preço e valor

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Embora quando você busque as palavras preço e valor elas se apresentem como sinônimos, a história é diferente no mundo dos negócios. Entender o conceito desses termos é essencial para potencializar suas estratégias de vendas.

Seu cliente entende que você está convertendo o dia a dia dele para melhor? Ele escolhe comprar de você porque vê um valor agregado ou porque é o mais barato? Identificar essas percepções é fundamental para decidir como sua empresa deseja se posicionar no mercado.

A distância dos termos é muito importante para entender a lógica de alguns mercados, por exemplo, o mercado de ações, onde há preço de ação e valor futuro. Pois por mais que essas questões em primeira instância pareçam sem importância elas são fundamentais.

Além de trabalhar com negociações, principalmente se for você quem está oferecendo um produto ou serviço a um potencial consumidor, entender tudo sobre o preço e valor é algo necessário e que tende a garantir o destaque que você deseja.

Por isso, se você busca um crescimento e evolução para a sua empresa de parafuso para telha, ter ambos os conceitos bem estabelecidos tende a fazer toda a diferença e gerar essa percepção totalmente essencial.

Afinal de contas, diante de um mercado que se caracteriza por uma constante inovação e crescimento, estar por dentro dessas questões é uma das principais formas de potencializar suas vendas e garantir cenários únicos.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o preço e valor, fazendo com que você entenda a significação de ambos os termos, quais são suas principais diferenças e a importância que eles possuem diante dos negócios e da sua aplicação. Vamos lá!

O que é o preço?

O preço representa um valor financeiro que é atribuído a um produto ou serviço para que as pessoas possam comprá-lo. Seja sua proposta de negócios simples ou intrincada, o preço acaba sendo algo que um cliente em potencial solicitará em algum momento ao entrar em contato com sua empresa.

Ou seja, diante do preço ao imaginar um item como o café, se leva em conta desde a embalagem para café até mesmo a sua tabela nutricional para que esse item possa ser vendido diante das prateleiras.

O preço pode variar em função do nível de qualidade do serviço da força da marca da empresa que a entrega do poder de compra do consumidor e da média do mercado. Depois de analisar todos esses pontos, é possível determinar o preço compatível com a sua posição.

Afinal de contas, é essencial analisar todos esses fatores, pois só assim sua empresa tende a estipular um valor ideal de acordo com o seu produto e com os serviços que tendem a ser prestados.

Por isso, diante do valor é importante analisar até mesmo o processo de uma máquina de corte a laser metal, pois dessa forma, além de estipular um valor atrativo sua empresa tende a se beneficiar diante desse processo.

O que é o valor?

Valor se refere à percepção do público sobre o produto ou serviço que você oferece, que é diferente do preço. É portanto, uma análise mais subjetiva, pois pode variar de pessoa para pessoa, pois cada pessoa considera o significado por trás da proposta.

Por exemplo, uma agência que fornece serviços de marketing para médicos. Quem precisa de alguém para produzir conteúdo para outro nicho não vai dar muita atenção a essa especialização. 

Mas quem procura profissionais de mercadologia que entendam de medicina, certamente notará muito valor nesse diferencial.

Por isso, a percepção de valor sempre vai acabar variando conforme os olhos de quem está vendo, pois para alguns o valor não pode fazer muito sentido, enquanto para outros públicos é um atrativo e tanto.

Isso ocorre desde a moda ao considerarmos o público que consome o high fashion a um item como um tanque de inox, pois os valores sempre vão depender da percepção e do público em que a sua empresa está estabelecendo um contato.

Qual é a diferença entre preço e valor?

Você já se perguntou por que algumas pessoas optam por um produto mais caro quando existe um produto similar mais barato? Poucas pessoas sonham, mas aqui está a diferença entre preço e valor.

Preço é o valor que uma pessoa tem que remunerar por um determinado bem ou serviço. É determinado por alguns custos ocultos, como produção, oferta e demanda. A margem de lucro estabelecida pela empresa inclui preços oferecidos pelos concorrentes e poder de compra dos grupos-alvo.

Ou seja, ao imaginar um serviço de conserto de geradores é importante levar em conta o tempo de mercado, a experiência dos profissionais e até mesmo quantos clientes a sua empresa atende por dia.

Resumindo, o preço é o que está impresso na etiqueta da boutique e é totalmente objetivo. A definição de valor é um pouco mais abstrata.

Enquanto o preço é definido pelo empresário considerando diversos fatores, a definição de valor parte do cliente. É o consumidor quem avalia os benefícios de um produto ou serviço.

Sendo assim, não basta que a sua empresa defina um preço elevado querendo fazer parte de um meio, pois quem tende a definir o valor a ser pago é justamente o público através da sua percepção.

Essa escolha é totalmente individual e está ligada à importância de um produto ou serviço na vida de cada pessoa. Enquanto alguns produtos podem ter pouco ou nenhum valor de uma pessoa para outra, o valor percebido pode ser muito alto.

Além do mais, isso pode ocorrer desde os serviços de empresas de limpeza industrial a um acessório de tecnologia, pois todos ao estarem diante do mercado fazem parte desse processo.

Um bom exemplo disso são os colecionáveis. O valor é imensurável para quem vê os objetos como algo especial, e para quem não vê o significado o preço pode parecer irreal.

A diferença entre preço e valor é um conceito que deve ser entendido principalmente por profissionais de vendas e empresários, pois essa definição deve ser aplicada para impulsionar as vendas e nas abordagens da equipe de vendas.

Importância do valor para aumentar as vendas

Em qualquer tipo de venda é fundamental levar em consideração o preço real e o valor percebido pelos clientes. Vale lembrar que as pessoas não compram apenas pela marca mas pelos benefícios que o item traz, por isso a diferença entre preço e valor deve ser um conceito muito claro entre todos que fazem parte da equipe de vendas.

Por exemplo, existem computadores de vários preços mais baixos ao preço superior a cinco dígitos. Sendo assim também ao imaginar uma câmara fria pequena e uma série de outros processos.

Entretanto, os mais caros podem agregar muito valor para quem precisa de um computador robusto para trabalhar ou até mesmo jogar, enquanto os mais baratos podem atender às necessidades de quem usa apenas o laptop para acessar a internet. Tudo tem a ver com o perfil do seu público-alvo.

Por isso, empresários e vendedoras devem oferecer o que combina com o perfil de cada cliente e destacar a recompensa que o consumidor tem direito na hora da compra. Isso está bem acima do preço.

Pois de nada adianta você ter uma empresa incrível de alpinismo industrial se os serviços estiverem sendo oferecidos para quem não conhece ou não consome esse mercado.

Por isso, quem faz parte da equipe de vendas deve mostrar, em sua abordagem, os benefícios que essa compra pode trazer ao cliente sem ficar refém dos preços.

É óbvio que o preço acaba interferindo na decisão do consumidor final, mas o valor interfere muito mais, já que a lucratividade é considerada no momento da escolha. Afinal, é muito mais vantajoso pagar um pouco mais por um produto com maior valor agregado.

Um celular, por exemplo, com bateria de longa duração, muito espaço interno para fotos e aplicativos, câmera de última geração e atualizações constantes do sistema operacional pode ser muito mais vantajoso do que um celular comum, isso melhora o produto.

A maneira como as empresas fazem isso é trabalhar na gestão de valor que aumenta a percepção dos clientes sobre seu produto ou serviço.

Como agregar valor para o seu produto?

Diante de tudo que foi dito ficou claro que ambos os conceitos têm um papel extremamente importante, pois através deles é que a sua empresa tende a se destacar e garantir seu espaço no mercado.

Sendo assim, para te auxiliar diante dessa questão, confira como agregar valor para o seu produto sem que haja qualquer ação para que os preços sejam modificados.

  • Branding;
  • Diferencial competitivo;
  • Conheça a jornada de compra do seu público;
  • Entenda os problemas do seu público.

Logo, quanto mais a sua empresa realizar essas ações mais os produtos tendem a agregar um valor único, gerando muito mais destaque e fazendo com que o público reconheça e sempre opte por consumir a sua marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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