O blog é uma ferramenta presente nas estratégias de marketing há muitos anos, mas é comum que as empresas, antes de contratar uma assessoria de comunicação, não saibam exatamente qual a finalidade desse recurso.
Consumidores interessados em comprar gerador de energia a diesel, por exemplo, pesquisam por opiniões e indicações na internet antes de efetivar a compra. Muitos se orientam por sugestões encontradas em textos de blog.
Acompanhe este artigo para entender o que é o blog, como ele entra na comunicação da empresa e ainda conferir algumas referências de blogs de sucesso.
O que é um blog?
Um blog é uma plataforma online na qual um criador de conteúdo ou empresa compartilha suas opiniões e conhecimentos através de publicações. Surgiu no final da década de 1990 como diários online pessoais.
Pode ter como objetivo entreter, educar, informar ou inspirar o público dos mais variados tópicos, seja tecnologia, moda, viagens, culinária, negócios, equipamentos, como corrente soldada, entre outros.
Também permitem interação dos leitores por meio de comentários e compartilhamento nas redes sociais. O primeiro blog foi criado por Justin Hall, em 1994. Naquela época, as pessoas criavam seus próprios sites e atualizavam manualmente com novos conteúdos.
Foi assim até 1999, com o surgimento da plataforma “Blogger”, permitindo que qualquer pessoa criasse um blog com facilidade, sem a necessidade de habilidades técnicas em programação ou web design.
Isso levou a um aumento significativo no número de páginas e, desde então, os blogs se tornaram uma das formas mais populares de compartilhamento de informações e opiniões na internet.
Como ele se encaixa na estratégia de marketing?
Por ser um veículo de comunicação simples e de fácil utilização, o blog tornou-se uma ferramenta importante no marketing das empresas. Entenda o impacto que ele pode ter se usado corretamente e de forma estratégica.
Aumento do tráfego no site
Ao publicar conteúdo relevante e de alta qualidade, um blog pode atrair tráfego orgânico para o site, o que pode levar a um aumento de potenciais clientes. Para uma fábrica de embalagem salgadinho, por exemplo, isso significa mais vendas e parcerias.
As empresas podem compartilhar seus posts de blog nas mídias sociais, aumentando a visibilidade da marca e direcionando tráfego para o site. Um blog também pode gerar backlinks para o site, o que aumenta a sua autoridade e posicionamento nos buscadores.
Manter um blog atualizado com conteúdo novo e relevante é a melhor forma de manter os visitantes retornando ao site para ler mais conteúdo. Inserir chamadas para ação em posts pode levar os leitores a explorar outras áreas da página, aumentando o tempo gasto nele.
Estabelecimento de autoridade
Um blog ajuda a estabelecer a autoridade de uma empresa, ao compartilhar seu conhecimento e expertise com seu público-alvo, oferecendo conselhos, dicas e informações relevantes.
Publicar conteúdo de qualidade e de forma consistente pode tornar a empresa uma líder de pensamento em seu setor, oferecendo uma perspectiva única e abordando questões importantes para o segmento.
O conteúdo, quando bem feito, como, por exemplo, um artigo sobre eletrodo de ignição para queimadores em um blog sobre produção industrial, transmite credibilidade ao público, o que tem impacto direto no número de negócios fechados por uma empresa.
Geração de leads
Ao criar um conteúdo de qualidade que atrai e educa os leitores, as empresas geram leads qualificados para seus produtos e serviços, incentivando-os a fornecer informações de contato em retorno.
Bons conteúdos também estimulam os visitantes a permanecer no site por mais tempo e a se envolver com a empresa. O mesmo acontece com os exclusivos, como eBooks, webinars ou whitepapers.
Já a inserção de chamadas para ação (CTAs) em postagens é uma forma de direcionar o público a tomar uma ação desejada, seja baixar material, inscrever-se em uma newsletter ou agendar uma consulta.
A interação dos usuários com o blog permite a coleta de dados importantes para o remarketing, ou seja, para oferecer ofertas personalizadas e incentivá-los a retornar ao site.
Aumento da visibilidade
Um blog é uma ferramenta importante para a melhora da otimização do site para mecanismos de busca (SEO). Eles dão grande importância para o conteúdo atualizado e relevante de um site.
Ao publicar regularmente conteúdos relevantes para palavras-chave específicas, o blog pode atrair visitantes qualificados e interessados nas postagens oferecidas pela empresa.
Quando o conteúdo é útil, as pessoas são mais propensas a compartilhá-lo. Isso pode ajudar a aumentar o alcance da marca, apresentá-la para um público mais amplo e estabelece-la como referência no setor.
Fidelização de clientes
Manter um blog atualizado pode ajudar a manter os clientes engajados e leais à marca, oferecendo valor contínuo para os consumidores com conteúdo atualizado, relevante e útil.
Através do blog, a empresa consegue mostrar sua personalidade e cultura, o que ajuda a humanizar a marca e torná-la mais atraente para os clientes.
A melhor forma de conquistar os clientes através do blog é fornecer soluções para problemas que eles enfrentam. Além disso, ele pode ser usado como canal de suporte ao consumidor, respondendo perguntas frequentes e informando sobre produtos ou serviços.
Como usar um blog na sua comunicação?
Um blog pode ser uma ferramenta poderosa na comunicação de uma empresa, permitindo que a empresa se conecte com seu público-alvo e compartilhe informações relevantes sobre seus produtos ou serviços.
Confira formas de usar esse recurso na sua comunicação para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes e aproveitar os benefícios apresentados.
Compartilhar notícias e atualizações
O blog pode ser usado para compartilhar notícias e atualizações importantes sobre a empresa, como lançamentos de produtos, mudanças de marca ou eventos.
É importante manter-se atualizado sobre as tendências e novidades e compartilhá-las no blog fornecendo a visão da companhia sobre o que está acontecendo na indústria.
Esse tipo de posicionamento, além do compartilhamento das informações, ajuda a estabelecer a empresa como uma fonte confiável de informações e opiniões no segmento.
Uma fabricante de balança antropométrica digital, por exemplo, que faz melhorias constantes nos seus produtos pode usar o blog para fazer comparativos e notificar as diferenças entre os modelos novos e os que já são conhecidos do mercado.
Oferecer conteúdo informativo
O fornecimento de conteúdo informativo para o público é outra função possível para os blogs. Esse tipo de publicação também ajuda a reforçar a autoridade da companhia no seu setor de atuação.
Uma empresa fabricante de chapa de aço carbono, por exemplo, pode usar um blog para oferecer conteúdo informativo também e é uma forma de estabelecer sua credibilidade e autoridade em seu nicho de mercado.
É necessário entender as necessidades e interesses dos leitores, o que pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, análises de dados e feedbacks. Desenvolver uma persona também é uma maneira de mapear os conteúdos.
Compartilhar histórias de clientes
O blog fortalece a conexão entre a empresa e seus consumidores e mostra como a empresa pode ajudá-los a atingir seus objetivos. Compartilhar casos reais permite gerar conexão emocional com os clientes, um laço importante para a relação com a empresa.
Além disso, as histórias funcionam como testemunhos sobre o produto ou serviço de uma empresa de torre de iluminação, por exemplo, e fornecem informações valiosas para novos clientes.
Identificar os consumidores que possuem histórias interessantes para o público é o primeiro passo. Clientes que tenham tido experiências positivas com a empresa são ideais.
Contar com os serviços de um bom redator é fundamental para garantir histórias cativantes e envolventes que prendam a atenção dos leitores e transmitam a mensagem correta.
Publicar análises e opiniões
Outra forma de estabelecer autoridade é compartilhar a opinião da empresa a respeito dos diversos assuntos que permeiam o setor e o dia a dia dos consumidores. Assim, o público passa a confiar no posicionamento da marca e consultá-la quando necessário.
Selecione assuntos que estão em alta no segmento e que possam ser de interesse dos consumidores e faça uma boa pesquisa para embasar a publicação. Garanta que os dados fornecidos sejam reais e validados.
Depois de apresentar as ideias de forma clara, concisa e com suporte em fatos verificáveis, incentive a discussão e permita que o público responda às opiniões compartilhadas. Inclua perguntas ou desafios para que os leitores respondam nos comentários do blog.
Fornecer suporte e atendimento ao cliente
O blog pode fazer as vezes de suporte e atendimento ao cliente, fornecendo respostas para perguntas frequentes e solucionando problemas relacionados aos produtos ou serviços da empresa.
Uma empresa de montagem de painel elétrico industrial, por exemplo, pode criar uma página de perguntas frequentes (FAQ) e responder às questões mais comuns do público.
Além disso, publicar sobre os produtos e suas atualizações é uma forma de prevenir o surgimento de dúvidas ao educar os clientes a respeito do funcionamento dos serviços e itens ofertados.
Exemplos de blogs bem sucedidos
Certamente, você conhece diversos blogs famosos e até mesmo acompanha regularmente vários deles. Empresas líderes de mercado usam essa ferramenta para gerar conexão com o público de forma consistente. Veja alguns exemplos:
- Natura;
- Nubank;
- Havaianas;
- iFood;
- Ambev.
Natura, Nubank e Ambev utilizam seus blogs para compartilhar conteúdo educativo sobre finanças, estilo de vida, sustentabilidade e outras questões ambientais importantes para os seus clientes.
Já o iFood compartilha dicas do mundo da gastronomia, de culinária e parcerias com restaurantes, além de atualizações sobre o aplicativo e a empresa, enquanto as Havaianas publicam informações sobre seus produtos, campanhas e eventos de marketing.
Diversas outras empresas utilizam essa ferramenta poderosa para de conexão com seus públicos-alvo para fornecer informações úteis e se manterem relevantes e engajados com seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.