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Saiba como engajar o seu público através das redes sociais

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Saiba como engajar o seu público através das redes sociais

O crescimento das redes sociais é inacreditável! O Brasil é considerado o país latino-americano que mais permanece conectado às redes, com cerca de 88% da população presente no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIN. 

Se considerarmos o número total de brasileiros (209,3 milhões), é como se cada um passasse pelo menos 4 horas nas redes sociais, mensalmente.

E isso estamos contando apenas o Brasil. Em todo o mundo, mais de 4 bilhões de pessoas têm acesso à internet; 3,1 bilhões são usuários ativos das redes sociais; e 2,9 bilhões usam as mídias por meio de dispositivos móveis, com destaque para os smartphones.

Diante desse cenário, não há como ignorar a forte presença das redes sociais, principalmente como ferramentas de marketing para as empresas. 

Hoje em dia, negócios que permanecem fora do mundo virtual estão fadados ao desconhecimento, ainda mais devido à grande procura por produtos/serviços nas plataformas online.

Segundo uma pesquisa realizada, 77% dos brasileiros têm relacionamento direto com o varejo por meio das redes sociais. 

Além disso, 43% dos usuários responderam que descobriram marcas novas pelas redes e 39% afirmam seguir empresas nesses canais.

Portanto, vale a pena investir em estratégias de engajamento e presença nas redes sociais. E isso inclui tanto as grandes multinacionais, até empreendimentos menores, como um espaço para festa infantil para poucas pessoas.

Por que o engajamento é importante?

De acordo com pesquisas, quase 95% das empresas brasileiras já estão presentes nas redes sociais. Desse total, 62% avaliam que as plataformas contribuíram para melhorar os resultados de venda e 85% dizem que as redes aumentaram a visibilidade da marca.

Para que as redes sociais continuem dando bons frutos ao marketing digital, é fundamental investir em engajamento, isto é, o envolvimento, a interação e a proximidade da marca com o seu público. 

E isso vai além do número de curtidas e comentários: as empresas precisam ser lembradas pelos usuários.

Por exemplo, não vai adiantar se uma auto escola para habilitados tiver um perfil nas redes sociais mais populares, mas não interagir com seus seguidores, não oferecer material relevante e deixar as páginas sem atualização. 

Isso compromete o reconhecimento da empresa e, consequentemente, interfere no engajamento.

Sendo assim, mais do que criar perfis e páginas, é necessário pensar em estratégias para engajar o seu público através das redes sociais.

5 Dicas para engajar o seu público com as redes sociais

A internet abriu espaço para que as empresas possam ter uma comunicação de mão dupla com os clientes. 

Isto é, ao contrário de um relacionamento distante com os usuários, as marcas podem criar proximidade, contribuindo para a fidelização do público e, consequentemente, maior reconhecimento.

No entanto, nem sempre interagir com os seus seguidores é algo fácil. Afinal, somente responder comentários, curtidas e mensagens instantâneas nas redes sociais não é gerar engajamento – é preciso saber como interagir, o tipo de linguagem e como se portar.

Confira abaixo algumas dicas de como engajar o seu público por meio das redes sociais!

1 – Conheça o seu público e seus clientes

Para interagir com o seu público, é preciso conhecê-lo. Por exemplo, ao fornecer crepes para festas, é necessário saber quem são as pessoas interessadas no seu negócio e qual é o perfil de clientes ideais. 

No caso de crepes, é possível focar o serviço para festas de 15 anos e casamento, tendo um público específico, que é diferente das pessoas que procuram pelos crepes em festa infantil.

Além disso, ao conhecer o universo dos potenciais clientes (leads), a marca pode elaborar estratégias personalizadas, com uma linguagem acessível ao público e conteúdos que atendam aos interesses dos usuários. 

Como consequência, as publicações se tornam relevantes para os seguidores, colaborando para o engajamento nas redes sociais.

Em geral, o público-alvo pode ser definido com as seguintes características:

  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Gênero;
  • Preferências e hobbies;
  • Interesses.

Outro ponto importante é em relação ao tipo de negócio com o seu público. Por exemplo, uma empresa que fornece aparelho de academia irá atender outros empreendimentos, como centros esportivos, academias, boxes de crossfit, etc. 

Portanto, o cliente não é o consumidor final – são as chamadas empresas B2B (Business to Business).

2 – Esteja onde os seus clientes estão

Depois de conhecer o seu público-alvo, é possível saber quais são as redes sociais e plataformas mais usadas pelos seus clientes ideais e, com isso, focar em estratégias voltadas para essas mídias específicas.

Isso, porque não adianta nada investir em uma propaganda no Facebook sobre impressão em vinil adesivo, se os potenciais consumidores da empresa usam mais o Instagram. 

Essa dica é fundamental quando falamos em publicidade paga, afinal é preciso ter um planejamento adequado, para um bom ROI (Retorno sobre Investimento).

Vale destacar que conhecer os canais mais usados pelo seu público não significa que você deva somente ter conta nessas redes. 

Por exemplo, se os seus clientes são mais formais e adultos, pode ser interessante ter um perfil no LinkedIN – mas não somente lá! Tenha contas nas principais redes, incluindo o Facebook, Twitter e Instagram.

Estar onde seus clientes estão diz respeito à criação de estratégias assertivas. Mas, o ideal é ter um planejamento que abarque as redes sociais mais populares, para criar reconhecimento, presença e autoridade da marca.

3 – Fuja do sensacionalismo da publicidade tradicional

A internet modificou o comportamento dos consumidores e a maneira como nos relacionamos com o mercado. 

Quando procuramos por uma bobina térmica amarela, não queremos somente saber o preço e as especificações do equipamento, mas sim, as principais utilidades, as vantagens, dicas e curiosidades. Ou seja, procuramos por informação de qualidade.

Por conta disso, recomenda-se investir em Marketing de Conteúdo, uma estratégia voltada para a produção de materiais relevantes, informativos e educativos para os usuários, diferentemente da publicidade tradicional. 

Quem navega na internet não quer consumir propagandas sensacionalistas e invasivas – e isso vale para as redes sociais!

Sendo assim, o ideal é criar postagens com conteúdo útil. Por exemplo, você pode divulgar na sua página do Facebook algumas dicas de como fazer manutenção de PC em casa. 

Mesmo que a sua empresa seja voltada para consertos de computadores, ao final do conteúdo você pode recomendar os seus serviços. Dessa maneira, o usuário se sentirá informado e terá confiança na empresa.

4 – Não deixe os seguidores sem respostas

As redes sociais foram ótimas para aproximar as empresas dos usuários, principalmente no contato por mensagens instantâneas. 

No lugar do número de telefone, muitas pessoas preferem mandar um inbox no Facebook, ou um direct no Instagram, a respeito de algum produto e/ou serviço.

Por essa razão, as empresas precisam estar atentas às caixas de mensagens das redes sociais e responder os usuários com agilidade. 

Também é importante não ignorá-los! Já pensou algum cliente ficar sem resposta por dias? É bem provável que a empresa perca uma venda.

Algumas redes sociais, como o Facebook, oferecem a opção de mensagens automáticas. O recurso é ótimo para não deixar os usuários sem resposta, mas de qualquer forma, é preciso verificar quais são as dúvidas de cada seguidor e respondê-las de maneira personalizada.

Por exemplo, ao perguntar sobre a garantia do perfil para forro PVC, a empresa pode configurar a seguinte mensagem automática:

“Olá! Recebemos a sua mensagem. Responderemos assim que possível!”

Desse modo, o usuário já fica esperando uma nova mensagem da empresa e não se sente ignorado, mesmo quando a mensagem é enviada fora do horário comercial.

5 – Monitore e analise os resultados

Para saber se as suas estratégias de marketing nas redes sociais estão com bons resultados, é imprescindível analisar os dados de cada plataforma. 

Isso irá ajudar a empresa na verificação de determinada campanha foi eficiente ou não e, dessa maneira, elaborar novas estratégias.

Os comentários são uma boa fonte de informação sobre o engajamento. Normalmente, quanto mais comentários uma publicação recebe, melhor é o seu engajamento – embora não seja uma regra!

Outra forma de mensurar os resultados é perceber as demais interações dos seus seguidores. 

É importante analisar diversos pontos: número de curtidas, mensagens via inbox e, é claro, o total de compartilhamentos.

Vale ressaltar que nem toda interação é positiva. Se uma postagem no Facebook recebeu muitas “Grr”, que são curtidas que representam o sentimento de raiva, em conjunto com comentários negativos, quer dizer que o engajamento não foi bom, e a publicação desagradou os seguidores.

Portanto, o monitoramento e análise de resultados depende de interpretação. Dessa forma, é possível pensar em estratégias cada vez mais assertivas, direcionadas e objetivas para aumentar o engajamento do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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