Lead Generation

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Cada vez mais empresas de diversos segmentos têm apostado no conceito de Lead Generation como parte de sua estrutura de marketing. A geração de leads é um processo relativamente novo, mas muito funcional.

Uma empresa de porta de enrolar que deseja ganhar destaque no mercado deve ser encontrada por mais consumidores, que podem se tornar leads se o trabalho de marketing for executado corretamente.

O mundo tem passado por um importante processo, conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos avançados de tecnologia tem se tornado mais populares, fazendo parte do dia a dia do consumidor comum.

Esse tipo de ação mudou completamente a maneira como o mercado se porta, e abriu espaço para uma nova forma de comunicação entre consumidor e marca: os canais digitais.

O mercado digital é uma adição recente, mas que tem um enorme potencial de engajamento, uma vez que é bem aceito e a maioria das pessoas hoje já utiliza ele para fazer algumas compras.

Nessa mudança, o próprio perfil do consumidor passou por uma transformação. Onde antes ficava uma figura apática e reativa, um novo estilo de cliente surgiu, interessado no que a empresa tem a dizer.

Esse perfil mais pró ativo fez com que muitas companhias revissem a maneira como estavam fazendo marketing, e adaptando esses processos para canais virtuais, criando assim o marketing digital.

Empresas que vendem kit porta pronta, por exemplo, aproveitaram muito essas mudanças para conseguir se estabelecer em um ambiente diferenciado, onde suas ações tiveram que mudar para acessar esse novo público.

Por ser muito focado no consumidor, o marketing digital utiliza o processo de jornada de compra como base para utilizar suas ferramentas, com um mecanismo de análise conhecido como funil de vendas.

O funil de vendas é um conceito que divide a jornada do consumidor em etapas, notadamente:

  • Visitante;
  • Liderar;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

O lead é uma peça-chave para a estrutura de um negócio, pois é o consumidor que demonstra algum interesse na marca e deseja conhecer um pouco mais do que você tem a oferecer.

Isso não significa que ele irá comprar um produto ou serviço de sua marca imediatamente, mas sim, que ele está aberto a possibilidade de fazer negócios com sua companhia.

Dessa maneira, você consegue expandir ainda mais a quantidade de pessoas interessadas em sua empresa de aluguel de parafusadeira, por exemplo, garantindo um retorno muito mais positivo para suas negociações a longo prazo.

O que faz com que um visitante torne-se um lead é justamente o oferecimento de seus dados de contato para que a empresa possa se comunicar diretamente com ele. Esse processo muitas vezes demanda uma contrapartida.

Seja uma oferta ou desconto, material exclusivo ou qualquer outro benefício, o consumidor por querer essa vantagem cede a empresa os dados de contato, ciente de que será abordado no futuro.

Um lead de qualidade que seja trabalhado com informações relevantes e um diferencial competitivo da marca tem grandes chances de se tornar um cliente, e em muitos casos, se fidelizar a marca procurando por “instalação de câmeras de segurança preço.

Por que gerar novos leads?

Agora que conhece um pouco mais sobre os leads, é muito importante entender o impacto que o lead generation pode fazer para sua empresa, principalmente em questão de geração de negócios.

Esse é um dos passos mais importantes, pois é o lead que pode ser alimentado com informações relevantes e se tornar interessado em consumir as soluções que sua empresa oferece em primeiro lugar.

A geração de conteúdo é feita pensando diretamente nos leads, e em como eles podem ser impactados pelo que sua empresa pode fazer, seja em questão de produtos ou serviços.

A taxa de conversão é um elemento muito importante de qualquer estrutura de negócios, e deve ser levada como tal para garantir um retorno de qualidade para sua empresa de climatizador industrial.

Além disso, um lead gerado está a um passo de se tornar fidelizado pela empresa, o que aumenta ainda mais o período de relacionamento entre consumidor e marca, sendo muito benéfico para suas vendas.

Um cliente fidelizado tem um custo muito menor de aquisição, gerando um lucro maior toda vez que compra itens que está oferecendo. Além disso, é importante ter em mente que esse lead tem potencial de se tornar um promotor de sua marca.

Um cliente fidelizado irá compartilhar a experiência de consumo com seus amigos e familiares, além de gerar depoimentos positivos para sua empresa, potencializando ainda mais a geração de novos leads.

Esse é um importante indicador de sucesso de sua empresa, sobretudo em relação às campanhas de marketing, que dependem desses resultados para serem consideradas bem-sucedidas.

Por isso, é muito importante pensar nas técnicas da empresa como ferramentas de trabalho adequadas, que garantem um impacto ainda maior quando consegue estruturar com qualidade esse tipo de ação como um todo em sua fábrica de toldos.

Como fazer o lead generation?

Depois de entender melhor a importância da geração de leads para sua empresa, é hora de pensar em como fazer esse tipo de ação de maneira efetiva, garantindo um retorno ainda melhor para sua companhia.

É importante pensar que esses elementos são muito importantes para garantir mais sucesso em qualquer companhia, e que diferentes empresas terão resultados completamente distintos, ainda que façam o mesmo tipo de ação.

Por isso, adaptar essas informações para sua realidade é uma das maneiras mais eficientes de conseguir um resultado de qualidade com esse tipo de estrutura, conquistando um resultado cada vez melhor com o lead generation.

Páginas de destino

As landing pages são páginas criadas para apresentar algum tipo de conteúdo diferenciado de seu site. Diferente das páginas comuns, o material apresentado em uma delas é direcionado, oferecendo algo específico do interesse do cliente.

Normalmente, estas páginas são onde o consumidor encontra itens interessantes, como “chapa de mdf preço, que os instigam a oferecer seus dados de contato para se tornarem leads, sem perder o interesse no restante do site.

Esse tipo de conteúdo tem um potencial ainda maior quando pode ser compartilhado, gerando um interesse maior entre os grupos de contato dos consumidores que estão começando a se tornar leads.

Boletim de Notícias

Um outro recurso interessante de captação de leads é a newsletter. Isso não é algo novo, mas tem um enorme potencial de engajamento quando realizado de forma correta.

A newsletter é uma ferramenta que envia por e-mail a uma lista de interessados as novidades em conteúdo que você publicou, entregando atualizações e itens diferenciados nesse processo.

A newsletter é um importante local para criar conteúdo exclusivo, incentivando as pessoas a entrarem na newsletter e premiando aqueles que já estão nela com material interessante para futuras negociações, garantindo um resultado ainda mais efetivo.

Promoção de eventos

Os eventos são uma das formas mais eficientes de atração de público, uma vez que as pessoas gostam de sair de suas rotinas e fazer algo diferenciado. Embora normalmente esse modelo tenha sido presencial, a tecnologia tem mudado isso.

Hoje, os eventos online são tão interessantes quanto os offline, seja em questão de transmissão ao vivo ou conteúdo gravado para o público, que pode consumir esse material com mais qualidade.

Independente do modelo escolhido, você consegue uma interação muito maior com o público, e esse interesse acaba possibilitando a formação de muito mais leads para sua empresa de monitoramento residencial, por exemplo. 

Produção de conteúdo

O conteúdo é um dos pontos mais importantes para gerar novos leads, uma vez que é esse tipo de material que um visitante procura quando chega em uma nova empresa ou site.

Criar material de qualidade ajuda em diversos aspectos suas estratégias de marketing, e aumenta o potencial de viralizar um conteúdo através de redes sociais ou plataformas de pesquisa.

A autoridade de sua marca é apresentada de acordo com o tipo de conteúdo produzido, e isso tem um forte impacto na hora de um visitante decidir conhecer melhor uma empresa, oferecendo seus dados de contato para uma futura comunicação.

Considerações finais

Trabalhar com lead generation é uma estratégia importante, que ajuda a entender melhor as possibilidades de sua empresa e como esse tipo de ação pode se tornar ainda mais relevante para suas vendas.

Uma boa geração de leads cria um engajamento maior com o público, além de abrir espaços de diálogo mais próximos com seus consumidores, o que ajuda principalmente o trabalho das equipes de marketing e vendas.

Dessa maneira, você consegue otimizar suas chances dentro de seu segmento de atuação, tornando-se uma verdadeira liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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