marketing sensorial

Compartilhe com os amigos

O marketing sensorial, também conhecido como publicidade sensorial, é uma forma de apelar a todos os cinco sentidos do consumidor: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Esse tipo de marketing atrai novos clientes através de experiências que seduzem os seus sentidos. Assim, quando aplicados com precisão, alcança resultados incríveis ​​no aumento do engajamento do cliente e das vendas de uma marca.

Portanto, proporciona vários benefícios para todos os tipos de negócios, seja em uma loja de móveis para jardim ou até mesmo em uma grande montadora de carros. 

Algumas pessoas gostam de ver imagens, outras gostam de ouvir áudio, enquanto outras são atraídas pelo toque ou cheiro. De fato, esses apelos sensoriais podem ser utilizados perfeitamente para produtos e serviços.

O fato é que, agora a eficácia dos recursos de mídia e marketing tradicional está diminuindo, e as marcas estão procurando outras maneiras de alcançar os consumidores e realmente envolvê-los na comunicação por meio da interação. 

Desde uma empresa de alarme de incêndio, até grandes empresas do setor logístico, podem se beneficiar dessa poderosa estratégia de marketing e elevar os níveis de seus negócios.

Nesse sentido, surgiram novas técnicas de marketing e publicidade, como é o caso do marketing sensorial, neuromarketing, e o marketing holístico, por exemplo.

Isso mostra que é preciso começar a pensar em estratégias de marketing para o seu negócio, afinal, atrair a atenção dos consumidores está cada vez mais difícil, principalmente devido a tantas opções de produtos e serviços no mercado. 

Portanto, é necessário um grande diferencial para conseguir fazer com que os clientes em geral olhem e acreditem em seu negócio, produto ou serviço.

Então, como o marketing sensorial pode contribuir para causar este impacto e diferencial no seu negócio? Vamos encontrar as respostas no conteúdo a seguir!

O que é Marketing Sensorial?

O que de fato é marketing sensorial? Pode haver várias maneiras de descrever o marketing sensorial, mas a definição de marketing sensorial é bem intuitiva como o nome diz.

Ou seja, simplificando, o marketing sensorial envolve a implementação de uma campanha de marketing que usa um dos cinco sentidos para proporcionar boas experiências do cliente, como por exemplo:

  • Prazer sensorial; 
  • Emoção;
  • Satisfação;
  • Interação com a marca;
  • Senso de beleza.

Esses são os principais resultados obtidos com uma estratégia de marketing sensorial bem aplicada.

Você pode estar se perguntando se funciona em todos os tipos de empresa, sem dúvida, até mesmo em uma pequena empresa de serviço de estrutura metálica é possível aplicar o marketing sensorial e obter resultados reais. 

Com isso, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando como o marketing sensorial funciona, destacando resultados e quão útil ele pode se tornar para o seu empreendimento.

Como o marketing sensorial funciona?

O marketing sensorial funciona bem em todos os tipos de negócios, podendo beneficiar até mesmo uma fábrica de armário inox para laboratório ou um restaurante. 

Afinal, como se trata de melhorar a experiência do cliente, o marketing sensorial tornou-se uma tática para muitas marcas multinacionais. 

Por esse motivo, destaca-se como uma forma interativa única de conquistar a atenção do público. Nesse sentido, será preciso focar em mais de um sentido sensorial nas mídias para causar um impacto maior e obter melhores resultados.

Por exemplo, um distribuidor de piso vinilico pode utilizar de uma emoção para vender o seu produto. Ou seja, o marketing sensorial proporciona uma experiência completa para cada tipo de negócio. 

Com isso, ao ter esses conhecimentos, chegou o momento esperado de saber como apelar aos sentidos do seu público visando obter sucesso por meio desse cenário. 

Como apelar para os sentidos do seu público

Embora empresas do setor alimentício e perfumarias, por exemplo, possam parecer óbvias para o marketing sensorial, é possível estudar e aplicar essa estratégia até mesmo em sua marca. 

Por exemplo, empresas de modernização de elevadores podem trabalhar bem em cima das sensações que o cliente tem ao entrar em um elevador moderno. 

Afinal, tem pessoas que têm pavor de elevadores, e fazer um marketing falando sobre como seus elevadores visam o máximo de conforto e segurança, podem gerar grandes lucros a empresa.

Nesse sentido, a experiência desempenha um papel fundamental na determinação das preferências do cliente, pois influencia suas decisões de compra.

Podemos observar, portanto, que felizmente, essa tática é muito adequada para uma variedade de segmentos de negócios. Veja agora como aplicá-lo ao seu negócio:

Unir o senso de marketing com a emoção

As emoções estão jogando no marketing hoje mais do que nunca. Se você quer fazer seus clientes acreditarem em sua marca, você precisa começar fazendo um apelo emocional. Marcas de diversos segmentos já utilizam essas estratégias em suas campanhas.

Pense desta forma: quanto mais você puder se conectar emocionalmente com seus clientes, maior a probabilidade de eles se lembrarem de sua marca. E os sentidos sensoriais são uma mão na roda auxiliar nesse processo. 

Jogue no sentido do olfato

Mesmo que isso pareça um pouco extremo demais para sua marca, ainda existem maneiras de brincar com o olfato de seus clientes. Certamente, você já deve ter se deparado com anúncios perfumados nas principais revistas de cosméticos.

Essa estratégia é bastante funcional, afinal, o olfato é um sentido poderoso, e vários estudos mostraram que cheiros agradáveis ​​podem melhorar o humor em 40%. 

Encontre uma maneira de incorporar perfume em sua marca, mesmo que não seja uma empresa de cosméticos. Uma observação sobre o uso de cheiro em sua publicidade, é se certificar de que qualquer aroma que você use não seja enjoativo. 

Embora o perfume tenha o potencial de criar memórias positivas, ele tem o mesmo potencial de repelir seu público também. Por isso, aborde esse sentido com cautela.

Crie sentidos de marketing para o toque

O toque é um dos sensores nos humanos mais poderosos e fácil de ser integrado na maioria das marcas e negócios. Praticamente sempre há uma maneira de sua marca aproveitar o tato. 

Até mesmo no momento de um cliente comprar isoladores elétricos, usar cartões ​​e de alta qualidade para seus anúncios, ou ir além para garantir que seus produtos se sintam bem nas mãos de um cliente, podem facilitar e muito na venda do produto.

Não importa como você o incorpore, certifique-se de não estar negligenciando essa oportunidade sensorial essencial em seu marketing.

Use o marketing de senso visualmente atraente

A visão é, obviamente, um dos sentidos mais poderosos no mundo da publicidade. Felizmente, também é uma das estratégias de marketing mais fáceis de aplicar e gerar engajamento.

Para aumentar o valor da visão, certifique-se de que o site da sua empresa seja bonito e atraente para os clientes, e até mesmo contrate um profissional para desenvolver suas mídias sociais ou gráficos de publicidade.

Na verdade, toda decisão visual para seu site, produtos ou embalagens é essencial, pois passa a imagem que sua empresa quer passar para o consumidor. 

A cor também é um grande componente da visão, e grandes empresas hoje em dia encontram maneiras de usar a cor para promover o reconhecimento da marca de seus produtos e assim colhem grandes resultados por meio disso. 

Portanto, caso seu negócio ainda não tenha um esquema de cores como estratégia de marketing, agora é um ótimo momento para criar um. Como a cor diz muito sobre sua marca, essa é uma etapa de marketing na qual vale a pena investir.

Marketing sensorial para ajudar a construir sua marca

Utilizar o marketing sensorial nos negócios é uma das estratégias mais inteligentes para se utilizar em qualquer segmento de marcas, afinal, esses sentidos desencadeiam emoções e mantêm o engajamento. 

Além disso, é algo que pode ser aplicado em todas as marcas de todos os setores e segmentos. 

Portanto, independentemente de você alugar armazem geral para vender roupas, ou produtos de tecnologia, os sentidos são uma abordagem que você pode usar para expandir sua marca.

Projetado para colocar a importância da experiência do cliente em primeiro plano, o marketing sensorial é um método poderoso para qualquer empresa que queira tornar suas interações com os clientes mais significativas e atraentes. 

Além disso, é acessível e fácil de usar e, quando você acertar, tem o potencial de reformular sua estratégia de marketing.

Em suma, o importante é lembrar que um sentido não é inseparável do outro, e se a estimulação de um não for possível, é possível utilizar essa estratégia através de outro sentido. 

Nosso conselho é, portanto, pensar cuidadosamente sobre sua estratégia, levando em consideração sua identidade, seus produtos e as mensagens que deseja passar são as chaves para evitar erros. Isso é possível entendendo seu público e suas necessidades.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp