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Se você utiliza as redes sociais, com certeza já se deparou com o marketing de influência que é usado pelas empresas para divulgar os seus produtos e serviços. Antes esse papel era feito pelas celebridades como:

  • Atores;
  • Cantores;
  • Jogadores de futebol;
  • Modelos.

Mas essas dinâmicas nem sempre funcionavam e muitas vezes eram controversas.

Por exemplo, um ator que nunca mexeu com elétrica indica um EPI de eletricista, recomendando e falando que aquele produto é bom. Isso gera um pouco de desconfiança das pessoas, com isso, essas propagandas não geraram tanta repercussão.

Mas nos dias atuais qualquer pessoa pode ser influencer e conseguir convencer o público que aquele produto ou serviço é bom. Existem nichos para qualquer empresa, desde uma fabricante de bancada industrial até uma hamburgueria.

Hoje as campanhas buscam criar um vínculo real com os consumidores, tornando todo o marketing o mais humano possível.

Segundo uma pesquisa da YOUPIX, 71% das marcas brasileiras consideram o marketing de influência muito importante ou parte central da sua estratégia de negócios.

Já quando o assunto são os clientes, de acordo com uma pesquisa da Nielsen, 84% dos consumidores afirmam que tomam decisões com base nas opiniões de influenciadores.

Isso mostra como o marketing de influência tem um grande potencial na escolha das pessoas, o quanto antes as empresas entenderem isso e usarem essa estratégia a seu favor, melhor serão seus resultados.

Por isso, se você é proprietário de uma pequena empresa de peças usinadas em alumínio, por exemplo, um empreendedor individual ou uma startup que está buscando seu lugar no mercado, mais tráfego ou aumentar suas conversões.

Essa é uma estratégia perfeita para o seu negócio.

Afinal o que é Marketing de Influência?

O Marketing de influência nada mais é uma estratégia de como as marcas promovem os seus produtos por meio de recomendações de influenciadores.

Os influenciadores são pessoas que têm seguidores que os enxergam como especialistas em sua área, por exemplo, um influenciador que aborda em suas redes sociais sobre reforma e construção pode indicar um fornecedor embalagem blister.

Muitas vezes o marketing de influência visa campanhas para o reconhecimento da marca no mercado, principalmente se for uma empresa pequena ou pouco conhecida, mas essa estratégia também resulta em conversões e vendas.

O marketing de influenciadores digitais começou lá em 2006, mas desde aquela época houve diversas mudanças, antes essas figuras da internet compartilhavam histórias do seu cotidiano como a ida a uma loja de fabricantes de automação industrial ou a um parque.

Mas somente promoviam os produtos que usavam no seu dia-a-dia, sem ganhar dinheiro por isso. Hoje em dia ser influenciador se tornou uma profissão e as empresas investem uma grande quantia de dinheiro nisso.

Esses influenciadores têm muito mais oportunidades que antes, afinal existem inúmeras plataformas de mídia social, sem falar nos formatos de conteúdo e nos públicos específicos.

Por isso que o marketing de influência funciona tão bem, graças à alta confiança que os seguidores têm nesses influenciadores, suas recomendações funcionam como uma forma de prova social para os clientes em potencial da marca.

Ou seja, um influenciador pode trabalhar com diversas marcas, seja uma empresa de conserto cilindro pneumático ou de uma loja de roupas. Sendo assim, esse influenciador faz menções sobre a empresa e ganha um dinheiro por isso

Estratégia do Marketing de influência

Para que você comece a implementar ações de marketing de influência, é preciso que se leve alguns fatores em consideração, pois só assim você vai conseguir alcançar o sucesso desejado. Conheça algumas das estratégias que você precisa traçar:

Estabeleça metas e objetivos

Seja uma empresa de válvula de desvio ou um petshop, você precisa saber o que pretende alcançar ao utilizar o marketing de influência no seu negócio, por isso estabeleça um plano de ação e considere todos os recursos e orçamentos que estão disponíveis.

É importante manter os pés no chão e não tentar gastar mais que o seu orçamento permite, comece aos pouco, assim que for dando resultados você pode investir mais.

Encontre os influenciadores certos 

Para que você consiga encontrar o influenciador ideal para a sua marca é importante que você saiba quem é o seu público-alvo, por isso conheça o perfil de todas as pessoas que consomem os seus produtos ou serviços.

Só assim você vai conseguir ter um melhor direcionamento sobre qual influenciador tem mais acesso aos seus clientes.

Afinal, de nada adianta uma empresa de máquina envasadora de líquidos contratar um influenciador que fala sobre maquiagens, o público não vai se interessar pelo seu produto.

Uma dica preciosa antes de escolher um influenciador, é analisar muito bem o perfil dessa pessoa e não apenas se impressionar com o número de seguidores, afinal, existem muitos falsos influenciadores no mercado, por isso é preciso ficar de olho.

Além disso, existem micros influenciadores que muitas vezes geram mais resultados que os grandes influenciadores, até porque seu público é mais segmentado.

Só para você entender melhor sobre o assunto, os influenciadores são divididos em quatro categorias:

  • Nano: que possuem menos de 10 mil seguidores;
  • Micro: que podem variar entre 10 e 100 mil seguidores;
  • Macro: que vão de 100 mil a 1 milhão de seguidores;
  • Mega:  aqueles que estão acima de 1 milhão de seguidores.

Os dois primeiros, por mais que não apresentem números expressivos, costumam ter um público fiel e bem engajado, sendo assim, é uma ótima opção para pequenas empresas.

Trabalhe em conjunto com os influenciadores

É muito importante que a empresa trabalhe em conjunto com o influenciador, criando ações e compartilhando pensamentos, dessa maneira a sua empresa consegue ter mais controle sobre as campanhas e não se esqueça que acima de tudo ouça esse influenciar, ele conhece o público.

Analise os resultados

Essa é uma etapa muito importante, pois ao mensurar os resultados você vai conseguir entender quais os frutos que essa campanha rendeu, por isso, verifique as visualizações, o engajamento e todos os outros indicadores possíveis.

Com isso você consegue fazer todos os alinhamentos necessários para potencializar todos os resultados, usando uma boa estratégia de marketing digital.

Marcas que utilizam o marketing de influência

Conheça duas grandes marcas que utilizam influenciadores para divulgar seus produtos e serviços e entenda como essa estratégia é benéfica para o seu negócio.

Pedigree

Esse é um grande exemplo do poder do marketing de influência, a empresa tinha o desejo de humanizar a sua marca ao defender uma causa.

Aliás, essa é uma excelente jogada de marketing, afinal, nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais consumindo marcas que estão associadas a uma causa positiva.

Com isso a Pedigree iniciou a campanha “Compre uma bolsa, dê uma tigela”. Para que ganhasse um apoio nacional e ainda ampliasse ainda mais a sua ideia contou com a ajuda de influenciadores.

Eles promoveram uma campanha por meio de conteúdos em sua rede social, com fotos e vídeos contando suas histórias reais sobre seus animais de estimação, emocionando esse público e fazendo com que aderissem à ideia.

O objetivo era incentivar os seguidores a comprarem uma bolsa da Pedigree do Sam´s Club e com isso a marca daria para cada bolsa comprada, uma tigela de comida a um cachorro que estivessem necessitando.

Só para você entender o quanto essa ideia deu certo, ela superou as expectativas e aumentou o valor total de mídia da marca, o que gerou mais de 43 milhões de impressões e quase 63.000 visualizações do conteúdo.

Com isso a marca conseguiu engajar mais pessoas e conquistou seu público-alvo.

Coca-Cola

Essa é uma gigante, a Coca-Cola está há anos no mercado e tem as melhores estratégias de marketing e claro que não ia ficar de fora dessa tendência que são os influenciadores digitais.

A maior campanha de mídias sociais da história da marca foi durante as olimpíadas de 2016 e realizada por influenciadores, na época a marca até criou seu próprio influencer que era um urso, onde ganhou vários seguidores em suas redes sociais.

A ação foi um sucesso, e antes mesmo do começo oficial das olimpíadas a campanha já tinha chegado a 21 milhões de adolescentes, que eram o público alvo dessa ação.

A marca também gerou cerca de 30 milhões de visualizações de vídeo em todo o conteúdo da campanha. Viu como criar ações e campanhas em cima desses influenciadores podem fazer com que sua marca cresça e ganhe reconhecimento no mercado.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender a importância de uma boa estratégia do Marketing de influência em sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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