análise de dados

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Você sabe a importância e como fazer uma análise de dados das contas nas redes sociais da sua empresa? Nos dias de hoje, essa é uma questão essencial e indispensável para o bom andamento dos negócios e o alcance de melhores resultados. 

 

Afinal, quanto mais minuciosa for uma análise, melhor poderá ser o novo planejamento e será mais adequado para o que os clientes em potencial esperam.

 

Mesmo que seja uma rede social de uma empresa do segmento industrial como uma fábrica de painel elétrico industrial, por exemplo, fazer uma análise de dados é indispensável. 

 

Mas o que acontece é que muitos gestores de redes sociais e social media têm dúvidas sobre como fazer uma análise de dados adequada para gerar melhores resultados. 

 

Foi pensando nisso que preparamos este artigo explicando como fazer uma análise de dados de forma eficaz até mesmo de contas de redes sociais de empresas de tanque polipropileno, ou de qualquer outra empresa. Então, se você quer saber como, continue lendo adiante!

A importância dos dados nas redes sociais

Antes de irmos para as dicas de como fazer a análise de dados de forma adequada, é preciso enfatizar a importância que os dados possuem nas redes sociais e como podem contribuir para melhorar os resultados desejados. 

 

Dados como curtidas, compartilhamentos e comentários podem ou não ser um balanceador de como a empresa está diante do mercado em seu nicho. 

 

Na maioria das vezes, os gestores avaliam apenas esses números como uma forma de sucesso do post, mas a verdade é que existem outras formas de avaliar o sucesso do conteúdo.

 

Ou seja, é preciso entender que esses dados representam o comportamento do usuário no perfil, e por meio desse comportamento, é possível avaliar o conteúdo que vai gerar valor para o usuário.

 

Mas o fato é que, criar conteúdo para mídias sociais é mais do que apenas uma imagem bonita. Criar valor para o usuário, ensiná-lo e evoluí-lo através desse conteúdo precisa ser seu principal objetivo antes de vender.

 

Portanto, a análise de dados não serve apenas para que as empresas vejam os resultados de suas publicações, pois elas não medem exatamente a saúde do seu negócio.  

 

Ter isso em mente é importante para que nossa empresa aprenda com esses resultados e continue avançando nas estratégias de marketing e conteúdo. Mas o que seria importante avaliar então, além das métricas principais de curtidas, compartilhamentos, salvos e comentários?

 

O que seria importante para um perfil na rede social de uma empresa de acoplamento de engrenagem, por exemplo? Vamos explicar adiante!

Principais métricas de mídia social para analisar

Como vimos, nem todas as métricas podem medir como estão sendo os resultados de forma íntegra. No entanto, existem métricas de mídia social que só podem ser consideradas métricas de vaidade se usadas incorretamente. 

 

Então, para evitar que você cometa esse erro, apresentamos os principais indicadores de redes sociais para que você entenda como utilizá-los da maneira correta.

Alcance de usuários

A taxa de alcance de usuários tem a ver com quantas pessoas visualizam seu conteúdo. Essa métrica de mídia social pode ajudá-lo a entender como seu conteúdo ou postagens são distribuídos nos feeds de seu público.

 

Existem dois tipos de alcance: orgânico e pago. O alcance orgânico geralmente é maior com base nos critérios de relevância dos conteúdos definidos pelo algoritmo de cada plataforma.

 

Portanto, é muito importante entender essa métrica. Afinal, seu alcance não é o mesmo em todas as redes sociais onde você produz conteúdo.

Engajamento

O engajamento é uma métrica de mídia social que mede como seu público interage com suas postagens, sejam comentários, curtidas ou compartilhamentos.

 

A porcentagem dessa métrica pode ser analisada de duas formas: taxa de engajamento por postagem e taxa de engajamento geral para um determinado período de tempo. 

 

Por exemplo, você pode determinar a taxa de engajamento em um perfil de empresa de cabinho de aço analisando o conteúdo dos últimos 30 dias.

 

Além disso, as métricas de engajamento são muito importantes para campanhas de branding. Dito isso, quanto mais engajamento público e ativo você tiver em suas postagens, mais credibilidade, reputação e reconhecimento sua marca terá nas redes sociais.

Sentimento de marca

Compreender o sentimento da marca significa avaliar a qualidade das interações e saber se sua publicação está encantando seu público e se está sendo algo positivo para o público-alvo. Dessa forma, você pode estudar suas ações para melhorá-las e verificar sua eficácia.

 

Para facilitar seu trabalho, use métricas como de brand awareness, ou seja, consciência de marca, em português. Essa métrica inclui mostrar a reputação, o reconhecimento e a confiança das pessoas em sua marca.

Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques, ou CTR, pode ser usada para analisar estratégias de publicidade paga e marketing de conteúdo das mídias sociais, e até mesmo de sites e blogs. 

 

Mas como o foco aqui são redes sociais, vamos enfatizar a importância dessa métrica nesse canal. Ou seja, a taxa de cliques nas redes sociais é usada para mostrar quantas vezes as pessoas visualizaram e clicaram nas suas postagens.

 

 Dessa forma, usando essa métrica de mídia social, você pode avaliar a eficácia de sua divulgação e se o público que visualiza seu conteúdo está clicando nele.

 

Para calcular o CTR, basta dividir o número de cliques que seu anúncio recebeu pelo número de impressões e você encontrará seu CTR como uma porcentagem.

Tráfego de mídia social

Embora a taxa de cliques mostre quantas vezes as pessoas visualizaram seu conteúdo, podemos usar a métrica de tráfego das redes sociais para determinar quantas pessoas estão chegando e seguindo o perfil da sua empresa.

 

Essa métrica é uma das mais influentes para o seu negócio, pois pode ser analisada por meio do Google Analytics, uma plataforma de análise de dados online.

Taxa de rejeição

Como o nome sugere, a taxa de rejeição se refere aos usuários que rejeitam seu conteúdo.  Isso pode ser identificado por pessoas que não gostam da página, relatórios de spam e o número de pessoas que bloqueiam seu conteúdo no feed.

 

Combine essa métrica com o Google Analytics para observar também a porcentagem de visitantes que entram no perfil da sua empresa. É importante identificar o que exatamente seu público rejeita para que você possa melhorar seu conteúdo nas redes sociais.

Todas as métricas servem para todo negócio?

Analisar todo o histórico de dados de mídia social é importante ao criar uma linha do tempo de conteúdo e avaliar o que funciona para cada nicho e segmento de mercado.

 

Portanto, isso deve ser feito de forma estratégica, com uma equipe especializada em métricas de redes sociais e em ações para melhorar essas métricas nos meses seguintes. 

 

Isso significa que, por exemplo, uma empresa que fornece válvulas rotativas para outras empresas, ou seja, segmento B2B, deve evitar fazer reels ou conteúdos muito adolescentes, que tiram a seriedade para fechar negócios. 

 

E digamos que uma empresa desse segmento faça um reel engraçado e alcance milhares de visualizações e curtidas. Essas métricas não servirão de nada, a não ser para envaidecer o gestor ou diretor do negócio.

 

No entanto, não significa que todos esses números irão se tornar clientes, nem mesmo a metade. Se você nunca analisou esses dados antes, seu primeiro passo é analisar quais os dados realmente importam e quais os tipos de conteúdos que o público real comprador mais gosta.

 

Analisar apenas métricas de vaidade e de tendências não geram resultados e não são interessantes para que as empresas tenham uma análise concreta e verdadeira.

 

Essa análise precisa ser clara, objetiva e funcional. Fazendo assim, será uma ótima maneira de extrair informações poderosas sobre seu perfil e conteúdo. 

Vantagens da análise de métricas nas redes sociais

Existem várias vantagens de realizar uma análise completa e funcional das métricas nas redes sociais de uma empresa, independente se é uma empresa colhedora de cana ou empresa de equipamentos de som, é algo impensável. 

 

Confira as principais vantagens:

Melhor retorno nos conteúdos postados

As redes sociais naturalmente exigem menos investimento do que outros canais e pontos de interação comercial, mas quando analisadas por seu desempenho, seus retornos podem ser mais substanciais.

 

Só por esse grande benefício já seria suficiente realizar a análise de métricas mensalmente, afinal, o que mais um negócio pode querer do que investir menos e alcançar mais?

 

Isso é algo que uma empresa que fornece conduíte corrugado e divulga nas redes sociais quer alcançar tanto quanto uma agência de marketing, por exemplo.

 

Isso porque as ações são baseadas em números que refletem o comportamento do público e essa personalização torna as empresas mais eficientes em sua abordagem. 

Aumenta a proximidade com potenciais clientes

Ao analisar as redes sociais, as empresas conseguem entender melhor seus públicos e adequar suas ações para se comunicar diretamente com as dores e necessidades dos reais clientes.

 

Como muitas vezes existem várias redes sociais, as organizações são capazes de identificar o formato e a mensagem mais apropriados para cada canal. Assim, a empresa pode identificar quais os conteúdos mais convertem, como:

 

  • Vídeos;
  • Memes;
  • Textos;
  • imagens;
  • Reels;
  • Stories.

 

Logo, ao escolher melhor entre as principais opções de conteúdo, é possível analisar como foi o recebimento do público em cada um dos conteúdos. 

Fortalece a marca 

Nas redes sociais, a imagem de uma empresa pode ser fortalecida ou destruída com a velocidade com que é compartilhada. 

 

Por isso, analisar regularmente palavras negativas associadas ao nome da sua empresa, identificar fóruns e abordar questões essenciais com o público-alvo são ações que podem fortalecer a marca.

 

Seja uma empresa de usinagem de peças ou loja de perfumes, é possível fortalecer a marca com a análise eficaz das principais métricas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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