loja virtual

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A criação de uma loja virtual depende de fatores que vão além da organização logística para proporcionar entrega rápida e de qualidade, é preciso pensar também na segurança dos dados dos clientes que realizam conversões neste ambiente.

 

As revoluções tecnológicas que vêm ocorrendo nos últimos anos estão modificando não só o tempo de acesso dos usuários a internet, ou o número de novas redes sociais que surgem o tempo inteiro, o impacto sobre a forma de consumo é também considerável.

 

Atualmente, até mesmo as empresas de controle de acesso, por exemplo, precisam estar presente virtualmente, tendo páginas de vendas para o cliente fechar o contrato de prestação do serviço de forma simplificada.

 

Com este novo cenário na forma de consumir, é preciso entender os desafios que o envolvem, e um deles é a questão da segurança virtual durante as transações financeiras.

O que é segurança virtual?

O universo digital tem diversas camadas que devem ser protegidas, e é pensando nesse cenário que existe a Segurança Virtual, que consiste na proteção de todo o universo digital, com sistemas, redes e também os programas importantes para o negócio.

 

Uma loja que faz a venda online de púlpito de acrílico, por exemplo, deve preocupar-se com dois fatores principais que envolvem as transações neste espaço: a própria empresa e as pessoas envolvidas. 

 

Quando se trata da empresa, é preciso garantir a segurança interna, mantendo todos os cuidados possíveis para a segurança das máquinas e dos sistemas de gerenciamento usados. 

 

Já quando se tratam de pessoas, refere-se aos dados disponíveis no espaço, principalmente os que são disponibilizados pelo cliente, tanto os dados de trajetória online, quanto os financeiros no momento da compra.

Importância da segurança virtual

Um negócio que desenvolve um produto como um climatizador industrial portátil, lida diariamente com dados sensíveis de funcionários e do próprio desenvolvimento do produto, que devem ser protegidos por leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Nesse caso, a proteção obtida através de medidas que visam a segurança virtual, irão gerar benefícios como a proteção de dados da empresa e dados do cliente, o controle de operações e a garantia de segurança nos acessos. 

A tendência das transações virtuais

A realização da venda de produtos com impressão em tecido, a algum tempo atrás, poderia parecer inviável para o ambiente online, devido ao nível de personalização necessária e a garantia de que a transação seria realizada de forma segura. 

 

Contudo, atualmente, com o avanço da segurança virtual esse processo já é cada vez mais comum. Diversas empresas já conseguem usar intermediários para conseguir realizar pagamento online. 

 

Esses pagamentos são cada vez mais seguros e democráticos, podendo ser usados com opções de transferência, cartões de crédito e até transferências virtuais instantâneas, como a tecnologia PIX.

Dicas de segurança para transações virtuais

Muitos processos desenvolvidos na indústria precisam de controles claros, por isso muitos deles precisam usar uma impressora de etiquetas zebra, por exemplo. Dentro do mundo das transações financeiras virtuais, esse controle é essencial para garantir segurança.

 

Esse controle precisa estar presente em todos os momentos de uma organização do negócio, desde a proteção dos sistemas até o sigilo dos dados durante a transação em si. Conheça abaixo algumas dicas de segurança para garantir essa segurança.

Instalação de um antivírus

Em estabelecimentos físicos ou até mesmo em residências um método de segurança é utilizar uma fechadura tetra valor, garantindo o fechamento e protegendo o interior do ambiente. 

 

Com os sistemas de gerenciamento do negócio, os programas Antivírus servirão como fechaduras, impedindo que ocorram ataques de hackers ou demais elementos que podem danificar e roubar os dados presentes nestes sistemas.

 

Alguns destes ataques que podem ocorrer podem vir através de diversas estratégias, como acesso a sites suspeitos, download de arquivos corrompidos ou cliques em links contaminados, todo podendo gerar um ataque, sendo um Antivírus a forma de evitar.

Atualize os sistemas operacionais

Uma empresa que desenvolve softwares para prestar assistência técnica à balança digital, por exemplo, precisa manter seus sistemas operacionais atualizados, pois é através destas atualizações que será possível identificar da forma mais segura todos os pontos de atenção.

 

Além de favorecer o funcionamento do negócio, os sistemas atualizados conseguem aumentar ainda mais a segurança digital de todos os processos com os quais a marca está envolvida.

 

Estas atualizações também evitarão possíveis ataques de terceiros, servindo como um grande aliado dos demais programas de Antivírus.

Automatize Processos

Muitos processos são muito comumente manuais, como a abertura de uma porta de enrolar preço, por exemplo, contudo estes processos podem ser melhorados incluindo automação, nesse caso podendo ser um motor de portão ou semelhante.

 

As tradicionais transações entre marca e cliente também eram manuais, com a presença física de ambos, contudo com o avanço da tecnologia surgiram novas formas automatizadas de transação, dentro do universo digital.

 

A automação dos processos de pagamento online também reforçarão a segurança, afinal reduzirá a quantidade de pessoas envolvidas neste processo, mantendo a confidencialidade possível.

Aposte em integrações bancárias

Muitas empresas possuem relações com diversos bancos, tanto para pagamento de funcionários, quanto para o recebimentos de transações virtuais, realizadas em seus canais de vendas online.

 

Contudo, operar essas diversas contas pode gerar um acúmulo de pessoas realizando as mesmas funções, podendo prejudicar a segurança potencial do negócio. Por este motivo é recomendado a utilização da Integração Bancária. 

 

Essa prática consiste na junção de todas as operações em um único local, podendo ser operado pelo número mínimo de pessoas, e ainda proporcionar automação para reduzir o número de processos.

Riscos de não usar a proteção virtual

Os tipos de ataques que podem ocorrer, caso uma empresa opte por utilizar um baixo nível de segurança virtual, evoluem a cada dia e portanto também se tornam mais difíceis de detectar e principalmente de reverter.

 

Alguns dos tipos mais conhecidos de ataques virtuais são:

 

  • Phishing;
  • Ransomware;
  • Malware;
  • Engenharia Social.

 

Cada um destes tipos de invasões ocorrem através de estratégias diferentes, o Phishing ocorre através de emails fraudulentos que se assemelha totalmente aos que são enviados de fontes confiáveis.

 

Enquanto os Ransomwares são ataques feitos através de softwares, que quando executados atuam contra o usuário, os Malwares são também executados através de softwares, o que reforça a recomendação de executar apenas sistemas confiáveis.

 

E a Engenharia Social é o conjunto de todos os demais ataques, sendo uma forma evoluída de ter acesso aos dados confidenciais da vítima. 

 

Todos os pontos citados são capazes de coletar informações acerca das transações financeiras realizadas online, por isso é imprescindível que as dicas citadas aqui sejam colocadas em prática.

Empresas que apostaram em segurança virtual

Devido a importância e o impacto que as ações de segurança virtual possuem dentro da construção do negócio, o seu uso por grandes empresas tem se tornado uma necessidade cada vez mais evidente nos últimos anos.

 

Por esse motivo, muitas delas se destacam como grandes protagonistas no momento da proteção de dados e da segurança em transações virtuais. Conheça abaixo algumas dessas marcas e sua relação com estes tipos de ações.

Banco Itaú

Sendo um dos maiores bancos privados do país, o Banco Itaú se destaca no mercado, principalmente pelo número de serviços oferecidos, o que chama a atenção de correntistas com diversos status sociais. 

 

Um dos principais fatores que atraem esse público é a forma como o banco lida com os dados dos clientes, com uma política de transparência total sobre o uso dos dados e ainda um processo de conscientização forte, o que reforça essa política para o público.

Mercado Pago

Essa marca se configura como um Banco Digital, onde é possível criar uma conta e realizar as demais transações financeiras presentes em serviços de um Banco tradicional, o ponto nesta marca é que ela está ligada ao sistema de distribuição e entregas do Mercado Livre.

 

Neste cenário, ela foi criada para ser uma forma de realizar as transações virtuais de forma segura, onde garantiria segurança tanto para o cliente pagador, quanto para o recebedor, evitando então fraudes de pagamentos e servindo como uma garantia do pagamento.

Paypal

O Paypal se caracteriza como uma ferramenta de pagamento, que pode ser usada tanto em território nacional, quanto internacional. Ele pode ser usado como um ambiente de poupança virtual onde pode ser inserido os valores e utilizado como um intermediário.

 

O grande diferencial do Paypal é a sua versatilidade, ele pode ser usado para pagamentos em diversos estabelecimentos, tanto físicos através de Qr code ou virtualmente, utilizando todo o sistema de proteção disponibilizado pela marca.

 

Portanto é possível perceber que a segurança virtual deve ser garantida pelas marcas com as quais o cliente realizará a transação financeira, desde a base do negócio, mas também deve ser priorizada pelo cliente, para evitar imprevisto no momento da transação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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