carnaval

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O carnaval é uma das maiores festas do mundo. Além de representar muito da cultura brasileira, esse feriado atrai turistas de todas as partes do globo para o país, o que movimenta ainda mais a economia nacional.

 

Até a venda de aeronaves usadas pode aumentar nesse período, uma vez que muitas pessoas se planejam para passar o feriado em outras regiões do Brasil. 

 

Assim como outras grandes festas e eventos, o carnaval é responsável por um aumento significativo nas vendas de diversos setores do mercado.

Além do turismo e do comércio, o carnaval contribui também para a indústria cultural, impulsionando artistas e músicas de gêneros que são característicos desse período.

 

Muitas pessoas se beneficiam dos empregos temporários gerados durante o carnaval. Seja com segurança, comércio, aumento nas buscas por motoristas de aplicativos e fretados ou serviço ao público, muitas oportunidades surgem em fevereiro.

 

Com tanto impacto, é claro que o carnaval é uma data importante no calendário editorial das agências de marketing. Acompanhe este artigo para saber porque a sua empresa deve investir em campanhas temáticas e quais as melhores ações para adotar nesse período.

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal é uma estratégia de marketing que envolve a promoção de produtos, serviços ou campanhas publicitárias com base em eventos ou épocas específicas do ano, como feriados, estações do ano, grandes eventos esportivos ou datas comemorativas. 

 

O objetivo é capitalizar sobre o aumento do interesse e da demanda dos consumidores por determinados produtos ou serviços. 

 

Por exemplo, durante as festas de fim de ano, muitas empresas se concentram em campanhas publicitárias que promovem presentes de Natal ou promoções de fim de ano, diferente de uma estufa de esterilização, que pode ser vendida ao longo de todo o ano. 

 

O marketing sazonal é especialmente eficaz para aumentar as vendas a curto prazo, aproveitando a tendência momentânea e a emoção das pessoas em torno de eventos ou épocas específicas. 

 

No entanto, é importante que as empresas planejem com antecedência suas estratégias de marketing sazonal para garantir que seus esforços de marketing sejam eficazes e relevantes para o público alvo.

Planeje-se para as campanhas de carnaval

Como já foi explicado, o carnaval é um dos feriados mais populares e celebrados no Brasil, e muitas empresas e marcas aproveitam esse período para lançar campanhas publicitárias e ações de marketing que possam aumentar suas vendas e fortalecer sua marca. 

 

No entanto, é importante que as empresas se planejem com antecedência para garantir que suas campanhas sejam eficazes e tragam o retorno esperado. A concorrência nesse período é bastante acirrada, portanto as campanhas devem ser muito bem feitas.

 

Um país continental como o Brasil apresenta uma variedade cultural gigantesca. Ao planejar a sua campanha, uma fabricante de válvulas rotativas pode alinhar sua mensagem com a cultura local e se adaptar aos diferentes meios de celebrar o feriado.

 

Durante o Carnaval, as demandas do mercado podem ser específicas, como produtos e serviços relacionados a fantasias, adereços e decoração. As empresas precisam se planejar para atender a essas demandas específicas dos consumidores durante o feriado. 

 

É importante que as empresas se planejem com antecedência para criar campanhas publicitárias eficazes e relevantes para o público durante o período de Carnaval, de forma a aumentar as vendas e fortalecer a marca.

Veja as melhores ações de marketing para o carnaval

Existem diversas ações de marketing que podem ser feitas durante o período de Carnaval, e a escolha da melhor estratégia depende do público alvo, dos objetivos da campanha e do orçamento disponível. 

 

Empresas que trabalham com cabo de aço revestido podem aproveitar esse período para focar em agências de eventos e órgãos públicos responsáveis pela estrutura das festas para aumentar suas vendas, também.

 

Confira algumas ações de marketing que podem ajudar a sua empresa a se destacar nesse carnaval tanto quanto uma rainha de bateria na avenida.

Criação de conteúdo temático

A produção de conteúdo temático para as redes sociais, blogs e newsletters é uma ótima maneira de engajar o público e criar um senso de comunidade em torno da marca.

 

É possível criar tutoriais de maquiagem, vídeos de coreografias e playlists temáticas, por exemplo, que sejam relacionados com o Carnaval.

 

Empresas de painel elétrico industrial também podem usar esse tipo de conteúdo para educar o público a respeito das aplicações do seu produto, como no exemplo do cabo de aço.

 

É comum que os consumidores não conheçam todos os usos possíveis de um serviço ou produto e sequer associem a sua marca aos eventos das datas comemorativas.

Promoções temáticas

Promoção são estratégias interessantes em diversos momentos, mas quando falamos de datas especiais, elas têm ainda mais apelo ao público.

 

A oferta de promoções e descontos para produtos ou serviços relacionados ao Carnaval pode incentivar as pessoas a fazerem compras na sua loja ou utilizar os seus serviços. 

 

Oferecer brindes, sorteios, descontos para fantasias, adereços e ingressos para festas pode ser uma estratégia eficaz para atrair o público.

 

Uma empresa de acoplamento de engrenagem, depois de fazer conteúdo ensinando que os produtos podem ser usados na construção de palcos para o carnaval, pode lançar uma promoção dando descontos a escolas de samba de pequeno porte, por exemplo. 

Participação em eventos locais

O patrocínio ou a participação em eventos locais, como blocos de rua ou festas, é uma maneira de colocar a marca em evidência e se conectar com o público em um ambiente festivo.

 

Distribuição de brindes, decorações personalizadas, distribuição de cupons de desconto e promoções durante os eventos pode gerar um grande impacto.

 

Além de gerar identificação com o público ao associar o negócio a um evento tão querido por boa parte dos brasileiros, esse tipo de ação é comum a outras estratégias, também. O objetivo é manter o nome da empresa em destaque e marcá-la na mente do consumidor.

 

As participações em eventos podem acontecer de diversas formas, seja com o patrocínio e a divulgação da marca ou com a criação de espaços temáticos, como quiosques e estandes de comercialização dos produtos ou postos de informação. 

Parcerias com influenciadores digitais

Uma das melhores ações de marketing que uma fábrica de conduíte corrugado pode fazer atualmente é fechar uma parceria com influenciadores digitais.

 

Os criadores de conteúdo para internet movimentam públicos fiéis e volumosos e, se bem selecionados, podem fazer a ponte de contato entre a empresa e uma grande base de clientes em potencial.

 

A realização de parcerias com influenciadores digitais que estejam relacionados com o tema do carnaval pode ser uma forma eficaz de alcançar um público mais amplo e engajar a comunidade em torno da marca. 

Campanhas de conscientização

Em vez de focar apenas na venda de produtos ou serviços, a criação de campanhas de conscientização pode ajudar a promover a imagem da marca e gerar engajamento com o público. 

 

Campanhas de conscientização sobre a segurança e a importância de respeitar as diversidades, por exemplo, são muito relevantes durante o carnaval.

 

Empresas que prestam o serviço de análise de água também podem aproveitar o período para falar a respeito da sujeira que fica nas ruas após as festas e prejudica os rios e mares brasileiros. 

 

O marketing tem por função aumentar as vendas da empresa e isso pode ser feito de forma direta ou indireta. Campanhas de conscientização são ações indiretas, pois ajudam a manter o apreço do público pela marca, o que melhora as vendas significativamente. 

Exemplos para se inspirar

Muitas empresas de diferentes setores e tamanhos apostam em campanhas sazonais e obtêm resultados importantes no pré-carnaval e durante a festa. Algumas delas são:

 

  • Skol;
  • Itaú;
  • Natura;
  • Havaianas.

 

A Skol é uma das marcas de cerveja que mais investem em campanhas de carnaval no Brasil. 

 

A empresa costuma patrocinar grandes blocos de rua em diversas cidades, e também cria campanhas publicitárias temáticas, como a campanha “Redondo é sair do seu quadrado”, que incentivava o público a experimentar novas experiências durante o feriado. 

 

O Itaú é um dos maiores patrocinadores culturais no Brasil, e durante o carnaval a empresa patrocina diversos blocos de rua, além de criar campanhas publicitárias temáticas, como a famosa “Nesse carnaval, todos os ritmos valem”.

 

Natura é uma empresa de cosméticos que investe em campanhas de carnaval com foco na valorização da cultura brasileira. A empresa trabalha produtos temáticos, como maquiagens e adereços, além de campanhas que valorizam a diversidade e a riqueza cultural do país.

 

Com as Havaianas não é diferente. A marca de calçados tem uma forte presença no carnaval brasileiro e costuma criar coleções temáticas para o feriado, além de patrocinar blocos de rua e criar campanhas que celebram a alegria e a descontração. 

 

Essas são apenas algumas das empresas que investem em campanhas de carnaval e conseguem obter sucesso com suas estratégias de marketing, entendendo o público alvo e criando ações que sejam relevantes e engajadoras para o público durante o feriado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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