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Quer dominar as principais técnicas para um bom marketing na advocacia? Se você é um advogado, jurista, profissional de criminologia, deve saber que existem estratégias específicas de marketing para essa área. 

 

Ou seja, os serviços prestados nessa área devem ser divulgados de forma estratégica, a fim de alcançar o público certo e aumentar a base de clientes, e coerentemente, os lucros. 

 

E se você souber aplicar todas as estratégias adequadamente, você será bem reconhecido na advocacia e na área jurídica.

 

Afinal, desde empresas de usinagem até pessoas físicas que trabalham nas mais diversas áreas precisarão de serviços de um advogado alguma vez na vida. Portanto, o mercado é vasto. 

 

Pensando nisso, preparamos este artigo onde abordamos as 8 principais estratégias para o marketing na advocacia, a fim de ajudar você, profissionais dessa área a impulsionar seus serviços jurídicos de forma intencional e estratégica. Continue lendo! 

O que é marketing digital de advocacia?

Este campo do marketing integra um leque de estratégias existentes no marketing digital, fazendo com que advogados e profissionais da área jurídica que possuem escritórios de advocacia atraiam pessoas para conhecer seu site e contratem seus serviços.

 

Se o visitante for um leigo em assuntos jurídicos, ele pode se interessar por serviços jurídicos primeiro após visitar este conteúdo. Isso transforma pessoas desconhecidas em potenciais clientes do seu escritório. 

 

Vale ressaltar que o marketing digital é tão importante para a internet hoje que é utilizado pelos mais diversos segmentos de mercado, por exemplo, desde confeitarias até empresas de painel elétrico industrial.

 

As estratégias de marketing digital, quando aplicadas à área jurídica, são conhecidas como “marketing jurídico”.

 

O nome não pode se limitar apenas ao ato de distribuir cartões de visita ou fazer contatos em reuniões, mas também inclui a atitude de captação de clientes no ambiente online.

 

Afinal, a  importância dessa presença na internet se deve ao fato de que cada vez mais as pessoas estão consumindo conteúdos e realizando compras em sites. A visibilidade em qualquer meio pode ser muito lucrativa para profissionais jurídicos autônomos.

Por que você deve apostar no marketing jurídico

O marketing digital aplicado no meio jurídico se tornou muito importante para os profissionais da área, assim como é importante para empresas fabricantes de óleo para compressor, por exemplo. 

Isso porque, tanto as diretrizes do Estatuto da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), como o Código de Ética Profissional, limitam as atividades promocionais que um advogado ou escritório de advocacia pode realizar. 

 

Portanto, atitudes como veicular anúncios comerciais nos meios de comunicação de massa, prometer resultados imediatos e positivos e divulgar o valor dos serviços são práticas proibidas por tais órgãos na conduta dos escritórios de advocacia. 

 

Essa restrição foi justificada pelas autoridades da OAB que alegaram que a lei era um serviço ao público e, portanto, não pode e nem mesmo deve ser considerada para ações  comerciais. 

 

Essa limitação é reiterada pelo artigo 31.º do Código de Ética, que se afirma no seguinte apontamento: 

 

“São vedadas referências a valores dos serviços, tabelas, gratuidade ou forma de pagamento, termos ou expressões que possam iludir ou confundir o público, informações de serviços jurídicos suscetíveis de implicar, direta ou indiretamente, captação de causa ou clientes…”

 

No entanto, apesar de muitas restrições, os advogados ainda podem aumentar a visibilidade de seus serviços por meio do marketing jurídico, o que não é proibido por nenhuma instituição. 

 

Portanto, é preciso estar atento a comportamentos considerados inadequados, que podem ser, por exemplo:

 

  • Publicar informações sobre reivindicações pendentes;
  • Fazer divulgação de listas de clientes;
  • Dar referência a cargos já exercidos pelos advogados;
  • Criar conteúdo que contenha informações enganosas ou incorretas;
  • Fazer propagandas com promessas mirabolantes de ganho de causa. 

 

Com isso, é preciso considerar essas diretrizes na hora de montar o seu plano de marketing de advocacia.

Como fazer marketing digital de advocacia?

O marketing digital de advocacia pode ser o que você esperava para impulsionar seus serviços jurídicos como advogado.

 

Mas é preciso fazer isso com estratégia bem elaborada, afinal, existem muitas ofertas no mercado, que acabam sendo maiores que as demandas, ainda que sejam demandas expansivas.

 

Afinal, como já citamos, todo mundo em algum momento da vida, precisou ou vai precisar de um advogado. No entanto, mesmo assim é preciso ficar de olho na concorrência. 

 

Mas com essas 8 estratégias que daremos a seguir, ficará mais fácil se destacar nesse mercado jurídico e conquistar muitos clientes online. Confra:

1 – Trabalhe bem em seu site

Você está considerando uma campanha de marketing para escritório de advocacia? Uma das primeiras ações a tomar é construir seu próprio site de forma bem profissional.

 

Nesse ramo jurídico, o que conta mais é a formalidade e o profissionalismo, portanto quanto mais profissional for o site, melhor será para sua imagem como advogado. 

 

Portanto, criar um site lindo, profissional, agradável e fácil de encontrar é uma das principais etapas da estratégia de marketing de advocacia. 

 

Construa sua própria identidade visual e crie conteúdo legítimo e de qualidade que agregue mais valor aos clientes interessados.

2 – Use palavras-chave  

Muito se fala hoje em dia sobre SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca em português). Essa é a otimização de um site para os principais buscadores online. 

 

Embora uma estratégia de SEO envolva vários princípios técnicos, trabalhando dentro e fora da própria página, você pode obter resultados satisfatórios ao usar estrategicamente as palavras-chave com base em seu nicho específico.

 

Por exemplo, se você trabalha com direito imobiliário, pode se concentrar em palavras-chave como “advogado imobiliário” para direcionar melhor as pesquisas de seus clientes.

 

Assim como vale para um site de venda de equipamentos elétricos para automação utilizar a palavra-chave “controlador de temperatura digital preço”. Além disso, hashtags em algumas redes sociais também podem servir para o mesmo propósito.

3 – Esteja presente nas redes sociais

A mídia social não é mais uma tendência, mas tornou-se parte do cotidiano das pessoas. Com base nisso, as estratégias de marketing para advocacia devem levar em conta cada vez mais a presença nas redes sociais.

 

Portanto, assim como algumas empresas devem considerar as redes sociais e fazer conteúdos dinâmicos sobre chuveiro de emergência, os advogados devem seguir o mesmo padrão  e produzir conteúdos interativos para as redes sociais. 

 

Claro, você não precisa criar um perfil profissional jurídico em todas as redes. No entanto, um Instagram bem construído para interagir com seu público-alvo é crucial. 

4 – Não subestime o poder do marketing de conteúdo

Engana-se quem pensa que o poder do marketing digital se limita a criar um perfil ou site e esperar que os clientes venham até você. 

 

Para garantir o sucesso a longo prazo e se destacar da concorrência, você precisa atualizar seu site com conteúdo relevante para o público. Concentre-se em interações e conteúdos interessantes sobre a área jurídica.

 

Quanto melhor for sua capacidade de gerar conteúdo e agregar valor ao seu trabalho, melhor será o seu reconhecimento.

5 – Encontre diferenciais para o seu marketing 

Usar templates pré-fabricados e seguir o mesmo estilo e visual de seus concorrentes não é a melhor estratégia de marketing para a área de advocacia.

 

Atuar com conteúdo autêntico permitirá que você atraia e fidelize mais clientes – além de toda a sua personalidade jurídica.

6 – Atualize constantemente seus canais online

A inatividade de abandonar seu site e deixar de postar conteúdo não se reflete em uma boa estratégia de marketing de advocacia. Muito pelo contrário, pode prejudicar o seu reconhecimento.

 

Portanto, invista seu tempo e dinheiro em uma estratégia que está em constante atualização – acompanhando as tendências e se ajustando às demandas do mercado. 

 

Estar presente no dia a dia do seu cliente, e postar conteúdo relevante em seus canais sobre a abrangência da lei na compra equipamentos industriais pela internet como datador inkjet, pode fazer toda a diferença! 

7 – Invista em tráfego pago

É quase impossível para um advogado focar em marketing digital sem investir dinheiro nisso. Ou seja, uma ótima maneira de atrair espectadores e clientes para o seu negócio é investir em publicidade e campanhas de tráfego pago. 

 

A  boa notícia é que você pode obter o valor investido em suas ações direcionadas e bem pensadas para o seu público-alvo.

8 – Promova campanhas de e-mail marketing

Seguindo o raciocínio anterior, o marketing digital de advocacia pode vir acompanhado de uma boa campanha de e-mail marketing. 

 

Apesar da capacidade de usar disparos automatizados de e-mail, é importante que sua empresa de  cinta com catraca ou até mesmo o seu escritório de advocacia segmente campanhas de marketing e mensagens com base em onde os clientes estão no funil de vendas.

 

E ainda, produzir e-mails personalizados, fazendo com que os usuários se sintam especiais.

 

Nesse sentido, é interessante contar com o apoio de uma plataforma de CRM. Graças a esta interface, é possível automatizar o marketing e comunicar com os clientes através de múltiplos canais. Tudo é feito de forma personalizada!

Considerações finais

Construir conteúdo de marketing de advocacia exige esforço e dedicação, assim como é importante o marketing para área de lima rotativa.

 

Com todas essas estratégias informadas neste artigo, você poderá facilmente criar um Marketing poderoso para impulsionar a visibilidade de seu escritório de advocacia, ou mesmo seu perfil nas redes sociais para gerar mais solicitação de serviço. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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