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Como captar mais contatos para o seu e-mail marketing

O e-mail marketing é hoje uma das estratégias mais eficientes para promover uma empresa e trazer mais resultados para um negócio.

Mas, como é sabido, as campanhas de e-mail marketing dependem da captação de leads, ou seja, precisam de uma lista de contatos para que as ações de divulgação de uma empresa sejam enviadas.

Outra informação essencial nesse processo é saber qualificar os seus leads. Afinal, quando se investe na divulgação de um produto ou serviço, a campanha de marketing é pensada para que os clientes que a recebam estejam minimamente interessados no item.

Para as empresas prestadoras de serviço, o processo é o mesmo. É preciso ter uma lista quente de potenciais clientes, para que o envio do e-mail marketing seja assertivo.

Isso quer dizer que um estabelecimento que realize a remediação de solos contaminados vai conseguir mais resultados na sua campanha de divulgação se ele possuir os contatos certos.

A captação de leads é o primeiro passo para que o e-mail marketing possa ser enviado e fazer com que as pessoas conheçam mais sobre um determinado negócio.

Depois, é essencial realizar a qualificação desses contatos, tornando o processo mais direcionado e eficiente.

Para ajudar você nessa tarefa, este artigo traz dicas de como captar mais leads para a sua empresa, de modo que o seu e-mail marketing possa ser uma ferramenta poderosa de novos negócios.

Se você quer entender mais sobre o assunto e colher resultados práticos para o seu estabelecimento, este conteúdo pode ser importante para você.

A importância das campanhas de e-mail marketing

Como empresário que busca promover o seu negócio, seja ele de manutenção de ponte rolante ou de qualquer outro segmento, você certamente já ouviu falar da importância do e-mail marketing.

Com ele, é possível fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca e o seu estabelecimento, por meio de campanhas atrativas de divulgação.

Em épocas passadas, o e-mail marketing era bastante utilizado por empresas, com o intuito de fazer publicidade e atrair mais clientes.

No entanto, quando não havia um planejamento claro de propaganda, muitos estabelecimentos tomavam o caminho errado, fazendo disparos de quantidades inadequadas, que faziam com que os destinatários nem abrissem a mensagem.

Hoje, o cenário mudou completamente. Com o marketing digital cada vez mais presente nas estratégias de divulgação de uma marca, o e-mail marketing se tornou uma ferramenta válida e essencial para as empresas.

Afinal, ele pode ser utilizado com vários tipos de finalidades, tais como:

  • E-mails promocionais;
  • E-mails sazonais;
  • E-mails informativos;
  • E-mails institucionais, etc.

Os e-mails promocionais são os mais conhecidos. Eles são utilizados para promover produtos como uma balança digital com impressora, ou mesmo serviços que estejam com descontos, levando o cliente a visitar o site da empresa e realizar uma compra.

Já os sazonais são aqueles disparados em datas comemorativas, para que a empresa envie felicitações no aniversário do cliente, no dia das mães, no Natal, etc.

Os e-mails informativos apresentam conteúdos de qualidade, que agregam mais conhecimentos para os seus leitores.

Uma empresa de monitoramento de descargas atmosféricas, por exemplo, pode enviar um material com dicas que ajudem os seus clientes a tomarem precauções em épocas chuvosas, protegendo o seu imóvel.

Os e-mails institucionais são utilizados para divulgar as novidades de um negócio, para que o cliente esteja sempre atualizado sobre a inserção de novos serviços no catálogo, assim como sobre a abertura de novas unidades.

Depois de conhecer um pouco mais sobre os possíveis formatos do e-mail marketing, é essencial avaliar e aplicar as estratégias digitais para captação de novos contatos, para que você possa montar a sua lista de leads.

Estratégias digitais para captação de leads

O marketing digital traz uma série de possibilidades para as empresas, tanto em termos de divulgação de um negócio, quanto para a captação de leads para o seu e-mail marketing.

Assim, entre as principais estratégias podemos elencar:

  • Ter um blog;
  • Disponibilizar materiais;
  • Realizar um webinar;
  • Marcar presença nas redes sociais;
  • Uso de pop-ups no seu site, etc.

Tenha um blog

As empresas que ainda não possuem um blog com bons conteúdos já estão perdendo uma série de novos leads para o seu negócio.

Isso porque o marketing de conteúdo é um dos modos mais eficientes de atrair a atenção do seu público, fazendo com que eles conheçam mais sobre o seu segmento, seus serviços e queiram adquirir o que você oferece.

Ter um blog pode ser um meio bastante eficiente para conseguir novos contatos. Afinal, quando você oferece conteúdos marcantes, as pessoas desejam acompanhá-los e, para isso, elas vão inserir o seu endereço de e-mail para receber as novidades.

Uma empresa de conserto de gerador de energia que mantenha uma constância na postagem de novos conteúdos, consegue engajar os seus leitores, fazendo com que eles se interessem e busquem pelos seus serviços.

Disponibilize materiais

Seguindo a mesma linha da divulgação de bons conteúdos, a sua empresa pode oferecer para os visitantes do seu site um material exclusivo, em formato de e-book, para captar novos leads.

O processo ocorre de modo bem simples: você pode lançar uma nova publicação no seu site e oferecer o envio do material por e-mail.

Dessa forma, o leitor insere o endereço de contato no campo disponível na sua página, para que ele possa receber o e-book em sua caixa de entrada.

Posteriormente, é possível realizar contatos periódicos com esses leads, educando os clientes a entenderem mais sobre o seu mercado e sobre o que você oferece, gerando novas vendas para a sua empresa.

Faça um webinar

As lives e os webinars ganharam grande destaque no marketing digital.

Isso porque uma autoridade dentro de um determinado segmento oferece uma apresentação virtual sobre um assunto de interesse do seu público.

Como esse tipo de conteúdo pode ser de grande relevância para o público-alvo de um negócio, cada vez mais pessoas aproveitam as oportunidades para adquirir novos conhecimentos por meio desse formato.

Para divulgar um webinar sobre levantamento radiométrico, muitas empresas investem nas redes sociais e solicitam uma inscrição prévia dos interessados, informando por e-mail os próximos passos para que eles possam assistir ao conteúdo.

Com essa captação de leads, futuros contatos podem ser feitos com os espectadores, gerando maior engajamento do público e convertendo esses leads em futuras vendas para a sua empresa.

Marque presença nas redes sociais

Ter páginas e perfis ativos nas redes sociais é um item obrigatório para as empresas que desejam crescer.

Além disso, essas plataformas permitem que novas listas de contatos das pessoas que buscam os seus serviços possam ser montadas, já que a grande maioria dos seguidores de uma fanpage possuem algum tipo de interesse na marca.

Com isso, você pode investir em publicações e conteúdos que façam com que os seus seguidores conheçam o seu site e, desse modo, insiram os seus dados de contato nos campos destinados para cadastro de newsletters e e-mails informativos.

Dessa maneira, você cria uma lista de leads que possuem interesse em receber as notícias e atualizações da sua empresa, investindo em um contato periódico com eles.

Use pop-ups no seu site

Pode ser que durante a leitura de um artigo sobre reciclagem de papelão, um visitante da sua página tenha esquecido de deixar o contato para receber atualizações da sua página.

Por isso, muitos sites hoje utilizam os pop-ups de saída, que surgem na tela do leitor sempre que ele move o cursor para sair da sua página.

Com essa funcionalidade, é possível captar um bom número de novos leads, fazendo com que a sua lista cresça de maneira interessante.

A qualificação da lista de leads

Captar os leads para disparo de e-mail marketing é o ponto inicial da sua campanha de divulgação.

Mas para que ela possa ser mais assertiva, é preciso trabalhar esses novos contatos e identificar os que possuem mais sinergia com o seu tipo de atividade.

Afinal, para que você consiga aumentar a sua venda de imã para alto falante, as suas campanhas de e-mail marketing precisam chegar para as pessoas certas, ou seja, para o público-alvo do seu negócio.

Com o auxílio de ferramentas especializadas no envio de e-mail marketing, é possível analisar as métricas referentes à sua campanha, de modo a medir o número de pessoas que receberam o conteúdo e se interessaram em abrir a sua mensagem.

Dessa maneira, é possível identificar quais delas podem se tornar clientes, e depois investir no relacionamento com esse contato.

Assim, o seu envio de e-mail marketing será muito mais assertivo, fazendo com que os leads coletados nas diferentes estratégias de marketing digital possam ser qualificados e resultar em novas vendas para a sua empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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