Entenda-sobre-a-importância-de-um-site-mobile

Compartilhe com os amigos

No ano de 2015, segundo dados obtidos pelo Google, mais da metade das pesquisas feitas no campo dos buscadores foram feitas por meio de dispositivos móveis, tais como celulares e tablets.

Tal fato é resultado do crescimento, cada vez mais elevado, da utilização de smartphones dentro da sociedade contemporânea. Isso demonstra a urgência que os sites possuem de criar um layout capaz de se adaptar a todo e qualquer tamanho de tela. 

Portanto, o site mobile é uma modalidade de página virtual cada vez mais necessária atualmente. É interessante frisar que esses sites podem ser desenvolvidos por qualquer tipo de empresa, desde uma loja de bolos até uma empresa que vende piso intertravado.

Nesse sentido, abordaremos o conceito de site mobile, bem como as suas vantagens e outras informações..

O que é um site responsivo?

Um site que possui um design responsivo é aquele que consegue se adaptar aos diversos tipos de tela que cada dispositivo eletrônico possui. Isso quer dizer que um mesmo site, tendo um layout responsivo, consegue ser visualizado de maneira perfeita tanto em tablets e smartphones quanto computadores e outros equipamentos, permitindo uma visualização adequada das informações passadas pelas empresas.

Essa é uma necessidade grande para empresas que trabalham com comunicação visual, como é o caso de sites de banner para divulgação, por exemplo.

Assim, esses layouts permitem que os usuários possam acessar conteúdos de um site a qualquer momento por meio de qualquer dispositivo. A importância desse tipo de ação ocorre pelo fato de que muitos usuários podem abandonar um site caso verifiquem que este não apresenta as suas informações de uma maneira adequada.

Qual a importância de um site mobile?

Essa modalidade de site é fundamental para uma imobiliária, por exemplo, a qual precisa estar buscando sempre satisfazer os seus clientes. Isso porque, a expectativa do usuário que acessa um website precisa ser plenamente cumprida. Essas expectativas podem variar de acordo com cada setor do mercado, já que as necessidades de um consumidor de removedores de tinta, por exemplo, não é o mesmo de um cliente de uma imobiliária.

Para exemplificar essa situação, uma pesquisa feita pela Compuware demonstrou com os seus dados obtidos que a maioria dos usuários da internet desejam que um site seja capaz de carregar dentro de um período de no máximo 3 segundos. Caso isso não ocorra, esses usuários tendem a tentar entre duas e três vezes até desistirem. Além disso, essa pesquisa mostrou que 57% dos usuários de internet não fariam recomendações de empresas que possuem um site que não seja responsivo ou que não possui uma boa qualidade.

Todos esses dados demonstram um único fato: os consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes. Isso quer dizer que as empresas precisam agradar os seus visitantes, não apenas com a venda de seus serviços, mas também com a experiência online. Tudo isso é capaz de agregar valor a uma marca, independente de ser uma imobiliária ou uma empresa que realiza aluguel de caçamba de entulho, por exemplo.

As vantagens de se ter um site mobile

Tendo em vista a importância que um site mobile proporciona para uma empresa, é preciso ter mente também os benefícios que isso pode oferecer. Entre eles, pode-se citar:

  • As técnicas de SEO;
  • Uma imagem moderna;
  • Novas oportunidades;
  • Atende às necessidades dos clientes.

1) Os benefícios do site mobile para as técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou em português, “otimização de mecanismos de busca”) é constituído por todos os elementos levados em consideração por ferramentas de busca tais como Google ou o Bing para organizar e ranquear os conteúdos que aparecem nos resultados de pesquisas quando alguém busca por alguma coisa. Isso significa que é nesse momento que as empresas, em geral, podem ser encontradas por pessoas interessadas. 

Tomando como exemplo uma empresa que fabrica portões, provavelmente ela aparecerá nos resultados das pesquisas dos buscadores quando alguém procura por “portão automático basculante”. Mas, onde as páginas de sites mobile se inserem nessa questão?

Ora, após novas atualizações dos algoritmos utilizados pelo Google, a empresa definiu que páginas que não possuem um layout apropriado para dispositivos móveis não aparecerão nas pesquisas de usuários. Ou seja, uma empresa, caso não possua um site capaz de ser aberto em celulares ou tablets, estão fadadas ao fracasso virtual, já que o Google é o maior buscador de assuntos no mundo inteiro. Ações assim podem ser um tiro no pé para as técnicas de SEO.

2) A modernização da imagem

Nos dias de hoje, ter uma imagem mais moderna muitas vezes carrega o sinônimo de qualidade. Ou seja, caso uma pessoa que acessa um site via celular ou tablet encontre um layout bem formatado e adequado conforme todas as necessidades do seu aparelho, ela irá pensar que a marca oferece um serviço mais modernizado e de boa qualidade.

Portanto, quanto mais por dentro do mundo digital uma empresa estiver, mais chances ela tem de ser bem vista pelas pessoas. Isso independe do ramo de uma firma, visto que, mesmo não se tratando de uma empresa de tecnologia, como é o caso de uma produtora de cerca de tela, ela consegue estar inserida na modernidade.

3) As oportunidades abertas pelo site mobile

Na atualidade, existe um conceito utilizado por profissionais da área de marketing e de tecnologia conhecido como “micro-momentos”. Eles podem ser resumidos, simplesmente, na ação que muitas pessoas têm de dar uma “olhadinha” rápida no celular. Mas, por que isso é oportuno? Basicamente pelo fato de que os usuários de smartphones costumam olhar para o seu celular cerca de 150 vezes em um só dia.

Isso demonstra que um site que pode ser facilmente aberto por um celular também pode ser facilmente visualizado pelas pessoas durante esses micro-momentos. Dessa forma, uma empresa consegue fazer uso de tais vantagens para que o seu alcance seja maior.

4) Atendendo às necessidades dos consumidores

Outro detalhe muito importante com o surgimento das novas tecnologias é o fato de que, cada vez mais, as pessoas fazem uso do celular para satisfazer as suas necessidades do cotidiano e para buscar informações necessárias. É por essa razão que os sites mobile devem existir dentro da internet, já que eles permitem um acesso prático e rápido dos usuários até as informações que eles desejam.

No caso de uma empresa imobiliária, a versão mobile do seu site pode ser desenvolvida para permitir que tais pessoas realizem pesquisas rápidos de serviços, consultando preços, locais e tamanhos de imóveis. Além disso, algumas imobiliárias vêm utilizando as plataformas criadas por aplicativos para expor os seus produtos. Com isso, as empresas criam novas formas de atender às necessidades de seus consumidores para aumentar seus lucros.

Nos dias atuais, com a onda dos aplicativos de celular, várias empresas estão ganhando espaço no mundo digital, como é o caso de empresas que desenvolvem plataformas para possibilitar o aluguel de ferramentas elétricas de uma maneira rápida e fácil.

Criando um site mobile de qualidade

Todavia, apesar do site mobile ser de grande importância para uma empresa, é necessário ter em mente que esse site precisa ter uma série de elementos capazes de tornar a experiência do usuário portátil ainda melhor. Nesse caso, algumas características de um site podem ser considerados, como:

  • Um carregamento rápido;
  • Fácil de usar e intuitivo;
  • Prioridade de recursos e de textos;
  • Design pensado nos limites da tela.

Além disso, existem mais itens importantes que precisam ser levados em conta, como o formato da tela de tablets e de celulares é mais achatado, o layout do site mobile precisa ser verticalizado, possuindo botões de navegação de fácil visualização. 

Recomenda-se que tenham 7 textos por cada página de navegação, para que o carregamento não fique muito pesado, tornando a experiência mais satisfatória. 

As imagens que são anexadas nas páginas do site precisam possuir sempre uma alta qualidade, já que, no caso de, por exemplo, lojas de móveis planejados para cozinha, é interessante que os clientes visualizem bem os imóveis que eles desejam e do seu interior. 

As cores dos textos não podem ser parecidas com as cores utilizadas no fundo da página, pois isso dificulta a leitura; os botões precisam de sombreamento para ganhar destaque e adquirir a aparência de um botão de fato.

Portanto, tendo em vista as informações citadas acima, verifica-se que os sites mobile são uma grande tendência em ascensão dentro das tecnologias da atualidade. Logo, as empresas que não se enquadram nesse avanço podem acabar sendo colocadas de lado pelos consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Precisa de Ajuda? Converse Conosco