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A automação de marketing tem cada vez mais espaço nos processos empresariais, uma vez que os esforços exigidos para promover um empreendimento podem envolver diversas etapas repetitivas e manuais.

Uma série de definições podem ser atreladas ao processo de automação, porém, para uma compreensão mais clara, é válido citar que sua base conta com o emprego da tecnologia para a otimização de ações de marketing.

A partir desse ponto, torna-se possível executar e monitorar as estratégias sem que muito tempo seja direcionado para cada passo.

Basta imaginar uma empresa que comercializa itens para restaurantes, como o saquinho para talher e aposta em táticas de marketing digital para alcançar com maior precisão seus clientes em potencial e fortalecer a imagem da marca.

Um dos principais benefícios que esse e outros empreendimentos podem obter a partir da automação é um melhor fluxo de trabalho, em que há um equilíbrio entre a qualidade e a velocidade.

Ainda mais, a atuação personalizada também pode ser atendida e nesse ponto. Desse modo, é válido lembrar que esse é um fator capaz de contribuir de forma significativa para a conversão e fidelização.

Quais são os principais pontos automatizados?

Uma vez que os benefícios já foram apresentados, é interessante ter uma visão mais ampla de quais são os principais fatores submetidos a automação.

Redes sociais

Para um direcionamento estratégico, é fundamental que as empresas estejam presentes nas mesmas plataformas que os consumidores em potencial.

Nesse caso, a popularização das redes sociais se destaca, principalmente pelo potencial que essas ferramentas apresentam para promover o engajamento com o público.

Um dos pontos que podem ser trabalhados na automação é a distribuição dos conteúdos, uma vez que a falta de consistência pode comprometer severamente o crescimento da marca nesse meio.

No entanto, além de viabilizar o agendamento de publicações, a automação pode dar suporte para as seguintes ações:

  • Monitoramento de comentários;
  • Detecção de interações em diferentes plataformas;
  • Gerenciamento de curtidas e compartilhamentos;
  • Análise de cliques obtidos nas mídias sociais.

Ainda mais, em qualquer plataforma é interessante que exista a detecção da frequência mais adequada, principalmente ao considerar que os horários e dias de maior engajamento podem variar.

E-mail

Quando se fala nos pilares do marketing digital, o e-mail marketing é uma ferramenta que se destaca, principalmente ao considerar que viabiliza uma comunicação mais direta com os consumidores em potencial e clientes.

Além disso, é um meio de grande versatilidade, uma vez que pode ser empregado tanto para divulgar promoções quanto novidades e conteúdos enriquecedores.

Se uma empresa que realiza pintura de vagas de estacionamento deseja uma maior produtividade para cultivar o relacionamento com a audiência por meio dessa ferramenta, a automação pode ser uma boa saída.

Da mesma forma os empreendimentos que precisam atender uma grande demanda podem se beneficiar para evitar transtornos, em especial, relacionados com a qualidade dos materiais.

Há diversas formas de aproveitar a otimização de processos no e-mail marketing, seja para entregar conteúdos, segmentar as listas ou apostar em respostas automáticas.

Já com relação a possibilidade de personalização, os profissionais que desejam trabalhar esse aspecto, além de investir em designs amigáveis, é válido empregar o nome da marca e do contato, entre outros dados que contribuem com a sensação de proximidade.

Landing pages

Primeiramente, é interessante abordar que as landing pages são páginas específicas para conversões e, por isso, apresentam poucos elementos, especialmente para aumentar as chances de que os usuários realizem determinada ação.

Por exemplo, uma empresa que efetua a instalação e manutenção de unidade de tratamento de ar comprimido pode apostar em uma landing page que estimule o download de um e-book com a importância desse sistema.

Afinal, diversos empreendimentos lidam com equipamentos que operam a base de ar comprimido. 

Isso porque esse sistema é necessário para evitar transtornos ligados com diferentes partículas que podem comprometer a qualidade do ar.

Para o público-alvo dessa empresa, é um conteúdo que pode ser relevante, o que potencializa as chances de captação de leads. Ou seja, clientes em potencial que em algum ponto expressam interesse pela marca.

Já ao se tratar da automação de landing pages, é válido considerar que um processo de criação totalmente manual pode ser mais demorado e complexo.

Portanto, automatizá-lo tem um grande potencial não apenas em relação a agilidade, como também para que seja copiado com facilidade.

Saiba escolher a ferramenta mais adequada

As possibilidades da automação já foram apresentadas. Todavia, nesse cenário, é crucial que um software compatível seja selecionado.

Além de possuir os recursos necessários para a atuação em redes sociais, e-mail marketing e criação de landing pages, é importante que por meio do software seja possível ter controle e tranquilidade em relação ao fluxo de trabalho estabelecido.

Por exemplo, se uma marca de detergente para lava louças industrial deseja potencializar as conversões, há possibilidade de que e-mails sejam enviados para os contatos a partir da detecção de visitas em páginas significativas.

Entre os outros aspectos que podem ser averiguados, é possível citar:

  • Possibilidades de integração com outros sistemas;
  • Recursos para o acompanhamento de métricas;
  • Modos de segmentação;
  • Ferramentas para personalização.

Há necessidade ainda de analisar como cada um desses aspectos pode ser trabalhado a partir da ferramenta, pois cada um tem um grande potencial para maximizar a automação.

Dessa maneira, é interessante priorizar desde a organização dos contatos que estão associados com a segmentação até o monitoramento de resultados.

Afinal, é uma oportunidade de centralizar informações, o que pode até mesmo contribuir com a gestão da empresa por causa da maior rapidez para organizar e acessar informações.

Ainda mais, verificar o tipo de suporte técnico apresentado pela empresa pode ser decisivo, especialmente para que problemas no software não causem problemas severos no fluxo de trabalho da corporação.

Dicas para otimizar a automação

Não existe um padrão a ser seguido nesse contexto, afinal, as necessidades de uma empresa que realiza conserto gerador podem ser totalmente distintas de outros setores.

Por essa razão, seja para implantar ou aprimorar os processos de automação, é preciso considerar as especificidades do empreendimento.

No entanto, há algumas questões gerais que exigem atenção, tais como:

1. Organização

Desde o início, é imprescindível que os profissionais priorizem a organização, seja uma empresa pequena que comercializa empilhadeira a combustão até um empreendimento de grande porte.

Isso se deve ao fato de que o cenário de clientes e as táticas podem mudar em períodos relativamente curtos. 

Por isso, deve-se garantir que cada membro da equipe esteja comprometido com o fluxo estabelecido, o que pode exigir certo treinamento para alinhar os pontos de maior destaque com cada funcionário.

Criar regras, principalmente em relação às nomenclaturas para diferentes fluxos pode ser algo favorável.

Por exemplo, uma corporação que cria landing pages para estimular o download de um material exclusivo sobre mesa de açougue pode nomear a página para favorecer a compreensão dos processos em execução e até mesmo o acompanhamento dos resultados.

Caso novos colaboradores sejam admitidos, também será mais prático de apresentar a ferramenta e o modo de operação.

2. Metas claras

Além dessas questões, o objetivo da empresa deve ser estabelecido de forma clara.
Com base nisso, uma análise das operações pode ser realizada para encontrar chances de melhoria.

Isso é algo que garante um planejamento compatível com a realidade do empreendimento. Por exemplo, uma marca responsável pela construção de mezanino industrial pode ter a necessidade de otimizar apenas alguns processos, a princípio.

Da mesma forma que há empresas que podem realizar investimentos maiores e contar com mais processos automatizados.

3. Nível de automação

É um ponto associado com outra dica importante, que diz respeito a necessidade da cautela com o nível de automação empregado, principalmente para não comprometer o alcance dos benefícios.

Um dos pontos de maior impacto nesse cenário é o equilíbrio das ações em massa com a qualidade e personalização.

Afinal, por mais que disparar um maior número de e-mails ou criar mais landing pages sejam ações importantes, faz diferença para o cliente em potencial ou para os consumidores que a marca tenha certa proximidade.

Além dos aspectos apresentados, é importante que exista a consciência de que os profissionais de marketing lidam constantemente com diversas informações e tipos de estratégias.

Por mais que a aplicação dos recursos tecnológicos seja vantajosa para lidar com esse volume de processos, é preciso que os colaboradores estejam atentos com o desempenho de cada tática.

Isso deve ocorrer, principalmente, para que os benefícios associados com a automação sejam de fato aproveitados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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