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Já ouviu falar sobre criar persona? Essa prática nada mais é que a definição do cliente ideal para uma marca e é fundamental para estratégias mais qualificadas.

 

Hoje em dia fazer conteúdo sem um público específico se tornou um trabalho como o de um vendedor de porta em porta, que de milhares de portas em que bater, apenas algumas pessoas se interessam em atender e realmente adquirir algo. 

 

No entanto, esse modelo de trabalho demanda mais tempo, bem como reduz os resultados ao passo que gasta mais dinheiro e energia, pois não há um público qualificado e com mais probabilidade de consumir o produto. 

 

Com isso, definir o perfil de pessoas que você deseja alcançar é fundamental para ter um bom resultado e custo-benefício, promovendo o melhor andamento para seu trabalho e garantindo mais lucratividade. 

Como definir e para que serve uma persona? 

De modo geral, a importância de contar com a persona diz respeito à possibilidade de personalizar a comunicação e as campanhas de marketing do negócio, tornando-as mais assertivas.

 

Contudo, para além disso, o estudo e aplicação da persona possibilitam os seguintes ganhos:

 

  • Conhecer mais sobre o público-alvo; 
  • Evidenciar o valor do seu produto para o público corretamente;
  • Definir os canais certos de comunicação; 
  • Definir as pautas do Marketing de Conteúdo; 
  • Descobrir a melhor linguagem; 
  • Melhor a experiência do usuário. 

 

Assim, após conhecer o conceito de persona e seus principais impactos para os resultados da empresa, uma dúvida que pode surgir é sobre como definir esse público e alcançá-lo de maneira criativa. Afinal, aplicar corretamente é o que propiciará tais resultados.

 

A persona surgiu de forma mais estruturada com a aplicação do mercado no ambiente virtual, que se mostra mais dinâmico, criativo, competitivo, veloz e que permite uma mensuração mais clara. Assim, aplicá-la é crucial para se desenvolver nesse ambiente. 

 

Na prática a persona funciona como um avatar, um personagem semi-fictício que representa exatamente o perfil de um cliente ideal para um certo negócio. Isso porque o modelo mais comum é o da buyer persona, ou seja, comprador.

 

Para que seja efetiva, ela deve ser criada com base nos dados e comportamentos reais dos clientes ativos e potenciais. Inclusive, essas informações podem ser obtidas a partir de pesquisas, questionários e ao analisar o padrão de comportamento durante as interações.

 

Ou seja, para criar um persona é necessário fazer pesquisas sobre os seus clientes e o público que você considera ideal para o seu trabalho.

 

É isso que permite desenvolver um personagem ideal para criação de conteúdos personalizados. 

 

A proposta de ter um persona para sua empresa é obter as principais características dos seus clientes e, assim, criar estratégias que se alinhem ao seu público e ao que eles precisam. 

 

No entanto, a buyer persona não é a única que pode ser desenvolvida para qualificar seu negócio e as estratégias. Por isso, confira abaixo outros tipos de persona que você pode aplicar.

Tipos de personas  

Dentro do persona existem subdivisões, e cada divisão tem um propósito diferente, veja agora quais são os principais tipos que podem ser aplicados em suas estratégias de marketing.

  1. Audience persona 

A interação entre a marca e o usuário, assim como o engajamento que o público gera nos sites é muito importante para o cenário digital.

 

Contudo, muitas vezes quem visita a sua página não tem o mesmo perfil dos seus compradores. Ainda assim, o ideal é que esses visitantes também se tornem clientes.

 

Por isso, o audience persona é importante, com ele você cria o personagem ideal de quem visita suas páginas, interage com suas publicações e assiste seus conteúdos, possibilitando que eles evoluam no relacionamento, ingressando na jornada de compra.

  1. Buyer persona 

Como já mencionamos anteriormente, o tipo mais comum é a buyer persona, que representa o comprador ideal para o seu produto, analisando seu comportamento, necessidade e objetivos. 

 

Ao fazer essa análise e traçar o perfil é mais fácil compreender o comportamento de compra do seu consumidor e, assim, planejar uma estratégia eficiente e que alcance bons resultados é possível.

  1. Brand persona 

A ideia do persona é humanizar a sua marca, criando um perfil que caracterize os seus valores, princípios e visão. 

 

Assim, traduzir tudo isso para uma mensagem mais afetiva e humana, promovendo a identificação do público. 

 

Ou seja, a brand persona pode ser utilizada para ter um contato mais próximo com os seus clientes e personificar os valores, causas e objetivos da marca – e até mesmo do público que a procura.

  1. Proto persona 

Por fim, é preciso ressaltar a proto perdona.

 

Na prática, esse tipo de persona funciona como um teste de personas, pois ele é criado pela equipe de modo a avaliar as principais características dos clientes e os resultados proporcionados, para que assim as personas efetivas sejam desenvolvidas com base nas respostas.

 

Ou seja, é como um modelo para criar os personas com os dados dos usuários reais de forma mais qualificada. 

Qual persona escolher? 

Não existe uma fórmula para escolher qual é a melhor persona para a sua empresa, mas tudo vai de acordo com os seus objetivos.  

 

Por isso, antes de qualquer estratégia, o mais importante é definir seus objetivos e público que já atende e se ele é o que você deseja atender.

 

Ou seja, é preciso especificar com quem você quer trabalhar e criar a persona que se adequa a essas características. 

 

O certo seria um mercado com todas as personas, atendendo a diferentes perfis e representando seu negócio, para obter resultados ainda mais otimizados. 

 

Contudo, para muitos isso não é possível. Assim, para vender mais, é preciso desenvolver ao menos a brand e a buyer persona.

Técnicas para conhecer o público e criar boas personas

Já evidenciamos que para criar uma boa persona é necessário conhecer o seu público. 

 

Por isso, a seguir, vamos ajudá-lo a descobrir algumas estratégias para conhecer seus clientes e fazer avatares qualificados. 

Invista na pesquisa de dados

Para ter uma persona mais próxima do seu cliente real possível, é preciso analisar os dados dos seus clientes.

 

Deste modo, é preciso investir em pesquisas no site e fazer enquetes em diferentes mídias sociais, importantes aliados para investir em personas, para identificar as características do público, suas interações, temas de interesse e com quais temas se relacionam e se interessam. 

Analise os dados coletados

Faça uma planilha com tudo que descobriu sobre os seus clientes, analise padrões e repetições.

 

Ou seja, registre o que a maioria dos clientes em potencial e seguidores tem de comum, deseja e procura, bem como qual a faixa etária, interesses, sexo e até locais que frequentam. 

 

Mas lembre-se, os dados analisados e registrados precisam ter um objetivo na composição da persona e das estratégias de marketing. 

Estruture e compartilhe

Se você trabalha com uma equipe de marketing, é crucial compartilhar os resultados para que outras pessoas possam auxiliar no desenvolvimento das personas e campanhas.

 

Diversos perfis podem ser desenvolvidos, mesmo que sejam de um único tipo, para atender o público como um todo. 

 

Contudo, contar com a equipe ajuda a identificar quais mais se parecem com os clientes e até mesmo quais podem ser combinadas para ter um quadro de personas mais conciso.

Mas lembre-se, não se baseie seu avatar apenas na opinião de uma equipe, mas sim pelos resultados das pesquisas. 

Ainda em relação ao compartilhamento, após a escolha reforce com os times, como a equipe de marketing, os personagens que devem ser usados para as campanhas. Dê vida ao personagem, desenvolvendo a história para que seja trabalhada nas campanhas.

Invista na divulgação e estruturação

Aposte na divulgação nas mídias sociais e sites baseado nesses perfis. Mas lembre-se que o trabalho não termina com a definição da persona. 

Isso porque a cada dia é preciso otimizá-la para que atenda seu público em diversos contextos e, principalmente, com as novas tecnologias e redes que surgem e que podem impactar no comportamento dos clientes e no perfil da sua carteira.

O segredo é você pensar que realmente está criando um ser humano, que vai ter emoções e reações, gostos e costumes. Por isso, escreva bem sobre o seu personagem, como se fosse uma biografia. 

Gostou dessa ferramenta importante do marketing para se posicionar no mercado e ampliar suas vendas? Se sim, invista no estudo e aplicação de personas para se destacar.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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