stakeholders

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O stakeholders é um novo conceito no mundo dos negócios que veio para melhorar o reconhecimento das empresas, sua visão e valores, e como ela se comporta diante de seus colaboradores, fornecedores, funcionários e investidores.

 

Caso queira entender mais esse conceito e qual a importância para seu negócio, seja uma loja de ferragens, ou em uma empresa de transporte de resíduos, continue lendo este artigo!  

O que são stakeholders, afinal?

O significado da palavra em português é “stakeholder”. Como o nome sugere, a importância de um stakeholder é determinada pelo grau de interesse e poder que ele tem na organização.

 

O filósofo Edward Robert Freeman cunhou o termo, que é cada vez mais usado nas indústrias de gerenciamento de projetos. 

 

Mesmo sendo um termo em inglês, o conceito em si é de fato muito simples de entender, pois resumidamente, stakeholders significa “partes interessadas”, e tem a ver com as partes interessadas em uma empresa, instituição ou organização. 

 

Nesse sentido, são grupos e indivíduos que se interessam de uma forma ou de outra pelos projetos, atividades e resultados da organização. 

 

Assim, o termo de origem inglesa é utilizado para se referir a pessoas com certo grau de influência que são afetadas positiva ou negativamente pelas decisões que a sociedade toma. Este grupo de indivíduos podem ser funcionários, investidores, clientes e fornecedores.

 

Isso significa que quando falamos de stakeholders, nos referimos às pessoas que podem impactar as empresas de alguma forma e esses impactos podem ser leves, moderados ou intensos. 

 

A lógica é que os gestores de uma organização possam estar cientes de que as decisões e a gestão de projetos impactam a vida de diversas pessoas que fazem parte dessa cadeia de pessoas. Para entender melhor o que são stakeholders, aqui estão alguns exemplos comuns:

 

  • Clientes;
  • Associados;
  • Diretores;
  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Acionistas;
  • Investidores;
  • Sindicatos;
  • Órgãos governamentais;
  • Uma organização não governamental;
  • Corpos de imprensa.

 

Basicamente, esses são os principais tipos de stakeholders de uma empresa. E pode-se perceber que possuem graus de influência diferentes dentro das organizações, mas todos são importantes. 

Tipos de stakeholders

Antes de mais nada, existem tipos diferentes de stakeholders, e vamos explicar com detalhes a seguir. Confira cada um deles. 

Stakeholders internos e primários

Primeiro, eles são Internos e Primários.Ou seja, são as partes interessadas que têm funções na organização. Eles têm uma conexão direta.

 

Então, dentro de um mesmo grupo, temos uma divisão entre: dormente, arbitrário, reivindicador ou exigente e perigoso. Classificado do menos poderoso ao mais poderoso, temos:

Dormente

Esse tipo de stakeholder interno tem poder de decisão, mas não é imediato, e não é de grande relevância.

Arbitrário

Suas decisões são válidas, mas também sem urgência. Mas ao contrário do stakeholder dormente, não tem poder.

Reivindicador ou exigente

Este também não tem poder, mas pode ser útil quando se age de outras formas.

Perigoso

Igual ao reivindicador, não tem poder, mas pode ter uma influência forte e abusiva.

Stakeholders externos e secundários

Os stakeholders externos e secundários também são importantes, isso porque, eles são aqueles que atuam fora da organização.

 

Assim, embora possam influenciar a opinião pública, agem sem ação direta. Em relação a como são classificados, podem ser:

 

  • Dominante;
  • Dependente;
  • Permanente;
  • Definitivo. 

 

O de maior desempenho entre todos está o definitivo, que deve ter toda a atenção da companhia porque afeta suas ações. Afinal, toda empresa, seja uma de licenciamento ambiental ou negócio de automóveis,  tem que atendê-lo com urgência.

 

O permanente é parecido com o definitivo, com a diferença que pode ser modificada. O dominante tem muita influência e consideração da sociedade.

 

E o dependente, mesmo que suas ações sejam influentes e válidas, depende de outro stakeholder para agir.

Exemplos práticos de como funcionam

Como se sabe, os stakeholders agem com base nos resultados do projeto em geral. Afinal, agem porque estão interessados ​​no negócio em questão, seja direta ou indiretamente.

 

Por exemplo, em uma empresa que vende serviços de motosserra gasolina preço, os stakeholders podem ser tantos os colaboradores, como outras empresas que contratam o serviço.

 

Ou seja, a dimensão e o impacto que os stakeholders podem ter em um negócio são realmente muito interessantes.

 

Com base nisso, o sucesso ou fracasso dos projetos depende da satisfação das partes interessadas, pois elas podem facilitar ou dificultar suas atividades.

 

Afinal, cada um dos stakeholders atua como uma engrenagem e tem um papel único para a organização. Caso uma das partes não esteja satisfeita, o resultado fica comprometido.

 

Por exemplo, se o seu fornecedor não entregar no prazo ou o produto estiver danificado, ou o cliente não gostar da  entrega, a empresa pode sofrer as consequências.

 

Logo, seja em uma empresa de serviços de topografia ou em uma loja de conveniências, é preciso garantir que todas as partes interessadas estejam em harmonia e satisfação com a empresa. 

 

Dessa forma, ao conhecer a importância do stakeholder, os projetos e ações focam nos objetivos e benefícios dos stakeholders. 

 

Então, as engrenagens trabalham juntas. Isso significa que é possível gerenciar os riscos de suas ações e melhorar rapidamente o processo.

Qual a importância dos stakeholders para negócios?

Saber quem são os stakeholders do seu negócio é essencial para alcançar o sucesso. Isso é algo que deve ter em mente se quiser que sua organização cresça, independente se for uma empresa de serviço de análise de água ou uma companhia que vende tecidos. 

 

Isso porque, ignorar o impacto que as decisões do seu modelo de negócio podem ter sobre seus stakeholders pode acabar comprometendo seus resultados e sua gestão financeira, além da imagem da sua empresa no mercado. Dessa forma, todas as etapas precisam ser pensadas sem perder os stakeholders. 

 

Por exemplo, projetos e políticas internas e externas devem levar em consideração os indivíduos e grupos que serão afetados positiva ou negativamente, direta ou indiretamente, pelas práticas da empresa.

 

Além disso, levar em consideração o conceito de stakeholders, identificar e entender quem são os indivíduos com interesse em sua organização, permitirá que tenha uma visão mais ampla de seus processos e do impacto de suas atividades. 

 

A partir disso, é possível implementar as melhorias necessárias para a satisfação de todas as partes interessadas e interessados.

Como gerenciar os stakeholders?

Para realmente ter resultados positivos com a análise assertiva dos stakeholders, é preciso saber gerenciá-los adequadamente.

 

Assim sendo, cada uma das partes interessadas agiram da melhor forma para contribuir para o crescimento da empresa, seja conscientemente ou inconscientemente, através das ações e estratégias de gerenciamento que a companhia implementar. 

 

Logo, gerir eficazmente as partes interessadas de uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, ou de qualquer outro tipo de companhia é essencial.

 

Para isso, é preciso estar ciente de cada tipo de trabalho que as partes realizam. Isso garante que todos estejam alinhados com as mesmas estratégias. 

Identifique seu público-alvo

Liste todas as partes interessadas, principalmente os clientes em potencial em seu negócio. Para fazer isso, faça pesquisas de mercado, analise a concorrência, converse com o cliente e entenda uma série de stakeholders.

 

Isso é essencialmente importante tanto para as empresas de desassoreamento como para lojas de brinquedos que querem aumentar reconhecimento de marca, por exemplo. 

Classifique seus stakeholders

Classifique suas partes interessadas em ordem de importância e crie um plano de ação para cada parte interessada.

 

Aqui é importante definir como vão falar com cada parte, quais serão seus impactos, quais riscos cada um deles pode trazer para o negócio e como lidar com eles.

Compare expectativas

O principal problema da gestão dos stakeholders é o desencontro de expectativas entre as partes.

 

Portanto, certifique-se de que investidores, clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e outros públicos-alvo que possam ter alguma influência sobre o seu negócio estejam cientes de todos os processos da operação.

 

Por isso, faça uma comunicação aberta, transparente e constante em que os objetivos das iniciativas estejam alinhados com todos.

Envolva e crie conexão com as partes interessadas

Todos os parceiros e partes interessadas de negócios devem estar envolvidos nos processos da empresa e em projetos potenciais. Claro que alguns em uma intensidade maior que outros. 

 

Por exemplo, em uma empresa de remediação ambiental, os sócios e gerentes devem estar por dentro de todos os certificados e avaliações da empresa e compreender de todos os processos, enquanto que os clientes devem pelo menos estar cientes desses elementos. 

 

Ou seja, são graus diferentes de entendimento sobre determinada questão da empresa, mas todos sabem e são cientes sobre tal condição. 

 

Com isso em mente, é essencial solicitar feedback, comentários e sugestões de todas as partes interessadas antes de lançar qualquer estratégia, produto ou novo objetivo.

 

Mesmo que parte dessa receita não seja utilizada, ela serve como prova de que sua empresa está aberta ao diálogo.

Promova uma boa comunicação

Além de identificar o público-chave, é necessário definir uma estratégia de comunicação específica para cada uma das partes, a frequência de publicação e o formato da mensagem (e-mail marketing, redes sociais, produção de conteúdo, etc).

 

Neste ponto, lembre-se que cada perfil de stakeholder requer um nível de informação diferente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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