inteligência artificial

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Muito tempo atrás, quando se falava de inteligência artificial já nós imaginávamos alguns filmes de Hollywood, com representações que pareciam até mesmo impossíveis diante de tanta praticidade.

Entretanto, algum tempo passou e, se olharmos à nossa volta, já temos a inteligência artificial em nosso dia a dia, gerando muito mais praticidade e demonstrando o quanto evoluímos.

Hoje a tecnologia está presente em nossa vida através de diversas atividades, desde a utilização dos nossos smartphones, a realização de compras online e até mesmo na entrega de currículos em aplicativos para uma empresa de consultoria ambiental.

Todas essas ações demonstram o quanto a inteligência artificial já é aplicada em nosso dia a dia e o seu potencial é enorme, gerando sempre ainda mais possibilidades de ser explorada e desenvolvida.

Por isso, diante das possibilidades e facilidades que essa tecnologia trás, ela tem recebido a atenção de diversos meios, incluindo a do marketing, buscando justamente estabelecê-la e ter ainda mais eficácia dentre uma das áreas principais das empresas.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a inteligência artificial, e não se preocupe se você tem dúvidas sobre essa tecnologia, pois iremos falar sobre o significado, como ela funciona, os benefícios e principalmente como utilizá-la em ações de marketing.

O que é a inteligência artificial e como ela funciona?

O termo inteligência artificial (IA), por mais que seja associado e carregue todo esse DNA atual, o seu surgimento não é tão novo. Esse termo surgiu em 1956 através do professor John McCarthy.

O professor criou essa expressão justamente para se referir a capacidade das máquinas de resolverem problemas que até então poderiam ser solucionadas apenas por humanos.

Por exemplo, ao imaginarmos uma empresa de raspagem de pisos de madeira, se antes somente os humanos poderiam realizar esse processo de raspagem, através da IA as máquinas adotaram essa capacidade e geraram ainda mais praticidade a esse processo.

Assim, o conceito da IA ainda continua o mesmo, sendo caracterizado justamente como a capacidade das máquinas de pensarem como os humanos, desenvolvendo habilidades como aprender, raciocinar, perceber e decidir logicamente sobre os fatos.

Além disso, devido a essa alta capacidade de aprender e se desenvolver, as máquinas, assim como os humanos, devem ser alimentadas de conhecimento para continuar evoluindo.

Esse processo e capacidade das máquinas só se mostram possíveis devido a processos de computação simples, como modelo de dados, big data e poder de processamento.

Benefícios da inteligência artificial

Como foi visto, a inteligência artificial tem seu surgimento alinhado a muito mais praticidade, gerando assertividade nas empresas e fazendo com que a tecnologia venha ser trabalhada em conjunto com outras áreas em seu negócio.

Com isso, confira algumas vantagens que essa tecnologia permite e veja o quanto ao alinhar essa tecnologia ao marketing sua empresa tende a ganhar em todos os sentidos.

  • Automação de tarefas;
  • Otimização de resultados;
  • Satisfação dos clientes;
  • Investimentos mais inteligentes.

Assim, ao destacar esses benefícios, já se tem uma noção prévia do quanto a inteligência artificial, ao ser alinhada com o marketing, gera uma perspectiva totalmente positiva para as empresas.

Entretanto, para ter uma noção completa em relação a cada ponto destacado, veja as características de cada um.

Automação de tarefas

Um dos grandes benefícios da inteligência artificial é justamente automatizar as tarefas de uma forma eficaz e escalável, garantindo mais assertividade e praticidade através de cada momento.

Por exemplo, ao ter a automação em uma empresa de levantamento topográfico, a tecnologia assume um papel de destaque, fazendo com que os colaboradores trabalhem somente em melhorias para tornar o negócio mais rentável e bem estruturado.

Assim, a automação fica responsável por tarefas simples que antes tomavam o tempo dos colaboradores, fazendo com que se tenha essa praticidade e que os funcionários da empresa foquem em atividades mais complexas e que demandam mais dedicação.

Otimização de resultados

A partir do momento em que algumas atividades são automatizadas, os colaboradores conseguem focar em outras questões da empresa, otimizando e entregando resultados cada vez mais positivos.

Além disso, ao considerarmos a automatização, por exemplo, em um serviço de administração de condomínios, se tem um reparo dos erros por conta da tecnologia, contando com um cenário repleto de assertividade e precisão.

Por isso, ao ter a inteligência artificial no dia a dia da empresa, o desempenho dela se torna ainda melhor, otimizando os resultados e rendendo cenários cada vez mais positivos para os negócios.

Satisfação dos clientes

Uma das principais utilidades da inteligência artificial em estratégias de marketing é justamente aumentar a satisfação dos clientes, oferecendo um atendimento totalmente personalizado e eficaz.

Por exemplo, se pensarmos nos clientes ao realizar uma busca para comprar piso de borracha, a IA tem um papel determinante desde o primeiro contato, contando com uma agilidade e eficácia, garantindo um ambiente perfeito para a realização da compra.

Assim, ao contar com a inteligência artificial nesses contatos com os clientes se tem muito mais possibilidades para a fidelização, gerando esse ambiente totalmente propício ao consumo e interação.

Investimentos mais inteligentes

Muitos se enganam ao achar que a inteligência artificial só tem esse papel importante ao se tratar da interação e fidelização do público, ela também permite uma criação de soluções muito mais assertivas.

A inteligência artificial permite uma análise precisa para as empresas, gerando muito mais assertividade ao se tratar dos investimentos online, tendo através dessa consciência o melhor ROI possível.

Além disso, devido a essa constante evolução do meio digital, as análises tendem sempre a ser precisas, garantindo esse cenário de evolução e assertividade para as empresas.

Por isso, ao ressaltar esses benefícios fica claro que ao alinhar a inteligência artificial com o marketing, sua empresa tende a ganhar em todos os sentidos, indo em direção à evolução e ao sucesso.

Como utilizar a IA em ações de marketing?

Ficou claro que, ao alinhar a inteligência artificial e o marketing, sua empresa tende a se diferenciar cada vez mais, estabelecendo facilidades e realizando essa mescla fundamental para o crescimento e destaque.

Dessa forma, para você, por exemplo, que tem uma consultoria contra incêndio, confira como utilizar a inteligência artificial em ações de marketing, tendo o máximo de eficácia através dessa aplicação.

1 – Prever o comportamento do consumidor

Ao utilizar a inteligência artificial, é possível rastrear todas as ações e comportamentos do consumidor dentre o meio digital, assim as marcas garantem muito mais assertividade através das suas ações e de cada estratégia.

Ao, por exemplo, identificar uma ação recorrente do consumidor realizando uma busca sobre uma construtora obras comerciais e industriais, essas informações podem ser utilizadas para criar conteúdos que atraem e despertam o interesse do público.

Assim, ao ter essas informações à disposição, as chances de conversão em sua empresa tendem a aumentar consideravelmente, sendo um dos fatores-chave para o crescimento e sucesso.

2 – Automação do atendimento

A inteligência artificial auxilia e tem uma grande influência através do atendimento personalizado, garantindo cada vez mais eficácia e precisão nos contatos com o público.

O meio digital está cada vez mais competitivo e amplo, tendo desde informações sobre a emissão do cadri a empresas de roupas e acessórios.

Com isso, se destacar e se diferenciar dos demais é algo cada vez mais necessário e isso só é possível através de um atendimento personalizado.

3 – Automação do gerenciamento de comunidades

O gerenciamento das comunidades envolve a comunicação com os seguidores da sua marca, garantindo o máximo de engajamento possível, gerando a propagação e aproximação da marca com o público.

Com isso, a inteligência artificial tem um papel muito importante, garantindo o agendamento de posts, uma interação com o público nos stories e até mesmo seguir e deixar de seguir os outros.

4 – Precificação dos produtos

A precificação muitas vezes parece até mesmo algo fácil a ser realizado, entretanto a realização desse processo envolve uma série de questões como o ciclo de vida do item, histórico de venda e até mesmo a época do ano.

Por isso, através da inteligência artificial há ferramentas que ajudam a definir os preços de forma automática, analisando as informações disponíveis no mercado e realizando a precificação de uma forma totalmente assertiva.

5 – Reconhecimento de fala

Quem, ao estar em algum local ou até mesmo com o seu aparelho celular, já não falou ou escutou a frase “hey siri”. Pois é, o reconhecimento de fala é algo totalmente presente na rotina e no dia a dia de todos.

Por isso, ao produzir um conteúdo de qualidade e contar com a inteligência artificial, o público através das pesquisas por fala tem acesso aos conteúdos do seu site, aumentando cada vez mais a propagação e popularidade da sua marca.

Com isso, ao destacar esses pontos chegou o momento de colocá-los em prática, tendo a inteligência artificial em suas estratégias de marketing, garantindo cada vez mais eficácia e assertividade através de cada ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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