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Saber que um site precisa estar bem posicionado nos buscadores, ser mobile responsivo e bem navegável não é novidade para ninguém, mas você sabia que o certificado de segurança, o SSL (Secure Socket Layer) pode fazer toda a diferença?

Infelizmente, a maioria das pessoas nem sabe o que essa sigla significa. Trata-se do Secure Sockets Layer, semelhante ao “Camada de Soquete Seguro”, que pode soar até sem nenhuma importância para quem lê, mas é fundamental para a segurança do usuário.

Para entender a importância desse recurso, vamos explicar um pouco sobre ele de forma bem resumida.

Basicamente ele foi criado em 1994 pela Netscape, uma das primeiras empresas de informática do mundo a recorrer à internet. Em outras palavras, existe desde o início da revolução digital.

O que ela fez foi criar um padrão global de segurança digital que a fortalece por meio de criptografia entre o servidor, a plataforma e os usuários de um site, como um de construção de condomínio residencial, por exemplo, que são acessados ​​por meio de um navegador.

Embora algumas empresas e sites continuem a ignorar o SSL, ainda há muitos usuários preocupados com isso hoje, mesmo que não conheçam o termo. Basta verificar na barra de endereços do site o famoso cadeado verde.

Além disso, muitos navegadores foram programados para relatar erros de segurança e privacidade quando as páginas não possuem esse recurso.

Desta forma, mesmo que não se saiba o que é, haverá uma enorme mensagem de sinal de segurança, assim como um sinal de porta de aço automática para loja.

Pensando em ajudar cada vez mais pessoas e empresas a entenderem a importância do certificado de segurança, preparamos este artigo para apresentar alguns conceitos básicos sobre o assunto.

Além disso, vamos dar as principais dicas de por que as empresas que ainda não possuem SSL precisam se preocupar com isso com urgência.

Lembre-se: não são apenas as lojas virtuais de armação de aço para construção e os e-commerces que precisam desse recurso. Todos os sites de todos os segmentos e com todas as finalidades devem se preocupar com este recurso.

Ou seja, a segurança precisa ser reforçada tanto na hora de informar dados pessoais, como também quando uma pessoa digita seu nome, número de telefone, endereço de e-mail ou quando exige login e senha para acessar determinadas partes de uma página.

Pense em cursos preparatórios para concursos avcb corpo de bombeiros ou em uma faculdade de tecnologia a distância, uma tendência crescente em que as pessoas precisam compartilhar dados e até mesmo arquivos mesmo sem nenhuma movimentação financeira.

Inclusive, por lei a obrigação de manter a segurança dos dados pessoais solicitados por um site é da própria empresa solicitante. Ou seja, você é responsável pela segurança do ambiente que seus clientes ou usuários estão acessando, mesmo em um espaço digital.

Então se você quer dominar o assunto e fazer alterações em seu site para maior segurança no meio digital, continue lendo.

Explicando os certificados digitais SSL

O protocolo SSL é uma nova forma de proteção de dados. Funciona quase como um aterramento spda, mantendo assim o usuário seguro.

Quando instalado no domínio de um site, o SSL converte o protocolo para troca de informações entre usuários. O protocolo foi chamado HTTP (Hypertext Transfer Protocol), e se tornou HTTPS, uma versão mais confiável do protocolo.

Esse tipo de ferramenta é fundamental para a proteção do consumidor, mas torna-se ainda mais indispensável quando os dados trocados entre clientes e empresas são confidenciais e podem comprometer a privacidade e a segurança do usuário.

Por exemplo, uma empresa que usa um rastreador de satélite de análise de spda pode se beneficiar muito do SSL porque os dados que o dispositivo fornece, como a localização de edificações e projetos, podem prejudicar os clientes caso sejam vazados.

Portanto é importante que as empresas, principalmente do setor de tecnologia, incorporem SSL em suas operações.

No entanto, essa ferramenta não se limita a empresas de tecnologia, e também pode ser usada por empresas de outras áreas, como clínicas veterinárias, lojas de manta impermeabilizante valor, etc.

Ou seja, todos os segmentos podem se beneficiar muito com a proteção dos dados de seus clientes.

Existem outros tipos de autenticação digital, como o TLS, que é frequentemente mencionado online. A diferença entre certificados SSL e TLS será explicada abaixo.

Quais as diferenças entre SSL e TLS?

De fato, existem muitas dúvidas entre os usuários sobre a diferença entre SSL e TLS, que é o Transport Layer Security. Então, vamos explicar rapidamente o que significa cada um e quais as principais diferenças para melhor entre eles esses dois comandos.

O SSL é o mais antigo dos dois e é conhecido por proteger dados e informações trocadas em sites. O TLS, por sua vez, é conhecido por proteger as trocas de acesso, como no acionamento de e-mails, por exemplo.

Com isso podemos perceber que de fato não há grandes diferenças técnicas entre os dois comandos. Exceto que o TSL pode alcançar diferentes portas, como e-mail, então portas criptografadas ainda mais fortes são usadas.

Na prática, um site que fornece dicas de aluguel compactador de solo SP pode ser usado com ambos, a preferência por um é muito limitada pelo outro. HTTPS é uma extensão do “http://” que vemos em todos os sites.

A diferença é que ele cria uma extensão mais segura que acontece em sites que configuram certificados do tipo SSL/TLS.

Portanto, os motivos pelos quais os sites devem buscar suas próprias certificações são bons o suficiente para que toda organização busque implementá-las e priorizar esse recurso em suas plataformas.

Que tipos de SSL existem?

De fato existem variados tipos de certificados digitais de segurança. De qualquer forma, o próprio SSL possui segmentos que surgiram ao longo do tempo para permitir uma gama mais ampla e fontes mais confiáveis.

Hoje, os dois principais segmentos de certificados de segurança são SSL Simples e SSL EV. O primeiro é naturalmente o mais utilizado, justamente porque pode servir a uma riqueza de materiais em sites, empresas, marcas e organizações.

O segundo é mais adequado para projetos maiores, como:

  • E-commerces e lojas virtuais;
  • Plataformas de suporte financeiro;
  • Portal Integrado de Educação;
  • Plataforma internacional;
  • Portal do governo.

E muitos outros de diversos segmentos essenciais e importantes. Esse formato de protocolo é capaz de abrir uma caixa de spam na barra de endereços (URL) com informações sobre a empresa/organização como o nome dela.

Dessa forma, se a empresa de TI que fabrica software de gestão empresarial atingir um nível muito alto, a ponto de o e-commerce fazer transações internacionais, o SSL EV certamente se beneficiará mais.

Requisitos legais para SSL

Um dos principais motivos para usar o protocolo de certificado SSL é a questão legal, que a maioria dos países absorveu nos dias de hoje. No Brasil, é exigido por lei que determinados sites a possuam, ou você pode ser penalizado.

Estes são os sites que fazem qualquer solicitação de informações ou dados. Na verdade, se o blog se limitasse a uma única página e um artigo, provavelmente não faria esse tipo de solicitação. Portanto, não é legal, embora também possa solicitar seu SSL.

Basicamente é bom para todos. Se você está lendo sobre gestão financeira, sem dúvida se sentiria muito mais seguro em um blog que oferece certificados do que em um que não oferece.

Somando-se a isso, uma pesquisa recente da empresa de pesquisa digital Ibope/Conecta constatou que mais de 55% dos compradores já sabem identificar se um site é seguro e possui cadeado, mesmo que nenhuma mensagem apareça.​​​

Vantagens e benefícios

Outros benefícios e vantagens de aderir a esse mecanismo de segurança digital ainda podem ser delineados. Por exemplo, a vantagem adquirida em termos de competitividade.

Na verdade, seja promovendo sua empresa de forma digital e online ou vendendo comida via delivery através de um site super integrado, a internet está cada vez mais saturada com muitos sites, blogs, e serviços digitais iguais.

Então toda diferença conta, inclusive a segurança do site e como ele é visto pelos usuários.

Outra vantagem é que o SSL se tornou um algoritmo de SEO (Search Engine Optimization). Nesse caso, apenas ter um certificado pode fazer com que seu site tenha uma classificação mais alta do que um site sem certificado.

Lembre-se de que esse tipo de segmentação orgânica não gera nenhum custo para o site, pois não é um link patrocinado ou um boost pago, mas natural.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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