Saiba a melhor forma de utilizar o SEO

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Saiba a melhor forma de utilizar o SEO

SEO é a sigla que designa aquilo que se chama de “otimização para motores de busca” (proveniente do inglês “Search Engine Optimization”). Ela é utilizada para se referir ao processo de otimização de sites para conquistar um maior tráfego orgânico (ou seja, gratuito) de usuários, através de ferramentas de busca da internet, tais como o Google, o Yahoo, o Bing, entre outros. 

 

Em outras palavras, SEO envolve o conjunto de ações que são tomadas por um site tanto no quesito de design quanto no de conteúdo para que se torne mais atrativo para tais buscadores.

 

Nesse sentido, o artigo a seguir busca mostrar como as técnicas de SEO podem alavancar o sucesso de um site, mostrando as principais ações para melhorar esse posicionamento orgânico.

 

A importância do SEO para as empresas

O objetivo principal das técnicas de SEO é fazer com que as ferramentas de busca disponham um determinado site no topo da página no momento em que alguém realiza uma pesquisa. Portanto, quando alguém pesquisa a respeito de forro de gesso acartonado, por exemplo, uma empresa de decoração que trabalha com as principais estratégias de SEO provavelmente aparecerá dentre os primeiros resultados.

 

Essa é uma característica própria das ferramentas de busca, as quais visam oferecer a melhor experiência para os usuários. Isso significa que, quando alguém realiza uma pesquisa, os buscadores tentam oferecer aos usuários os resultados que possuem uma maior qualidade de conteúdo e que tenham mais relevância de acordo com a necessidade de quem pesquisou.

 

Como as técnicas de SEO funcionam

A otimização para motores de busca pode ser um pouco complexa devido aos inúmeros fatores que impactam no ranqueamento de conteúdos. Contudo, o processo básico de funcionamento dessas técnicas não é difícil de compreender.

 

O SEO funciona se baseando no sistema de busca das ferramentas disponíveis na internet, as quais analisam e verificam diferentes sites para entender melhor as pesquisas dos usuários. Isso auxilia os buscadores a entregar resultados mais relevantes para aqueles que estão procurando por tópicos específicos ou por determinadas palavras-chave. 

 

Além disso, os buscadores checam os sites disponíveis dentro da internet para determinar quão fácil é a leitura e a navegação dentro deles, favorecendo as páginas que possuem um layout favorável ao usuário nos melhores rankings durante uma pesquisa.

 

Fatores que impactam o SEO

Diversos são os fatores que influenciam na otimização para motores de busca. Portanto, é preciso que as empresas (desde aquelas mais pequenas até grandes produtoras de gerador de energia solar, por exemplo) compreendam a maneira como cada ação impacta a maneira como os seus sites aparecem dentro da internet, tendo em vista que não há um conhecimento muito claro a respeito de qual algoritmo os grandes buscadores utilizam para o seu funcionamento. 

 

Dentre tais fatores, existem aqueles que são On-Page (dentro da página) e Off-Page (fora da página).

 

1) O marketing de conteúdo

Antes de falar sobre os fatores on e off-page aplicáveis ao SEO, é necessário dar bastante atenção para o conteúdo dos sites. Os conteúdos são eficientes tanto para atrair as ferramentas de busca quanto para auxiliar uma empresa a criar conexões com os visitantes de um site.

 

Desenvolver conteúdos de qualidade e com tópicos interessantes gera grandes chances de um site ficar bem ranqueado dentro das ferramentas de busca. Da mesma forma, quanto mais conteúdos engajadores e eficientes existem dentro de um site, maior é o tempo que os visitantes irão gastar, favorecendo uma possível compra. 

 

Assim, alguém que gosta de ler sobre assuntos relacionados à saúde física tem grandes chances de adquirir Whey Protein para engordar de alguma empresa, por exemplo.

 

O segredo para esses tipos de técnicas de SEO, que são boas para os buscadores e para os usuários da internet, é desenvolver uma grande variedade de conteúdos. Além disso, eles precisam ser bem escritos e conter tópicos que são mais relevantes para o público. 

 

Aqui estão alguns exemplos de conteúdos para aprimorar o ranqueamento de um site:

  • Postagens em blogs e artigos;
  • Conteúdos de social media;
  • E-books;
  • Vídeos e podcasts;
  • Infográficos e outros conteúdos visuais.

 

2) Os fatores On-Page

Os fatores On-Page de SEO são todos aqueles elementos que aparecem em um site. Essas são as coisas das quais é possível ter um controle sobre. Isso significa que é possível aprimorar tais fatores com o passar do tempo através das técnicas de SEO.

 

      Title tag: O title tag, o qual consiste basicamente no título de um determinado conteúdo contido em um site, é responsável por demonstrar sobre o que uma certa página irá falar. É importante que o título possua 70 caracteres (incluindo espaços) ou menos e que contenha a palavra-chave principal do conteúdo. Também, pode-se incluir nome da empresa no título, como ocorre, por exemplo, em um artigo sobre hospital de cachorro cujo título contém o nome da empresa que oferece tal serviço.

 

         Meta description: a meta description (ou descrição) de um site é o que indica para as ferramentas de busca um pouco mais sobre o que cada página contém. Isso também é utilizado por usuários humanos para que eles verifiquem se aquele site é relevante para eles. A descrição geralmente contém a palavra-chave do texto e detalhes suficientes para que um leitor identifique sobre o que aquele conteúdo fala. Assim, uma empresa que trata sobre licenciamento de caminhão, por exemplo, pode informar o leitor para que este decida se tal conteúdo pode ser interessante ou não.

 

         Links internos: utilizar links internos, também conhecidos como hiperlinks, dentro de conteúdos, auxilia as ferramentas de busca a aprenderem mais sobre o site de uma empresa. Para exemplificar isso, pode-se pensar em uma postagem que fala sobre deck piscina pequena. Esse conteúdo é capaz de conter links que levam o leitor para outros assuntos relacionados com decoração, oferecendo maior visibilidade para mais produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.

 

         Nome de imagem: caso um site contendo o artigo de uma empresa contenha imagens, também é interessante incluir a palavra-chave ou uma frase que remeta ao assunto do conteúdo. Esse tipo de ação ajuda os buscadores a melhor indexarem as imagens, as quais irão aparecer quando um usuário realiza uma busca por imagem através de certas palavras-chave ou frases.

 

3) Os fatores Off-Page

Já os fatores Off-Page estão relacionados a elementos que estão fora da página de um site e que também impactam no ranqueamento de conteúdos. Contudo, apesar de não ser possível ter um controle muito grande sobre tais fatores, uma empresa ainda pode fazer esses fatores trabalharem ao seu favor.

 

         Links: a quantidade de links que direcionam usuários para uma página desejada também é um fator levado em consideração pelas ferramentas de busca. Nesse sentido, é importante criar relacionamento com influenciadores e fãs os quais, ao criarem conteúdos de qualidade, irão usar links que remetem ao conteúdo produzido por uma empresa. Dessa forma, por exemplo, se alguém escreve uma resenha falando positivamente do serviço prestado por uma locadora de caçamba de entulho 24 horas, esta empresa consegue ficar melhor ranqueada dentro das ferramentas de busca.

 

         Circulação do conteúdo: um outro fator Off-Page que vale a pena ser falado é a forma como um conteúdo circula dentro da internet. Quando se trata de otimizar conteúdos para SEO, elementos como curtidas e compartilhamentos podem fazer bastante efeito, principalmente quando são provenientes de influenciadores. Ou seja, pessoas que carregam consigo uma capacidade de influenciar opiniões e comportamentos de outras. Portanto, quanto mais conteúdos de qualidade um site publica, mais provável dele ser compartilhado pelas pessoas dentro de espaços como redes sociais. 

 

Com isso, uma loja que vende máquina para contar dinheiro, por exemplo, começa a receber um fluxo maior de visitantes dentro de seu site caso um artigo seu passe a ser intensamente compartilhado e curtido em diversas redes sociais, aumentando as chances de uma empresa realizar vendas.

 

Após todas as informações passadas acima, pode-se começar a aplicar técnicas capazes de aprimorar o SEO de um site, bem como o seu ranqueamento dentro das ferramentas de busca. Contudo, apesar dos diversos fatores que influenciam no SEO, é importante que a criação de conteúdos valiosos e relevantes sempre aconteça. Depois disso, é necessário ter em mente que essas estratégias levam tempo para gerar efeitos. 

 

De qualquer maneira, seguir as principais práticas de SEO por meio da criação de conteúdo de qualidade com o intuito de auxiliar visitantes é a melhor maneira de criar uma imagem positiva e sustentável online, ampliando significativamente as vendas de uma empresa e a geração de leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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