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Quer saber como atrair clientes em potencial de forma estratégica e eficaz? Então está no lugar certo!

Neste artigo vamos explicar tudo sobre as melhores formas de atrair clientes para sua empresa com estratégias que realmente funcionam, assim você poderá impulsionar as vendas do seu negócio simplesmente com estratégias que atraiam os clientes.

Assim, independentemente se você tem uma empresa fornecedora de ponte retificadora trifásica ou uma loja de brinquedos, você estará à frente vendendo muito em relação à concorrência, tudo através de estratégia de atração de clientes.

Portanto, se você quer ficar por dentro de todas as principais estratégias sobre o assunto, confira os detalhes lendo o artigo adiante.

Por que é difícil atrair clientes?

Antes de irmos para as dicas, é preciso esclarecer um ponto muito importante que as empresas em geral, tanto empresa fornecedora de termopar tipo J como empresa que vende malas e artefatos para viagem percebem: a dificuldade em atrair mais clientes.

Ou seja, isso não é um “carma” somente de uma empresa ou de determinado nicho de mercado, toda e qualquer empresa passa, já passou ou irá passar por algum momento difícil em que surge esse questionamento da grande dificuldade em alcançar clientes.

A propósito, existem diversas empresas que investem pesado em marketing, branding, estratégias de marketing digital nas redes sociais, e mesmo assim sofrem porque não estão atraindo clientes compradores para adquirirem seus produtos ou serviços.

O fato é que é comum as empresas oferecerem produtos de qualidade, mas não conseguirem se diferenciar no mercado ou atrair clientes.

Ao mesmo tempo, existem empresas que, apesar de quaisquer aspectos e estratégias digitais, continuam aumentando as vendas a cada ano.

O que falta em um e está presente no outro? A resposta pode estar na estratégia de vendas, ou mesmo estratégias bem estruturadas no marketing de conteúdo ou marketing digital.

O fato é que não é porque está implementando todas as ações estratégicas de marketing que os resultados virão, pois é preciso fazer isso com toda estrutura e planejamento prévio.

O que acontece com tantas empresas que não alcançam resultados tem a ver com essa falta de base e alicerce no planejamento, afinal, sem isso, como irá sustentar toda a estrutura desejada?

Os melhores resultados são alcançados quando uma empresa toma ações que são projetadas especificamente para envolver o público com o seu negócio.

E isso vale tanto para uma empresa de calibração de equipamentos como para uma agência de turismo.

Portanto, confira agora nos próximos tópicos toda a base e alicerce de planejamento que é indispensável para você atrair clientes em potencial e vender seu produto ou serviço todos os dias.

Ações de base para alcançar clientes em potencial

Como mencionamos no tópico anterior, é preciso ter uma base, um alicerce bem construído para sustentar toda a estrutura de alcance desejada. E essa estrutura tem a ver com os resultados que toda empresa quer alcançar.

Seja uma empresa que fornece cuba de aço inox para cozinha industrial ou qualquer outro tipo de empresa, é preciso pensar nos seguintes aspectos estruturais:

Defina seu cliente ideal

É quase impossível ter todos os recursos necessários para que uma empresa ou marca abrace todos os clientes do segmento. Na verdade, investir nos mercados errados é uma das razões mais comuns pelas quais as estratégias corporativas falham.

Muitos empresários tentam atingir vários públicos, mas é definido um nicho mais específico que pode fazer suas vendas decolarem e atrair e reter o público certo.

Portanto, ao procurar atrair o público-alvo ideal para o seu negócio, baseie-se nas necessidades de seus clientes, em seu setor e no tamanho de seus concorrentes em seu setor, assim você pode se firmar como um especialista no mercado e aumentar sua renda.

Defina seu cliente ideal com base em suas habilidades exclusivas ou nos fatores diferenciadores que sua empresa oferece.

Além disso, você pode visualizar seus clientes atuais e fazer uma lista de quem você prefere trabalhar e interagir, fazendo pesquisas e análises sobre dados demográficos e características gerais.

Depois de listar seus melhores clientes, faça as seguintes perguntas para identificar semelhanças entre eles:

  • Estão na mesma região?
  • Eles estão no mesmo setor?
  • O que eles esperam da sua empresa?
  • São clientes B2B (startup, pequena empresa ou uma grande corporação)?

Fazendo isso você vai entender o seu público e assim conseguir definir o seu cliente ideal. Também recomendamos que você identifique as necessidades do cliente para desenvolver soluções adequadas.

Por exemplo, um designer gráfico escolhe atender uma empresa extrusora de plástico deve criar ilustrações para que ela apresente seus serviços a outras empresas.

E para isso é preciso pensar em toda visão, missão, valores e na imagem corporativa que ela quer entregar aos seus clientes.

Otimize seu site

Antes de começar a fazer alterações aleatórias em seu site, crie uma lista de coisas específicas que deseja melhorar nele. Para isso é preciso mapear a jornada de um cliente desde a primeira vez que ele visita seu site.

Considere o desenvolvimento de pontos-chave do seu site, como sua página inicial, página de demonstração gratuita em 3D para projetos, por exemplo, e também o blog que é de grande importância para o marketing de conteúdo.

Saber quais elementos são importantes pode ajudá-lo a criar um site útil e organizado que encante seus visitantes e ajude a cultivar leads por meio de seu funil de vendas.

Use o Google Analytics para entender os caminhos de navegação de seus visitantes.

Essa ferramenta fornece acesso ao relatório de exibição de navegação para entender como os clientes encontram determinadas páginas em seu site e quais páginas eles tendem a visitar no futuro.

Mantenha contato constante com a base de clientes

Você pode pensar que não, que é desperdício de tempo e dinheiro, mas de fato é muito útil manter o contato com os clientes que já compraram.

Pense que toda vez que você faz uma venda, você supera vários obstáculos e cria a possibilidade de fazer o cliente voltar porque ele já conhece a empresa, suas soluções e como ela funciona.

Em vez de esperar passivamente por novos clientes, use seu banco de dados para começar a criar as condições certas para atrair os mesmos compradores. A taxa de vendas pode aumentar somente com essa base de clientes compradores.

Transforme seus clientes em promotores

Os clientes patrocinadores são clientes fiéis que na prática atuam como verdadeiros embaixadores da empresa, fazendo indicações e ajudando a empresa a melhorar seu desempenho.

Eles são capazes de promover sua marca por meio do que é conhecido como “marketing boca a boca”, no qual elogiam sua empresa para conhecidos e familiares.

E independentemente do seu negócio, seja um fornecedor de agitador magnético de laboratório de química ou produtos de limpeza, com boas estratégias e ações você pode transformar seus clientes atuais em promotores da sua marca.

Use ferramentas e software

A tecnologia pode – e deve – ser utilizada como um recurso para otimizar diversos processos no dia a dia da sua empresa. Isso também envolve serviço.

Pense assim: por que não contar com a tecnologia para melhorar a operação de forma viável e atender mais clientes em menos tempo? Sem contar que a tecnologia pode gerar grande interesse no público-alvo.

Por exemplo, uma empresa de conexão hidráulica pode investir em alta tecnologia em seu portfólio para demonstrar seus projetos de marca, como realidade aumentada, serviços 3D, inteligência artificial e aprendizado de máquina em seu site e software.

Assim, os clientes em potencial poderão ver os projetos de forma ampla, com qualidade visual, e isso pode contribuir para que ele seja um cliente fidelizado. Pode ter certeza que fará uma grande diferença.

Ademais, os sistemas ERP, por exemplo, permitem gerir encomendas, automatizar processos logísticos e integrar diferentes redes de lojas, entre inúmeros outros procedimentos – sempre de forma lógica e ágil.

É assim que você pode tornar seu trabalho diário mais eficiente com base em seus interesses, e seus clientes terão motivos para voltar sempre.

Vale lembrar que, em muitos casos, o timing dos serviços e vendas de uma empresa é decisivo para garantir a preferência do consumidor em relação à concorrência.

Treine sua equipe de vendas

Tanto nos esportes como no processo de vendas, o segredo para um trabalho em equipe eficaz é o mesmo: prática. Quanto mais você treinar sua equipe, mais entrosamento você desenvolverá, o que facilitará o trabalho de cada membro da equipe.

De nada adianta usar as melhores e mais avançadas ferramentas se as pessoas que devem manuseá-las não forem qualificadas para utilizá-las.

Portanto, treine sua equipe. Você precisa melhorar a capacidade de seus vendedores de transformar qualquer situação em uma oportunidade, essa prática é o caminho a percorrer.

Por isso, não deixe de investir nas mais diversas soluções para sua equipe – cursos, workshops, palestras e outras alternativas devem fazer parte do seu dia a dia.

É importante tanto para vender engate rápido ou qualquer outro tipo de produto ou serviço que as equipes sejam qualificadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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