Saiba como adotar um site responsivo para sua marca

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Saiba como adotar um site responsivo para sua marca

Você conhece a importância de um site responsivo? Imagine que além do desktop, as pessoas acessam os canais por aplicativos, smartphones e outros dispositivos móveis.

Nesse contexto, ter uma experiência de navegação positiva pode refletir na relação do usuário com a sua marca.

Desse modo, além de um design bonito e coerente com a sua estratégia de branding, saiba que pensar nas funcionalidades do site faz toda a diferença para quem acessa os canais da sua empresa.

Isso porque, além de tornar a navegação mais agradável, um site bem projetado pode aumentar as chances de permanência do usuário na página e esse é um fator que pode influenciar a taxa de conversão.

Mais ainda, ele é o responsável por aspectos como o Dwell Time, ou seja, o tempo exato de permanência que o internauta fica no seu site.

Esse último fator é uma métrica importante de SEO, já que a análise considera usuários que chegaram ao site da sua marca por meio de cliques na busca orgânica. 

A velocidade de carregamento do site também é algo importante e, acredite, a qualidade do layout pode contribuir com isso.

Quer saber mais sobre o assunto e entender o porquê é tão importante desenvolver sites responsivos? Leia o artigo e descubra os principais tópicos relacionados à essa prática!

O que é um site responsivo?

Versatilidade é uma palavra importante no mundo online e essa ideia combina bastante com as características dos sites responsivos.

Basicamente, um site que é considerado responsivo, é chamado assim pois tem configurações adequadas e pode se adaptar a diversos formatos de tela. 

Com isso, o usuário consegue visualizar todas as informações, imagens e botões com a mesma qualidade no computador de mesa ou no celular.

Pare e pense: se você tem uma plataforma de e-commerce especializada em equipamentos para a indústria e construção civil como empilhadeira articulada, nada mais justo do que expor seu produto com a mesma qualidade em todas as plataformas.

O ditado popular diz que uma imagem vale mais do que mil palavras e quando se trata de usar o site para vender algum produto, é importante que seu público não tenha dificuldades de visualização, independentemente do dispositivo escolhido.

Um bom site é aquele que não trava, tem funções intuitivas e não deixa o usuário fazer uma nova busca (fora dele).

De fato, é um desafio cumprir esses requisitos, mas você sabia que de acordo com diversos especialistas da área de marketing e design, não se atentar à esses detalhes pode não ser algo tão interessante para sua marca?

Na era digital, as pessoas não querem desperdiçar tempo e investimento em uma navegação ruim. 

Caso o internauta visite um site específico com o objetivo de saber mais sobre um produto de caráter mais técnico como o miliohmímetro digital  um instrumento de medição —, é de interesse dele ter uma experiência ótima e encontrar tudo o que precisa em um só lugar.

O mesmo interesse é compartilhado pelas empresas que não ganham nenhuma vantagem quando o potencial cliente parte para a concorrência. 

É por isso que apostar nesse formato é uma estratégia importante, pois traz vantagens como:

  • Facilidade para navegação;
  • Adaptação de layout para dispositivos diferentes;
  • Mais intuição para o usuário;
  • Praticidade na navegação;
  • Experiência positiva.

A seguir, vamos detalhar os benefícios que os sites responsivos podem agregar à sua marca.

Sites responsivos podem impactar na compra online

Praticidade, economia de tempo e diversidade de produtos são alguns dos motivos que colocam o hábito da compra online como uma preferência cada vez mais comum. 

No Brasil, 74% dos consumidores internautas preferem essa alternativa e isso demonstra o quanto cuidar dos canais de venda é importante.

Mais que isso, os sites responsivos possuem um papel importante quando a proposta é gerar uma conversão em venda. 

Imagine que está fazendo uma campanha sobre equipamentos de uso doméstico e o lava louça profissional é o produto que foi escolhido para estrelar um anúncio no Instagram com call to action.

Essa chamada que instiga a ação direcionará o usuário para a finalização da compra no site.

Esse é um gatilho muito comum e que funciona. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para que o link esteja funcionando e o site tenha uma boa visualização em qualquer dispositivo.

O usuário quer praticidade na hora de comprar e você deve levar isso em conta para fazer o projeto do site. Pare e pense: os visitantes satisfeitos podem retornar e finalizar a compra, não acha?

Além do layout responsivo, a qualidade visual do produto e o projeto cromático do site também são fatores que devem ser considerados com bastante atenção. 

Desse modo, invista em fotos profissionais, com uma produção que destaca o produto. Isso vale para roupas, itens de decoração e acessórios diferenciados como os usados na indústria, por exemplo.

Já pensou em vender um calibrador de rosca tampão pela internet sem uma foto que traz todos os detalhes e informações técnicas do item? 

Não hesite em cuidar do visual e de um design que valoriza sua marca e seus produtos. O poder da imagem é grande e pode impactar nas vendas.

Sites responsivos dão mais retorno nas buscas

Imagine que você tem uma estratégia de SEO adequada. Além disso, preza pelas boas práticas de marketing de conteúdo relevante. Tudo isso é necessário, mas a qualidade do seu site impacta nas buscas orgânicas do Google.

De acordo com o próprio buscador, mais da metade dos consumidores online realiza uma busca na internet depois de ver um anúncio. Isso é algo que acontece muito na rua, no trajeto do ônibus e outros locais. 

Ou seja, pode ser que seu próximo cliente esteja procurando o site da sua empresa pelo celular e você não quer decepcioná-lo com uma experiência incompatível.

As pessoas podem procurar desde itens de ferramentaria de precisão até serviços residenciais pela internet, o que significa que essa demanda é válida para todos os segmentos que desejam ter sucesso no mercado.

Os sites responsivos não se limitam a uma tendência do marketing digital. É uma realidade , e de acordo com as estatísticas em torno do mundo mobile, essa mudança veio para ficar. 

Nesse cenário, vale destacar o design dos sites one-page, também chamados de página única.

Antigamente, os sites tradicionais tinham várias páginas, o que influencia a velocidade de carregamento e até a otimização para os motores de busca. Hoje, é comum as empresas adotarem esse padrão, com um layout que fica ajustado em qualquer plataforma de acesso.

Dicas para construir um site responsivo

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu os motivos para transformar seu site. Quem nunca fez uma busca de um serviço ou produto online antes de fechar uma compra?

Digamos que uma pessoa tem uma demanda urgente e precisa de um eletricista instalador predial, mas não conhece profissionais do meio. 

Uma alternativa é fazer uma pesquisa na internet e, caso o site tenha todas as informações e ofereça uma boa experiência, as chances da pessoa entrar em contato são maiores.

Além da praticidade, sites bem produzidos geram mais credibilidade para o posicionamento da empresa.

Afinal, quem solicita um orçamento à uma empresa que faz manutenção preventiva geradores diesel e outros aparelhos sem ter uma referência profissional do cliente?

O site é um cartão de visitas e, além disso, é também um dos centros das estratégias de marketing.

Para não ter erro na hora de montar ou adaptar o seu, busque profissionais qualificados. Isso vale para programadores, designers e especialistas em SEO.

Para isso, faça um planejamento de cada etapa do site e, juntos, desenvolvam testes de experiência para saber o que funciona ou não.

Em um site especializado na contratação de serviços como manutenção em ponte rolante e instalação de acessórios industriais, por exemplo, é interessante ter botões intuitivos para o usuário agendar o serviço, além de chats de conversa.

Se você quer ter sucesso em todo esse investimento, lembre-se que a persona do seu negócio é a prioridade. 

Estude os hábitos de consumo dela e descomplique a vida de quem procura sua empresa na internet. Agilidade é a palavra do momento e negócios online exigem uma sinergia para que a experiência do consumidor seja a melhor possível.

Entendeu o porquê é importante adotar um site responsivo para a sua marca? Assim como as mídias sociais e outras formas de contato, o site é o canal de interação, portanto, nada mais justo do que planejar cada detalhe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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