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Quais os principais elementos para uma presença digital completa?

A presença digital se tornou algo fundamental para que uma empresa sobreviva no mercado. Portanto, aquelas que não investem em estratégias pela internet estão um passo atrás da concorrência.

Estar na web é se tornar acessível aos consumidores, pois basta que eles façam uma pesquisa para chegar até você por meio de diferentes canais, como site e redes sociais.

Inclusive, desde que a internet se tornou parte indispensável do cotidiano da sociedade, tudo mudou. As pessoas mudaram seus hábitos e comportamentos em muitos sentidos, mas, sem dúvidas, os mais afetados foram os hábitos de consumo.

O consumidor moderno pesquisa tudo o que deseja saber antes de comprar qualquer produto ou serviço. Quando faz isso, encontra diferentes marcas que oferecem a mesma solução.

Ao escolher uma delas, a venda é feita e o cliente recebe o que comprou em casa. Ou ele vai até a loja para comprar. Essa dinâmica fez com que as empresas mudassem suas estratégias de marketing.

Tudo gira em torno da internet, então, é nela que você vai encontrar os melhores caminhos para chegar ao cliente e fazer com que ele chegue até você.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da presença na web e mostrar de que maneira você pode fazer isso. Confira!

Importância da presença na web

Quando uma marca investe e cria sua presença digital, ela se torna referência em determinado assunto, além de ter canais de contato mais consistentes, que permitem uma comunicação direta com o público-alvo.

Em linhas gerais, é na web que você constrói a autoridade de marca do negócio, por meio de várias estratégias de marketing digital.

Uma empresa de simulação acústica, por exemplo, vai investir em ações de curto, médio e longo prazo, para diferentes objetivos. A partir disso, começa a ter acesso a uma série de vantagens que explicam a importância da presença na web.

Uma delas é o fortalecimento do branding, isso porque os canais usados vão solidificar o posicionamento e a identidade da marca, e estarão presentes desde o design até os conteúdos publicados.

Também é uma forma de valorizar as características marcantes do seu negócio, e elas são tudo o que a sua empresa tem de mais valioso.

Para criar e manter a identidade da marca, é necessário contar com recursos que propagam o posicionamento dela. E são eles que alcançam o público ideal e fortalecem a imagem da companhia. 

Dentre eles, temos:

  • Site;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing.

Esses são apenas alguns, porém, são os mais usados porque concentram boa parte dos usuários da web. A presença digital também é importante porque ela garante mais visibilidade e acessibilidade para o seu negócio.

Quando alguém procura por, por exemplo, chave storz preço na internet, vai encontrar as empresas que vendem esse produto que têm um bom posicionamento na internet.

Logo, elas serão mais vistas e consideradas pelo consumidor na hora de se decidir. Aquelas que não estão online, nem mesmo chegam a ser cogitadas.

Aproveitar os recursos da web significa ganhar exposição, e todos esses canais podem ser usados como argumentos para convencer o público a comprar com você.

Com o aumento das vendas, seu negócio se torna mais competitivo, uma vez que seus concorrentes também estão aproveitando os recursos digitais para ter bons resultados.

Quem não tem presença online não consegue concorrer de igual para igual e acaba perdendo oportunidades valiosas por não impactar as pessoas certas.

Além disso, na internet, você consegue monitorar melhor os seus concorrentes, sabendo em quais estratégias eles investem e como o público reage a elas.

Só que tudo isso depende de alguns elementos que garantem uma boa presença online, e é sobre eles que vamos falar a seguir.

Dicas para construir sua presença online

Construir uma boa presença na web depende de como você trabalha o marketing digital. Uma empresa de higienização de caixa d água, por exemplo, investe em elementos fundamentais, como:

Criação de conteúdo otimizado

Conteúdo otimizado são materiais que contam com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), o que faz com que eles sejam encontrados com mais facilidade pelos mecanismos de busca, como o Google e, claro, pelos usuários.

O papel desses conteúdos é conectar a sua marca com clientes e potenciais clientes, atraindo a atenção deles e estabelecendo um relacionamento que resulte em vendas.

Para criar bons materiais, é preciso levar em conta os termos mais buscados pelo seu público-alvo e compreender o que essas pessoas estão buscando.

É o que chamamos de palavra-chave e os conteúdos são criados com base nessas expressões. Por exemplo, uma empresa de demolição concluiu que boa parte de seu público-alvo busca informações sobre demolição de alvenaria estrutural.

Então, a partir disso, são criados materiais em diferentes formatos que falam sobre assunto, empregando aquela palavra-chave ao longo deles. O objetivo final é apresentar as melhores respostas e aparecer na primeira página de resultados dos buscadores.

Gestão de mídias sociais

A gestão de mídias sociais tem como objetivo garantir uma boa estratégia multicanal, equilibrando o atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados nos canais de comunicação na web usados pela companhia.

Estar nas redes sociais é importante e necessário para qualquer tipo de negócio, só que não basta fazer publicações aleatoriamente e esperar que tudo aconteça.

Uma fabricante de cabide para banheiro, por exemplo, precisa definir uma estratégia de posicionamento, planejar suas publicações e monitorar suas ações para avaliar os resultados.

Só que tudo isso depende de um profissional ou equipe que fique inteiramente responsável pela gestão dessas mídias. Só assim os resultados reais vão aparecer.

O primeiro passo é definir em qual ou quais plataformas o seu negócio deve estar, pois existem várias, como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, dentre outras.

Para tomar essa decisão, você precisa saber onde o seu público está, então, uma forma de descobrir isso é fazendo alguns testes.

Crie um perfil e analise o perfil dos usuários. Se ele for compatível com o da sua persona, então você encontrou a melhor plataforma para o seu negócio.

Site corporativo

O site corporativo é o endereço oficial do seu negócio na web. É como se fosse o seu cartão de visitas digital, sendo que a credibilidade de uma marca, atualmente, depende dele.

As redes sociais são ótimas para conquistar visibilidade de um jeito rápido e com baixo custo, mas o fato é que qualquer pessoa pode criar uma página, o que põe em dúvida a credibilidade de um perfil.

Sem falar que essas plataformas não são eternas, e podem cair em desuso a qualquer momento. Lembre-se, por exemplo, do Orkut, que hoje em dia nem existe mais. Se sua empresa dependesse exclusivamente dele, como ela estaria agora?

No site corporativo de uma fabricante de autonivelante epóxi, por exemplo, o público tem acesso a informações completas e relevantes sobre ela, e isso traz mais confiança.

Em outras palavras, o site institucional transmite uma imagem positiva da organização e estará no ar até que você decida tirá-lo.

Opção de vendas online

As vendas online cresceram muito nos últimos anos, sendo que a tendência é que elas substituam as vendas presenciais.

O consumidor moderno já percebeu as inúmeras vantagens de comprar o que precisa pela internet. Ao pesquisar sobre tela ondulada preço, por exemplo, ele vai encontrar uma série de empresas que vendem esse produto.

Com alguns cliques, ele compara preços, vantagens e outros elementos, como atendimento ao cliente.

Além disso, ele tem acesso a preços mais em conta e recebe o produto em casa. Por outro lado, as empresas têm como vantagem a oportunidade de vender mais, a qualquer momento, 24 horas por dia.

Com o acesso à internet por meio de smartphones cada vez mais frequente, as vendas online tendem a crescer continuamente, portanto, oferecer essa possibilidade de compra ao seu cliente também é uma forma de ter uma boa presença digital.

No entanto, é importante garantir uma boa usabilidade do site, fazendo com que ele seja intuitivo, que permita acesso por qualquer tipo de dispositivo e que facilite o momento da compra, sem complicações.

Assim, uma pessoa que procurou por bronze alumínio preço, por exemplo, pode ter acesso a todas as informações necessárias e fazer suas compras com tranquilidade.

Conclusão

Agora você entende o quanto a presença digital é importante para o seu negócio e de que maneira você pode construí-la. Estar na internet significa acompanhar as tendências do consumidor e continuar sendo uma marca competitiva.

Além disso, você fará uso de estratégias mais inteligentes e acessíveis, que são facilmente mensuráveis e garantem os melhores resultados para a sua marca.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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