bounce rate

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Você já ouviu falar sobre o bounce rate? O termo ainda é pouco conhecido aqui no Brasil, mas se trata de algo que precisa ser muito bem entendido pelos empreendedores que não desejam perder possíveis clientes. 

A chegada da internet, das redes sociais e do marketing digital mudou por completo a forma como as empresas lidavam com os seus clientes e vice-versa, mas tudo isso para melhor, era o que pensávamos. 

O fato da era digital ter mudado por completo a relação entre marca e consumidor, nem sempre significa que tenha sido para melhor, pois os usuários continuam podendo deixar de comprar o produto ou serviço quando quiserem. 

Na verdade, a ação de não comprar algo se tornou ainda mais simples com a internet, pois o usuário que não se interessar mais pelo produto ou serviço, pode muito bem deixar o site de vendas. 

Diferente do processo de compra pessoalmente, onde o usuário vai até o escritório de uma empresa que oferece CFTV para condomínio, por exemplo, e se pensar em não contratar o serviço, o vendedor pode negociar ali, na hora. 

Isso mostra como o universo digital ajudou e muito as pessoas, mas também não significa que fez as vendas das empresas decolarem, principalmente quando os empreendedores não entendem sobre tudo o que envolve o processo de compra e venda. 

Hoje, contamos com diversos conceitos do marketing digital que sugeriu para ajudar as empresas a melhorarem os seus processos de vendas e entenderem a fundo o comportamento de seus usuários. 

E eles surgiram não apenas para fazer com que os empreendedores entendessem mais sobre o assunto, mas também para aplicarem estratégias e dicas que tinham como objetivo principal ajudar as marcas a obterem mais resultados. 

Claro que na internet, encontrar braços articulados para toldos comprar por um preço acessível se tornou mais simples do que nunca, ainda mais quando falamos da melhor marca do segmento. 

Entretanto, para obter esses bons resultados, é preciso entender a fundo conceitos importantes do marketing digital que não façam apenas os seus resultados aumentarem, mas também os seus prejuízos serem os menores possíveis. 

E é justamente dentro deste cenário que entra o conceito do bounce rate, que iremos conhecer a fundo hoje, assim como a sua importância e algumas dicas para evitá-lo dentro da sua marca, seja qual for o segmento ou tamanho dela. 

Entenda o que é o bounce rate 

Bounce rate é um conceito que recebeu o nome em inglês mas, ao ser tradutor para português, pode ser entendido como taxa de rejeição, ou seja, ele acompanha o número de usuários que realizam ações que são interpretadas como rejeição para o Google. 

É normal que, ao procurarmos por algum produto como uma telha cerâmica americana mesclada, encontramos diversas opções no mercado, mas tendemos a adquirir a de melhor qualidade e com o preço que mais cabe em nosso bolso. 

Entretanto, nesse processo de entrar e sair de alguns sites, pode ser interpretado como rejeição para o buscador, que imediatamente irá informar isso ao dono daquele site. 

Cada usuário que realiza alguma ação de rejeição é contado dentro da taxa que é apresentada para o dono do site, que está ciente sobre elas. As principais ações que são interpretadas como rejeição pelos buscadores são: 

  • Usuários que clicaram no botão “Voltar” no navegador;
  • Fechamento da página ou da aba;
  • Foram para outro site por meio de um link;
  • Digitaram um novo endereço;
  • Ficaram inativos por 30 minutos ou mais. 

Muitos de nós já até realizamos algumas ações como essas e nem sabíamos que eram contabilizadas, mas são e fazem toda a diferença para a construção de novas estratégias dentro de uma empresa. 

Hoje, o site de uma marca que oferece o melhor serviço de impermeabilização com manta asfáltica terá uma taxa baixíssima de rejeição, mas isso porque a marca entendeu a importância de estar por dentro desse número. 

E a importância de saber e entender sobre a taxa de rejeição é justamente ligada ao aumento dos seus resultados. Por mais controverso que isso possa parecer, acredite, a taxa de rejeição é essencial para o aumento dos seus resultados. 

Isso porque, quanto mais você entende sobre a taxa de rejeição, mais ideias personalizadas você tem para mudar esse cenário, ver onde o seu site está errando e mudar o que precisa ser mudado. 

Muitas vezes, taxas e conceitos como o bounce rate foram criados não para piorar a situação de uma marca, muito pelo contrário, justamente para ajudá-las a ver seus negócios com outros olhares. 

Assim como um possível cliente analisa o melhor custo de elevador para cadeirante antes de realizar a compra, o empreendedor analisa a sua taxa de rejeição para tomar as melhores decisões de mudanças dentro da empresa. 

Sendo assim, entendemos que o bounce rate é um conceito que tem como objetivo principal te mostrar a taxa de rejeição do seu site na internet para que você saiba como agir para mudar essa situação, caso a taxa seja grande. 

Dicas para diminuir o bounce rate da sua marca 

Agora que você já sabe sobre o que se trata o bounce rate, assim como a sua importância nos dias atuais, chegou a hora de conferir algumas dicas práticas para diminuir essa taxa e garantir mais resultados positivos para o seu negócio. Confira: 

Pense na experiência do usuário

Hoje, uma pessoa quando acessa um site na internet, não está interessada apenas em obter um novo produto ou serviço, mas também em contar com uma boa experiência do início ao fim do processo. 

Não é à toa que, se você acessa o site de uma empresa que vende barras e perfis de alumínio, encontra um site bem organizado e estruturado, tudo para que o usuário se sinta bem naquele lugar e não queira sair de lá. 

Por isso, se preocupar com a experiência do usuário dentro do seu site é essencial para diminuir a sua taxa de rejeição, fazendo com que os usuários se sintam bem dentro do seu site e não pensem em sair de lá. 

Conte com CTAs eficientes 

As CTAs são conhecidas como Call To Action, que em português significa chamadas para a ação, ou seja, são aquelas frases padrões que incentivam a tomada de alguma decisão por parte do usuário. 

‘Confira já’, ‘Acesse aqui’, ‘Clique a seguir’ e outras desse tipo são algumas das mais usadas, mas que, hoje em dia, já não trazem bons resultados para os empreendedores e influenciam diretamente no aumento da taxa de rejeição. 

Sendo assim, é importante que você conte com CTAs eficientes e personalizadas, que realmente chamem a atenção do público e os levem a tomar a decisão de comprar o seu eliminador de gotas em PVC, ou seja qual for o seu produto ou serviço. 

Insira apenas links internos

Alguns sites costumam fazer parcerias com marcas do segmento e ambas incluem links de seus sites na de seus parceiros, fazendo com que o usuário, ao clicar nele, seja redirecionado para o site deste parceiro. 

Essa é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade de ambos os sites, mas também podem ser um grande perigo, pois as chances daquele usuário voltar para o primeiro site em que estavam podem ser as mínimas. 

Por isso, recomenda-se a inserção de links que levem os usuários apenas para outras páginas dentro do seu próprio site, pois assim ele conhecerá mais sobre o seu negócio e não irá atrás da concorrência. 

Adapte seu site para a versão mobile 

Uma empresa de conserto em tanque de polipropileno não é a melhor em seu segmento apenas por oferecer o melhor serviço, mas também por se preocupar com a acessibilidade de seu site dentro do universo digital. 

Se você entrar em um site responsivo, verá que ele é aberto com a mesma velocidade e organização tanto em um computador quanto em um celular, o que faz toda a diferença na sua taxa de rejeição, visto que hoje as pessoas fazem tudo pelo celular. 

Sendo assim, adaptar o seu site para a versão mobile, que é a versão voltada para os celulares, faz toda a diferença na sua taxa de rejeição e atrai aqueles possíveis clientes que o acessam pelo smartphone. 

Essas são apenas algumas de diversas dicas que você pode aderir para diminuir a sua taxa de rejeição, entendendo que isso te ajudará a ter mais resultados e também a conhecer mais sobre o seu público. 

Considerações finais

A rejeição é sempre uma ação desagradável, muitas vezes por quem a comete e principalmente por quem a recebe, e até mesmo no universo digital isso ainda é visto e praticado. 

Felizmente, quando se trata do bounce rate, é possível contar com boas dicas como as que mencionamos anteriormente para tornar essa taxa positiva e evitar ao máximo essa sensação desagradável. 

Dessa maneira, você contará não apenas com um conceito ou uma simples taxa, para uma ferramenta que te ajudará a conhecer mais sobre o seu público, os seus usuários, o seu site e tudo o que envolve o seu negócio para prestar o melhor trabalho possível. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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