[INSERT_ELEMENTOR id="13"]

Saiba trabalhar com backlinks em sua plataforma

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Saiba trabalhar com backlinks em sua plataforma

Os backlinks são estratégias do marketing digital muito utilizadas por empresas que desejam melhorar seu posicionamento em sites de busca, bem como direcionar melhor seus leitores.

Aliás, essas estratégias são muito importantes para aprimorar as táticas que envolvem os esforços em SEO. A própria palavra link é uma das mais utilizadas para os profissionais focados nessa vertente.

Sendo assim, fica claro que a linkagem interna e externa de um site é importante para melhorar o posicionamento de uma página nos sites de busca.

Também é muito importante para aumentar o fluxo de visitas em páginas da web. Por isso, cada vez mais empresas e proprietários de sites e blogs têm buscado se aprimorar no que diz respeito aos backlinks.

São tantas vantagens que eles estão entre as principais estratégias do marketing digital. Apesar disso, é preciso estar atento porque alguns termos podem confundir.

Para que de fato essa estratégia ajude a atingir os objetivos propostos, é necessário diferenciar um bom backlink de um backlink ruim.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre o que é essa tática do marketing digital, sua função e mostrar alguns exemplos de seu uso.

O que são backlinks?

De maneira simples, um backlink é um link que vem de uma URL externa para outro site. Por exemplo, se o site de uma organização criar um link apontando para o site de um buffet para bodas de ouro, este receberá um backlink.

Quando isso acontece, o site que o recebeu ganha muitas vantagens para suas estratégias em SEO. Eles são posicionados de maneira estratégica para guiar o leitor até uma página que tenha um conteúdo relevante.

A intenção dessa estratégia é, além de gerar mais tráfego, aumentar o conhecimento do leitor. Além disso, eles podem ser internos, aumentando o tempo de permanência do usuário na página, ou externos trazendo leitores de outros sites e blogs.

Geralmente, o backlink externo acontece quando ainda não existe um conteúdo relevante o suficiente para linkar no mesmo site ou blog. 

Mas também pode acontecer para melhorar o rankeamento das páginas, por meio da indicação daquelas que possuem autoridade no assunto.

Por exemplo, todo link adicionado em um site de remediação de solo que direcione os usuários para outros conteúdos são chamados de backlinks.

A quantidade deles que é direcionada a um site é uma espécie de termômetro, que mostra a popularidade e a importância do site.

Antigamente, os backlinks eram a principal métrica para melhorar ou piorar o rankeamento de uma página. Ou seja, quando ela tinha muitos deles espalhados pela web, passava a obter uma classificação mais elevada.

Saber o que são os backlinks é importante, mas também é necessário saber a sua função e porque eles são importantes.

Função dos backlinks

As estratégias em SEO são fundamentais para que o site ou blog de uma empresa seja encontrado nos sites de busca. E os backlinks ajudam a promover essas páginas, enriquecendo o SEO da marca.

Por isso, eles têm a função de trazer para os sites de empresas de licença ambiental Ibama, por exemplo, muitas vantagens, como:

Aumentar a autoridade da página

O Google se utiliza de muitos critérios para avaliar a relevância e também a autoridade de uma página referente a determinado assunto. Um desses critérios são os links que as páginas recebem de outros sites e blogs.

Isso acontece porque o Google entende que cada link representa uma espécie de voto de confiança. Então, trata-se de algo que atesta que os usuários encontrarão, de maneira confiável, informações sobre aquilo que precisam.

Os backlinks aumentam a autoridade de um site perante o Google, melhorando o posicionamento dele nas buscas. Além disso, eles constroem a ideia de autoridade no mercado.

Por exemplo, quando uma pessoa procura por consultorias ambientais e acessa um site que tem um link que leva ao site de outra empresa, esse usuário já começa a ver nela mais autoridade sobre o assunto. Inclusive, isso é algo que acontece entre os profissionais.

Estratégia de relacionamento eficiente

As ações que envolvem co-marketing e guest post são as mais eficazes na hora de conquistar mais backlinks.

Além disso, elas são úteis para ajudar os negócios a criarem relacionamentos com outras empresas de um mesmo mercado de atuação, e que ofereçam produtos ou serviços complementares.

Isso acaba por beneficiar as duas empresas, pois uma passa a recomendar os serviços da outra.

Aumentam as visitas no site

Os backlinks são excelentes para ajudar a melhorar o rankeamento do site de uma fabricante de comida natural de cachorro. Ou seja, eles posicionam melhor esse site na lista de resultados exibida pelo Google, por exemplo.

Isso acontece, também, porque o número de visitas aumenta. Consequentemente há um crescimento no tráfego da página, mas, mais do que isso, os backlinks ajudam a aumentar o tráfego de referências.

Esse tipo é comumente deixado de lado por muitas empresas, o que é um erro. Isso porque um site nunca deve depender apenas do Google para atrair visitantes.

Isso se deve ao fato de que qualquer atualização de algoritmo do Google pode colocar por água abaixo todos os esforços empregados para aumentar o número de visitas.

Por isso, uma clínica ortopedista para gatos deve investir em estratégias que variam as origens de tráfego em seu site.

Excelente custo-benefício

O uso de backlinks também surge como uma estratégia que visa trazer um investimento quase nulo para as empresas e suas ações em marketing digital.

Algumas vezes é preciso realizar algum tipo de investimento, mas isso não é sempre. Além disso, as empresas não precisam arcar com o custo por clique, como acontece com outras estratégias como os links patrocinados, por exemplo.

Portanto, é uma maneira mais barata que pode ser conquistada por meio de parcerias. Isso permite que o site da marca continue recebendo visitas, principalmente se a página que recomenda tiver um alto fluxo de acessos.

Mesmo assim, conquistar backlinks não é uma tarefa fácil, isso porque os outros sites precisam confiar no conteúdo apresentado, antes de indicá-lo em suas próprias páginas.

Em vista de como funcionam os backlinks, entender a sua importância fica mais fácil. Afinal, os backlinks são necessários, pois enriquecem as estratégias em SEO.

Isso porque os motores de busca, principalmente o Google, dão mais vantagens para os sites e blogs que possuem um número maior de backlinks de qualidade e alto grau de relevância. 

Então, ele passa a considerar o site de uma oftalmologista para cães mais importante do que outros.

Estratégias para conseguir backlinks

Entender os backlinks e sua importância é o primeiro passo para saber trabalhar com eles. 

Mas não é a única coisa que importa, isso porque, algumas das principais estratégias para consegui-los são:

  • Parar de comprar backlinks;
  • Escrever bons artigos;
  • Comentar em outros sites;
  • Fazer parcerias de conteúdos.

É importante deixar de usar serviços que obtenham links, pois essa prática está sujeita às penalidades do Google.

Investir em bons conteúdos é uma das principais maneiras de conquistar os backlinks, e podem ser citados tutoriais e cursos como aqueles que mais atraem, afinal, eles são úteis e agregam muito valor ao usuário.

Quando o proprietário de um blog de vacinas veterinárias comenta muito em outros blogs, está investindo em uma das maneiras mais baratas, fáceis e eficientes de obter bons backlinks.

Uma boa dica é começar publicando comentários em fóruns também. Inclusive, mesmo que o proprietário seja nofollow, ele conseguirá deixar o blog em evidência.

Isso ajuda a conseguir backlink devido à relevância e a maneira como aborda determinados assuntos.

Também é interessante oferecer conteúdos para outros sites e blogs, mesmo que estes sejam concorrentes diretos. 

Tal atitude ajuda a ganhar a atenção deles, assim como também é válido oferecer um espaço para que eles escrevam no blog, linkando de volta para eles.

Essa união é importante, porque todos saem ganhando com mais notoriedade e aumento do fluxo de visitas em sites e blogs. Mas é importante avaliar bem a parceria antes de iniciá-la.

Afinal, conquistar backlinks de qualidade não é uma tarefa simples. É preciso muita atenção e dedicação por parte dos proprietários de sites e blogs, bem como das empresas.

Mas seguindo essas estratégias, juntamente com paciência e perseverança, consegui-los pode ser mais tranquilo. 

O importante é tê-los presentes nas estratégias em SEO, independentemente de qual seja o assunto abordado nas páginas.

O uso de backlinks é um recurso inteligente e que está presente nos melhores sites e blogs. Uma maneira simples, barata e perspicaz de atrair o público ideal e se fazer ser visto como autoridade em um assunto.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Aton Tecnologia, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo digital.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
[INSERT_ELEMENTOR id="44"]
×
×

Carrinho

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá podemos te ajudar? Basta clicar no BOTÃO VERDE abaixo que falaremos com você ! Até logo.