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Chatbot: tudo o que você precisa saber

Basicamente, o chatbot, também conhecido com chatterbot, é exatamente o que o nome indica: são robôs que conversam!

Essa ferramenta tem como intenção revolucionar a maneira como as empresas se comunicam com seus clientes, utilizando a inteligência artificial para obter uma experiência mais satisfatória e próxima do real.

Nos dias de hoje, o chatbot é cada vez mais utilizado em empresas dos mais diversos segmentos.

Imagine, por exemplo, que um cliente que queira comprar um circuito impresso possa solucionar todas as suas dúvidas sem ao menos entrar em contato com a empresa!

Ou seja, o chatbot é uma das melhores alternativas para otimizar os processos de comunicação e poupar o trabalho dos agentes e consultores de relacionamento.

Se interessou pelo assunto? Então neste post iremos explicar todos os detalhes sobre o chatbot. Continue nos acompanhando para saber mais!

Afinal, o que é o chatbot?

O termo chatbot é a união das palavras “chat” (bate-papo) e “bot” (robô) que, por sua vez, significa robôs de conversa.

De forma geral, o chatbot é a um assistente virtual automatizado, que permite que uma empresa converse com seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Essa ferramenta tem um mecanismo de mensagens programadas, feitas para disparar as informações de acordo com a dúvida de leads (potenciais clientes) e consumidores.

Se você tem um e-commerce que vende produtos industriais, como ímã de neodímio, entre outros, o chatbot pode tirar dúvidas diversas de modo instantâneo, agendar consultas e pedidos, confirmar entregas, e até mesmo classificar leads! Tudo isso além de outras funcionalidades.

Como o chatbot funciona na prática?

Agora que você já sabe o que é um chatbot, para escolher a ferramenta mais adequada para o seu negócio, é importante entender como eles funcionam na prática. Atualmente, é possível escolher entre dois tipos principais de chatbots:

Chatbot baseado em regras predefinidas

Esse é o modelo mais comum e utilizado pela maioria das empresas. O chatbot baseado em regras funciona por meio de botões de mensagens já programadas.

Por isso, eles conseguem promover mais agilidade e praticidade, uma vez que as mensagens programadas facilitam a escolha do cliente em seu atendimento.

Chatbot por meio do Machine Learning

É um chatbot que utiliza a inteligência artificial para aperfeiçoar as suas mensagens de acordo com as experiências acumuladas nas conversas e interações com os usuários.

Nessa situação, esse modelo se baseia no Machine Learning, uma subcategoria da inteligência artificial que cria modelos, correlações e informações para resolver problemas mais complexos e específicos.

Se você tem um website de vendas de detector de gás, por exemplo, para escolher o chatbot mais adequado, é importante comparar os dois modelos e verificar qual deles o seu público irá se identificar!

Agora que você já sabe e como o chatbot funciona na prática, o que acha de investir nessa inovação tecnológica e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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