Infoprodutos

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Uma das maiores vantagens que as inovações tecnológicas trouxeram é a possibilidade de trabalhar de casa, se comunicando com pessoas de todo o mundo. Os infoprodutos são um bom resumo de tudo o que é possível fazer com a internet.

 

Trabalhar por conta própria exige uma boa apreciação de riscos para evitar problemas como investimentos de baixo retorno, sobrecarga de funções e apostas em produtos sem demanda.

 

Continue lendo para entender o que são, afinal, os infoprodutos, quais os benefícios de usar o marketing digital nesse segmento e como usar esse recurso para aumentar as suas vendas. 

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são produtos digitais que são vendidos e entregues na forma de informações. Eles são populares porque são fáceis de produzir e distribuir e também permitem que o vendedor alcance um grande número de pessoas em todo o mundo. 

 

Além disso, os custos de armazenamento e envio são mínimos, o que significa que os lucros podem ser significativos. Infoprodutos são uma boa opção para quem deseja começar a vender produtos digitais sem investir muito dinheiro. Alguns exemplos populares são:

 

  • E-book;
  • Curso online;
  • Webinars;
  • Vídeos.

 

Um e-book é um livro digital que pode ser vendido e distribuído na internet. Eles podem cobrir uma ampla gama de tópicos, desde cozinhar até finanças pessoais.

 

Uma empresa de revestimentos pode criar um e-book para ensinar os clientes a escolher o melhor piso de bambu preço para áreas externas, por exemplo. 

 

Os cursos online podem ser acessados por meio da internet e incluem vídeos, áudios, textos e atividades interativas para ensinar ao aluno sobre um determinado assunto. São uma excelente alternativa para quem busca conhecimento de forma objetiva. 

 

Já o webinar é uma apresentação online que permite aos participantes assistir e participar de uma palestra ao vivo.

 

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com a internet e os infoprodutos são opções que normalmente envolvem um custo de produção mais baixo e a sua venda pode ser escalada. 

Benefícios do marketing digital para infoprodutos

O marketing digital é uma estratégia de divulgação e relacionamento de longo alcance, uma vez que não encontra barreiras na internet como o tradicional encontraria com o rádio e os jornais. 

 

O serviço de marketing pode ser prestado por uma empresa de outsourcing, ou seja, uma agência especializada responsável por cuidar somente desse aspecto do seu negócio.

 

Investir em divulgação e posicionamento online é a melhor forma de alavancar suas vendas. É bom lembrar que os infoprodutos são produções digitais e, portanto, serão comprados e consumidos através da internet, também. Confira outros motivos para apostar em um bom marketing ao divulgar seus infoprodutos. 

Alcance global

O marketing digital permite que você alcance potenciais clientes de todo o mundo, independentemente de sua localização geográfica.

 

Essa é, na verdade, uma das maiores vantagens da internet, de forma geral. É possível estar em contato com pessoas de todos os lugares do mundo através de um computador conectado à rede.

 

Assim, sua base de clientes não fica condicionada à sua região ou área de atendimento das filiais da sua empresa. 

Baixo custo

As campanhas de marketing digital são geralmente mais baratas do que as tradicionais, tornando-as uma opção acessível para negócios de todos os tamanhos.

 

Uma empresa ainda jovem de filtros hydac, por exemplo, pode se beneficiar especialmente dessa ferramenta, pois ela permite alcançar um alto número de consumidores sem o custo de investimentos como campanhas para televisão, por exemplo. 

Interação com o público-alvo

A mídia digital permite que você tenha uma conversa mais direta e interativa com seu público-alvo, o que pode ajudar a construir relacionamentos de longo prazo com os clientes.

 

Consumidores de infoprodutos precisam conhecer a fundo a seriedade do trabalho produzido pela sua empresa para confiar a ponto de comprar um produto pago.

 

Por isso, é importante apostar em ferramentas como o marketing de conteúdo e entregar pequenas amostras do que o cliente pode receber ao contratar o seu serviço ou comprar seu produto.

 

Além disso, uma das possibilidades que o marketing digital traz é a manutenção de uma relacionamento com o cliente, que abre, também, um canal valioso de troca de informações que ajudam a empresa a melhorar suas ofertas e crescer cada vez mais.

Análise de dados

Com o marketing digital, você pode coletar e analisar dados em tempo real sobre o desempenho de suas campanhas e ajustá-las conforme necessário para obter melhores resultados.

 

Assim como empresas de instalação de projetores multimídia fazem testes para garantir que o serviço seja realizado corretamente, agências de marketing precisam avaliar se as campanhas e ações estão gerando o resultado esperado.

 

O uso de softwares de gestão de dados podem ajudar a acelerar esse processo e evitar falhas na análise, garantindo conclusões que direcionam a empresa ao crescimento.

Personalização

Outra vantagem importante do marketing digital é que ele permite que você personalize suas mensagens para diferentes segmentos de público-alvo, o que aumenta a eficiência da sua campanha.

 

Tal como os softwares de gestão de dados, existem recursos e tecnologias para segmentar o público de acordo com o seu comportamento. 

 

Pessoas que se inscrevem em uma página de captura recebem um e-mail. Quem abre o primeiro recebe outro; quem não, recebe uma variação desse segundo, e por aí vai.

Flexibilidade

O marketing digital é altamente escalável, o que significa que você pode começar pequeno e crescer conforme necessário.

 

Tente imaginar quais são as limitações de produção e distribuição de um livro digital. Certamente são menores e menos complexas do que quando falamos de um físico.

 

Com o esforço de produzir um material, por exemplo, uma  empresa de outsourcing pode vender para milhares de consumidores, o que é uma estratégia altamente lucrativa.

Como aplicar marketing digital nas suas vendas?

O marketing digital pode ser aplicado a diversos casos. Os infoprodutos e vendas online de modo geral, entretanto, são o “habitat natural” dessa ferramenta.

 

Com alguns passos bastante divulgados pelos gurus de marketing, é possível construir uma boa audiência e consolidar a sua base de clientes fiéis em tempo recorde, se compararmos com a forma como isso acontecia antes da internet.

 

Para aproveitar esse universo gigante de oportunidades, entenda como aplicar o marketing digital nas vendas dos seus infoprodutos lendo as dicas a seguir.

Construa uma presença online

Crie um site para seu infoproduto e comece a construir sua presença online usando as mídias sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram.

 

Empresas que prestam serviços, como reparos elétricos, sentem na pele a necessidade de estar na internet e trabalhar seu público com conteúdo relevante, tanto gratuito quanto pago.

 

Uma vez que não há especificações técnicas comprováveis para muitos infoprodutos, como cursos ou webinars, é preciso contar com boas amostras do que o seu conteúdo é capaz de entregar. Usar depoimentos de clientes anteriores também é um forte argumento.

Use SEO

De nada adianta criar excelentes conteúdos na internet se as pessoas interessadas, o seu público-alvo não conseguem encontrá-los. 

 

Otimize seu site para os mecanismos de busca, usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

 

Quanto mais o site aparece nos resultados, maiores são as chances dos consumidores entrarem na plataforma e se interessarem pelo conteúdo e pelos produtos, podendo gerar vendas para a empresa.

Anúncios pagos

Utilize anúncios pagos, como os anúncios do Google AdWords ou do Facebook Ads, para promover seu infoproduto para um público-alvo específico.

 

Essas ferramentas permitem filtrar os usuários de acordo com seus interesses. Uma pessoa que segue pesquisa por “hidrossemeadura preço m2” nessas plataformas pode ser identificada pelo algoritmo e receber anúncios relevantes e com alto potencial de conversão.

Veja empresas que usam essa estratégia

Você com certeza já viu anúncios com chamadas como “Semana da confeitaria moderna” ou “Jornada do escritor multimilionário”. Esses eventos online e gratuitos são uma forma de divulgar mentorias, cursos, webinars, e outros infoprodutos.

 

Existem milhares de empresas que trabalham com produtos digitais e precisam fazer uma boa divulgação do seu material, como:

 

  • Udemy;
  • Amazon;
  • Skillshare;
  • Hotmart.

 

Os infoprodutos são opções interessantes para quem quer criar uma carreira na internet ou até mesmo busca fazer uma renda extra compartilhando conhecimento com as pessoas. 

 

Empresas também podem apostar nesse mercado para aumentar seus pontos de contato com clientes, abrir portas para vendas maiores e testar ideias novas sem fazer investimentos de alto nível e risco.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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