gatilhos mentais

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Os gatilhos mentais são mais comuns do que podemos imaginar, pois se trata de um conjunto de estímulos que acionam o cérebro humano e fazem com que as pessoas desejem comprar o que você oferece.

Não é novidade para ninguém que o cérebro humano é alvo de diversos estudos ao redor do mundo, principalmente quando falamos da geração de desejo de consumo em cima de determinados produtos ou serviços.

Hoje, vivemos em uma era onde consumir o que queremos ou precisamos nunca foi tão acessível, pois é possível fazer isso de qualquer lugar do mundo e com apenas alguns cliques, mas as marcas não poupam esforços para aumentar seus resultados.

Por isso, os gatilhos mentais surgiram como uma forma de ajudar as marcas a melhorarem ainda mais o seu desempenho nas redes sociais e no mercado, conseguindo convencer os potenciais clientes da decisão de compra de forma natural e eficiente.

Seja uma marca de gesso acartonado ou até mesmo uma empresa que presta serviço de dedetização em casa, os gatilhos mentais podem ser usados por diversos tipos de negócios no mercado, independentemente do seu tamanho ou segmento.

Tendo isso em vista, hoje iremos conhecer mais sobre os gatilhos mentais e como você pode usá-los a seu favor para potencializar os seus resultados e conquistar cada vez mais clientes.

Entenda o que são os gatilhos mentais

Para começo de conversa, é necessário que você entenda o que são os gatilhos mentais, que podemos interpretar como estímulos cognitivos que fazem com que a pessoa em questão obtenha determinada sensação a partir de algo que viu ou ouviu.

Muito se falar sobre gatilhos no geral nos últimos tempos, que podem ser entendidos como pontapés que geram determinadas situações e sentimentos nas pessoas, alguns podem ser ruins e outros bons, isso varia de pessoa para pessoa.

No caso do uso de gatilhos mentais dentro do universo do marketing, eles acabam gerando um grande desejo no potencial cliente, seja para a contratação de um serviço de instalação de câmeras ou para a compra de um determinado produto.

Tais gatilhos podem ser usados de diferentes maneiras e geram nas pessoas uma sensação única, como se elas se dessem conta de como precisam daquilo e que não podem perder a oportunidade de compra. Para isso são usados gatilhos como:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Exclusividade;
  • Prova social;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Antecipação.

Logo a seguir iremos falar um pouco mais sobre alguns desses gatilhos, mas o que é preciso entender no primeiro momento é que tais gatilhos não servem apenas para aumentar seus resultados, mas também para gerar uma melhor interação com o público.

Através desses gatilhos as pessoas podem se interessar mais pelo que você oferece e, com base nisso, podem entrar em contato com a sua marca não só interessada em comprar de você, mas também em conhecer mais sobre os diferenciais do seu negócio.

Veja como funcionam os gatilhos mentais

Como mencionamos, vamos falar um pouco mais sobre alguns dos principais gatilhos mentais usados no mercado e como eles funcionam, seja através de uma campanha para caçamba de entulho ou da venda de um novo produto no mercado. Confira:

Escassez

O primeiro deles é a escassez, que gera no potencial cliente uma sensação de que se não comprar aquilo que está sendo ofertado para ele naquele momento, poderá perder a oportunidade e talvez nunca mais conseguir comprar tal produto ou serviço.

Para isso, é normal que as marcas divulguem seus produtos/serviços com promessas que dizem por quanto tempo ele ficará disponível, quantas unidades estão disponíveis e condições de ofertas que não irão se repetir, tudo isso gera um gatilho de escassez que leva à compra.

Urgência

Além da escassez, outro gatilho muito comum é o da urgência, que como o próprio nome já diz, está relacionado a ação de trazer um senso de urgência para o potencial cliente, como se ele não pudesse perder por nada a oportunidade de compra.

Diferente da escassez, que gera um desejo insaciável no cliente, a urgência já gera a ansiedade para que a pessoa compre rapidamente um cadinho de porcelana que está em oferta e não perca a oportunidade de consumo.

Prova social

Já a prova social se tornou um dos gatilhos mentais mais usados dos últimos tempos, pois se baseia no uso de relatos de outras pessoas que já consumiram o produto ou serviço e podem servir de exemplo para que outras pessoas também consumam.

Hoje, é normal que as pessoas queiram consumir produtos ou serviços que foram recomendados e bem avaliados por outras pessoas, pois assim elas sentem mais confiança na hora da compra, esse é o gatilho da prova social.

Autoridade

A autoridade é um gatilho mental muito poderoso, não são todas as marcas que conseguem usá-lo, mas as que podem, sabem usufruir ao máximo o poder dele e todas as diferentes maneiras com as quais consegue atrair novos clientes.

Nesse tipo de gatilho, as marcas que são vistas como autoridades em seu segmento podem usar toda a sua influência para convencer os potenciais clientes da qualidade do que fazem, é o que a melhor desentupidora de esgoto do mercado faz.

Reciprocidade

Por fim, mas longe de ser menos importante, não podemos deixar de falar sobre a reciprocidade, um gatilho que faz toda a diferença nos dias de hoje e ajuda os potenciais clientes a verem a sua marca com outros olhos.

Nesse gatilho, a sua empresa oferece algo relevante e totalmente gratuito para o potencial cliente, seja um suporte, um brinde ou até mesmo um cupom de desconto, tal ação faz com que a pessoa se sinta em dívida com você e, para retribuir o favor, consuma da sua marca.

Esses são apenas alguns dos diversos gatilhos mentais que existem no mercado, mas tendem a ser os mais usados em diversas marcas e os que geram os melhores resultados para as empresas.

Saiba como usar os gatilhos mentais no marketing digital

Partindo para a prática, chegou o momento de aprender a como colocar esses gatilhos mentais em prática, assim como a melhor equipe de pintura predial também coloca o que aprende em ação em seus serviços. Sendo assim, confira abaixo como aplicá-los:

Ofertas de vendas

A primeira forma de usar os gatilhos mentais são em ofertas de vendas da sua marca, seja de produtos físicos, digitais ou até mesmo na venda de serviços que você oferece, é a oportunidade ideal de cativar clientes a partir de tal ação.

Para isso, você pode usar os mais diversos gatilhos, desde a escassez para gerar desejo no cliente até mesmo a reciprocidade, para que o potencial cliente se sinta realizado com a sua marca e consuma de você por livre e espontânea vontade.

Edição limitada

Além disso, marcas que produzem produtos ou serviços que possuam uma edição limitada também conseguem usar os gatilhos mentais a seu favor para que os potenciais clientes não percam a oportunidade de comprar de você.

Por exemplo, ao lançar uma talagarça para tapetes dentro de uma edição limitada, pode muito bem usar gatilhos como a urgência, que faz com que aquele potencial cliente corra para comprar de você antes que as unidades dessa edição limitada acabem para sempre.

Abertura de carrinho

Para quem fornece serviços ou abre as vendas de seus produtos de tempos em tempos, trabalhar com os gatilhos mentais durante a abertura do seu carrinho de vendas também faz toda a diferença em seus resultados.

Ao abrir o seu carrinho, você pode usar gatilhos como a prova social, a autoridade e até mesmo a urgência, caso o carrinho já tenha data para fechar, e fazer com que o seu potencial cliente não pense duas vezes antes de consumir de você.

Essas são algumas das formas com as quais você consegue e pode usar os gatilhos mentais para aumentar os seus resultados e, com isso, conseguir chegar onde deseja de forma prática, acessível e eficiente.

Cases de sucesso com os gatilhos mentais

Para finalizar, não poderíamos deixar de trazer alguns cases de sucesso sobre o assunto, pois assim como a melhor marca de bomba de engrenagem obtém ótimos resultados com eles, diversas outras também possuem, como:

  • Amazon;
  • Casas Bahia;
  • Americanas;
  • Marabraz;
  • Samsung;
  • Mercado Livre.

A sua marca pode muito bem ser a próxima a entrar para essa lista e servir como prova de como os gatilhos mentais são poderosos e podem fazer toda a diferença em um negócio, auxiliando não só no aumento de seus resultados, mas na melhora de seu desempenho.

Considerações finais

Dessa forma, será mais do que possível usar os gatilhos mentais para te ajudar a crescer e ainda entender como tais estratégias são mais do que apenas estratégias, mas grandes aliadas do seu crescimento e bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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