Segurança do trabalho: saiba como realizar treinamentos para seus colaboradores

seguranca-trabalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A segurança do trabalho pode ser entendida como uma ciência cuja finalidade é proteger os trabalhadores dentro do seu ambiente profissional, buscando promover a saúde de um espaço de maneira geral e melhorando a qualidade de vida dos funcionários de uma empresa. 

Para isso, a segurança do trabalho busca evitar ou minimizar os acidentes que podem vir a acontecer dentro de um ambiente de trabalho. É importante ressaltar que a mesma é regida por uma série de leis e normas estabelecidas pelo Estado brasileiro, tais como a Norma Reguladora número 4 e número 12 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Por essa razão, a presença de profissionais de segurança do trabalho é obrigatória dentro de uma empresa regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Nesse ponto, tais profissionais, dentre as suas demais funções, são encarregados de desenvolverem treinamentos com os colaboradores de uma empresa com o objetivo de deixá-los conscientes dos cuidados que precisam ser tomados durante as suas respectivas funções.

 

A importância do treinamento de segurança dos colaboradores

Treinar os funcionários de uma empresa segundo os conceitos de segurança do trabalho permite que os colaboradores passem a adotar de forma rápida e simples os procedimentos que devem ser realizados nos momentos antes, durante e depois das suas atividades. 

Com isso, garante-se um trabalho com maior segurança e com maior produtividade, evitando interrupções de serviços provocados por acidentes ou por funcionários com dores ou doentes. Assim, pode-se citar uma série de vantagens, tais como:

  • Aumento da produtividade dos funcionários;
  • Capacitação dos empregados;
  • Redução de custos;
  • Otimização da qualidade dos serviços e dos produtos;
  • Diminuição de acidentes no trabalho.

 

Princípios importantes para a elaboração de um treinamento de segurança

A apresentação do treinamento de segurança pode ser ministrada pelo palestrante através de recursos gráficos, fazendo o uso de slides para explicar os conceitos. Assim, no momento da apresentação, podem ser abordados assuntos tais como o histórico da empresa, explicando sobre o nascimento dela, quais são os seus fundadores, o seu objetivo, a sua área de atuação, entre outras informações. 

A partir disso, o palestrante deve abordar as normas de segurança do trabalho, buscando juntar a cultura organizacional da empresa com as questões de segurança. Em seguida, o objetivo do treinamento deve ser evidenciado, explicando o que é a segurança do trabalho e quais são os acidentes que podem vir a ocorrer com os funcionários durante as suas atividades. 

Nesse último caso, também são passadas informações sobre o ambiente de trabalho dos colaboradores, bem como os riscos potenciais dos equipamentos industriais e os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) que precisam ser utilizados.

 

O que é o treinamento para EPI’s

O treinamento de EPI é feito junto aos funcionários com o intuito de apresentar uma série de questões relacionados a tais equipamentos, como: a importância do uso de EPI’s, como manejar e utilizar corretamente, métodos para garantir a conservação e a higienização dos EPI’s, quais são as obrigações do empregado, como identificar situações de riscos, entre outros assuntos. 

Nesse sentido, por exemplo, o uso dos óculos de segurança EPI precisa ser demonstrado aos funcionários durante os treinamentos, bem como a forma correta de guardar e de limpar os óculos para que ele funcione perfeitamente.

 

Garantindo a proteção do maquinário das empresas

Assegurar a proteção de máquinas e equipamentos é uma tarefa dos profissionais de segurança do trabalho, os quais precisam analisar a situação e contratar uma empresa especializada no serviço. Essas empresas tem o intuito de fazer com que os equipamentos e as máquinas existentes em uma organização fiquem de acordo com as normas regulamentadoras estabelecidas a respeito dos critérios de segurança. 

Trata-se de um serviço feito em máquina rotativas e lineares em geral, entre outros equipamentos que possuem movimentação e, consequentemente, apresentam riscos de acidentes para os trabalhadores.

Além disso, ainda pensando no maquinário, é muito importante que a montagem dos equipamentos industriais seja feita por pessoas com conhecimento na área, tendo em vista que máquinas montadas de forma errônea podem funcionar com problemas, podendo ocasionar em acidentes fatais. Assim, pode ser contratada uma empresa de montagem industrial capaz de realizar esse serviço

 

Por fim, verifica-se que a segurança do trabalho é um assunto muito presente dentro das indústrias e essencial para o funcionamento delas, tendo em vista que o mal gerenciamento da qualidade de vida dos trabalhadores dentro de um local pode acarretar em diversos riscos humanos e financeiros.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo digital.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Agência

Somos uma agência comprometidos com resultados para sua empresa ou negócio no mercado digital.

Oferecemos vários serviços comerciais para ajudar nossos clientes a lidar com diferentes problemas e impulsionar seus negócios. Trabalhamos com Google ADS, design, marketing digital, gerenciamento de redes sociais, SEO, soluções personalizadas.

Todos os direitos reservados CesarWeb Soluções Digitais

1
Olá podemos te ajudar? Basta clicar no BOTÃO VERDE abaixo que falaremos com você ! Até logo.
Powered by