz, é através da simplicidade e objetividade que uma empresa de pintura epóxi piso consegue atrair tantos clientes no mercado. 

 

É através de características como essas que você consegue produzir conteúdos virais e entender que o sucesso não é construído em cima de glamour ou dinheiro, mas em cima da sinceridade, da naturalidade e da clareza. 

Analise os seus resultados 

Por último, mas longe de ser menos importante, jamais se esqueça de analisar os seus resultados para entender como esses conteúdos estão ajudando a sua marca a crescer e quais benefícios estão te trazendo. 

 

Assim como é importante entender a estratégia e colocá-la em prática, é extremamente importante analisar os resultados que ela traz para saber se o melhor é continuar com ela ou partir para uma outra. 

 

São dicas como essas que te ajudarão a colocar o marketing viral em prática e gerar incríveis resultados para o seu negócio, assim como uma empresa de alpinismo industrial tem ganhado com o seu trabalho meio digital. 

Cases de sucesso com o marketing viral 

Para finalizar e te provar como o marketing viral é realmente uma estratégia inovadora no mercado, selecionamos algumas empresas que apostaram nele e obtiveram resultados surpreendentes. Confira: 

 

  • Netflix;
  • Prime Video;
  • Spotify;
  • Americanas;
  • Casas Bahia;
  • Burger King;
  • Dove;
  • Nissan;
  • Heineken;
  • Entre outros. 

 

Você pode pesquisar sobre os casos de marketing viral dessas marcas e ver, na prática, como tal conceito tem trago ótimos resultados, e a sua empresa pode ser a próxima a fazer parte dessa lista que cresce dia após dia. 

Considerações finais 

Dessa forma, será mais do que possível fazer a sua marca crescer não só em números, mas também em visibilidade, fazendo com que ela seja conhecida dentro do universo digital e atraia os bons olhares de clientes, parceiros e até mesmo concorrentes. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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