mailing

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O mailing pode ser entendido como uma prática, que envolve o ato de se comunicar com várias pessoas para realizar ofertas e entregar conteúdos importantes. 

 

Inicialmente, as empresas tinham o costume de utilizar a mala direta, hoje, elas acham mais viável seguir estratégias de e-mail marketing. Nesse processo, uma das coisas mais importantes para fazer uma comunicação saudável com o cliente, é a segmentação. 

 

Embora seja considerada uma abordagem simples, o mailing ainda é uma ferramenta eficiente, principalmente para empresas que trabalham diretamente com vendas.

 

Como é o caso de lojas virtuais que trabalham no mercado com a venda de tanque polipropileno e outros tipos de produtos específicos. 

 

O motivo para essa eficiência está relacionado aos parâmetros utilizados para construir uma lista adequada à estratégia da empresa. Todos esses aspectos ajudam a falar com as pessoas certas, ou seja, as pessoas que realmente tem interesse na empresa. 

 

Na prática, direcionar conteúdos sobre uma colhedora de cana para pessoas que realmente possuem interesse no assunto, automaticamente, gera mais engajamento. 

 

Neste artigo, vamos reunir todas as informações importantes sobre o mailing, e explicar o porquê que é uma má ideia comprar listas de contatos já prontas. Confira:

O que é mailing?

Mailing, no vocabulário inglês, significa a ação de enviar uma correspondência. Contudo, em meio a transformação digital, as práticas mudaram e o mailing passou a ser considerado uma lista de contato/e-mails, visto que o objetivo era ser mais pessoal e prático. 

 

Portanto, o mailing pode ser considerado como uma importante prática que visa enviar informações e incentivos a uma lista de e-mails predefinidas. 

 

Tratam-se de conteúdos que, por sua vez, podem ser até mesmo sobre uma câmara fria para açougue, desde que o tema seja, de fato, importante para a pessoa que irá receber o conteúdo. 

 

Entre esses contatos, podemos citar os consumidores da marca e potenciais clientes, que de alguma forma, podem criar um interesse pelo conteúdo. 

 

Embora o mailing seja uma prática considerada relativamente antiga, a mesma vem ganhando releituras e se tornando ainda mais eficiente dentro das estratégias de Marketing Digital. 

 

Hoje, é através do mailing e do e-mail marketing, que muitas pessoas acabam criando interesse em assuntos específicos e populares, como ensaios não destrutivos ou cursos automotivos. 

 

Diante desse contexto, o e-mail acabou se tornando a plataforma ideal para entrar em contato com seleções amplas de pessoas. 

Quais os ganhos com o e-mail marketing?

Atualmente, quando o assunto é mailing, também estamos falando, automaticamente, sobre o e-mail marketing, visto que a estratégia de engajamento e contato por e-mail é uma das bases para as estratégias digitais. 

 

É através do e-mail que é possível nutrir os leads, e manter um contato contínuo com a base de clientes. A nutrição, por sua vez, é uma prática essencial. Na maioria das vezes, é por meio da nutrição que um lead decide fazer a compra de uma calha de fibra de vidro, por exemplo. 

 

Portanto, necessário, é fácil entender que o mailing trouxe seu conceito para as estratégias modernas e eficientes, que são baseadas em comunicação ampla. 

 

Além disso, é importante pontuar que a tecnologia possui um papel muito importante nas estratégias, afinal, é através dela que é possível potencializar a qualidade de um contato usando os mailings. Tudo isso é graças às ferramentas de automação de marketing. 

 

Em outras palavras, trata-se de programas que ajudam a criar e-mails padrões que serão enviados para uma lista de contato, mas com um nível de qualidade que traz alguns ganhos significativos, como:

 

  • Padronização de mensagens;
  • Menores chances de ser considerado como spam;
  • Disparo automatizado para mailings predefinidos;
  • Disparo de e-mails para diferentes segmentações;
  • Possibilidade para agendar disparos, garantindo a nutrição dos leads;

 

Note que esses ganhos podem, facilmente, influenciar na geração de resultados positivos para uma empresa. 

Fontes de aquisição de contato para mailing

No geral, é possível compor uma lista de mailing através de dados cadastrais de uma venda, ou de um novo registro no e-commerce. 

 

Obtendo as informações necessárias, é possível até mesmo alavancar o volume de vendas de parafuso para telha de uma empresa de materiais para construção, por exemplo. 

 

No mais, também é possível construir um mailing do zero, criando canais de aquisição de contatos em lojas virtuais e físicas, bem como em redes sociais. 

 

Nesse processo, o lead é questionado se deseja receber conteúdos exclusivos da empresa, podendo recusar sem que isso crie uma barreira para os futuros negócios. 

 

É muito importante que esses contatos estejam cientes de que estão entrando para o mailing da empresa, o mesmo deve acontecer se eles desejarem sair da lista, e não receber nenhum conteúdo relacionado à sua empresa. 

 

Portanto, podemos dizer que a eficiência de um mailing depende do nível de engajamento que os destinatários têm com as mensagens. Caso contrário, os e-mails não serão abertos e o esforço será em vão. 

 

O início do desinteresse de um cliente pode estar relacionado a duas fontes: as ofertas não fazem sentido para o receptor, o que já indica uma segmentação ruim, ou o conteúdo não é interessante e chamativo, o que também indica que o trabalho precisa ter um melhor desenvolvimento. 

 

Ou seja, o engajamento necessário com o mailing é desenvolvido através de e-mails que levam informações relevantes ao lead, como ofertas, descontos e conteúdos relevantes. 

 

Além desses aspectos, é importante dizer que a escrita da mensagem precisa ser pessoal, mas ao mesmo tempo, não pode ser invasiva. Na realidade, a mensagem precisa ser cativante, de modo que o lead fique encantado com o conteúdo proposto. 

Quais os dados para criar um bom mailing?

Uma das maneiras mais eficientes para facilitar o trabalho dos profissionais, é utilizar uma lista otimizada de contatos. 

 

Por exemplo, através de uma lista otimizada, é possível aumentar o número de vendas de uma máquina de corte a laser metal em um curto período de tempo. 

 

Cada contato que faz parte desta lista, precisa estar com suas informações atualizadas e, devidamente, detalhadas. Dessa forma, a comunicação pode ser mais pessoal e próxima, o que naturalmente gera uma sensação de proximidade com a pessoa em questão. 

 

Dito isso, o ideal é que a lista seja construída através de alguns dados pessoais básicos, como:

 

  • Nome;
  • Idade;
  • E-mail;
  • Endereço residencial;
  • Endereço de correspondência;
  • Estado civil;
  • Produtos comprados;
  • Produtos de interesse. 

 

Por outro lado, algumas outras informações podem ser solicitadas para contribuir com as campanhas de marketing, como:

 

  • Profissão;
  • Quantidade de filhos;
  • Mercado e nicho nos quais trabalha. 

 

Levando-se em consideração a experiência do potencial cliente, solicitar que o mesmo forneça todos esses dados de uma só vez pode ser uma atividade cansativa, e desencorajadora. 

 

No caso, o melhor a se fazer, é começar pelos dados básicos de contato e, posteriormente, buscar os demais. Essa busca por novas informações pode acontecer através de questionários ou interferências a partir da reação deles com os conteúdos enviados. 

O que leva as empresas a comprar listas de mailing?

Devido ao fato de ser uma forma menos trabalhosa para obter uma lista de leads, muitas empresas ainda acham viável comprar uma lista de e-mail prontas. 

 

Um dos principais motivos que pode levar uma empresa a fazer esse tipo de compra, é a busca por otimização de tempo. Conquistar potenciais clientes precisa de tempo, trabalho em equipe e investimento financeiro. 

 

Portanto, ao adquirir uma lista de contatos pronta, muitas pessoas possuem uma ideia errada quanto a isso, de que há a possibilidade de otimizar o percurso e alcançar resultados rápidos. 

 

Além disso, é possível dizer que algumas empresas escolhem comprar uma lista de contatos pelo simples fato de não conhecer o público que trabalha. 

 

A concepção de ter acesso a listas com diversos contatos e poder vender para todo e qualquer perfil, é inegavelmente tentadora. 

 

Contudo, as chances de atingir as pessoas que não possuem interesse nenhum na sua proposta, são enormes. Ou seja, investir em listas prontas para vender embalagem para café, por exemplo, pode ser um investimento não funcional. 

Como criar um mailing sem comprar?

Até aqui, você já sabe o que é o mailing, entende a importância dele e que comprar listas de contatos prontas não é a melhor maneira para se aproximar com os leads. Então, como é possível criar uma lista de qualidade para contribuir com as estratégias da empresa?

 

Para responder esse tipo de pergunta, é simples, basta escolher uma boa ferramenta. Hoje no mercado, felizmente, existem softwares que te ajudam nesse processo. Contudo, é importante que a sua empresa esteja aberta para novas tecnologias. 

 

No geral, trata-se de ferramentas de e-mail marketing que são essenciais para automatizar os processos, assegurar o nível de produtividade dos times na execução das estratégias, e potencializar os resultados das campanhas. Veja abaixo, quais os programas que podem te ajudar nas campanhas:

 

  • RD Station; 
  • Mailchimp;
  • MailJet;
  • LeadLovers;
  • Zoho;
  • SendPulse. 

 

Todas as ferramentas citadas acima conseguem contribuir com as estratégias de e-mail marketing, com destaque para a RD Station, a mais popular no Brasil. 

 

Por fim, para finalizar o artigo, procure enviar conteúdos relevantes para a sua lista de contatos, além de ofertar materiais gratuitos e apostar na segmentação. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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