rich media

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O rich media é um conceito que vem crescendo cada dia mais no mercado e desempenha um papel muito importante dentro das empresas que entendem a necessidade de inovar quando falamos da criação de conteúdos para as plataformas. 

 

Hoje, há quem diga que vivemos na era digital, onde tudo o que queremos ou precisamos pode ser encontrado em poucos segundos e com apenas alguns cliques, crenças que sabemos bem que não estão erradas.  

 

Com o passar do tempo e o surgimento de diversos conceitos e estratégias no mundo empresarial, o rich media surgiu como uma forma de ajudar as empresas a construírem algo novo e entregarem uma experiência única aos seus clientes. 

 

Por isso, podemos entender o rich media como uma mídia interativa, ou seja, trata-se de conteúdos que podem ir desde os orgânicos produzidos em uma página da internet até mesmo os anúncios pagos. 

 

Sabemos bem que a estratégia de se obter novos clientes a partir de anúncios pagos não é algo antigo, muitas empresas já fazem isso e obtêm ótimos resultados, como é o caso de uma marca de datador inkjet ou até mesmo de uma agência de marketing. 

 

Pense em um anúncio que traz para você um QR code que, ao ser acessado, te leva para um vídeo exclusivo da marca com um quiz para que você responda, é uma ação que pode ser considerada rich media. 

 

Isso porque trabalha com a interação entre quem produziu o determinado conteúdo e quem o consumiu, dentro deste conceito, o usuário não vira apenas um simples telespectador, mas ele entra dentro do universo daquele conteúdo. 

 

Pode até parecer algo simples ou comum para quem já está acostumado com determinado conceito, mas trata-se de algo que mudou por completo o mercado, a forma das marcas produzirem e dos usuários interagirem com as empresas. 

 

Seja durante a pesquisa por uma torre de iluminação preço acessível ou até mesmo durante um passeio pelas redes sociais, o rich media pode estar em qualquer lugar e pode ser usado por qualquer tipo de empresa. 

 

Tendo em vista o constante crescimento desse conceito e de como as empresas estão sendo beneficiadas por tal ação, chegou o momento de aprender mais sobre essa ideia e como colocá-la dentro da sua marca. 

Saiba como aplicar o formato rich media nos negócios 

Para algumas pessoas, aplicar o rich media em seu negócio pode parecer um bicho de sete cabeças, mas acredite, o processo é bem mais tranquilo do que se pensa e traz resultados surpreendentes para a sua marca. Confira abaixo algumas dicas de como fazer isso: 

Invista nos formatos de vídeos 

O rich media, por se tratar de um tipo de conteúdo que une diversos formatos, tende a receber muitos vídeos em sua estruturação, pois se trata de um dos formatos de conteúdos mais consumidos pela maioria dos públicos. 

 

Uma pessoa que deseja aprender a como usar uma esteira de roletes, provavelmente irá entender melhor o processo em um vídeo do que em um texto, o que prova como o investimento nesse formato é essencial dentro do rich media.

Conheça bem o seu público 

Outro ponto extremamente importante e que não poderíamos deixar de fora é o conhecimento do seu público, ou seja, você deve saber para quem o seu conteúdo ou anúncio é direcionado e as características desse público.

 

Toda marca possui o seu público-alvo, ou seja, o conjunto de pessoas que possuem as características de clientes ideias do seu negócio, saber mais sobre eles é entender onde eles estão e o que você pode fazer para conquistá-los. 

Defina seus canais de comunicação 

Além disso, definir os seus canais de comunicação também é uma dica fenomenal, pois se trata de algo que fará toda a diferença no momento de aplicar o rich media, pois nem todos os canais de comunicação permitem conteúdos com mídias interativas. 

 

Por isso, se o seu objetivo é alcançar pessoas interessadas em um compressor odontológico 40 litros, você pode estudar quais os canais de comunicação mais visitados pelo público alvo desse produto e, a partir disso, saber onde você deve operar. 

Seja inovador e divertido 

Por fim, mas longe de ser menos importante, a inovação é algo que precisa fazer parte da sua rotina, assim como a diversão, afinal de contas, nada melhor do que conseguir gerar resultados sabendo que você conta com momentos de descontração. 

 

Para que as coisas fluam dentro deste conceito, a inovação e a diversão são extremamente importantes para que a sua marca entenda como é possível desenvolver ótimos conteúdos e anúncios de forma personalizada e estratégica. 

 

Com essas dicas, você conseguirá desenvolver e aplicar o conceito de rich media em seu negócio e garantir cada vez mais resultados positivos e construir uma ótima relação com seus potenciais clientes. 

Vantagens do rich media

Partindo para as vantagens de tal conceito, é claro que ele seria tão eficiente quanto um financiamento imobiliário para policiais que precisam de um lugar para chamar de seu. Por isso, confira abaixo algumas das vantagens dessa ideia: 

Referencial no segmento 

A primeira delas é justamente a oportunidade de ser referência dentro do seu segmento, ou seja, sua marca conseguirá sair a frente de seus concorrentes e ser vista como referência na produção de anúncios inovadores e personalizados. 

 

É extremamente importante construir uma marca que seja vista de forma estratégica dentro do mercado, para isso, é preciso que o rich media seja desenvolvido de forma eficiente e que te ajude a se tornar esse referencial. 

Anúncios personalizados 

E é claro que ele também auxilia na construção de anúncios personalizados para a sua marca, pois trabalha em prol de conteúdos que não sirvam só para passar uma informação, mas para gerar uma experiência ao usuário. 

 

Seja uma marca de célula de carga balança ou até mesmo uma empresa prestadora de serviços de transporte, quanto mais personalizados seus conteúdos forem, melhor será para que você consiga atrair mais clientes. 

Maior retenção de clientes 

E por falar em atração de clientes, não podemos deixar de falar sobre como tal estratégia auxilia também na retenção deles, ou seja, através do rich media você consegue reter ainda mais clientes e a atenção deles no que você produz. 

 

Isso porque as pessoas estão em busca de inovação e desejam que as marcas entreguem muito mais do que apenas um simples produto ou serviço, mas uma experiência que seja marcante e que agregue algo novo em suas vidas. 

 

Tendo isso em vista, conseguimos entender um pouco os motivos pelos quais o rich media tem se tornado tão importante e usado no mercado, pois entrega muito mais do que apenas resultados, mas a qualidade deles.  

Cases de sucesso com essa estratégia

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre alguns cases de sucesso dessa estratégia, afinal de contas, diversas marcas já estão investindo nessa ideia, seja uma de carrinho para condomínio ou até mesmo uma distribuidora de tintas. 

 

Aqui, vale a pena ressaltar que existem marcas que investem nessa estratégia para o lançamento de um determinado produto ou serviço, pois assim, acreditam que conseguem reter a atenção do público daquela novidade. 

 

Isso é ótimo, pois prova que a empresa conhece o seu público e sabe quais estratégias mais casam com o que desejam transmitir no mercado e como podem fazer seus resultados aumentarem, como foi o caso das seguintes cases: 

 

  • Intel;
  • Netflix;
  • Harley Davidson;
  • ESPN;
  • Entre outros. 

 

Conseguimos ver que existem marcas que aplicam o rich media em todo o seu negócio, como é o caso da Intel, e as que aplicam no lançamento de apenas um produto, como é o caso da Netflix com o lançamento de sua série Narcos. 

 

O que também prova que, seja um escritório de contabilidade sp zona sul ou até mesmo uma marca de roupas, o rich media se tornou essencial para ajudar no aumento da interação entre marca e consumidor. 

 

Afinal de contas, para que uma interação realmente aconteça, é preciso que ambas as partes entendam a importância de se contatarem e encontrem meios viáveis e acessíveis para isso, e é aí que entra o rich media. 

 

Tendo isso em vista, é mais do que possível entender o constante crescimento de tal estratégia e os motivos que o faz ser tão bem recebido no mercado, pois trabalha com conceitos inovadores que já fazem parte da realidade de muitas pessoas. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá usar o rich media em seu negócio e aplicá-lo da melhor forma possível, seja em uma pequena ou grande empresa e seja em qual for o seu segmento de mercado. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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