Das métricas que uma empresa precisa gerenciar, o custo de aquisição de clientes (CAC) é uma das mais importantes para o marketing.
Para empresas de diversos segmentos, de refrigeração industrial a serviços de buffet, monitorar o valor que se gasta para conquistar um novo cliente é fundamental para manter as finanças da organização em dia e continuar a lucrar.
Entenda o que é e como é calculado o CAC e confira dicas importantes para reduzir o custo dos seus clientes.
O que é CAC?
Custo de aquisição de clientes é o valor que uma empresa gasta para adquirir um novo cliente. Inclui todos os investimentos realizados em marketing, publicidade, vendas e outras atividades para atrair e converter um potencial cliente em um cliente pagante.
Para calcular o CAC, a empresa deve somar todos os custos de aquisição em um determinado período (por exemplo, um mês ou um ano) e dividi-los pelo número de clientes adquiridos nesse mesmo período.
Por exemplo, se uma empresa de balanceamento de rotor gastou R$1000,00 em marketing e adquiriu 10 novos clientes em um mês, o CAC seria de R$100,00 por cliente (1000 / 10 = 100).
O CAC é uma métrica importante para avaliar a eficiência e a rentabilidade das estratégias de aquisição de clientes de uma empresa. Se for alto demais, significa que a empresa pode ter dificuldades em manter sua rentabilidade.
Por que é importante reduzir o CAC?
Reduzir custos de uma empresa, de modo geral, é importante para manter o negócio funcional e lucrativo. Aumentar o lucro líquido obtido com cada cliente é uma medida a ser tomada para esse fim.
Uma marca de carrinho plataforma 4 rodas com CAC equilibrado pode investir mais em outras áreas do negócio e expandir seus esforços de aquisição de clientes.
Com um CAC mais baixo, a empresa pode também aumentar sua capacidade de geração de caixa e melhorar, consequentemente, sua saúde financeira e permitir que a empresa se torne mais resiliente em momentos de crise.
A competitividade da organização é afetada pelo CAC, uma vez que esse valor precisa ser repassado ao consumidor para equilibrar as entradas e saídas financeiras da empresa.
Por todas essas razões, reduzir o CAC é uma prioridade para muitas empresas que desejam maximizar sua rentabilidade, aumentar sua vantagem competitiva e crescer de forma sustentável.
Como diminuir seu custo de aquisição de clientes?
Existem diversas medidas e ações que os gestores podem tomar para melhorar o custo de aquisição de clientes de um negócio e garantir que os benefícios mencionados sejam incorporados ao dia a dia corporativo. Veja algumas dessas opções.
Identificar e focar nos canais mais eficazes
Em vez de gastar dinheiro em vários canais de aquisição, as empresas podem identificar os canais que geram mais leads e clientes e focar seus esforços neles, investindo seu orçamento de forma mais eficiente.
Assim é possível reduzir o desperdício de investimentos e melhorar a qualidade dos leads para um escritório de contabilidade. A eficiência da equipe de vendas também aumenta, economizando tempo e esforço para fechar um negócio.
É importante testar e otimizar os canais continuamente para garantir que a prática utilizada é, realmente, a mais efetiva e econômica.
Otimizar o processo de conversão
Melhorar o processo de conversão, como o design do site, o funil de vendas e a experiência do usuário, pode ajudar a aumentar a taxa de conversão de leads em clientes, reduzindo o CAC.
Assim como um sistema de reciclagem de lixo eletrônico otimiza o reaproveitamento de componentes que não precisam ser descartados, um bom processo de conversão permite segmentar os clientes e focar apenas nos que podem ser interessantes para a empresa.
Quando os usuários têm uma experiência positiva em um site ou plataforma, as chances de conversão aumentam e há uma redução no abandono do carrinho, o que significa que mais usuários completam a jornada de compra
A experiência positiva, somada a um processo de conversão otimizado, também aumenta o valor médio de consumo, seja através de técnicas de upselling ou de recomendações personalizadas.
Investir em marketing de conteúdo
Criar conteúdo educativo e informativo que ajude os clientes a resolver problemas é mais uma forma de reduzir o custo de aquisição de clientes, pois assim como outras técnicas, ajuda a segmentar o público e focar em leads mais qualificados.
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada pode atrair tráfego orgânico para o site da empresa, o que significa que mais usuários estão descobrindo a empresa sem a necessidade de investir em publicidade paga.
Além disso, estabelecer a empresa como uma autoridade no assunto relacionado aos seus produtos ou serviços aumenta a confiança dos usuários na empresa e torna-os mais inclinados a consumir os produtos da marca.
Com mais engajamento e personalização na comunicação, é possível reduzir a taxa de rejeição do site, mantendo os usuários interessados e envolvidos com o conteúdo da empresa.
Fidelizar os clientes existentes
O conceito de manter os clientes existentes é mais barato do que adquirir novos é conhecido do mercado comercial há muito tempo.
Por conta disso, é importante que empresas de levantamento planialtimétrico cadastral e outros setores invistam em programas de fidelidade, suporte ao cliente e outras estratégias.
A aquisição de novos clientes pode ser cara, especialmente em comparação com a fidelização de clientes existentes. Os clientes ativos já conhecem e confiam na marca, então o investimento em publicidade para manter esses consumidores engajados é menor.
Eles são, também, mais propensos a comprar mais produtos ou serviços da empresa ao longo do tempo, além de indicar a empresa a amigos e familiares, o que pode levar a novos negócios sem os altos custos de aquisição de clientes.
O valor vitalício do cliente (LTV) é uma métrica que mede o valor total que um cliente traz ao longo de seu relacionamento com a empresa. Clientes fiéis têm LTV mais alto, o que pode ajudar a empresa a obter um retorno melhor sobre seu investimento em aquisição.
Para fidelizar os clientes, as marcas podem oferecer programas de fidelidade e um suporte ao cliente excepcional, enviar ofertas exclusivas e manter um diálogo aberto com os clientes para entender suas necessidades e expectativas.
Automatizar processos
Automatizar processos de marketing, vendas e atendimento ao cliente pode ajudar a reduzir o tempo e o esforço necessários para adquirir e manter clientes.
Assim como um driver para luminária LED melhora a eficiência do sistema de iluminação de uma casa, a automação elimina tarefas repetitivas e manuais, o que aumenta a eficiência do processo de aquisição e reduz o tempo para adquirir um novo cliente.
A automação pode ajudar a melhorar a qualidade do processo de aquisição de clientes, garantindo que os clientes recebam um serviço mais rápido e personalizado, além de reduzir erros humanos, aumentando a precisão e confiabilidade do processo de aquisição.
Os recursos de automação permitem a coleta e análise de dados relevantes sobre o processo de aquisição de clientes, ajudando a identificar áreas que precisam de melhorias e permitindo que a empresa faça ajustes mais rapidamente.
A automação de processos pode ser alcançada por meio de várias ferramentas, como softwares de automação de marketing e vendas, chatbots de atendimento ao cliente, integrações de sistemas, entre outras.
Monitorar e otimizar constantemente
Monitorar constantemente as métricas e identificar áreas que precisam de melhorias ajuda a otimizar continuamente as estratégias de aquisição de clientes de uma transportadora em Guarulhos SP.
É importante verificar regularmente as métricas-chave relacionadas ao processo de aquisição de clientes, como a taxa de conversão, o LTV e o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas de marketing e vendas.
Os testes A/B também são uma ótima maneira de otimizar continuamente suas campanhas de marketing e vendas.
Eles envolvem a criação de duas versões diferentes de um elemento, como um anúncio ou página de destino, e testando-as para ver qual delas funciona melhor. Com os testes, as empresas podem identificar as melhores práticas e melhorar sua abordagem.
Já a análise de dados ajuda a empresa a entender como as diferentes variáveis afetam a conversão de clientes e permite que se faça ajustes para melhorar a eficácia de suas campanhas.
Exemplos de sucesso
A maioria das empresas ativas, hoje, utilizam técnicas para redução de custos, incluindo o CAC. Alguns exemplos interessantes são:
- Dropbox;
- Hubspot;
- Zappos;
- Dollar Shave Club;
- Slack.
A Dropbox reduziu seu CAC por meio de um programa de indicação de usuários, em que eles ofereciam espaço de armazenamento gratuito para os usuários que indicassem amigos e familiares para usar o serviço.
Já o Slack, uma plataforma de comunicação empresarial, ofereceu uma versão gratuita do software para pequenas equipes, permitindo que as equipes experimentassem o produto sem custos iniciais.
A redução de barreiras de entrada, como no caso do Slack, é fundamental para instigar novos clientes a tomarem a decisão de consumir o produto ou serviço, reduzindo, consequentemente, o CAC.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.